Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

NATAL - O brinde do Bolo Rei
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : ALIMENTAR
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 4:42 am    Assunto: NATAL - O brinde do Bolo Rei Responder com Citação

Hoje estava a olhar para uma vitrina que tenho com alguns objectos e vi um pequeno crachá que em tempos me saiu como brinde no Bolo Rei.
Provavelmente muitos de vocês recordarão desta tradição que agora se perdeu. para além da fava havia também este habito. Penso que se deixou esta tradição por ter sido proíbido, pois tornava-se perigoso, dizem. Este que vos mostro saiu num comprado na década de 80 no Pão de Açucar na Av. da Boavista (Porto), hoje Pingo Doce. Ainda recordo-me, vinha embrulhado num papel vegetal.

Editado pela última vez por misterio em Qui Nov 09, 2006 3:18 pm, num total de 2 vezes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Strawberryzinha

Local/Origem: Carnaxide

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

sim =o) Ainda me lembro!!!

Nos dias de hoje para o bolo ter brinde tem de ser grande, ou seja não pode não dar nas vistas lol!!!
Lembro-me de quando compravamos Bolo Rei de a minha mãe andar a tentar ver onde estava o brinde por minha causa, porque eu queria =o) à força toda ser eu a dona dele =o) Havia miniaturas de todos os tipos, medalhas, sei lá eu!

Agora os mais giros que achei foi uns animais em porcelana bem engraçados =o) ou então figuras de santos!

Um dia (depois de arrumar as minhas gavetas), prometo tirar fotos a essas coisas todas e meter aqui no site =o)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Lino

Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 3:35 pm    Assunto: Responder com Citação

A moeda de dois cêntimos também lá vinha ou era o emblema do supermercado?
Eu lembro-me do brinde e da fava, a quem calhasse a dita cuja comprava o bolo rei do ano seguinte.
Preferem o bolo com frutas cristalizadas ou frutos secos?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador

Strawberryzinha

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

acho que a ideia do mistério foi ter algo para comparação de tamanho! para as pessoas terem noção que os brindes eram do tamanho de uma moeda de 2 ctms
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Lino

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah ok... é que a fava e o brinde aqui não são tão grandes... acho que a fava era uma coisa tipo feijão negro, só que maior e dura...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador

Strawberryzinha

MensagemColocada: Qui Nov 09, 2006 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

lololol... aqui depende do local onde compras mas tens grandeeees favas... daquelas que até dá para cortares ao meio e fiu fiu fiu... eu a fava nãaaa lol era um fruto seco ;p!

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sex Nov 10, 2006 5:42 am    Assunto: Responder com Citação

Lino, Daaaaa, na década de 80 ainda não havia euros.
Estou a brincar, é para terem um termo de comparação, porque o crachá é mesmo pequeno.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Lino

MensagemColocada: Sex Nov 10, 2006 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois eu reparei a seguir, que comentário idiota... Embarassed

Stracciatella

Local/Origem: Covilândia

MensagemColocada: Sex Nov 10, 2006 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu só apanhei o fim desses brindes (cá em casa só se começou a comprar bolo rei pouco antes de ser proibido) e saía-me sempre umas chupetas de bébé, todas em metal...era um pouco chato ser todos os anos a mesma coisa...(os meus pais compravam todos os anos na mesma pastelaria)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Alpha

Local/Origem: Lisboa/Coimbra

MensagemColocada: Ter Nov 14, 2006 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

uma vez saiu-me um sapato lol
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Anonymous
Visitante

MensagemColocada: Qui Dez 07, 2006 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Lembro-me de ter muitas coisa em metal que saia no bolo rei, quando se começou a falar que ia ser proibido, o Pão de Açucar, fez um bonequinhos de loiça que era o presépio, tenho muita pena que tenham acabado, eu e os meus irmãos comiamos o bolo rei todo de seguida até encontra-mos o brinde, quando saia, já não comiamos mais bolo, a minha mãe ficava Twisted Evil.

Adoro esta época, de fazer a arvóre de Natal (artificial). Mas dantes quando era pequena, costumavamos todos ir apanha-la, iamos a um pinhal que ficava mais próximo de casa com o cão, depois escolhiamos a mais bonita e vinhamos a arrasta-la até casa, brigava-mos uns com os outros porque todos queriamos traze-la, além de trazer-mos um saco com musgo, e ficavamos o resto do dia a fazer a arvóre, que nostalgia Crying or Very sad

Anonymous
Visitante

MensagemColocada: Ter Dez 12, 2006 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Durante alguns anos coleccionei pequenas figuras de metal que saíam nos bolo rei, embrulhadas em papel vegetal. Era sempre uma alegria encontrar.
Depois guardava as figurinhas (tesouros) e uns anos mais tarde, decidi utilizá-los para substituir peças de jogos de tabuleiro. Em vez dos pinos de cores usava cartolas, sapatos, chuchas, dados... todas as figuras...
Lembro-me que na altura em que foi proibida a venda de bolos com miniaturas uma colega de trabalho do meu pai tinha engolido uma... Nunca percebi muito bem como, será que ela pensou que era um fruto seco?? Devia ser muito glutona!
Se calhar foi por casos semelhantes que terminou a tradição, mas era muito divertida.

Uma vez também tentei comer uma fava, escusado será dizer que não consegui... e sabia mal Laughing

Strawberryzinha

MensagemColocada: Qui Dez 20, 2007 2:42 am    Assunto: Responder com Citação

eu engolia medalhinhas...
ha pessoas que têm dificuldades em engolir por exemplo medicamentos de certo tamanho... logo por essa algo metalico não passaria já pelas outras... só não percebo é como é que não mastigavam...

Blue Angie

Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: Qui Dez 20, 2007 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Lembro-me que não gostava de Bolo-Rei pelos frutos cristalizados que este tinha, mas sempre quis o brinde.
Então como eu gostava do açúcar que tinha por cima do bolo, "lambuzava" um bocadinho daquilo e daí que espeto o meu dedo no fundo do bolo e sinto um papel lá dentro.

"Ó Mãe, olhó brinde. Já o achei."

A mi mãe cortou o bolo e lá achei o brinde...

É o carneirinho de cor de pele. O resto são alguns biblôs que tenho desde criança e estou a fazer umas trocas/vendas com eles.

Quem quiser o carneirinho por alguma coisa boa, é só dizer Laughing Laughing

25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador

Karura_

MensagemColocada: Ter Abr 29, 2008 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Shocked eu tenho montes de biblôs guardados numa caixa de sapatos! acho que tenho um igual a esse pinto ou lá o que é! lol

Encarnado

MensagemColocada: Qua Abr 30, 2008 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Não faço ideia ao que terá acontecido aos brindes dos bolos rei que comi...

_tita_

Local/Origem: Almada

MensagemColocada: Qua Abr 30, 2008 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação

eu tenho alguns brindes guardados, dakeles que eram de metal. tenho pena q tenham tirado o brinde e a fafa do bolo rei, afinal era tradição Sad

Encarnado

MensagemColocada: Qua Abr 30, 2008 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá eu já estou à espera de quando a ASAE mande plastificar o estomago de todos para a comida não tocar em nada não vá fazer mal.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Dom Dez 29, 2013 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Não querendo fazer publicidade mas este ano o Pingo Doce tem brinde nos bolos-rei. São uma colecção de pequenos bonecos de porcelana que representam as personagens do presépio.

Flora

MensagemColocada: Qua Jun 04, 2014 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu trabalho no Pingo Doce e de facto foi com espanto que vi os brindes voltarem ao bolo, mas n tinha fava, o patrão quis trazer de volta parte da tradição, mas era fixe se metesse outra vez a fava junto com o brinde para o Natal de 2014.
Eu tinha em metal chupetas, laços, as bonecas foi o que mais me saiu. Agora são as figuras do Presépio coloridas.
Eu tenho sete figuras que me saíram em 2013.
6 reis magos e uma ovelha. LOL.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sex Jun 06, 2014 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Esperemos que volte a ser tradição e não só no Pingo Doce.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sáb Jan 06, 2018 3:03 am    Assunto: Responder com Citação

Brinde no bolo-rei é tradição, não proibição
RTP 05 Jan, 2018, 15:38 / atualizado em 05 Jan, 2018, 15:43 | País

Depois do Natal e do Ano Novo, as festas continuam até ao dia de Reis e, como manda a tradição, o bolo-rei continua na mesa dos portugueses. Mas há uns anos a legislação mudou a tradição e atualmente é difícil encontrar o brinde e a fava no bolo.

O Bolo-Rei típico desta altura das festas representa, segundo a história, as oferendas dos três reis magos. O doce tradicional português célebre por conter dois elementos surpresa misturados na massa.

Quem encontrasse no interior do bolo a fava seca tinha de pagar o bolo-rei no ano seguinte. A quem calhasse o brinde, que fazia a delícia das crianças, dizia-se que ganhava sorte.

Até há alguns anos o bolo-rei era confecionado e vendido com fava e brinde, normalmente de metal, misturados no bolo, mas após uma lei de 2011 relativa à mistura direta de brindes em géneros alimentícios é raro encontrar à venda o bolo com o tradicional brinde.

Mas é proibido comercializar bolo-rei com brinde? O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, confirma que a legislação que regula esta matéria não proíbe a venda do bolo com brinde, mas “houve um conjunto de requisitos que foram impostos para essa comercialização e, eventualmente, terá havido uma confusão com uma proibição generalizada”.Qualidade

O responsável pela ASAE garante que a lei não impede a comercialização do tradicional bolo-rei com brinde, apenas proíbe a venda de géneros alimentícios com mistura direta de brinde. Isto é, “não é proibido” mas também não é “permitido como era até há uns anos a esta parte”, diz Pedro Portugal Gaspar.
“Há uma possibilidade de comercialização sujeita a regras mais apertadas a dois níveis, quanto à substância e quanto à rotulagem”, acrescenta ainda.
A mistura indireta de brindes em géneros alimentícios é permitida, segundo a legislação, desde que obedeça a certos requisitos como: ser distinguíveis dos géneros alimentícios pela sua cor, tamanho e apresentação; satisfazer os requisitos estabelecidos na legislação relativa ao tipo de produtos que o brinde configure; e ser concebidos e apresentados de molde a não causar riscos, no ato de manuseamento ou ingestão, à saúde ou segurança dos consumidores, nomeadamente asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do aparelho digestivo
É comum associar a proibição da velha tradição de misturar o brinde no bolo-rei à ASAE, mas Pedro Portugal Gaspar contraria esta ideia.Share

A legislação que condicionou a comercialização do tradicional Bolo-Rei, com brinde e fava, era referente apenas à mistura direta do brinde no bolo. No entanto, também a fava deixou de aparecer no bolo. A lei também abrange a fava?

O bolo-rei, contrariamente ao que se pensa nos últimos anos, pode continuar a ser confecionado e comercializado como manda a tradição – com brinde e fava – desde que se obedeça aos requisitos previstos pela legislação.

In:rtp.pt

Nota do misterio:
Conclusão, o brinde só precisa de estar devidamente embalado para ser colocado no interior da massa e assim ser distinguido aquando da degustação do bolo e na altura da venda estar devidamente assinalado que o bolo tem brinde e fava se for o caso.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : ALIMENTAR Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens