Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Loja Margaridense - a quem é do Porto

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
anabreu

PostPosted: Fri Jun 22, 2007 10:44 am    Post subject: Loja Margaridense - a quem é do Porto Reply with quote

Pois no outro dia, lá ía eu toda atarefada pela Travessa de Cedofeita acima, ao alfarrabista "Livraria Lumiére", quando de repente dei pela falta do pão de ló...

É verdade, a loja Margaridense fechou, e o queixo caiu-me alí mesmo. Era daquelas coisas que tinha como certas, e afinal...

Depois caí então em mim. Se calhar fechou por minha causa, e por causa de pessoas como eu, que gostavam, gostavam, mas raramente lá punham os pés... sinto-me culpada, e infinitamente triste.

Devia haver alguma instituição pública que fizesse algo em relação a isto (a câmara?), digo eu, e se calhar em relação a tantos outros casos similares. Com certeza que a manutenção não ficaria assim tão cara, e os contribuintes tripeiros agradeciam, já que vêm o seu dinheiro tão mal gasto em milhentas outras coisas. Eu pelo menos agradecia.

http://www.flickr.com/photos/aurorea/516459778

Estas lojas não deviam fechar Sad ...ainda que existam muitas pessoas como eu. Agora a minha pipoquinha nunca a irá conhecer, e isso entristece-me a alma. Tenho-lhe comprado muita coisa "vintage" no ebay. Recordações da minha infância, que com toda a certeza ela virá a apreciar tanto como eu... mas a Margaridense não está à venda no ebay, esse pedaçinho da nossa e da minha história, desapareceu.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem

PostPosted: Fri Jun 22, 2007 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

Pois é, Ana, parece impossível, mas aconteceu.

Neste caso concreto, todos acabamos por ter um pouco de culpa...

Porém, a cidade desidentifica-se, lamentavelmente:

Esmorecem aos poucos as típicas referências deste velho burgo, imagens, recantos, tradições...

Atraiçoam e destroem todos os dias a nossa memória colectiva de portuenses, bem como a de todos aqueles que um dia se deixaram perder de amores por esta cidade...

BASTA!!!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin

PostPosted: Sat Jun 23, 2007 2:35 am    Post subject: Reply with quote

Tenho algumas recordações desta loja, quando, em pequeno, fazia as minhas caminhadas da Boavista até à Baixa e ao passar pela Margaridense entrava para comprar um cubinho de marmelada e lá ia eu a saborear esse pecado muito calmamente pois tinha que durar até eu chegar aos Aliados.
Conheço uma das cozinheiras que faz a marmelada para esta tradicional casa, na época do marmelo. Apesar de as portas estarem fechadas ela continua a laborar, e que grande ideia que a Ana deu, seria interessante colocar aqui algumas imagens acerca desta casa e porque não falar um pouco dela.

Last edited by misterio on Sun Jun 24, 2007 3:10 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem

PostPosted: Sat Jun 23, 2007 12:41 pm    Post subject: Reply with quote

Era um dos locais onde se vendia um dos melhores pães-de-ló na cidade, uma marmelada de sonho e uns espantosos copinhos de geleia, qual néctar dos deuses.

Ali, mesmo no centro, numa travessa estreita e sombria, e no entanto ignorada por tanta gente, que fervilhantemente calcorreia a rua de Cedofeita, a poucos metros da Margaridense. Sempre gostei desta travessazinha, é como penetrar subitamente num recanto pacato de uma simpática vila do nosso País, e esquecer o bulício, o barulho e a poluição da Baixa. Aliás, esta zona do Porto, mais ou menos entre Cedofeita e Mártires da Liberdade, tem ainda, felizmente, alguns recantos destes: Coronel Pacheco, a rua do Mirante (onde durante 40 anos viveram os meus avós paternos e depois alguns tios), a rua do Pinheiro, etc.

Mas o interior da Margaridense fazia-nos recuar às típicas "vendas" que caracterizaram durante tanto tempo o Porto, antes da massificação dos supers e hipers. No entanto, estou como a Ana, apesar de ser uma das minhas lojas tradicionais de eleição, não ia lá muitas vezes...

Tenho muita pena que tudo vá, aos poucos, mergulhando no esquecimento...
Back to top
anabreu

PostPosted: Sun Jun 24, 2007 4:56 pm    Post subject: Reply with quote

Fico um pouco reconfortada por ver que não estou sozinha...

Procurei alguma informação sobre o fecho da loja, e outro motivo que "paira no ar" para o eventual encerramento, são as apertadas leis comunitárias - não sei se é verdade ou não, mas já me tinha passado pela cabeça que tudo o que seja de fabrico artesanal começa a ser complicado de comercializar...

Li que já nem se podia aquecer o forno com carquejeira... será que era mesmo?

Já me lembrei de alugar o espaço, tal foi a mágoa com que fiquei, mas para além de não ter jeitinho nenhum para o negócio, para a culinária muito menos, e não ia conseguir manter acesa a "chama mágina" que aquela casa tinha... Transformar numa loja mais "normal" de gourmet penso que também está fora de questão, pois já existe uma (muito boa parece-me), bem pertinho, ao cimo da mesma rua, onde era a antiga casa dos plásticos...

...e a pena perdura de cada vez que penso no assunto Sad
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem

PostPosted: Sun Jun 24, 2007 9:03 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
(...) outro motivo que "paira no ar" para o eventual encerramento, são as apertadas leis comunitárias - não sei se é verdade ou não, mas já me tinha passado pela cabeça que tudo o que seja de fabrico artesanal começa a ser complicado de comercializar...

Longe vão os tempos em podias vender sem receio, em feiras e romarias (ou outros pontos de venda), os teus doces caseiros, feitos com a maior higiene e a partir de matérias-primas de qualidade indesmentível, bastando a tua reputação imaculada como produtora/vendedora e a tua boa-fé...
Actualmente existem certificações de origem e de qualidade para tudo e mais alguma coisa (e ainda bem que assim é, em alguns casos), que não se compadecem com os pequenos produtores que não dispoem de arcaboiço financeiro para modernizar e certificar as suas linhas de produção e métodos de fabrico, mesmo recorrendo aos subsídios para tal, se existirem e houver suficiente e acessível informação.
É assim a lógica implacável da uniformização e da globalização comunitária que é traduzida na sua legislação, que em vez de conduzir para uma verdadeira Europa das Regiões, sublinhando a diferença e a pluralidade de contextos de igual para igual, nos empurra para uma Europa onde o identitário é cada vez mais subalternizado...

[Desculpem este desabafo que extravasa largamente o âmbito de discussão deste fórum, mas por vezes...]
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum