Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Telescola

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat Jul 01, 2006 1:23 am    Post subject: Telescola Reply with quote

Rolling Eyes Olá malta Very Happy
E a Telescola????
Quem é Que por ai andou na Telescola Question
Back to top
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Sat Jul 01, 2006 8:15 am    Post subject: Reply with quote

Eu lembro-me de na TV, passar algo parecido(?) nas tardes...
Quando passava a Matemática Shocked eu desligava Evil or Very Mad Very Happy a TV ( não tinha outra alternativa... só havia a RTP1 e a RTP2(?) Very Happy )!!

Sempre tive curiosidade de saber, pelos "alunos", como "funcionava"(?) a Telescola: era "divertida"? Wink Very Happy ; e porquê existir uma Telescola? Confused ; era uma mais "valia"?...






A piada da "Matemática" é "falsa". Aproveitei só para a Twisted Evil espezinha-la... Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Miguel R



Joined: 22 Apr 2006
Posts: 43

PostPosted: Sat Jul 01, 2006 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro me de existir na minha escola primária pessoal que frequentava a tele escola. Não faço ideia se o método de ensino seria o melhor. Talvez não. No entanto essa modalidade de estudo permitia que pessoas mais velhas ou com dificuldades económicas pudessem estudar.´Além disso permitia o prosseguimwnto dos estudos, julgo que de nível preparatório a pessoas que não podiam ir estudar para os liceus das sedes de concelho, que normalmente ou ficavam longe ou tinham poucos transportes.
Back to top
View user's profile Send private message
tita josé



Joined: 10 Jul 2006
Posts: 3
Location: lisboa

PostPosted: Wed Jul 12, 2006 11:08 am    Post subject: Reply with quote

Eu andei na telescola,entre 1985-86 e 1986-87, foi ai que fiz 1º e 2º ano do ciclo.
Na vila onde residia não existia escola preparatória, apenas primária e telescola. O facto de se frequentar a telescola, não era uma questao de ricos ou pobres, simplesmente não existia outra alternativa.

O metodo resultava, tinhamos dois professores, um que nos acompanhava nas cadeiras de ciências e outro para as disciplinas de letras.
De hora a hora tinhamos uma aula, que era transmitida pela televisão, terminada a emissão eramos acompanhados pelos professores, como em qualquer ensino normal.
O metodo funcionava muito bem, todos os alunos gostavam de assistir às emissões, que tinham o merito de conseguir atrair atenção de todos.
Ainda hoje consigo recordar algumas aulas televisivas, a musica tão característica da displina -Estudos Sociais e canções em Francês, e isto porque tudo estava associado à imagem.
No ano a seguir a ter terminado a telescola sei que as telescola deixou de ser transmitida em directo pela Tv, passou-se a assistir às aulas através de cassetes de video, e ai perdeu-se o merito do dito sistema porque sei que os professores foram deixando de colocar as cassetes com as aulas.

No interior, nos meios rurais , o ciclo era grande parte feito atraves deste metodo de ensino.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Jul 28, 2006 11:34 pm    Post subject: Reply with quote

Wink That's it Tita Very Happy

E as sebentas eram colecionadas folha a folha, cada dia uma ou duas de cada disciplina

Very Happy lembro-me bem do ritual, no principio do ano de cortar e furar as folhas, que vinham em A4, duas por folha, dobrava-se ao meio e cortava-se com ......UMA NAVALHA!!!! Shocked Shocked Shocked
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Sun Aug 13, 2006 5:59 pm    Post subject: Reply with quote

O meu padrinho foi professor de Matemática acho eu. Aqui pertinho. O que era a telescola, é agora o sítio onde se vendem as senhas dos passes da Barraqueiro... =S
Back to top
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Sun May 20, 2007 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

Andava eu no 5º ano (e confesso que foi uma má experiência porque andei num colégio de freiras Embarassed) e havia lá um porta e tinha uma chave que dizia "Secretaria da Telescola" eu não percebi nada...só depois quando fui convocada por ter feito uma "maldade" ( Twisted Evil ) eu vi lá só videocassetes...mas parecida uma videoteca...
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group