Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros uma aventura
Goto page 1, 2, 3, 4, 5  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rmgcb
Guest





PostPosted: Thu Feb 09, 2006 11:37 am    Post subject: Livros uma aventura Reply with quote

Quem nao se lembra das gemeas teresa e luisa e o caracol, o pedro , o chico e o joao e o faial?

Só sei que ainda hoje tento comprar todos os livros que saiem apesar de já não os ler com a assiduidade de antigamente mas continuam muito bem na minha estante Very Happy
Back to top
pedrotuga
Guest





PostPosted: Wed Mar 01, 2006 2:25 am    Post subject: Reply with quote

Epa... parece que, se não contarmos com o autor vou ser o primeiro a falar sobre estes livros indissociáveis da literatura juvenil portuguesa.

Grandes livros... muitas coisas aprendi...

lembro-me de tantas passagens tão bem...

o joao com os simblos escritos nas costas (ferias do natal)
a corrida de bicicletas (terra e mar)
a velha televisao das gemeas com as letras escritas
os buracos na terra (na aventura na escola)

e muuuuuuuuuitas muuuuutias outras

as gémeas a voltarem a terra dos avós passados mais de dez anos...

grandes memórias!
grandes livros... tenho k ler um destes recentes para ver como andam.
Back to top
Guest






PostPosted: Fri Mar 03, 2006 11:23 am    Post subject: Reply with quote

Estes livros sao simplesmente do melhor que ja se fez em literatura juvenil.
Lembro-me de uma situação de estar a ver televisao com a minha mae e de aparecerem imagens do cabo espichel. Eu nunca tinha estado la mas reconheci imediatamente o local porque tinha lido Uma Aventura na Falesia, e a descrição era tao clara que reconheci imediatamente.

Aprendi imenso com estes livros, desde a historia do aqueduto das aguas livres ao que era a Custodia de Belém....
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Mar 09, 2006 4:12 am    Post subject: Reply with quote

Parabéns pelo fórum.
Eu tenho grande parte destes livros. Gosto d eler estes livros, que são parte da minha vida pois li os livros vezes sem conta e identifico-me com aqueles personagens.
Quando andava no 5º ano, a Ana Maria Magalhães foi à escola onde andava falar dos livros e foi bom conhecê-la, conhecer as histórias pela boca dela, conhecer a origem dos livros, excelente!!
E há um com história na minha terra, Coimbra: Uma Aventura na Quinta das Lágrimas.

Outro momento que me lembra os livros: o nevão em Lisboa e a aventura com os ingleses no Algarve!! E a viagem à Serra da Estrela...
E que pensam da série televisiva?

É verdade, aqui está o site das colecções: http://www.uma-aventura.pt Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 10, 2006 3:50 pm    Post subject: Uma Aventura... Reply with quote

Viva,

grande colecção, tenho todos os livros.
Ainda hoje (com 24 anos) compro quando sai um novo, apesar da emoção da leitura das Aventuras já não ser a mesma.

Já o mesmo não se pode dizer da série televisiva: fraca, previsivel, publicidade descarada e algumas alterações às histórias originais.
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 10, 2006 9:06 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, da série não gostava das gémeas iniciais mas estas já estão melhores. O jovem que puseram a fazer de Chico é talentoso, mas devia ser um mais corpulento como o retratado nos livros.
E depois as mudanças de horário etc.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
interessada



Joined: 16 Mar 2006
Posts: 35

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 3:19 am    Post subject: Reply with quote

Eu li alguns livros de Uma Aventura e ainda os tenho guardados. Eram óptimos livros, acessíveis para a idade, mas acho que a adaptação para a televisão não foi das melhores, mas enfim ver na tv nunca fica exactamente igual como se lê nos livros, porque à medida que íamos lendo a descrição dos acontecimentos sentiamo-los como se fôssemos os protagonistas. Razz Acho que a série quebra um bocadinho essa mística. Wink

Mas é o que foi possível fazer, por isso o que interessa é fazer-se. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Guest






PostPosted: Tue Mar 21, 2006 10:18 pm    Post subject: Reply with quote

A Ana Maria Magalhães também visitou o colégio onde andei, respondeu simpatica e pacientemente às perguntas que montes de crianças fascinadas lhe colocaram...lembro-me que foi uma verdadeira surpresa, uma vez que nunca esperei que viesse à Madeira!!! Shocked
Back to top
pauloAlex



Joined: 23 Mar 2006
Posts: 13
Location: Lousada

PostPosted: Thu Mar 23, 2006 4:11 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda hoje compro os livros que vão saindo... tenho todos.

