Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Caminho das Estrelas / Star Trek

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PROGRAMAS, CONCURSOS E SÉRIES DE FICÇÃO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Jul 18, 2006 12:57 am    Post subject: Caminho das Estrelas / Star Trek Reply with quote

Então quem via o Caminho das Estrelas (que dá na Sic Radical)? A equipa do Capitão Picard, aquela nave enorme que deixava qualquer um embasbacado com as tecnologias da série, os fatos, os "óculos tecnológicos" que pareciam um pente do outro. Laughing

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
CC



Joined: 18 Apr 2006
Posts: 206

PostPosted: Tue Jul 18, 2006 1:22 am    Post subject: Reply with quote

Antes dessa (corrige-me se estou errada, mas essa de que falas não se chama "Star Trek - the new generation"?), ainda houve a 1ª série do Star Trek! Smile

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Jul 19, 2006 10:11 am    Post subject: Reply with quote

Tens razão CC, a personagem do Dr. Spock nunca será esquecida.
Mas acredito que a fama do Star Trek - The New Generation tenha tanto sucesso (ou mais) do que anterior. Até já fizeram uma data de filmes...
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Jul 19, 2006 1:07 pm    Post subject: Reply with quote

Eu bem procurei mas não encontrava fotos das séries anteriores! Só vi essa do Enterprise...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Mar 06, 2008 1:32 am    Post subject: Reply with quote

Sobre esta série, uma das minhas preferidas de todos os tempos, inclusive hoje em dia (série original), o site www.bdportugal.info diz quase tudo.

Aqui fica:

"O CAMINHO DAS ESTRELAS": "STAR TREK"
Série televisiva americana de ficção científica
"Nave Espacial Enterprise"
(origem da série original: EUA, 1966-1969)
(chega a Portugal em 1978)


Em 8 de Setembro de 1966, surgia nos Estados Unidos da América, o fenómeno "Star Trek", uma nova série de televisão de ficção científica, cujo episódio-piloto seria escrito por Gene Roddenberry, o criador, autor e produtor desta nova série. Há já algum tempo atrás, o mesmo Gene Roddenberry, apresentara a ideia e o projecto a várias estações de televisão americanas, antes do canal NBC se decidir encomendar um episódio-piloto e dar finalmente "luz verde" para a produção de uma série semanal.
A introdução da série começava assim: "Espaço... A derradeira fronteira. Estas são as viagens da nave espacial Enterprise. A sua missão de 5 anos: explorar novos e estranhos mundos... procurar novas vidas e novas civilizações... ir corajosamente onde nenhum homem jamais foi". Era o início de uma nova e fantástica saga espacial, a qual se viria a tornar, pelo tempo fora, num autêntico fenómeno de culto no mundo inteiro.

Com efeito, nos anos seguintes, esta extraordinária série de ficção científica iria alcançar um enorme sucesso e popularidade, não apenas na América, mas um pouco por todo o mundo, com Portugal incluído. Os actores William Shatner, como "Capitão Kirk" e Leonard Nimoy, como "Spock, o Vulcano", eram as principais personagens e heróis desta viagem da "Enterprise" através do universo, em busca de novos mundos.

Em 1969, após a produção de um total de 79 episódios (de 50 minutos cada), a série "Star Trek" chega ao fim, sem que o entusiasmo tivesse decrescido, mas antes devido à mudança de horário de exibição. Após a produção, em 1973, de uma série de animação, com as vozes da tripulação original, e que teve apenas vinte episódios, os estúdios da Paramount apresentam, em 1976 (10 anos passados após a estreia do primeiro episódio da série original), o filme "O Caminho das Estrelas" ("Star Trek" - The Motion Picture), realizado pelo experiente Robert Wise, com as personagens a serem recriadas pelos actores originais, que tiveram a felicidade de envelhecer bem, e baseado num episódio da série original com a "Enterprise" a ter de interceptar um estranho veículo que se aproximava, perigosamente e a grande velocidade, do planeta Terra.

Após seis filmes com a tripulação original, deu-se a passagem de testemunho à nova geração, em "Star Trek Gerações". Tratava-se dos protagonistas de uma nova série televisiva, "Star Trek: Next Generation", passada entre 2364 e 2370, com uma nova "Enterprise" (641 metros de comprimento, contra 289 metros da original) e uma nova tripulação, comandada pelo "Capitão Jean-Luc Picard", interpretado pelo actor Patrick Stewart. Sete temporadas (1987-1994) e 178 novos episódios enriqueceram a galeria de personagens e o leque de aventuras da série.

O fenómeno continuou com mais duas séries, "Star Trek: Deep Space Nine" (1993-1999), passada numa estação espacial, em 2369, e "Star Trek: Voyager" (desde 1995), cujas aventuras decorrem a bordo de uma nave enviada pela Federação, em 2371, para investigar o estranho desaparecimento de uma nave renegada, numa zona selvagem do espaço. A tripulação é, pela primeira vez, comandada por uma mulher, "Capitão Kathryn Janeway", interpretada pela actriz Kate Mulgrew.

Em Portugal, a série original demorou 12 anos a chegar, tendo o primeiro episódio de "O Caminho das Estrelas" sido emitido a 28 de Janeiro de 1978, numa sexta feira à noite, precisamente uma semana após o final de uma outra popular e não menos espectacular série de televisão de ficção científica, "Espaço 1999".

À semelhança do que já acontecera relativamente à série "Espaço 1999", também em relação à série "Star Trek", a adesão do público foi imediata, com as aventuras, peripécias e perigos vividos pela tripulação da nave espacial "Enterprise" a serem seguidas, com enorme interesse e entusiasmo, pelas famílias portuguesas e, em particular, pelas crianças e adolescentes.

Entusiasmados pela série televisiva, milhares de jovens da altura fizeram a respectiva colecção de cromos com o mesmo nome da série, editada pela Acrópole. A colecção era constituída por 460 cromos (numa caderneta de 36 páginas) alusiva a 23 episódios de "O Caminho das Estrelas".

Inspirada nesta série, e para além da edição da respectiva colecção de cromos, em 1978 também foi editada e distribuída pela Agência Portuguesa de Revistas, uma revista de banda desenhada com o título "O Caminho das Estrelas", a qual incluía histórias inspiradas na série televisiva homóloga.

Mais recentemente, foram editadas em DVD as duas séries originais com as aventuras completas de Kirk, Spock, a Enterprise e todo o Universo conhecido e desconhecido.

Colaboração de Alexandre Ribeiro"
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PROGRAMAS, CONCURSOS E SÉRIES DE FICÇÃO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group