Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Amoras silvestres e outros frutos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Wed Jan 22, 2020 5:16 pm    Post subject: Amoras silvestres e outros frutos Reply with quote

Se há coisa que fazia imenso em criança era ira para as bouças e comer amoras directamente das silvas. Salvo erro além das pretas também havia umas vermelhas. Hoje em dia seria uma prática basicamente impossível, pois cada pedaço de terra que se encontre está demarcado e pertence sempre a alguém. Já não há bouças ou campos que se possam percorrer livremente... Sad De vez em quando lá vou encontrando umas silvas ao pé da estrada e aproveito para matar saudades daquele sabor maravilhoso.
Há uns tempos comprei uma caixa de amoras no Continente, achando que seriam iguais, mas afinal nada tinham a ver...eram uma coisa completamente desenxabida e aguada. Será que são amoras de árvore e não de silvas...?

Por falar em aguado...onde param os morangos, VERDADEIRAMENTE MORANGOS, que comíamos há uns bons anos? Aqueles morangos docinhos e saborosos? É que não importa onde os compre, apesar de até virem com aquele cheirinho inconfundível, de sabor têm todos o mesmo: nenhum. Sabem todos a água. Até experimentei comprar dos biológicos, por indicação de um suposto entendido na matéria, e o resultado foi exactamente o mesmo. Mas onde andam os morangos verdadeiros?

E para onde é que foram as tângeras??? Comia imensas em criança e adorava! Eram um misto entre a tangerina e a laranja e tinham um cheiro e um sabor muito característicos. Mas há uns bons anos desapareceram do mapa de repente e sem deixar rasto. Até acho que foi pela mesma altura em que começaram a aparecer as mandarinas... (agora é clementinas, mandarinas...pra mim é tudo tangerina). Até entendo marcas que descontinuem produtos e afns....mas acabar com um fruto? Não percebo o que se passou...
_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
fernandocouto



Joined: 20 Aug 2020
Posts: 20
Location: Mealhada

PostPosted: Mon Jul 26, 2021 3:47 pm    Post subject: Reply with quote

No campo continua a haver muitas boiças cheias de amoras.

Eu penso que não se vende nos supermercados amoras das silvas.....mas sei lá, noutro dia vi à venda hortelã como se fosse uma coisa doutro mundo (às vezes é uma praga).

Quem diz dos morangos, diz de muitas outras coisas. Eu também conheço muitos morangos biológicos de vários produtores e não é nada de especial. O morangueiro que tenho na minha quinta tem morangos bem docinhos e bons mas esquecemo-nos sempre das armadilhas contra os pássaros pois eles comem-nos todos.

Em relação às tângeras só me lembro de ter comido uma em pequeno. No jardim da Malafaia (????qualquer coisa assim) que é o jardim da universidade da Covilhã, fica no pólo principal perto dos cafés, um pouco em baixo do pólo de arquitetura, há lá uma árvore que tinha uns frutos em que levei uns exemplares para casa e a minha mãe diz que é uma variedade de tângera e gostou. Portanto se viveres na Covilhã podes ir lá.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
prometheus31



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Sun Aug 08, 2021 9:14 am    Post subject: Reply with quote

Nunca comi tantas amoras como este ano, eu e a minha mãe em passeio pelos campos perto de casa descobrimos um sitio perto de uma antiga ponte sobre um ribeiro seco que tem uma grande quantidade de amoras ali à nossa espera. Valeu a pena os arranhões dos espinhos da amoreira! Para a minha mãe foi reviver os tempos de juventude dela quando havia muito mais amoras na nossa zona.
_________________
--
http://enciclopediadecromos.blogspot.com
https://www.facebook.com/enciclopediadecromos
http://cine31.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group