Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Aqueles doces de Natal...

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 11:42 pm    Post subject: Aqueles doces de Natal... Reply with quote

Que doçaria de Natal vocês têm mais presente?

Na minha família, para além do bolo-rei - que nunca apreciei - fazia-se (faz-se) a aletria, o arroz-doce, os mexidos (ou formigos), os filhoses, os bolinhos de bolina (na região de Lisboa acho que se chamam sonhos de abóbora), tb chamados de abóbora-menina, jerimu ou bilharacos, os papos-de-anjo. E nesta quadra sp. se comeu pão-de-ló tb., não é só na Páscoa! E então a minha mãe, que faz um pão-de-ló, hmmm......
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 11:53 pm    Post subject: Reply with quote

Filhoses ou Sonhos, rabanadas, bolo-rei... arroz doce aqui não tanto, mas também se usa...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 10:33 pm    Post subject: Reply with quote

Iiih, como é que me fui esquecer das rabanadas (com passas, sem passas...), e do leite-creme (creme queimado) tb.

É só prá engorda Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 11:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eu adorava os formigos! Very Happy Embora não seja típico da região de Lisboa mas sim de Braga, salvo erro, uma vizinha minha costumava fazer e dar alguns pratinhos Razz Bem bom! Muito melhor do que aleteria, já para não falar dos fritos de natal que eu n gosto nada... Confused

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 4:50 am    Post subject: Reply with quote

A minha Mãe costuma fazer um creme especial, que é de comer e chorar por mais.
Pessoalmente sou um grande fã da época Natalícia, tenho algumas surpresas para apresentar no próximo Natal em relação ao site e à época.
Colecciono/junto, postais onde apareça o Pai Natal, bolas de neve (vidro), bolas de vidro para a árvore, etc.
Na minha casa nunca foi costume construir-se o presépio, acerca de 5 anos construo uma vila natalícia, onde coloco mais de 100 personagens, casas, um eléctrico do Porto que anda mesmo. E como não podia deixar de ser um comboio eléctrico um da Lionel, escala “O” , daqueles antigos, o meu apita e deita fumo, à dois anos substitui por um outro parecido, viram o filme Polar Express? Pois é mesmo esse que tenho, mas a seu tempo vocês vão ter oportunidade de ver tudo isso aqui e em vídeo, é uma das surpresas. Mas vou levantar um pouco o véu, gostariam de ver uma imagem vídeo a bordo de um comboio de brincar? Em Dezembro vamos ver o que se arranja.
Só mais uma curiosidade, em Londres existe uma loja que é Natal todos os dias, "Christmas Shop", uma loja onde durante todo o ano podem comprar tudo o que diga respeito ao Natal. E Esta Hein?
www.thechristmasshop.co.uk
Mas confesso que gosto muito das tradições Natalícias do nosso país, apesar do facto de viver numa grande cidade, estas já começam a estar muito alteradas.
Quando era pequeno, quantas vezes fui cantar as Boas Festas para a porta dos vizinhos a ver se "chovia" alguma moeda.


Last edited by misterio on Mon Apr 24, 2006 12:50 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 12:01 pm    Post subject: Reply with quote

Quando era pequeno íamos a um pinhal aqui perto cortar um ramo de pinheiro para enfeitar em casa. Recolhíamos também musgo para o presépio e tinhamos sempre um presépio grande (agora continua, mas sem musgo). Depois era enfeitar a casa, ouvir os discos de Natal (Frank Sinatra Christmas Album e outros), aquelas comidinhas todas boas, escrever as cartas / listas autênticas de presentes e meter sapatos na sala ou no hall para ter os presentes. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 12:06 pm    Post subject: Reply with quote

Isso das lojas também vi quando vivi na Alemanha. A loja chama-se Käthe Wolfhart e é conhecida em muitos lados! Ali as funcionárias estão vestidas de duendes e a loja tem tudo que diga respeito ao Natal. Por vezes até enjoava. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Apr 21, 2006 3:13 pm    Post subject: Reply with quote

O Natal é o periodo do ano de maior nostalgia... fico sempre sensivel nessa altura do ano e porquê ?