Já não tenho paciencia para ler, se bem q as vezes ainda tente Smile

Continuo com uma dúvida de uns bons 12/13 anos... a diferença das gemeas????

Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Carolina Pereira
Guest





PostPosted: Mon Mar 27, 2006 12:40 am    Post subject: Reply with quote

a nível nacional, a melhor colecção juvenil, sem dúvida. comprei mesmo quando já era mais crescidinha e já não queria destes livros mas há uns anos parei. talvez deva recomeçar. ou então quando houver filhos lol.
Back to top
Guest






PostPosted: Mon Mar 27, 2006 12:42 am    Post subject: Reply with quote

pauloAlex wrote:

Continuo com uma dúvida de uns bons 12/13 anos... a diferença das gemeas????

Rolling Eyes


penso que são sinais/sardas nos olhos. uma tem e outra não ou algo assim. em algumas edições vinha na contracapa.
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Apr 06, 2006 6:46 pm    Post subject: Reply with quote

Adoro esses livros, ainda hoje os compro. Quanto à série na tv acho horrivel: as primeiras gémeas eram péssimas, a linguagem está completamente alterada, o caracol na primeira série nem sequer era um caniche, o faial é um pastor alemão enfezado, as histórias foram modificadas, o chico actual é simpático mas não é corpulento... enfim... não consigo concordar com estas adaptações...
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Apr 14, 2006 9:51 am    Post subject: Uma referência! Reply with quote

Pessoalmente, os livros da colecção "Uma Aventura" surtiam o efeito em mim, tal como hoje em dia se joga ao euromilhões quando há grande jackpot. Mal sabia que tinha sido editado um novo, ia logo a correr! Tenho a colecção considerávelmente grande. Mas infelizmente não a completei... Provávelmente é o que irei fazer. Os livros da "Uma Aventura" foram a minha companhia durante os 2 meses que estive em convalescença, depois de um atropelamento quanto tinha 10 anos. E realmente só com aqueles livros é que eu conseguia sair da cama e viver aquelas "aventuras" como qualquer miudo as sonha viver.
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Apr 24, 2006 10:58 pm    Post subject: Reply with quote

Adorava estes livros e conseguia criar com a imaginação, verdadeiros mundos de perigos e emoção! Quando passou para a televisão mais recentemente, fiquei desiludida pois afinal não parecia tão perigoso como isso...alem de que muitos actores eram de péssima qualidade! Evil or Very Mad
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Apr 25, 2006 1:58 am    Post subject: Reply with quote

Eu lia os livros e estava mortinho por saber o final!! E os das Viagens No Tempo dos Castelos são o máximo!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
interessada



Joined: 16 Mar 2006
Posts: 35

PostPosted: Thu May 04, 2006 9:11 am    Post subject: Reply with quote

pauloAlex wrote:

Continuo com uma dúvida de uns bons 12/13 anos... a diferença das gemeas????

Rolling Eyes


Se for pela série, acho que eram por alguns sinais a mais que uma tinha e a outra não... mas vi uma das capas dos livros em que a diferença era uma ter mais sardas que a outra. Mas de resto parecem iguaizinhas. Laughing

Não gosto mesmo muito da série, apenas me lembro dum episódio ou outro mais empolgante devido ao enredo e não pelos autores. Os miúdos parece que foram escolhidos um bocado para uma série que não brilha muito... Confused Ao passo que nas novelas da TVI os actores estão escolhidos a dedo. Porque será? Confused Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Thu May 04, 2006 10:58 am    Post subject: Reply with quote

Também gostava de ler esta colecção. Eu faço anos no Verão (calhava sempre nas férias grandes) e lembro-me de estar de férias no Algarve e de receber de presente o livro "Uma aventura no Algarve" o que teve a sua graça Laughing . Ainda li outros mas não tenho todos Crying or Very sad
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Sep 14, 2006 9:28 am    Post subject: Reply with quote

Quote:
Psst, podem falar das Patrícias por mensagens privadas ou email, ou criem um tópico para elas noutro sítio?? É que aqui fala-se de Uma Aventura!

Bem, qual a vossa história preferida?? Eu gosto do primeiro porque conta o início do grupo e do outro na Serra da Estrela...


Lino, sabes aquela tua "queixa" no outro post que era da Aventura, e passou a ser da "Patrícia"? Pois tinhas razão, mas o nosso amigo Mistério nunca mais nos dava um tópico só nosso! Agora já temos, prometemos não melgar mais Smile

... MAS, também leio os livros de Uma Ventura Smile pois é! Concluí a colecção no início deste mês! 48 volumes é "muita fruta"!

Neste momento estou a ler o nr 28, que é "Uma Aventura em França", e não sei se é por estar a lê-los de "rajada", todos uns a seguir aos outros, mas este está-me a parecer mais fraquito... e já vou a meio! Vou continuar, porque não sou de abandonar as coisas a meio Smile

As minhas aventuras preferidas, mantêm-se desde a minha adolescência, sabes? Vou lendo aventuras que não conhecia, mas as que eu já gostava mesmo, continuam a ser as minhas predilectas:
- Uma Aventura na Cidade (é o primeiro volume, e é sempre giro vermos como é que um grupo se juntou... e depois o final é muito original!)
- Uma Aventura Entre o Douro e Minho (achei muito dinâmica... andam muito de terra em terra, na zona do minho, e fala de história, que é um assunto que eu acho apaixonante!)
- Uma Aventura no Porto (passa-se na minha cidade, e fala de mistérios relacionados com a sua história que são muito empolgantes e que ficam em aberto!)
- Uma Aventura na Páscoa (fala de um nevão em Lisboa, que se antevê sempre divertido, e é uma aventura que gira em torno da Custódia de Belém que é um tesouro nacional lindíssimo!)

Depois das que ainda não conhecia, e que li recentemente, Uma Aventura nos Açores, também é muito gira!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Sep 14, 2006 11:52 am    Post subject: Reply with quote

Uma Aventura em França é engraçado, mas não o meu favorito. Os últimos ainda não tenho e o da Quinta das Lágrimas ainda tenho que acabar... gosto do outro passado na Escócia e depois quando o outro vem a Portugal... o da Escola é engraçado pois tem o assalto e as histórias todas... mas o da Serra é lindo...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Sep 14, 2006 4:59 pm    Post subject: Reply with quote

A da Serra da estrela ainda não li Smile lá chegarei!

No meu post anterior confundi um livro, eu queria dizer que tinha gostado muito do livro "Uma Aventura em Cabo Verde", e não "Uma Aventura nos açores", porque como estou a lê-los por ordem ainda não cheguei esse! Embarassed

O de França é como te digo, ainda vou a meio, mas ou é do cansaço ou então é uma aventura mais fraquita do que as outras Smile

É verdade e o que achaste da aventura no Deserto? Também é gira, apesar de ser um bocadinho mirabolante, utópica até quiça Smile

Estou ansiosa por chegar aos ultimos volumes... já passei do meio da colecção e não noto uma evolução muito grande nas personagens em termos de idade... será que eles vão ficar eternamente da mesma idade?

Uma coisa que descobri há pouco tempo, é que inicialmente as autoras tencionavam acaar a colecção no numero 25 (precisamente "Uma Aventura em Cabo Verde", mas como receberam milhares de cartas a pedir para continuarem com a colecção, elas acederam ao pedido... De momento não sei se têm alguma meta em termos de numeros... mas apesar de ser uma colecção engraçada, começo a pensar que se calhar já são muitas aventuras, não achas? Se calhar podiam fazer como fez a Enid Blyton, acabar a colecção, e começar uma ligeiramente diferente com o mesmo tipo de registo... Da forma que a colecção vai, nunca vai chegar ao estatuto de "vintage" porque continuam a editar o slivros todos... e isso pelo menos para mim, fica sem um pouco de magia (a saudade de algo também é gira, como tão em o prova o próprio ite do Mistério Juvenil...)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Sep 15, 2006 4:03 am    Post subject: Reply with quote

Bem, eu gosto deles, apesar de já ter perdido a identificação que tinha com aquilo. Creio que a série de tv tb tirou alguma magia pois os actores tornam os personagens demasiado explícitos e além disso estão sempre a mudar (apesar de preferir as actuais gémeas)...
No Deserto já não me lembro... Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Sun Oct 08, 2006 5:22 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda há pouco tempo estava a arrumar a arrecadação e encontrei a minha coleção...pus-me a folhear alguns, agarrei no Uma Aventura na Cidade e quando dei por mim já ia a meio do livro...foi muito bom pra recordar as tardes a ler Razz
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA All times are GMT
Goto page 1, 2, 3, 4, 5  Next
Page 1 of 5

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group