Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Curioso...
Goto page Previous  1, 2, 3
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

E a Ana a comprar chocolates para o velho Jeremias Boogle, em vez de tabaco para cachimbo...
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 11:11 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, ontem fui a uma senhora que vende livros em 2ª mão usados aqui perto de minha casa comprar umas revistas de banda desenhada...
Entretanto pus-me à conversa com ela sobre a literatura infantil e juvenil, e ela fala-me da colecção d'Os Cinco, a qual eu nunca tinha lido...por isso ela agarra no único que tinha lá (que por acaso é o nº1 - Na ilha do Tesouro) e ofereceu-me Very Happy


Antes de me deitar resolvi ler as primeiras páginas do livro (já depois das 3h Confused ) e só consegui parar quando acabei...já estava o dia a nascer! Shocked


Achei o livro fascinante, finalmente consegui encontrar um livro de aventuras juvenis que me entusiasmasse tanto quanto os de "Uma aventura" Very Happy
Estremamente bem escrito, uma história que, confesso que a princípio pareceu-me que ia ser demasiado irreal, mas que depois de me "abstrair da minha condição de adulto", me fascinou e conseguiu me prender até ao fim!
Os cenários estão descritos com uma magia que faz dar asas à imaginação, a acção vai tendo vários pontos altos que nos fazem querer ler o livro ainda mais depressa, e toda aquela magia e mistério que nos fascinavam quando criança e que ainda conseguem fazer-me esquecer os meus 18 anos Razz

Eu que nunca tinha lido nada de Enid Blyton Embarassed e fiquei fã Razz Já estou quase quase a acabar a colecção de "Uma aventura", e depois já sei pra qual é que me vou virar Laughing



PS: O livro tinha um grande autocolante de um trevo de quatro folhas colado na 1ª página onde tem o título...se calhar vai dar sorte Razz Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Thu Jun 14, 2007 9:38 am    Post subject: Reply with quote

Que maravilha encontrar tanta gente tão profundamente conhecedora dos cinco e com tão boa memória!

Não posso alongar-me muito, mas alguns tópicos gostaria de aflorar, por ordem aleatória:

a) Concordo com o Alguém: a colecção Aventura é a melhor produção de Enid Blyton (especialmente os seis primeiros livros);

b) Tim no colégio - ou me engano muito ou, no Os Cinco no Lago Negro, quando a Ana e a Zé partem do colégio numas férias de mid-term, para se encontrarem com os rapazes, o Tim está com ela. Logo... ia com a Zé para o colégio.

c) Zé e as saias - não me lembro de mais nenhuma ilustração dela de saias além da que aqui foi mostrada. Nesse volume seria facilmente explicado pelo facto de terem lá em casa um preceptor, e haver uma certa disciplina.

d) Alf ou Jaime. No primeiro livro surgem os dois nomes. Também fiquei confusa.

e) Anabreu e a questão das idades. Achei muita graça que mais gente se preocupasse com isso. Eu lembro-me de fazer contas no género das dela... mas com um certo rigor, baseando-me nas férias em que cada aventura decorria. Nos três primeiros não há qualquer problema: Verão, Natal, Páscoa. A partir daí a coisa complica-se. Mesmo assim, cheguei uma aterradora idade de 18 ou 19 anos para eles no último livro... Mas esbarrava sempre naquela referência aos 16 anos do Júlio no n.º 9... e lá se me iam as contas todas.

f) Eu e o meu grande amigo Nuno, tão doido pela série como eu (e pelos livros do Guilherme, já agora), tínhamos a teoria de que o David e a Zé viriam a casar... Embarassed é favor não rir...
Já com vinte e muitos anos, nos nossos tempos de boémia em que estávamos todas as noites até às tantas no velho Stone´s, estávamos sempre a fazer perguntas traiçoeiras um ao outro, género "de que marca era o carro do n.º 8?" - e é claro que era preciso saber qual era o n.º Cool, "como se chamava o leitãozinho do n.º 16?", etc. Um outro amigo nosso ficava escandalizado e protestava como era possível que adultos inteligentes e cultos pudessem passar horas numa conversa de autênticos atrasados mentais...
Bom, cultos suponho que até somos razoavelmente. E adoramos Proust, Stendhal e outros... Talvez não os tivéssemos chegado a apreciar tanto se não tivéssemos vivido tão intensamente os Cinco!

g) Ginger Beer - apesar de já ter estado muitas vezes em Inglaterra, nunca provei. Da próxima não me escapa.

h) Seis Primos numa Quinta, Outra Vez os Seis Primos: belíssimos livros, de facto. Acrescento A Casa da Esquina, um eterno favorito meu.

