Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Condessa de Ségur

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Mon Oct 30, 2006 12:15 pm    Post subject: Condessa de Ségur Reply with quote

Lembro-me de lêr "os desastres de Sofia", "Meninas Exemplares" e "joão que chora e João que ri".
Na altura não gostei do excesso de intuito moral dos livros, até porque em algumas coisas discordava da opinião transmitida. Por outro lado os personagens e os ambientes eram muito interessantes e as histórias entusiasmantes. Hoje em dia reconheco-lhes a qualidade e respito as diferenças de julgamento que se devem sobretudo às diferenças de épocas.
E então mais alguém leu?
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Oct 30, 2006 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

Li "As férias" e outro...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Mon Jan 15, 2007 1:51 pm    Post subject: Reply with quote

Estou a ler...

As personagens são sempre muito parecidas, mas os livros têm algum interesse, para mim os melhores são os da triologia: Os desastres de Sofia, As meninas exemplares e As férias. Mas, Memórias de um burro, O corcundinha e Depois da tempestade também são muito giros Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Jan 17, 2007 1:31 pm    Post subject: Reply with quote

Ah sim o outro que li foi os Desastres de Sofia... mas preferi As Férias. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Fenix



Joined: 07 Dec 2006
Posts: 7
Location: Faro

PostPosted: Thu Jan 25, 2007 4:34 pm    Post subject: Reply with quote

O primeiro livro que li foi "Os Desastres de Sofia". Lembro-me que estava na 2ª classe e que dei umas boas gargalhadas ao lê-lo. Posteriormente li vários livros da Condessa de Ségur, todos eles de capa dura da colecção do Círculo dos Leitores, mas nenhum que se comparásse aos "Desastres" e a um conto da Condessa que se chama "Blondina, Corça Branca e Pêlo de Arminho", o meu preferido.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Sun Jan 28, 2007 1:57 am    Post subject: Reply with quote

Claro que também li os livros da condessa de Ségur . Gostei dos " Desastres de Sofia" com o chá especial que ela preparou às amigas e a boneca de cera que o pai lhe oferecera , "As meninas exemplares " que era uma sequela ou prequela ( não sei bem ) dos" desastres" , adorava " Memórias de um burro" - principalmente a parte do incêndio ; " Blondina" ( não era esse que falava de um jardim encantado no qual ela ficava presa) , " A Menina insuportável" - a Gisela era terrível - " um bom diabrete" e havia um de um bebé que tinha tatuado uma âncora e era encontrado por um casal mas não lembro o título do livro. Qual era a editora que publicava , era a Verbo?
Back to top
View user's profile Send private message
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Sun Jan 28, 2007 2:24 am    Post subject: Reply with quote

A editora não era Verbo mas sim a Editorial Publica .





Back to top
View user's profile Send private message
Fenix



Joined: 07 Dec 2006
Posts: 7
Location: Faro

PostPosted: Thu Feb 01, 2007 12:50 pm    Post subject: Reply with quote

Blondina ficou presa num jardim encantado com uma corça branca e um gato chamado pêlo de arminho...Era uma princesa orfã com uma madrastá muito má!!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 2:10 am    Post subject: Reply with quote

Engraçado, tenho montes de livros destes, para mim eram, e são, como uma espécie de relíquia. Não só as histórias eram fantásticas, com personagens que eu achava super-reais, com ambientes interessantíssimos, como achava lindas as ilustrações.
Lembro-me que na altura a minha favorita era a tal da Blondina, já não me lembro bem porquê, se bem que me tenha comovido imenso com as Memórias de um Burro (sou doida por animais Embarassed ), e de me sentir impressionada com os Desastres de Sofia - já na altura eu achava muito chocante alguém ter tanto azar e fazer tanta asneira. Era demais para uma pessoa só... tinha mesmo muita pena da pobre rapariga Confused
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 8:21 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex: a história da Blondina existe nestas edições que eu tenho na capa ???
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sun Sep 09, 2007 7:31 pm    Post subject: Reply with quote

Ora bem , cá vão os livros que tenho com as histórias da Condessa e Ségur. Uma colecção das edições Asa, com edições já do final dos anos 80, chamada "Porcelana", da qual tenho 7 livros: As Férias, As Infelicidades de Sofia, As meninas Exemplares, As Memórias de um Burro, Os Dois Patetas, Os Bons Meninos, e Guilherme, o Simplório.

