Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Bicho da Seda - Todos os anos era a mesma saga...

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 4:13 pm    Post subject: Bicho da Seda - Todos os anos era a mesma saga... Reply with quote

...Chatear os pais para ir arranjar folhas de amoreira para alimentar toda a bicharada. E depois havia os favoritos que (coitados!) lá tinham de andar comigo para trás e para a frente dentro do estojo de lata. E alimentá-los bem para os ver crescer e engordar a olhos vistos. Ai que lindos que eles eram quando ficavam gordos que nem uns texuguinhos. A parte dos casulos já era mais desagradável, e das borboletas então... nem se fala.
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 6:13 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tive vários e quando andava no ciclo havia uma amoreira no pátiom então era o pessoal todo a apanhar folhas para os bichos. Era pena era durarem tão pouco. E era giro vê-las depois como borboletas. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 6:36 pm    Post subject: Reply with quote

Olá

Bicho da seda não tive. Sad Mas tive alguns grilos e era do género, também lhes dava folhas de alface.
Era uma pena quando chegava à gaiola e estavam de pernas para o ar. Embarassed
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Thu Mar 16, 2006 1:32 pm    Post subject: Grilos em gaiola Reply with quote

Pois é... os grilos! Também tive. Lembro-me que nas férias de Verão, nas temporadas que passava em casa dos meus avós, o meu avô me arranjar uma pequenina gaiola de plástico (penso que específica para grilos) e de lá enjaular um grilo. E também alimentava com folhas de alface. Laughing
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Leo
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 2:34 am    Post subject: Reply with quote

Lindo! Eu tinha um namoradito na escola que me ia buscar folhas para os bichos da seda. Quando as árvores ficaram carecas, tive de os alimentar a alface. Sobreviveram. Laughing
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 5:16 pm    Post subject: Reply with quote

Bastou-me têlos 1 ano....
Sujavam-me a caixa toda, e quando as borboletas puseram ovos, nunca mais nasciam... por isso deitei-os fora...
também dava cá 1 trabalho limpar a caixa...
logo no primeiro dia em que os tive (deram-me 14 logo de 1 vez), 1 macho morreu logo esborraxado no chão, enquanto eu fazia a cama no colégio... não sabia que eles trepavam paredes, por isso deixei a caixa aberta na mesa de cabeceira durante a noite... no dia seguinte ja tavam espalhados pela camarata toda... Confused
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Mar 28, 2006 11:06 pm    Post subject: Re: Todos os anos era a mesma saga... Reply with quote

[Há no mercado sugos de hortelã pimenta!!
Já na altura eram dificeis de arranjar e eram maravilhosos.
Ainda me lembro de quando custavam 2,5 escudos
Back to top
Guest






PostPosted: Wed Mar 29, 2006 9:16 am    Post subject: Re: Todos os anos era a mesma saga... Reply with quote

xuxu wrote:
[Há no mercado sugos de hortelã pimenta!!
Já na altura eram dificeis de arranjar e eram maravilhosos.
Ainda me lembro de quando custavam 2,5 escudos


Descobri há bem pouco tempo que estão de novo à venda. Comprei mas constatei que não são iguais. Crying or Very sad São bem piores!
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Apr 04, 2006 12:52 pm    Post subject: Reply with quote

Cheguei a ter dentro de uma caixa pirilampos que apanhava no quintal quando o tempo começava a aquecer, para ve-los a brilhar a noite.
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue Apr 04, 2006 4:35 pm    Post subject: Reply with quote

Cláudia wrote:
Cheguei a ter dentro de uma caixa pirilampos que apanhava no quintal quando o tempo começava a aquecer, para ve-los a brilhar a noite.



isso era mais vê-los a morrer... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Apr 05, 2006 1:38 pm    Post subject: Reply with quote

Naquela altura tinha piada, agora já não. Mas passave horas com o meu irmão atrás deles pelo quintal. Agora já nem pirilampos vejo.
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Apr 07, 2006 1:41 pm    Post subject: Reply with quote

Já ha pouquíssimos, Crying or Very sad É raro conseguir-se ver
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Apr 18, 2006 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eh eh!
Eu tinha de andar por ai a procura de folhas para alimentar aqueles esfomeados. Coitadas das arvores.
Depois de ver uma caixa de sapatos apinhada deles, comecei a pensar que era altura de parar. Laughing
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon May 08, 2006 9:53 pm    Post subject: Reply with quote

Foi na 4ªclasse que eu aderi à moda e lembro-me de um amigo me ter esborrachado um bicho da seda com a mão contra a secretária...era só pus verde!!! Laughing Razz
O que eu não gostava era quando se transformavam em borboletas pois tinha medo e impressão delas. Por isso largava-as na varanda e elas que voassem dali para fora! Confused
Back to top
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Tue May 23, 2006 9:49 am    Post subject: Reply with quote

Eu adorava os bichos. Mas nunca gostei das borboletas, confesso que me faziam impressão. Blharc! Confused
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Nuno Vedder



Joined: 13 May 2006
Posts: 21

PostPosted: Wed May 24, 2006 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Mais um a juntar ao clube dos nostálgicos...
Lembro-me q fazia os meus pais todas as semanas a percorrer mais de 50 km para ir buscar folhas para os meninos....

Ai ai...
miss ya
_________________
I Did What I had to do .... And If there was a reason it was you...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Fri Oct 20, 2006 4:46 pm    Post subject: Reply with quote

Também fiz criacção dos bichos da seda claro!
Eu até simpatizava com eles em todas as suas fases, acho mas é que os manipulava demasiado porque morriam bastantes, depois de ter alguma experiêcia passei a ter mais cuidado qd lhes tocava e a taxa de sucesso já foi maior.
Não tinha grandes problemas com as folhas de amoreira porque havia umas quantas no largo da luz que era junto à minha casa (e tanto quanto sei ainda lá estão).
Uma vez deixei os ovos numa caixa de cartão em cima do guarda-fatos e nunca mais me lembrei deles. Eles eclodiram e à falta de melhor foram comendo os restinhos de chocolate de um papel de prata que estava por lá. Lembro-me que me senti um bocado culpada e fui buscar logo uma folhinha de alface para lhes dar, e no dia seguinte dei-lhes logo folhas de amoreira.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Jan 22, 2007 12:38 pm    Post subject: ALFACE?? Reply with quote

comem folhas de alface????
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jan 22, 2007 3:50 pm    Post subject: Reply with quote

Por vezes quando são muito tenras e a fome é muita chegam a comer, mas não como alimentação, se der só folhas de alface acabam por morrer.
Tem mesmo que ser folha de amoreira (árvore).
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group