Um beijo a todos, desculpem eventuais gralhas, não tenho tempo de reler.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jun 22, 2007 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Teresa, algumas réplicas a certos pontos do teu post (para não julgares que ficaste "a falar para o boneco" Smile ):

a) Hás-de me explicar o que é que tens contra a "A. no Circo" e a "A. no Rio"... Laughing Por acaso são dois livros que concluem bastante bem esta série, e isto apesar de não terem sido inicialmente previstos.
Suponho que a apreciação negativa tenha a ver com o artifício narrativo do casamento a propos entre a Lia e o Jaime. Enfim, nem tudo pode ser perfeito...

c) Quanto a mim, o facto de EB não se decidir quanto ao guarda-roupa da mocita [Zé] nos primeiros volumes, poderá estar ligado a indefinições quanto à caracterização da personagem. Nos primeiros livros de uma série tudo é muito volúvel... Laughing

e) Acerca das idades já muito se escreveu neste tópico... Por que razão a Enid não seguiu o esquema utilizado nos "Sete", em vez de mandar os moços para uma boarding school "obrigando" os pequenos a embrenhar-se em aventuras somente nas férias?

g) Em qualquer bar irlandês no nosso País (e não só) , podes "emborratchar-te" de ginger beer... Sláinte!

h) Ah... uma super-fanática dos Six Cousins Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Sat Jun 30, 2007 12:56 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

h) Ah... uma super-fanática dos Six Cousins Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Ahhh!!!! Esta a ver que não falavas desses livros Twisted Evil Já te estava a estranhar!!

Fazemos assim, eu começo a ler os Seis Primos e tu começas a ler a Patrícia, combinado?
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 30, 2007 10:10 am    Post subject: Reply with quote

Tu lês 2 livros e eu 39 (+1)??? Shocked Shocked Shocked

Fazemos assim Wink , lês os 2 livros e escreves um artigo de opinião para o número de Agosto do JMJ Twisted Evil e eu TALVEZ comece com as Patrícias... Laughing

Ai, ai, onde é que está aquela pacata Alexandra que eu julgava conhecer... Já não há respeito pelos mais velhos... Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Jul 05, 2007 1:39 pm    Post subject: Reply with quote

O meu "Outra vez os seis primos" já chegou tra-la-laaaaaa, tra-la-laaaaaaaaaaaaaaaa

Mas ainda me falta o 1º Confused Paulo tás a ouvir?? Tu não te esqueças de mim!!!

Tenho que ler isto a ver se é tão bom como o António apregoa Smile hihihi!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Jul 05, 2007 7:01 pm    Post subject: Reply with quote

Apregoa, aparafusoa, tudo o que tiver de ser... Laughing
A meu ver, é a cherry on top of the cake da Blyton! Very Happy

É bom que se diga, no entanto, que são livros completamente diferentes daqueles de Aventura/Mistério a que EB tão bem nos habituou. Mas isso é outra "estória" que aparecerá a seu tempo... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Aug 23, 2007 12:00 pm    Post subject: Reply with quote

Eu encontrei o livro Outra Vez 6 Primos na Feira da Ladra a 0,50 €, mas estava em tão mau estado Crying or Very sad Crying or Very sad que não comprei.
Ainda não é desta que vou ler estes livros tão apregoados e aparafusados pelo Alguém Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri May 29, 2009 12:02 pm    Post subject: Um Júlio com 23 anos de idade :D Reply with quote

anabreu wrote:

Fiquei a pensar em algumas incongruências que encontrei até agora, aqui vão três:

- Tirando o 1º e/ou 2º volume, em que as crianças tinham à volta dos 10 / 11 anos, não encontrei mais qualquer menção à sua idade nos outros volumes, mas:
a) muitas aventuras são passadas em diferentes férias da páscoa (no mínimo 3 férias da páscoa diferentes, o que quer dizer que as idades avançariam até aos 13 / 14 anos)
b) as fabulosas ilustrações, que a páginas tantas parecem retratar jovens de 14 / 15 anos, nos ultimos volumes da colecção voltam a retratar jovens de 10 anos (às vezes até parece que de menor idade).
Não acham este facto estranho?


Sobre a incongruência das idades, e para tirar todas as dúvidas, são incongruentes, sim! Very Happy A ideia, julgo, é que as crianças não cresçam - assim uma espécie de Peter Pan.

Mas, para queira ser perfeccionista e verificar a idade deles, cronologicamente, ao longo das aventuras, apresento aqui esta lista exaustiva, retirada de www.enidblyton.net:

Os Cinco na Ilha do Tesouro
Férias grandes. Júlio 12 anos, David e Zé 11 anos, Ana 10 anos.

Nova Aventura dos Cinco
Férias do Natal.

Os Cinco Voltam à Ilha
Férias grandes de novo. Júlio 13, David e Zé 12, Ana 11.

Os Cinco e os Contrabandistas
Férias da Páscoa. Júlio 14, David e Zé 13, Ana 12.

Os Cinco e o Circo
Férias grandes. Júlio 14, David e Zé 13, Ana 12.

Os Cinco Salvam o Tio
Férias de Páscoa do ano seguinte. Júlio 15, David 13, Zé 14, Ana 13.
(Este é um pouco estranho - significaria que as férias da Páscoa esse ano tinham sido mais cedo e o David ainda não tinha feito anos? Se sim, a Ana devia ter acabado de fazê-los, porque, sendo irmãos, sem ser gémeos, precisa de intervalinho Razz)

Os Cinco e o Comboio Fantasma
Verão? Júlio 15, David e Zé 14, Ana 13.

Os Cinco na Casa do Mocho
Páscoa. Júlio 16, David e Zé 15, Ana 14.

Os Cinco e a Ciganita
Férias grandes. Júlio 16, David e Zé 15, Ana 14.

Os Cinco no Lago Negro
Outubro, pausa escolar no meio do período. Júlio 16, David e Zé 15, Ana 14.

OS Cinco no Castelo da Bela-Vista
Abril. Júlio 17, David e Zé 16, Ana 15.

Os Cinco na Torre do Farol
Verão (muito calor). Júlio 17, David e Zé 16, Ana 15.

Os Cinco na Planicie Misteriosa
Abril. Júlio 18, David e Zé 17, Ana 16.

Os Cinco e os Raptores
Verão (muito calor). Júlio 18, David e Zé 17, Ana 16.

Os Cinco na Casa em Ruínas
Setembro? Júlio 18, David e Zé 17, Ana 16.
Ou Abril? Júlio 19, David e Zé 18, Ana 17.

Os Cinco e os Aviadores
Fins de Maio (Pentecostes). Júlio 19, David e Zé 18, Ana 17.

Os Cinco nas Montanhas de Gales
Férias do Natal, Inverno. Júlio 19, David e Zé 18, Ana 17.

Os Cinco na Quinta Finniston
Verão (muito calor). Júlio 20, David e Zé 19, Ana 18.

Os Cinco nos Rochedos do Demónio
Inícios de Abril. Júlio 21, David e Zé 20, Ana 19.

Os Cinco na Ilha dos Murmúrios
Início de umas férias da Páscoa de um mês (!). Júlio 22, David e Zé 21, Ana 20.

Os Cinco na Torre do Sábio
Começa no primeiro dia das férias da Páscoa. Júlio 23, David e Zé 22, Ana 21.


Como se pode ver, quando no número 9 (Os Cinco e a Ciganita) se refere que o Júlio teria 16 anos, a referência está absolutamente correcta em termos cronológicos. A partir daí deixa de haver referências, porque, obviamente, deixa de interessar que eles continuem a envelhecer. Smile
É claro que a Enid Blyton não teria de início a ideia de escrever 21 livros da série, durante os primeiros, ainda manteve a coerência cronológica, nos seguintes, teve de a ignorar, porque não faria muito sentido um Júlio de 23 anos Wink
Curiosamente, a idade das personagens secundárias parece manter uma coerência cronológica. O Buzina teria 9 anos nos "Cinco nos Rochedos do Demónio" e 11 anos nos "Cinco na Torre do Sábio", que, realmente, se passa dois anos depois. O que já não faz muito sentido é brincar com "meninos" com o dobro da idade. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri May 29, 2009 8:59 pm    Post subject: Reply with quote

Engraçado! Nunca tinha feito a cronologia desta forma. Claro que quando somos mais pequenos parece natural não crescer. Os anos demoram muuuuuito a passar.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 30, 2009 2:50 am    Post subject: Reply with quote

Pois ao contrário da ficção na realidade eles crescem mesmo.
Na imagem em baixo podemos constatar isso mesmo, o "morcom" do meio esse também não cresce está sempre com a mesma idade (na fotografia claro)

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Apr 21, 2010 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
e não é só isso... Em termos de sexualidade, p. ex., os livros da Blyton são perfeitamente omissos... Nem um vulgar namorico de pré-adolescentes é aflorado, coisa que seria mto normal de citar, até para conferir mais realismo à narrativa.


A única coisa que houve desse género foi N' "Os Cinco Primos" quando a Melizanda muito janota e, se não estou em erro, com um molho de flores foi a cavalo com um convidado.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 5:18 pm    Post subject: Reply with quote

Enganei-me, são "Os seis Primos" e a rapariga é a Melisanda com "s" e não com "z". Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 6:16 pm    Post subject: Reply with quote

A propósito do que referiste sobre esse tema nos Seis Primos, fica esta achega:

Quote:
Não posso deixar de acrescentar uma nota curiosa em relação a um tema que já foi bastante focado no fórum deste site e que tem a ver com o tema-tabu dos namoricos entre os adolescentes nos livros de Blyton.
Nesta série é descrito o relacionamento que Ricardo Lawson, um jovem de 17 anos, rico, bem-parecido e educado (estes preconceitos…), morando numa quinta vizinha, mantém com os jovens Longfield. Nitidamente o texto aponta para um interesse especial que Ricardo nutre por Melisanda (15 anos) e depois por Joana (16 anos), e vice-versa, porém, à boa maneira Blytoniana, nunca ultrapassando um determinado limite. Transcrevo este trecho, no mínimo curioso:

“- Então pertences à família Longfield? – observou o rapaz, pensando que aquela rapariga [Melisanda] era a mais bonita de todas as que vira. Não tinha muito tempo para preocupar-se com raparigas, mas quando se lhe deparavam gostava que fossem bonitas.” [“Seis Primos numa Quinta”, pág. 182]

in Jornal Mistério Juvenil nº 2

Não posso deixar de esboçar um grande sorriso quando leio estas tentativas algo "ingénuas" da Enid perante assuntos tão naturais de abordar (ou, por exemplo, como nos são apresentadas as razões para o casamento de Jaime Cunningham com Lia Mannering, na série Aventura) Rolling Eyes Razz
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 6:30 pm    Post subject: Reply with quote

Será que essa ausência de "flirts" tem alguma coisa a ver com a "época vitoriana" ?
Back to top
View user's profile Send private message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Sun May 30, 2010 2:56 pm    Post subject: Reply with quote

Lol Verifico, com agrado, que, apesar de EB ter sido para todos nós, uma referência na infância, a maior parte de nós preocupou-se com algumas "incongruências" nos seus livros! Smile
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Wed Jun 30, 2010 6:06 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei de ver a foto.
É bom saber que não somos só nós que ficamos mais velhos, barrigudos e carecas... LOL

Quanto a essa coisa das idades... deixem a imaginação lidar com isso e fica tudo certo.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jun 30, 2010 7:59 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Gostei de ver a foto.
É bom saber que não somos só nós que ficamos mais velhos, barrigudos e carecas... LOL


Se eles fossem actores de Hollywood bem pagos e com a medicina avançada ao virar da esquina que existe nos EUA, deixavam de ser barrigudos e carecas num instante.
Mas aqui entre mortais, posso dizer-te que as pessoas que ingerem soja costumam ter um bom cabelo.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Fri Jul 02, 2010 2:14 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não costumo comer nada de soja e tenho uma boa trunfa!!
;-D
é genético!!
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jul 14, 2010 11:03 am    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Eu não costumo comer nada de soja e tenho uma boa trunfa!!
;-D
é genético!!


Eu também, mas para quem não tem a "ajuda" da genética pode sempre comer soja.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3
Page 3 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group