Tenho também 2 livros da Verbo, com duas histórias cada um:
- A Cabana Encantada (história que eu também sempre adorei!) e O Bom Henriquinho, da Difusão Verbo, 1983 - segundo uma nota no final do livro estas seriam duas histórias extraídas do livro "Os Novos Contos de Fadas"...
- Blondina, Corça Branca e Pêlo-de Arminho e O Joaõzinho Bom (basicamente, a mesma história do Henriquinho, que eu até não curto muito, porque o acho "certinho" demais, mas pronto... Razz ), da Verbo Infantil, não há meio de encontar a data...

Segundo uma investigação que fiz na net, e só encontrei informação em francês (eu e as novas tecnologias Embarassed ), a história da Blondina, na sua edição original, também faz parte do tal livro Novos Contos de Fadas. Mas tal como existe neste meu livro, também deve existir noutras edições. O raio da história é mesmo fixe.... Não sei porquê acho-a mais adulta, mais sombria e romântica que a obra dela no geral. Adoro!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Mon Sep 10, 2007 1:42 pm    Post subject: Reply with quote

na capa Embarassed queria dizer na cábula... Rolling Eyes

Obrigada, Paulex, faz parte dos Novos Contos de Fadas, já estou mais descansada Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Tue Sep 11, 2007 10:03 am    Post subject: Reply with quote

Manuela wrote:
na capa Embarassed queria dizer na cábula... Rolling Eyes

Pareceu-me que sim.. no problem... Razz
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Fri Sep 14, 2007 5:58 pm    Post subject: Reply with quote

Ora aqui está algo que li... só ja nao me lembro qdo! Mas deve ter sido pla altura da primaria.

A capa que alguem pos corresponde mais ou menos ao q eu me lembro.

Curioso é como de livros eu nunca me lembro mto das historias... em troca se for algo q tenha visto na TV é raro n me lembrar sempre bem.

Nao sei como sei q gostava desta historias, mas n me lembro de mais nada q a elas diga respeito!

Eu n tenho livros pq estas leituras da Condessa corresponderam ao periodo em q usava uma alfarrabista (q ja nao existe, plo menos no mesmo sitio). Ora trazia 2 ou 3 p ler ora levava p trocar por otros, raramente perdia $, era insignificante a quantia.
Nunca ficava c nada, pq n me cativavam assim tanto. Eventualmente fiquei c os ultimos q li mas q acho q nao era desta colecçao - só indo confirmar.
Estava tentando dar uma hipotese ao gostar de ler, a ver se achava algo q me agradasse mesmo, p perceber se tinha realmente algum encanto ler. Mas li e li e n me encantei...

Enfim, nao será p todos perceber o encanto da palavra escrita!
Back to top
View user's profile Send private message
su mota



Joined: 11 Mar 2010
Posts: 73
Location: Porto

PostPosted: Wed Jul 07, 2010 1:26 pm    Post subject: Blondine Reply with quote

A Blondine é um dos contos de "Os novos Contos de fadas" , guardo esse livro com muito carinho, e tambem o "um bom diabrete"

Tenho o "Novos Contos de Fadas" e "Um bom diabrete" que guardo com muito amor pq foi o ultimo presente de aniversario antes da minha mãe falecer.... tinha eu 13 anos...
_________________
Lá em cima está o Tiro Liro Liro, cá em baixo está o Tiro Liro Ló...
Back to top
View user's profile Send private message
CC



Joined: 18 Apr 2006
Posts: 206

PostPosted: Fri Nov 26, 2010 4:18 am    Post subject: Reply with quote

Li "Os desastres de Sofia" mais do que uma vez! Tenho gravados na memória os episódios do chá, do pobre do burrinho (na altura, acho que me fazia uma pena especial ver como a Sofia o tratava), da boneca que ela acaba por estragar!

Também li "As memórias de um burro", que, aliás, deram origem a uma série de animação (creio que francesa), mais conhecida por "Cadichon" (o nome do burrinho Smile ). A propósito, quem se lembra dessa série?
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Fri Nov 26, 2010 2:05 pm    Post subject: Reply with quote

CC wrote:


Também li "As memórias de um burro", que, aliás, deram origem a uma série de animação (creio que francesa), mais conhecida por "Cadichon" (o nome do burrinho Smile ). A propósito, quem se lembra dessa série?


Cadichon não conheço
Excerto no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=exWfWD1gkOM
E a introdução: http://www.youtube.com/watch?v=a1Lv54yIvRU
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group