1. lembro-me de escrever a carta ao Pai Natal, a pedir que pusesse no sapatinho Barriguitas, Nancy´s, Pin y Pons, Playmobil, Legos, livros da Anita, ...

2. lembro-me de is buscar um pinheiro ao pinhal, ( hoje tenho um de plástico) ou de ir ao parque biológico de gaia comprar um

3. faziamos o pinheiro no dia 1 de Dezembro, com bolas de todas as cores, de vidro, punhamos as fitas de todas as cores e usavamos neve ( que parecia algodão) e das fantasias de natal ( e palhaço foi no comboio ao circo) que eu ia comendo, de modo que, chegada a vespera ja não havia nenhuma no pinheiro.

4. Iamos ao pinhal, ou aos muros, procurar musgo para fazer o presépio

5. Pendurava meia-calças e meias na chaminé de casa da minha avó, ou então umas meias feitas á mão pela minha bisavó, para depois serem enchidas com presentes

6.Lembro-me de os pais dizerem que iam encomendar ao pai natal os presentes...

7. lembro-me do cheiro a canela das rabanadas acabadas de fazer Laughing
A aletria amarelinha de ovos caseiros, do leite creme queimado, dos fritos de abóbora menina, os fritos de chila, o sortido de bolachas da triunfo na sua tipica caixa vermelha, do bolo rei com brinde e fava, dos sonhos que quando estavam a ser feitos eram picados com um agulha de croché Very Happy

8.Lembro-me de montes de gente à mesa na noite de natal, do cheiro a bacalhau com batatas e do gostinho do azeite. A minha avó paterna fazia ainda um molho tipico de natal, o molho fervido, feito com azeite, cebola, alhos e cominhos, que deixava um cheiro caracteristico... uma das minhas irmãs mais novas, adora isso, e eu acho que foi de sentir o cheiro em bebé, pois a minha mãe não utiliza esse molho Very Happy


9.Na noite de natal jogavamos ao rapa ( rapa tira ou põe) ou então ao loto. A minha mãe adorava fazer o Mikado. Eram sempre ocupações tipicas da noite de Natal enquanto esperávamos pelos presentes...


10.lembro-me de correr aos saltos pela casa quando recebia os presentes e dizer : "Era mesmo isto que eu queria" Laughing Laughing Laughing Laughing
À noite quase que dormia com os presentes na cama, de tanta alegria que aquilo despertava em mim Very Happy

11.Lembro-me de no dia de Natal, vestir roupa nova, comprada ou feita pela minha mãe, e de me sentir importante por isso Smile

12.Lembro-me também de os vizinhos virem bater à porta para dar uns bolinhos, ou uma garrafa de vinho fino ( vinho do porto), porque se prezava a boa vizinhança


Enfim... Ainda hoje à coisas que tento manter. Ano passado bati à porta da vizinha lá no prédio e dei-lhe um pratinho com fritos de chila acabados de fazer. A senhora ficou a olhar para mim como se eu fosse um alien 1 Shocked

Ainda hoje, o dia da véspera de natal, se não estiver a trabalhar, é ocupado a fazer doces, para ficarem lá em casa. Só pela tradição, porque costumo passar o natal com os meus pais ou os meus sogros e há lá de tudo... contudo é uma teimosia, porque quero manter viva essa tradição


Xiça!!! Sou mesmo saudosista, apesar de gostar da minha vida, há coisas... que já não voltam Rolling Eyes
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sat Apr 22, 2006 12:05 am    Post subject: Reply with quote

E as músicas de Natal...
Faz cucu faz cucu, 12 vezes cantará dlim dlim dlão, dlim dlim dlão, tocam os sinos também...
E o Frank Sinatra "Chestnuts roasting on an open fire..." Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 3:16 am    Post subject: Reply with quote

Algumas lembranças tb. que aqui ficam (entre tantas outras que poderiam ser feitas):

Em minha casa fazia-se o presépio e enfeitava-se o pinheiro (uns anos verdadeiro, outros anos artificial) no princípio de Dezembro - o mais comum era no dia 8 - e somente se retiravam depois dos Reis (festa tristemente em rápido declínio), pois só assim os Reis Magos encontravam o caminho para chegar ao Menino, segundo explicava a minha mãe.

A ida ao mercado do Bom Sucesso (Porto) para arranjar os produtos para a quadra, era para mim e minha irmã um momento imperdível, acompanhando sp. a mãe e a avó nessa tarefa.

Na véspera de Natal era qdo se juntava mais família, a casa enchia-se de azáfama para preparar essa grande comunhão familiar, com a cozinha transformada no impenetrável laboratório donde emanavam mil-e-um odores natalícios...

Perto da meia-noite havia a troca de lembranças, geralmente feita próximo da lareira, para onde depois se atiravam os papéis rasgados dos embrulhos, o que provocava sp. chamas azuis ou verdes, para alegria da pequenada.

Mas sem dúvida o momento mais sério, e que sp. conferiu qto a mim um carácter nostálgico e algo triste a esta época, era o breve momento de reflexão em que se recordavam os familiares e amigos já ausentes.
Só anos mais tarde é que tive plena consciência do enorme poder de união e de identificação que esta festa potencia, tornando-a a verdadeira festa da família.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Nov 23, 2006 11:45 am    Post subject: Reply with quote

Vocês também recebem os postais de Natal dos Artistas sem Mãos, pintados com a boca e os pés?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Thu Nov 23, 2006 12:49 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em casa recebemos Lino Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Nov 23, 2006 1:05 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também, mas sem os pedir. Vou dar dinheiro à mesma, eles merecem!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Nov 23, 2006 6:07 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho muitas saudades do Natal de antigamente, de ver a minha avó horas seguidas a bater a massa dos sonhos, (só podia ser do norte, carago), do pinheiro, do musgo, de fartar-me de abanar as prendas e apalpar para tentar saber o que era Very Happy. E ficava sempre contente com o que me davam, fosse o que tinha escrito na carta do Pai Natal ou não, nunca tive uma Barbie, mas tinha Tuchas e etc.
Tenho muita pena que hoje em dia não seja assim o meu sobrinhos com 3 anos, quer os bonecos todos que vê na televisão, alguns é capaz de tê-los, mas já é mais uma questão de consumo, mais nada, é triste. Sad

Na empresa onde eu trabalho os patrões ainda gostam de enviar postais como antigamente, e sou eu que trato disso, vamos comprar a Ass. de deficientes motores, pois eles merecem, e são bonitos e também em termos de € também contam, pois não está bom para ninguém
Back to top
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 23, 2006 11:14 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Eu também, mas sem os pedir. Vou dar dinheiro à mesma, eles merecem!


Eles mandam para minha casa tb., sem eu ter pedido.

São muito bonitos habitualmente bem como o calendário.
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Fri Nov 24, 2006 4:26 pm    Post subject: Reply with quote

Comida de Natal hummmm!
Bacalhau cozido: Além do normal era acompanhado de uns vegetais típicos de trás-os-montes de que me esqueço do nome mas eram muito bons.
Polvo frito e arroz de polvo.
Caldeirada de borrego.
Canja de Galinha (galinha mesmo com direito a ovinho em formação e tudo)
Carne vinha de alhos acompanhada de pão frito e rodelas de laranja (típica da Madeira, a minha família é geograficamente muito dispersa)
formigos (típicos de trás-os-montes)
sonhos e rabanadas, fritos de abóbora
Leite-creme
Doces variados...

Enfim, tenho saudades, infelizmente por razões diversas as reuniões familiares nataícias já não são o que eram na minha infância.
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Fri Nov 24, 2006 5:15 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Eu também, mas sem os pedir. Vou dar dinheiro à mesma, eles merecem!


Nós também não pedimos, mas como o meu pai manda sempre um cheque pra eles de volta, todos os anos recebemos Very Happy são bem bonitos e escusamos de andar a comprar cartões...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sat Nov 25, 2006 3:20 am    Post subject: Reply with quote

Ah e lembro-me de estar em casa da minha avó e a ver preparar a abóbora para fazer as deliciosíssimas broínhas de Natal! Fazia a pasta de abóbora cozida e depois levava farinha e pedaços de frutos cristalizados além de pinhões e etc. Hmmmmmm!!!! Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group