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"Furos"
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clau79



Joined: 09 Jun 2006
Posts: 13
Location: Londres/Carnaxide

PostPosted: Wed Jun 21, 2006 6:09 pm    Post subject: "Furos" Reply with quote

Alguém se lembra de uns chocolates que saiam nos "furos"? Havia nos cafés... fazia-se um furo numa caixa, saia uma bolinha colorida e consoante a cor da bola saía um chocolate diferente!
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mlopo



Joined: 17 Apr 2006
Posts: 31

PostPosted: Wed Jun 21, 2006 10:01 pm    Post subject: Reply with quote

Bem lembrado. Agora ainda há algo parecido mas é para se ganhar relógios e naifas Laughing
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Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 12:09 am    Post subject: Re: "Furos" Reply with quote

clau79 wrote:
Alguém se lembra de uns chocolates que saiam nos "furos"? Havia nos cafés... fazia-se um furo numa caixa, saia uma bolinha colorida e consoante a cor da bola saía um chocolate diferente!


Clau, podes ver mais sobre isso no tópico "Chocolates" (autoria - visitante) nesta secção.
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clau79



Joined: 09 Jun 2006
Posts: 13
Location: Londres/Carnaxide

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 9:01 pm    Post subject: Reply with quote

Embarassed por acaso n tinha visto que ja tinham falado nos furos noutro topico
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Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Fri Jun 23, 2006 10:34 am    Post subject: Reply with quote

Ainda há os furos, agora com chocolates Nestlé. Wink
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Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
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Miguel R



Joined: 22 Apr 2006
Posts: 43

PostPosted: Tue Jun 27, 2006 9:08 pm    Post subject: Reply with quote

Ora aí está um produto que era essencial existir em qq tasca da aldeia. Os furos Laughing
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Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Thu Oct 12, 2006 12:15 pm    Post subject: Reply with quote

Bem verdade, tudo atrás da bolinha melhor lol!

Agora temos chocolates de várias marcas por 50 centimos, sai um ovo que tem la dentro um papel com uma cor ou a dizer uma cor e dão-nos o chocolate equivalente ;p

Modernices!!!
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Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Fri Feb 08, 2008 10:22 pm    Post subject: Reply with quote

Oh atão nao me lembro. Chocolates dos furinhos Very Happy
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Very Happy
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davidrpsilva



Joined: 28 Aug 2009
Posts: 22
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Aug 29, 2009 8:41 pm    Post subject: Reply with quote

Esses "furos" não eram da Regina?

É que há pouco tempo li uma entrevista com uma responsavel da Regina que queria fazer regressar um jogo com os chocolates, mas não permitiram o regresso, pois tratava-se de um jogo de sorte e azar, seriam esses "furos"?
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Compre produtos Nacionais, está a apoiar as empresas portuguesas e com isso a melhorar o nível de vida dos portugueses.

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Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Sep 15, 2009 6:19 pm    Post subject: Reply with quote

A marca não sei, mas alguns chocolates não eram muito bons Evil or Very Mad
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I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
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misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Sep 15, 2009 6:50 pm    Post subject: Os furos ou furinhos da Regina Reply with quote

Os "furos" não eram de sorte e azar, era simplesmente uma caixa em madeira com uma superficie na vertical (inclinada) onde tinha num cartão uma numeração e umas bolinhas coloridas em plástico, que por sinal eram fabricadas na OSUL em Espinho, e quando se furava o número caia para uma janelinha na parte inferior a tal bola colorida, de acordo com a cor correspondia a determinado chocolate ou saco de rebuçados, conforme a marca. Recordo de haver a marca regina e Imperial.

Deixo uma imagem de um desses chocolates, no verso pode-se ler que corresponde à bola branca.


Anos 70/80


Last edited by misterio on Fri Jun 06, 2014 6:50 pm; edited 2 times in total
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davidrpsilva



Joined: 28 Aug 2009
Posts: 22
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Sep 19, 2009 9:19 pm    Post subject: Reply with quote

Posso dizer que a Regina queria fazer regressar os Furos mas foi proibida do o fazer, li numa entrevista com a Presidente da empresa dada ao Diário de Noticias há cerca de uma ano.
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Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 22, 2009 8:56 pm    Post subject: Reply with quote

Alguns furos não davam nada, não era? Se assim era, é um jogo de fortuna e azar pois nem sempre dá prémio.
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anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 22, 2009 9:31 pm    Post subject: Reply with quote

mmmm... a ideia que tenho é que dava SEMPRE qualquer chocolatito, nem que fosse um pequenininho... Mas posso estar errada Smile
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Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 23, 2009 12:44 am    Post subject: Reply with quote

Também me lembro de sair sempre um chocolate.... não sei porquê tenho a ideia de saírem bolinhas azuis muitas vezes, devia corresponder ao chocolate mais baratito.

E tem piada que tinha essa imagem recortada do Donald e esquilos colada num caderno, mas não me lembrava em absoluto de onde. Certamente de um desses chocolates dos "furos"... Smile
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misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Sep 24, 2009 2:58 am    Post subject: Reply with quote

Os furos davam sempre prémio, e não se trata de um jogo de sorte ou azar porque vejamos, o valor do furo correspondia sempre ao valor do chocolate mais barato, logo se saisse um melhor optimo, pelo menos o valor gasto do mais pequeno estava garantido.
E se realmente a imperial quisesse voltar a disponibilizar nas lojas este sistema seria assim que poderia dar a volta ao texto, indicando que o valor do furo correspondia sempre ao produto de menor valor a entregar, haveria era a sorte de poder ter um melhor. Não acham? penso que desta formar não haveria problemas com irregularidades no jogo.
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davidrpsilva



Joined: 28 Aug 2009
Posts: 22
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Jan 17, 2010 7:05 pm    Post subject: Reply with quote

Encontrei uma noticia sobre a tal irregularidade que ainda não permitiu o regresso dos furos...

"Chocolate: Voltaram as sombrinhas, mas os “furinhos” estão proibidos.

As caixas de "furinhos" foram consideradas um “jogo de fortuna e azar”.

Pesquisa-se “Regina” e o motor de busca devolve saudade. Há quem recorde as “escadinhas” junto à antiga fábrica de chocolates, em Alcântara, numa transversal da Rua Luís de Camões, onde se sentia o “maravilhoso perfume” a lembrar “pré-mousse de chocolate”.

Há quem evoque as barrinhas de chocolate com sabores de frutos (“coisa para cinco escudos, talvez sete e quinhentos” no final dos anos 80, conta-se no “pitau-raia.blogspot.com”), as imortais sombrinhas e as caixas de furos que existiam nas feiras e nos cafés e que ditavam o chocolate que calhava em sorte, mediante a cor da bolinha que saísse (“cada furo vinte e cinco tostões”, recorda-se no “entreparentes.blogs.sapo.pt”).

De Lisboa para Vila do Conde

A história da Regina começou em 1928 e terminou em 1996, quando a empresa faliu. A fábrica fechou e no seu lugar ergueu-se um complexo habitacional. Já não há cheiro quente a inundar a zona de Alcântara.

Mas nem tudo foi perdido. Em 2000, a Fábrica de Chocolates Imperial, sediada em Vila do Conde, comprou a marca, recuperou-a e, a partir de 2002, começou a relançar clássicos e a inventar novos formatos com selo “Regina”.

Voltaram as barras de aromas de frutos, as sombrinhas, as tabletes vermelhas com amêndoas, o Floc Choc. Inventaram-se os bombons, as amêndoas e avelãs cobertas de chocolate e as fantasias de Páscoa e de Natal.

A marca que a Regina tinha deixado no imaginário nacional era tão forte que houve quem se deixasse atraiçoar pela memória. “Quando saíram as amêndoas da Regina, ouvi pessoas a descrever a saudade que tinham sentido deste produto. Era uma falsa memória, porque elas nunca tinham existido”, conta Valdemar Figueiredo, director industrial da Imperial.

Metade das vendas da Imperial

A fábrica de Vila do Conde julgava estar ciente deste poder da marca. Tinha feito “diversos estudos de mercado” antes de a adquirir, que revelaram “uma notoriedade espontânea extraordinariamente elevada”, recorda Manuela Tavares de Sousa, administradora-delegada da Imperial.

Mas o sucesso ultrapassou em muito as previsões. “Nos primeiros anos”, conta a responsável, “a marca crescia 100% ao ano”. Só o segmento de amêndoas e avelãs da Regina “adquiriu, logo no primeiro ano, uma quota de mercado de 18%, e, no segundo, duplicou a fasquia, tornando-se líder de mercado no sector” – posição que mantém até hoje.

“Mais abrangente e mais moderna”, a Regina está agora presente em quase todos os segmentos do mercado de chocolates, representando mais de 50% do volume de negócios da Imperial.

“Furinhos” ilegais?
Só não voltaram os “furinhos”. Manuela Tavares de Sousa conta que, “há quatro ou cinco anos”, quis recuperá-los, sobretudo a pensar no canal de impulso – “nas confeitarias, lojas de conveniências, nas gasolineiras, achei que seria interessante essa forma diferente de consumir chocolate através dos furos, porque cria esse elemento de suspense, por não se saber qual é o produto que vai sair quando se faz o furo na caixa”.
Mas a intenção esbarrou no entendimento do regulador: “Quando colocámos essa questão às autoridades competentes nesta matéria, ficámos surpreendidíssimos com a resposta de que consideravam isso um jogo de fortuna e azar e, como tal, não era permitido”.
À partida, sabendo que o preço do furo correspondia ao valor do prémio mais pequeno, não se vislumbra onde mora a componente de “azar”, mas a legislação gera interpretações mais complexas.

O processo parou, mas Manuela Tavares de Sousa tem intenção de “insistir e apresentar argumentação que nos possa levar a ultrapassar isso, porque acho que seria algo bem aceite pelos consumidores e que em nada os pode prejudicar”.
A insistência pode muito bem resultar. O Página1 consultou acórdãos de diferentes tribunais que não encontraram ilegalidades em produtos do género. Em Março de 2007, por exemplo, o Tribunal da Relação de Coimbra absolveu da acusação de exploração ilícita de jogo o dono de um café que tinha instalado no seu estabelecimento um mecanismo em tudo semelhante à caixa de furos da Regina – mediante a inserção de uma moeda, a máquina expelia uma bola colorida. Cada cor correspondia a um chocolate à venda no café.

Lê-se no acórdão (disponível aqui: http://bit.ly/6nHtIM) que “não existindo o mínimo factor de perícia, sorte ou azar do utente não se pode dizer que haja «jogo», como acontece quando o cliente se limita a meter uma moeda para obter «sempre» um dos prémios de valor e utilidade semelhantes”.

Portugueses comem poucos chocolates

Produz-se bom chocolate em qualquer parte do mundo. “É uma questão de ter boas matérias-primas, de ter o know-how e meios tecnológicos adequados”, assegura a administradora da Imperial.

Amêndoas, fábrica da Imperial
Mas Portugal não é um mercado fácil, porque “temos um dos mais baixos consumos per capita da Europa” (cerca de 1,4 quilos por ano, quando países como Bélgica, Reino Unido, Suíça e Alemanha variam entre os 8 e os 12 quilos). O que pode ser explicado pelo desenvolvimento económico (“tradicionalmente, países com um desenvolvimento económico mais elevado consomem mais chocolate”), por questões culturais (nesses mercados, o chocolate é visto como “um bem alimentar” e “as pessoas consomem-no de uma forma permanente e não apenas nestes picos sazonais de Natal e Páscoa”) e até por questões climáticas (“há uma maior apetência para comer produtos energéticos e calóricos com temperaturas mais baixas”).

Este ano, a crise também fez das suas neste sector: pela primeira vez em muitos anos, o mercado retraiu (“nos primeiros nove meses do ano, o consumo de chocolate caiu 3,9%”).
Solução: internacionalizar

Por todos estes motivos, a internacionalização é “uma opção estratégica da empresa” e Manuela Tavares de Sousa acredita que “será, seguramente, o grande eixo de crescimento nos próximos anos”.

Para já, a exportação pesa 20% nas vendas da empresa, mas o objectivo é aumentar essa fatia para os 50%. A estratégia está delineada: “Conhecemos muito bem o mercado internacional, sabemos quem é a nossa concorrência, sabemos quais são os canais de distribuição e fizemos uma selecção de mercados onde acreditamos que a Imperial é capaz de apresentar uma proposta diferenciadora”, assegura a responsável.

A receita tem resultado e sentem “uma boa aceitação” nos 22 países onde estão presentes. Nuns, o porta-estandarte da Imperial é a Regina – “são produtos mais mass market, destinados ao consumidor comum e com preços mais acessíveis” –, noutros, como no Mercosul, é a Jubileu que marca mais pontos – há uma “clara preferência”, sobretudo no Brasil, por “produtos europeus de qualidade e requintados”.
Não são esquecidos, claro, os países onde existem comunidades portuguesas – “só na Europa há cerca de 1,4 milhões de consumidores portugueses”. Aí, é a Regina e o Pantagruel que fazem mais sucesso, “porque eram os produtos que mais se vendiam na infância deles e da geração anterior”.

Nova linha este mês

Fundada em 1932, A Imperial integra o grupo RAR (Refinarias de Açúcar Reunidas) desde 1973. Do seu portfólio fazem parte as marcas Jubileu, Pintarolas, Pantagruel, Allegro, Fantasias e, desde 2000, a Regina.

Em 2007, nos seus 75 anos, a Imperial inaugurou uma nova unidade de moldação e embalagem de tabletes e bombons, com um investimento de cerca de cinco milhões de euros. Outro tanto foi empregue numa nova linha completa de fabrico de massas de chocolates, que deverá ser inaugurada ainda este mês.

Estão, agora, reunidas condições para aumentar a produção de 2800 toneladas para 4500. O objectivo é, até 2012, elevar em 40% o volume de negócios, que em 2008 se situou nos 18 milhões anuais.

Catarina Santos

in RadioRenascença
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Flora



Joined: 07 Apr 2014
Posts: 9

PostPosted: Wed Jun 04, 2014 11:42 pm    Post subject: Reply with quote

Há um café cá em Lisboa no bairro da Graça que tem os furinhos, e fazes o furo e consoante a cor da bola sai um chocolate. Esse café recuperou essa brincadeira.
Por isso, nem tudo está perdido. Very Happy
Eu desconhecia a caixa dos furos, mas a minha mãe ficou encantada a olhar para aquilo e a contar para que servia e como se jogava. Very Happy
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prometheus31



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Thu Jun 05, 2014 11:44 pm    Post subject: Reply with quote

Já há uns meses que se encontram as caixas dos furinhos da Regina, numa versão em cartão, e nalguns locais seleccionados a caixa em madeira "á moda antiga". Tirei uma foto á de um mini-mercado perto de mim:


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misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Jun 06, 2014 6:51 pm    Post subject: Reply with quote

É mesmo isso, os de madeira ainda não os vi.
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prometheus31



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Fri Jun 06, 2014 9:34 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
É mesmo isso, os de madeira ainda não os vi.


Esses eu também ainda não vi. Tenho impressão que estariam na zona de Lisboa, mas não tenho a certeza...
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Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 12, 2016 12:38 pm    Post subject: Reply with quote

Este Natal recebi de prenda uma destas caixas de furos. Espectacular!! É muito mais divertido furar e ver o que nos sai do que pura e simplesmente escolher um chocolate.

Fiquei sem a caixa de frutos do mar (que é considerado o mlehor prémio) mas já avisei que o "Comacompão" é meu, mesmo que calhe a outro!
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