Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

alguns comentários e duas perguntas

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Alguem

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sáb Abr 15, 2006 12:24 am    Assunto: alguns comentários e duas perguntas Responder com Citação

Para mim uma das melhores recolhas de histórias escritas por Blyton (e seu pseudónimo Mary Pollock) foi aquela feita pela Meridiano, muito superior à feita pela Clássica Editora, falando exclusivamente de livros isolados.
A colecção da Meridiano iniciou-se exemplarmente com os 8 livros "Aventura" e depois deu-nos a conhecer diversos livros isolados, dos quais destaco "Os novos amigos", os 2 livros dos "6 primos", os dois 2-em-1 correspondentes a 4 "short-stories" de M. Pollock, a soberba "Casa da esquina" e o "Em busca do tesouro".

São 26 livros ao todo - nem todos de E. Blyton -, de que me falta apenas justamente o último, "O vizinho misterioso".
Sabe-me dizer, mistério, se este corresponde ao original "The boy next door"? E já agora, poderá dizer-me por alto, p.f., qual é o enredo do livro? Agradeço-lhe desde já.

Editado pela última vez por Alguem em Dom Out 15, 2006 12:20 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Sáb Abr 15, 2006 3:50 am    Assunto: Responder com Citação

The Boy Next Door foi escrito por Blyton em 1943 e foi seriado na revista Sunny Stories desse ano em 26 capitulos, em 1944 a editora Georges Newnes publica o livro. Em 1951 a publicação passa para a editora Collins mudando a capa.
Esta é a informação que possuo de momento acerca deste livro, mas na minha biblioteca tenho a edição inglesa de 1951 e vou ver a portuguesa. Ainda não li este livro, mas depois digo mais alguma coisa.

Collins 1951
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sex Abr 21, 2006 3:19 am    Assunto: Responder com Citação

Caro amigo, ao consultar a minha biblioteca, reparei que não tinha esse livro em português, fui ver à minha base de dados e também não consta como tivesse sido publicado, apesar do número 25 fazer referência a esse título. Fiz uma pesquisa mais profunda na PORBASE (biblioteca do Porto, Nacional e Coimbra) e esse livro não consta.
Terá sido editado? Vamos investigar.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Alguem

MensagemColocada: Dom Abr 23, 2006 1:51 am    Assunto: Responder com Citação

Pois.... todos os livros anteriores que eu tenho dessa colecção da Meridiano o dão como "Esgotado".

Terá sido uma edição de poucos exemplares?

misterio
Administrador

MensagemColocada: Ter Nov 03, 2009 3:55 am    Assunto: Responder com Citação

António, não é oficial mas este livro não foi editado.

Alguem

MensagemColocada: Qua Nov 04, 2009 1:14 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado. Pois, já tínhamos chegado a essa conclusão Smile

Alguem

MensagemColocada: Qui Jan 06, 2011 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Algumas achegas sobre o título em questão na secção de livros no site da EBS:

http://www.enidblytonsociety.co.uk/book-details.php?id=265&title=The+Boy+Next+Door

Miguel Freire

MensagemColocada: Qua Dez 02, 2015 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Este livro foi editado com o nome "O Vizinho do Lado" pela Oficina do Livro, julgo que em 2013. Como ando sempre atento (ou não...) só agora me dei conta disso ... Embarassed

Al_Tereg

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Sex Dez 04, 2015 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel Freire escreveu:
Este livro foi editado com o nome "O Vizinho do Lado" pela Oficina do Livro, julgo que em 2013. Como ando sempre atento (ou não...) só agora me dei conta disso ... Embarassed

Curioso, também descobri agora, hoje mesmo, por indicação de uma amiga, vim aqui dar nota disso e deparo-me com este teu post de há dois dias. Smile

Descobri que há por aí uma data de edições novas da Blyton, mas convém destrinçar o que é mesmo dela e o que é de outros autores, mas para isso escreverei um post à parte. Este é da Blyton de certeza, só temo que seja tradução de uma das edições já revistas pela brigada do politicamente correcto.

Miguel Freire

MensagemColocada: Seg Dez 07, 2015 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

De facto tenho visto muita coisa com o nome "Enid Blyton" mas com umas letrinhas por baixo a dizer que foi escrito por outros com base nas personagens dela. Nem tudo será maus, com certeza, mas o uso do nome é um bocadinho abusivo.

Em todo o caso a moda não é recenet. Eu tenho a colecção toda dos, digamos, "Novos Cinco", escrita por um francês (Claude Voilier, se não me engano).

Quanto a este livro, vou ver se o encontro à venda. Se conseguir trocamos depois umas impressões sobre a tradução.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Ter Dez 08, 2015 2:07 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente já constatei uma série de novos livros com a assinatura de Blyton e nada tem haver com a autora. Andam a fazer render o peixe.

Miguel Freire

MensagemColocada: Qua Dez 09, 2015 12:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Os detentores dos direitos têm que viver de alguma coisa, não é? Ainda "descobrem" para aí uns inéditos para publicar e ganhar mais uns cobres. A vida está difícil ...

bonecadeporcelana

Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Jan 19, 2016 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel Freire escreveu:
Em todo o caso a moda não é recente. Eu tenho a colecção toda dos, digamos, "Novos Cinco", escrita por um francês (Claude Voilier, se não me engano).

Eu tinha dois volumes dessa coleção e, no ano passado, juntei mais alguns livros que não me diziam nada e enviei-os pelos CTT a uma instituição infantil.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens