Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Feno de Portugal

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A PUBLICIDADE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
PV
Guest





PostPosted: Mon Mar 13, 2006 11:33 pm    Post subject: Feno de Portugal Reply with quote

Antes de mais obrigado aos criadores deste site, pelo seu trabalho em manter acessível estes pedaços de memória.

Infelizmente não encontrei som nem imagens do anúncio ao sabonete Feno de Portugal.

Se há algo que pode derreter este trintão (ou melhor, trintinho) em lágrimas seria rever esse anúncio (espero que a minha mulher não veja isto Smile - um homem não chora).

Basicamente, uma jovem mulher loura está na caixa da mercearia para pagar as compras, pega no sabonete Feno de Portugal, e o seu "Aroma da Natureza" fá-la transportar mentalmente para um campo verdejante, onde rodopia sobre si mesma, em roupas leves e claras, os cabelos soltos, o rosto ao sol, um sorriso de inocente felicidade, olhos semi-cerrados a denunciar uma imperceptível volúpia - imagens que tentam compensar ao espectador a necessária ausência do cheiro, sentido central do anúncio (estão a vender um sabonete!).


Mas aquela rapariga a rodopiar no campo... provavelmente apenas uns 2 ou 3 segundos de televisão a preto e branco de baixa definição... nunca mais me sairam da cabeça. Talvez tenha encontrado a materialização do conceito primário de perfeição: uma jovem adulta, o campo... - é isso: a fertilidade!

Uma Mãe ideal que nos acolhe nos braços e nunca vai envelhecer! Vamos ficar para sempre, tu e eu, neste campo onde as espigas te dão pela cintura e mim me submergem!


Depois a moça acorda do "sonho", e prossegue o pagamento dos artigos (o que é pena - o anúncio bem podia ter-se ficado pelo campo). É disto que me lembro.

Nunca me interessei minimamente pelo sabonete em si. Provavelmente é daquelas baratos que nos deixam cheios de comichão. E não acredito que possua qualquer "aroma da natureza". Mas é notável o poder da imagem.

Uma vez que não há imagens, será que mais alguém pode completar estas memórias? É provável que as minhas estejam algo distorcidas. A rapariga era mesmo loura? Isto é do tempo da TV a preto e branco?
Back to top
Guest






PostPosted: Fri Mar 17, 2006 2:09 am    Post subject: Reply with quote

Laughing

Eu lembro-me bem deste anúncio e agora estou com a música na cabeça. Devia ser a cores, embora eu nessa altura tivesse TV a preto e branco.
Back to top
Lika
Guest





PostPosted: Mon Mar 20, 2006 11:54 pm    Post subject: Reply with quote

Olhem, não sei se já tenho uma imagem mental contruída deste anúncio ou não (e tb sou capaz de ser um bocadito mais nova - sou de 80 - o que pode fazer diferença, no sentido em que, apanhei "mais cedo" a tv a cores na minha vida) mas a idéia q eu tenho, é que o anúncio é a cores mas o campo não é verde mas sim é prado já seco, ou seja, castanho/amarelo (cor de fêno, portanto... Smile ) - ou então estou a tirar esta idéia do próprio papel envolvente do sabonete, não sei...
A ver se o mistério juvenil nos tira a dúvida Wink
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 3:41 am    Post subject: Reply with quote

O Spot do Sabonete "Feno de Portugal", passou na década de 80 e era colorido, tinha uma linda menina/senhora a dançar no campo, no meio do feno já seco. Fica aqui uma foto que tirei para recordar.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Sat Apr 08, 2006 7:20 pm    Post subject: Reply with quote

É um dos anúncios que recordo com mais forte nostalgia, por motivos similares aos do PV, embora retenha menos pormenores na minha mente. Também acho, tal como a Lika, que o prado era amarelado, embora eu visse o anúncio em televisão a preto e branco (sou de 73).

Mas a beleza inocente da mulher a rodopiar, com a doce música de fundo, ficou-me como um dos cenários do Paraíso (o que não admira, dado que o Paraíso tem sido representado em várias culturas como uma planície de eterna beleza, singeleza e despreocupação). Não exagero muito se disser que se trata de um símbolo do Portugal ingénuo, infantil, simples e meigo.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Apr 14, 2006 7:51 pm    Post subject: Feno de Portugal Reply with quote

Ainda há, n há?
Se n há, ainda há pouco tempo havia, pois usava-se lá em casa (dos meus pais) anos a fio.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Apr 15, 2006 4:05 am    Post subject: Reply with quote

Sim, encontra em todo o lado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Mar 03, 2008 1:07 am    Post subject: Reply with quote

Também ando nos trintas e o PV descreveu magistralmente tudo o que um miúdo com 7 ou 8 anos sentia ao ver este anúncio do qual eu pensava que mais ninguém se lembrava!

"Feno de Portugal, aroma da natureza,
Cheiro de ....? e .......? etc, etc"

Ficava fascinado a ver este anúncio sem perceber bem porquê...mas o PV desenvolveu uma boa teoria.

O anúncio era do tempo a preto e branco mas deve ter transitado para o tempo a cores, contudo, o seu colorido devia ser deficiente...Julgo que terá sido isso.

O sabonete ainda se vende, possivelmente o seu volume de vendas deixou de justificar a transmissão do anúncio, é pena porque este último era muito melhor que o sabonete em si mesmo.
De qualquer forma, na altura não haveria tanta variedade de sabonetes.
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Mar 05, 2008 3:57 am    Post subject: Reply with quote

Recordo-me do feno, tinha um cheiro muito característico.
Penso que também vi o anúncio mas já a cores, mas penso que só dava a parte do campo de feno (nada de supermercados)
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Nov 09, 2014 7:12 pm    Post subject: Reply with quote

Por incrível que pareça ainda não se consegue arranjar no Youtube esta publicidade tão portuguesa.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A PUBLICIDADE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group