Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

E a escola de hoje? Será assim tão diferente?!

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : A MINHA ESCOLA
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Carla Alves

Local/Origem: Aveiro

MensagemColocada: Qua Ago 23, 2006 12:05 pm    Assunto: E a escola de hoje? Será assim tão diferente?! Responder com Citação

Abri este tópico porque frequento um curso superior que me dá uma visão sobre a "escolinha" de hoje... Ensino Básico - 1º ciclo Smile

É certo que alguns anos já passaram desde que deixei a minha escolinha primária da aldeia mas... hoje, quando entro numa sala de aula "moderna" (deve ser por terem computador Laughing Laughing ) vejo que pouca coisa mudou! As crianças continuam a beber leite de pacote, a passarem bilhetes às escondidas, a pregar partidas aos colegas, a fazerem trabalhos manuais para colocarem nas paredes, a venderem rifas para arranjarem dinheiro para um passeio, a detestarem matemática (salvo raras excepções Smile ) e sobretudo a serem, tal como nós fomos, crianças!

É certo que algumas técnicas de ensino aprendizagem mudaram (felizmente!!), as brincadeiras dos miúdos também (talvez porque têm outros brinquedos e outros meios que nós não tínhamos!), até os temas de conversa são um pouco diferentes mas o essencial, na minha opinião está lá! Continuam a sonhar, a querer saber mais e mais e a crescer...

Acima de tudo são crianças que vivem um tempo e uma época em tudo diferente da nossa!! Talvez daqui a 20 anos estejam também a conversar sobre a sua infância e a dizer "aquilo é que era... foi um tempo mágico!!"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Stracciatella

Local/Origem: Covilândia

MensagemColocada: Qui Out 12, 2006 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que algo que mudou foi o respeito...

A minha mãe é auxiliar numa escola primária e às vezes vou lá...muitas crianças infelizmente já não teem respeito pelos professores, nem pelos pais nem por ninguém Confused Algo que mudou muito também foi a linguagem...infelizmente vejo crianças na 4ª classe que sabem mais asneiras do que eu actualmente e não teem vergonha de dizer à frente de qualquer um...

Mas mesmo assim, continua-se a conseguir passar uma grande tarde com eles, relembrando um pouco a nossa infância também Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

bonecadeporcelana

Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Jul 01, 2010 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Stracciatella escreveu:

Acho que algo que mudou foi o respeito...
...infelizmente vejo crianças na 4ª classe que sabem mais asneiras do que eu actualmente e não têm vergonha de dizer à frente de qualquer um...

Tens razão. Lembro-me que , uma vez um aluno meu, com 6 anos , perguntou-me se uma determinada palavra era um palavrão e eu disse que não porque desconhecia o termo.
Quando comentei o caso com o meu namorado é que ele me disse que aquilo era um palavrão. Embarassed
Mas se calhar até foi positiva a minha ignorância. Rolling Eyes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

ASantos

Local/Origem: Benfica / Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jul 31, 2010 5:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Como já dito no inicio, apesar dos materiais diferentes, o espírito humano continua a ser o mesmo.
O que me faz confusão e sem querer comparar com a escola de outros tempos, é o método de ensino que é praticado actualmente... Tenho duas sobrinhas e a mais velha (9) que passou de ano para o 1ºBásico(? 5ºano de escolariedade), lê HORRIVELMENTE MAL o que será estranho (penso eu) quando começar com as multiplas disciplinas.

Com a mais nova e aquando na 1ªclasse, a minha cunhada ia tendo um "ataque de nervos" quando perguntou pelo estranho desenvolvimento escolar (da sua perspectiva) e a prof respondeu que "... agora não obrigamos nada e aprendem gradualmente comforme a disponabilidade (vontade?) das crianças..." Shocked Very Happy Esta pequena que é uma rebelde (espero que não chegue a terrorista Wink Very Happy ) que diz "...não gosto da escola e não preciso dela para nada" e que diz" que os adultos tem a mania que mandam nos mais pequenos(! Very Happy )", não nos soube dizer se tinha passado para a 3ªclasse (por ter noção do que sabe ou não sabe? - por insegurança? - por desinteresse (minha escolha...)?". Passou e parece que vai fazer o mesmo percurso que a mana...

Quanto ao computador, maldito Evil or Very Mad "Magalhães" que me tirou o prazer de ensinar às minhas sobrinhas como "mexer" nesta máquina... Wink Very Happy Elas já sabem tudo!!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : A MINHA ESCOLA Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens