Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Eis as minhas colecções

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Sat Jul 01, 2006 4:06 pm    Post subject: Eis as minhas colecções Reply with quote







(P.S. - Esta última é a única que não está completa).

Claro que fiz outras, mas essas que faltam ou foram para o lixo ( Crying or Very sad ) ou foram dadas ( Crying or Very sad )...
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Sun Jul 02, 2006 8:32 am    Post subject: Reply with quote

As três primeiras nunca as tive "na mão" e a última passou-me mesmo "ao lado".
Pode postar alguns dos cromos (desenhos) do Vitor Péon?
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Sun Jul 02, 2006 1:39 pm    Post subject: Reply with quote

ASantos wrote:
Pode postar alguns dos cromos (desenhos) do Vitor Péon?


Concerteza, ASantos! Very Happy




Back to top
View user's profile Send private message
Gi



Joined: 01 Jun 2006
Posts: 57
Location: Vialonga

PostPosted: Mon Jul 03, 2006 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

Xiiii....acho que ainda tenho lá para casa dos meus pais umas notas dos bancos de todo o mundo Shocked enfiadas numa caixa.....acho.....agora aonde.......mas tenho quase certeza que ainda as tenho !!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Raquel Inacio



Joined: 27 Apr 2006
Posts: 66

PostPosted: Mon May 21, 2007 2:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho as dos animais, esta praticamente completa!
Back to top
View user's profile Send private message
MrKoko



Joined: 20 May 2006
Posts: 40
Location: Maia/Porto

PostPosted: Tue May 22, 2007 1:19 am    Post subject: Reply with quote

Amigos, se não souberem o que fazer aos vossos repetidos, avisem,ok?
Smile
_________________
Anos 80, esses anos loucos...
Back to top
View user's profile Send private message
zxspectrum



Joined: 10 Aug 2006
Posts: 18
Location: Los Angeles, Origem: Setubal

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 6:00 am    Post subject: Reply with quote

Lembro-me que o meu primo tinha essa caderneta dos conquistadores do universo. É incrivel voltar a ver isso depois de tantos anos. Já me tinha esquecido! Creio que a ultima vez que tive a caderneta nas minhas mãos foi em 1987!

Se puder mostrar um pouco mais da caderneta, agradeceria muito. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

Já o meu pai era coleccionador de cromos e o bichinho passou para mim. Tenho mais de 2 centenas de cadernetas na minha colecção, desde os cromos de caramelos até às actuais da Panini e Merlin.
Mas da colecção as que eu gosto particularmente são as "Victórias" e as colecções das Pastilhas Piratas, foram marcos das colecções em Portugal, no meu ponto de vista, pois sei que para muitos os reis das colecções é o futebol que hoje são as mais valiosas.





mais informações em http://www.misteriojuvenil.com/piratas_pirata.htm

A minha primeira caderneta de Victórias, ainda a consegui no início da década de 80 na farraparia do meu avô
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
zxspectrum



Joined: 10 Aug 2006
Posts: 18
Location: Los Angeles, Origem: Setubal

PostPosted: Thu Feb 07, 2008 3:51 am    Post subject: Reply with quote

Impressionante!
Eu pessoalmente tinha 98% da coleção de aviões das pastilhas gorila. Deu-me tanto trabalho para juntar aquilo, e muitas vezes até apanhava coisas do chão para procurar. Mas depois de tantos anos, desapareceu da casa e ninguém sabe porquê. Sad
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Thu Feb 07, 2008 1:25 pm    Post subject: Reply with quote

zxspectrum wrote:
Impressionante!
Eu pessoalmente tinha 98% da coleção de aviões das pastilhas gorila. Deu-me tanto trabalho para juntar aquilo, e muitas vezes até apanhava coisas do chão para procurar. Mas depois de tantos anos, desapareceu da casa e ninguém sabe porquê. Sad


Ena eu também tive ou tenho essa colecção, feita pelo meu mano Smile

Lembro-me de utilizá-los como "estrada/pista" Embarassed porque o papel deslizava muito bem, assim como os meus carritos hehe Wink
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Tue Apr 22, 2008 10:01 pm    Post subject: Cadernetas de cromos Reply with quote

Belas cadernetas.
Tenho-as todas e fazem parte de um lote de quase 500 cadernetas.
Vai longe o tempo em que uma caderneta de cromos era sinónimo de cultura e aprendizagem. Hoje proliferam os temas ligados ao mundo do espectáculo, cinema, animação e séries de TV. Uma pobreza cultural. É certo que hoje os meios e instrumentos de acesso à cultura e ao conhecimento são outros, mas de facto as coisas de antigamente tinham outro sabor.
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 23, 2008 2:45 am    Post subject: Reply with quote

O problema MJ é que em Portugal deixou-se de produzir ou editar não só cadernetas como quase tudo ou seja, deixou-se de editar as revistas de BD da Disney, outras BD's até de Cowboys, o que vemos são importações do Brasil, assim como a única editora de cromos é a Panini e esporádicamente a Merlin. E estas editoras só investem no que tem mais saída.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Mon Sep 22, 2008 9:24 am    Post subject: Cadernetase cromos Reply with quote

Retomando a conversa, concordo com o que diz o Mistério.
Efectivamente, hoje em dia apenas se produzem banalidades e quejandos mas sempre numa perspectiva de lucro. O nosso mercado editorial está limitado a revistas cor-de-rosa, banalidades do jet-set e alta sociedade.
É certo que os gostos dos miúdos alteraram-se muito mas ninguém faz nada para contrariar esta tendência, pelo contrário, alimenta-a.
Do nosso tempo de criança, recordo que quase tudo o que se vendia tinha sempre brindes, muitas vezes na forma de cromos e outros coleccionáveis. Mas quase sempre com uma forte componente cultural. As cadernetas dessa altura eram designadas de didácticas, porque de facto eram. Versavam assuntos de ciências, como fauna, flora mas também de história, culturas e civilizações, monumentos, tecnologia, desporto e muita cultura geral. Por isso são produtos intemporais e ainda hoje se consultam com paixão.
Hoje em dia o que temos como tema das cadernetas? Filmes e séries de tv, quase sempre de animação. Esta constatação por si só diz tudo.
Mas, como costumo dizer, outros tempos, outras mentalidades. Algumas coisas mudaram para melhor mas quase sempre para pior no que diz respeito a uma vertente de cultivo de valores, culturais e humanos.
Temos que saber lidar com esta realidade porque as coisas não estão para melhorar.
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Mon Sep 22, 2008 7:34 pm    Post subject: Re: Cadernetase cromos Reply with quote

MJ wrote:
Retomando a conversa, concordo com o que diz o Mistério.
Efectivamente, hoje em dia apenas se produzem banalidades e quejandos mas sempre numa perspectiva de lucro. O nosso mercado editorial está limitado a revistas cor-de-rosa, banalidades do jet-set e alta sociedade.
É certo que os gostos dos miúdos alteraram-se muito mas ninguém faz nada para contrariar esta tendência, pelo contrário, alimenta-a.
Do nosso tempo de criança, recordo que quase tudo o que se vendia tinha sempre brindes, muitas vezes na forma de cromos e outros coleccionáveis. Mas quase sempre com uma forte componente cultural. As cadernetas dessa altura eram designadas de didácticas, porque de facto eram. Versavam assuntos de ciências, como fauna, flora mas também de história, culturas e civilizações, monumentos, tecnologia, desporto e muita cultura geral. Por isso são produtos intemporais e ainda hoje se consultam com paixão.
Hoje em dia o que temos como tema das cadernetas? Filmes e séries de tv, quase sempre de animação. Esta constatação por si só diz tudo.
Mas, como costumo dizer, outros tempos, outras mentalidades. Algumas coisas mudaram para melhor mas quase sempre para pior no que diz respeito a uma vertente de cultivo de valores, culturais e humanos.
Temos que saber lidar com esta realidade porque as coisas não estão para melhorar.


É bem verdade. Ou tenho andado distraído ou não vejo agora nenhuma colecção cujo interesse se mantenha por mais de uns meses.

Ainda me lembro de ir comparar as pedras que apanhava com os cromos da Mineralogia, para as tentar identificar. E de consultar a caderneta da Conquista do Espaço para fazer um trabalho na escola.

Hoje, só se fosse para um trabalho sobre os Morangos com Açucar.
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 23, 2008 11:19 pm    Post subject: Re: Cadernetase cromos Reply with quote

MJ wrote:
Retomando a conversa, concordo com o que diz o Mistério.
Efectivamente, hoje em dia apenas se produzem banalidades e quejandos mas sempre numa perspectiva de lucro. O nosso mercado editorial está limitado a revistas cor-de-rosa, banalidades do jet-set e alta sociedade.
É certo que os gostos dos miúdos alteraram-se muito mas ninguém faz nada para contrariar esta tendência, pelo contrário, alimenta-a.
Do nosso tempo de criança, recordo que quase tudo o que se vendia tinha sempre brindes, muitas vezes na forma de cromos e outros coleccionáveis. Mas quase sempre com uma forte componente cultural. As cadernetas dessa altura eram designadas de didácticas, porque de facto eram. Versavam assuntos de ciências, como fauna, flora mas também de história, culturas e civilizações, monumentos, tecnologia, desporto e muita cultura geral. Por isso são produtos intemporais e ainda hoje se consultam com paixão.
Hoje em dia o que temos como tema das cadernetas? Filmes e séries de tv, quase sempre de animação. Esta constatação por si só diz tudo.
Mas, como costumo dizer, outros tempos, outras mentalidades. Algumas coisas mudaram para melhor mas quase sempre para pior no que diz respeito a uma vertente de cultivo de valores, culturais e humanos.
Temos que saber lidar com esta realidade porque as coisas não estão para melhorar.


É bem verdade, palavras sábias estas...

Posso dizer que, ao longo da vida, colecções como "Conquistadores do Universo", "Era uma vez o Homem", "West", "Os grandes inventores e seus inventos" (entre outras) serviram sempre como manuais de rápida consulta para despistagem de momentâneos equivocos de memória.

Ainda hoje me resulta totalmente incompreensível, surpreendente e chocante que gente da minha idade, e principalmente mais nova, não tenha a mínima noção sobre assuntos que eu já conhecia com 10 anos, ainda para mais numa época de internet e da tão apregoada informação na ponta dos dedos, enfim Confused Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sat Apr 25, 2009 12:08 pm    Post subject: Reply with quote

eu não. cmo gosto mt de ler, ate estou mt mais a frente k os «incultos» dos meus colegas, que diziam que o salazar «ia buscar pessoas aos cafés e as matavam» e outras banalidades. a panini limita-se a lançar cadernetas de filmes disney ou de futebol...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group