Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os cães nas obras da Enid Blyton

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Sun Oct 15, 2006 8:50 am    Post subject: Os cães nas obras da Enid Blyton Reply with quote

O primeiro que nos vem á cabeça é o Tim (Timmy) dos livros dos cinco.

Depois temos o Toy d'OS SETE. Este é descrito, se não me falha a memória, como um Cocker spaniel, mas nas gravuras aparece-nos um Teckel. Estou enganado?

E porque é que o nome do cão d'Os Sete meda de nome a meio da série? de Ziguezague passa para Toy. Alguém sabe porquê??? Também acontece na série original (em inglês)?

Todos conhecemos a paixão dos ingleses pelos seus cães. Há mais cães nas histórias da Enid Blyton que valha a pena referir??
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Oct 15, 2006 12:02 pm    Post subject: Reply with quote

Em relação ao Toy dos Sete, é realmente um Cocker, na sua variante Golden - aliás, várias vezes é descrita a sua fina pelagem dourada.

Quanto ao nome (que nas edições originais sempre foi Scamper) também nunca percebi muito bem por que razão se optou por outro, não a meio da série, como referiste, mas logo no 2º ou 3º livro. Penso que o tradutor ter-se-á apercebido que Ziguezague era um pouco "esquisito" e então terá escolhido um nome facilmente assimilável [Toy] pela miudagem.

O mesmo aconteceu relativamente ao cão da série Os Cinco Descobridores e o seu Cão, mais conhecida como série Mistério.
Aqui trata-se de um Scottie [Terrier Escocês], pertencendo ao Gordo, líder incontestado do grupo. O nome original é Buster, mas o tradutor optou por um prosaico Pet (creio que pelo mesmo motivo).

Existe também o Loony da série Chico e seus Companheiros, também conhecida como série Mistério, que é descrito como sendo de raça indefinida e bastante disparatado no seu modo de agir.

Depois, há bastantes outros cães de séries menores ou de livros isolados, mas acho que os "quatro-patas" principais são estes, para além do Tim, de que já tinhas falado (mesmo nos Cinco aparecem muitos outros cães, se bem te recordas).

Como nota curiosa, a presença de gatos, por seu lado, é bastante menos notória, sendo o cavalo o 2º animal mais referido.

Em relação a outros animais protagonistas, temos a simpática catatua Didi, na série Aventura, e a macaquinha Miranda (pertença de Chico), na série Chico e... [série Mistério].


Last edited by Alguem on Tue Jan 30, 2007 9:54 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Mon Oct 16, 2006 5:02 pm    Post subject: Reply with quote

À parte de tartarugas, peixes e periquitos os meus pais não me deixavam ter nada e eu delirava com os animais que a Enid Blyton descrevia nas suas histórias Smile . De facto era dado mais enfâse aos cães mas lembro-me de um livro (não me perguntem o título) em que uns miúdos todos pipis mudavam-se para o lado de uma família com miúdos meios selvagens e em que é mencionada a gata peúgas que tem uma ninhada dos quais um gatinho é adoptado pela família de miúdos "pipis".

Bom nada como crescer e ter a nossa própria casa Wink , hoje em dia tenho 5 gatos e gatas e se o meu filho/a quiser um cão há de o ter a seu tempo. A criança há de se consolar a brincar com bichos, nesse aspecto pelos terá uma infância um pouco mais rica que a minha.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Oct 17, 2006 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que uma criança que se acostume a lidar com animais, sejam cães, gatos, cavalos, etc., e ajudar a tratar deles, acaba por desenvolver um sentido de responsabilidade muito maior do que se for criada só com brinquedos ou bonecos.

O facto de parcialmente ter a seu cargo a alimentação dos bichos, a limpeza do seu espaço próprio, etc., para além de lhe incutir esse sentido de responsabilidade, cria-lhe laços fortes com esses seus companheiros (de que se lembrará sempre ao longo da vida) e, por extensão, ensina-lhe a valorizar as diversas formas de Vida e a perceber que não somos "os donos e senhores" do planeta em que (por via de uma sequência muito rara de acasos) nos foi dado viver.

E assim se vão transmitindo esses valores, de geração em geração...


[Relativamente ao livro que referiste, Hecep, trata-se de Os Novos Amigos]
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 10:26 am    Post subject: Reply with quote

Os novos amigos, então era esse o nome... Eu gostei bastante desse livro, mas o mais giro é que me identificava com coisas de ambas as famílias, devia andar na fronteira entre uma coisa e outra.

