Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

OS FILHOS DO QUARTO

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Fri Nov 18, 2016 6:58 pm    Post subject: OS FILHOS DO QUARTO Reply with quote

Os filhos do quarto!

Antes perdíamos filhos nos rios, nos matos, nos mares,
hoje temos perdido eles dentro do quarto!

Quando brincavam nos quintais ouvíamos suas vozes, escutávamos suas fantasias e ao ouvi-los,
mesmo a distância, sabíamos o que se passava em suas mentes.

Quando entravam em casa não existia uma TV em cada quarto, nem dispositivos eletrônicos em suas mãos.

Hoje não escutamos suas vozes, não ouvimos seus pensamentos e fantasias,

as crianças estão ali, dentro de seus quartos,
e por isso pensamos estarem em segurança. Quanta imaturidade a nossa.

Agora ficam com seus fones de ouvido, trancados em seus mundos,
construindo seus saberes sem que saibamos o que é...

Perdem literalmente a vida, ainda vivos em corpos, mas mortos em seus relacionamentos com seus pais,
fechados num mundo global de tanta informação e estímulos,
de modismos passageiros, que em nada contribuem para formação de crianças seguras e fortes para tomarem decisões moralmente corretas e de acordo com seus valores familiares.

Dentro de seus quartos perdemos os filhos pois não sabem nem mais quem são ou o que pensam suas famílias,

já estão mortos de sua identidade familiar...
Se tornam uma mistura de tudo aquilo pelo qual eles tem sido influenciados e pais nem sempre já sabem o que seus filhos são.

Você hoje pode ler esse texto e amar, mandar para os amigos.
Pode enxergar nele verdades e refletir. Tudo isso será excelente.

Mas como Psicopedagoga tenho visto tantas famílias doentes com filhos mortos dentro do quarto,

então faço você um convite e, por favor aceite !

Convido você a tirar seu filho do quarto, do tablet, do celular, do computador, do fone de ouvido, convido você a comprar jogos de mesa, tabuleiros e ter filhos na sala,
ao seu lado por no mínimo 2 dias estabelecidos na sua semana a noite (além do sábado e domingo).

E jogue, divirta-se com eles, escute as vozes, as falas, os pensamentos e tenha a grande oportunidades de tê-los vivos, "dando trabalho" e que eles aprendam a viver em família, se sintam pertencentes no lar para que não precisem se aventurar nessas brincadeiras malucas para se sentirem alguém ou terem um pouco de adrenalina que antes tinham com as brincadeiras no quintal !"
Cassiana Tardivo
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Nov 20, 2016 5:23 pm    Post subject: Reply with quote

Infelizmente é verdade.
Pergunto-me que problemas terão estes jovens no futuro devido a esse isolamento.
Ainda na semana passada, ofereci um jogo de tabuleiro ( Cluedo ) aos filhos de uma amiga para contrariar essa tendência.
Back to top
View user's profile Send private message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Mon Nov 21, 2016 11:19 am    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Infelizmente é verdade.
Pergunto-me que problemas terão estes jovens no futuro devido a esse isolamento.
Ainda na semana passada, ofereci um jogo de tabuleiro ( Cluedo ) aos filhos de uma amiga para contrariar essa tendência.


Nos dias de hoje há cada vez mais crianças que crescem "sozinhas" pois não há o acompanhamento devido por parte dos pais. Tudo vai da educação.
Back to top
View user's profile Send private message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Mon Nov 21, 2016 11:21 am    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Infelizmente é verdade.
Pergunto-me que problemas terão estes jovens no futuro devido a esse isolamento.
Ainda na semana passada, ofereci um jogo de tabuleiro ( Cluedo ) aos filhos de uma amiga para contrariar essa tendência.


Acho que é muito importante partilhar as brincadeiras com os filhos.
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Nov 23, 2016 10:45 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo em absoluto.
Infelizmente vê-se as pessoas (pais) a chegar cada vez mais tarde (trânsito, saídas tardias do trabalho, etc etc) e cheios de pressa para preparar o dia seguinte.

Tentarei obviamente ser diferente, e com os meus sobrinhos tento jogar jogos de tabuleiro e passar "tardes" nesse registo, mas compreendo as duas realidades.
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Nov 25, 2016 3:54 pm    Post subject: Reply with quote

Um artigo da Visão sobre o fenómeno dos modernos jogos de tabuleiro

http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-11-12-Jogar-pensar-e-socializar-a-mesa-do-cafe-com-o-wifi-desligado
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Nov 27, 2016 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Tentarei obviamente ser diferente, e com os meus sobrinhos tento jogar jogos de tabuleiro e passar "tardes" nesse registo, mas compreendo as duas realidades.


O que fazes é ótimo porque, segundo os pediatras, as crianças não dão valor quando os pais as tratam bem ( acham que é normal ), mas dão muito valor quando outra pessoa o faz.
Tive uma aluna com Trissomia 21 por quem os pais faziam tudo, basicamente viviam em função dela, e ela não dava importância, mas adorava o tio. Até dizia que queria ser médica como ele.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 03, 2017 5:20 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tento convencer os meus filhos a jogar jogos de tabuleiro, quer os mais antigos (Monopólio, Scrabble, Batalha Naval, etc.) quer os mais modernos. Nem sempre é fácil mas já temos passado umas tardes em volta da mesa em vez de ser em volta da consola ou do computador.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group