Quanto aos animais e crianças também acho o mesmo que tu, com as seguintes salvaguardas, os animais devem estar desparasitados e vacinados para evitar transmissão de doenças para os miúdos e a responsabilidade dada às crianças deve ser adequada à idade. Crianças com idade inferior a 7 anos devem ser vigiadas ao brincar com animais, depois dessa idade poderão gradualmente assumir responsabilidades.
Eu não sei concretamente com que idade começei a assumir responsabilidades com os periquitos mas lembro-me de a partir de certa altura limpar a gaiola mudar a água e a comida. E pedi e li um livro sobre como tratar de periquitos. Foi sempre um prazer para mim. Também me lembro de lavar e mudar a água do aquário mas gostava mais dos periquitos. Só acho que chateava um bocado os periquitos demais, acho que me faria bem ter tido um gato ou um cão que me impusessem limites aos carinhos, os gatos então dão logo uma patada ou dentada, não se inibem nada, mas acho que isso é importante também...
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 4:18 pm    Post subject: Reply with quote

hecep wrote:
Quanto aos animais e crianças também acho o mesmo que tu, com as seguintes salvaguardas, os animais devem estar desparasitados e vacinados para evitar transmissão de doenças para os miúdos e a responsabilidade dada às crianças deve ser adequada à idade. Crianças com idade inferior a 7 anos devem ser vigiadas ao brincar com animais, depois dessa idade poderão gradualmente assumir responsabilidades.


Logicamente, por isso mesmo é que empreguei o termo parcialmente...

Até porque abaixo duma certa idade as crianças vêem os animais apenas como mais um boneco, com consequências que podem ser ... desastrosas!
Lembro-me sempre do filhito de uma amiga minha, que um dia agarrou num pobre gato pelo pescoço, exigindo-lhe "mia, mia!"...
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

Até porque abaixo duma certa idade as crianças vêem os animais apenas como mais um boneco, com consequências que podem ser ... desastrosas!
Lembro-me sempre do filhito de uma amiga minha, que um dia agarrou num pobre gato pelo pescoço, exigindo-lhe "mia, mia!"...

Infelizmente mesmo entre os adultos há muita gente que encara os animais como objectos e acha que eles são os brinquedos dos filhos e lhes podem fazer tudo Sad . Tenho muitos amigos voluntários na UZ e aparecem lá animais com histórias de arrepiar por causa de cenas destas Evil or Very Mad
Enfim, nesse aspecto acho que a Enid Blyton realmente ensinava a amar e respeitar os animais através dos seus livros.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Dec 26, 2006 9:48 pm    Post subject: Reply with quote

hecep wrote:
Enfim, nesse aspecto acho que a Enid Blyton realmente ensinava a amar e respeitar os animais através dos seus livros.


Principalmente nos seus "livros de quinta", como a minissérie dos Seis Primos ou em Aventuras no Campo, há sempre um lado pedagógico muito importante.

Depois há o contacto com a vida selvagem na série Aventura, facto que torna esta colecção bastante apelativa.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Wed Dec 27, 2006 8:16 am    Post subject: Reply with quote

Eu tenho uma loja de animais e a falta de educação e civismo para com os animais é uma luta diária para mim.

A falta de respeito pela natureza e pelos seres vivos é culpa da falta de informação. Principalmente nas cidades verifica-se uma falta de respeito pela natureza que é difícil acreditar.

A atitude das crianças muitas vezes é o reflexo da atitude dos pais.

Este fim-de-semana, quando fui passar o Natal a casa dos meus pais era para trazer os 2 volumes dos SEIS PRIMOS para reler, mas acabei por me esquecer deles.

Pensava que o cão d' OS SETE era um Teckel... não sei porque é que tinha esta idéia!!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 27, 2006 10:31 am    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Pensava que o cão d' OS SETE era um Teckel... não sei porque é que tinha esta idéia!!!


Realmente em certas ilustrações fica-se com a impressão de que ele seria um Teckel, o que mais uma vez vem realçar a perfeita sintonia que tem de existir entre o que o escritor quer transmitir e o que o ilustrador mostra.
Apesar disso, como disseste anteriormente, é um Cocker Spaniel.

Devo-te também uma rectificação: disse que o Loony da série Mistério (Chico e seus companheiros) era de raça indefinida mas estava a fazer confusão com o cão do Ern (Mistério - 5D). Na realidade o Loony é um bonito Cocker de cor negra.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group