Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A BLYTON desconhecida
Goto page Previous  1, 2, 3
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 6:59 pm    Post subject: Reply with quote

Strawberryzinha wrote:
Até se pode chamar de censura, aquilo que fazem, chiça, parece que querem meter os miudos em redomas de vidro! Esconder-lhes a realidade e dificuldades que haviam!
Não podem brincar na terra, porque ela practicamente já não existe e sujam as roupas todas xpto, e porque tem microbios blá blá
Não podem andar de biciclete, porque caem e se magoam (eu sou rapariga e tenho os joelhos cheios de marcas das quedas... e um dedo... vejam lá se me queixo!)
Não podem ir para ali ou para acolá porque são raptados...
Mete-me confusão!
Depois ainda se queixam que os putos estão cada vez mais obesos... pudera.. os pais não têm tempo nem paciência pra aturar os putos, os miudos não podem sair de casa, e depois em vez de um bom livro, dão-lhes para as mãos apenas PSP, etc...
Só vos digo isto... nós só estamos a atrofiar o cérebro dos miudos em vez de os ajudar-mos a crescer! Estamos a criar pessoas egoistas etc... Não sabem partilhar, não sabem brincar não têm imaginação, já lhes dão a papa feita!
Olhem as máquinas de calcular... antes os nossos pais sabiam os rios, as linhas férreas etc... de cor! de cor! onde começavam, onde acabavam etc... Até podiam ser atacdos por Alzheimer, mas isso não esqueciam!! Os putos hoje, nem as tabuadas sabem! Salvo raras excepções!
Não sabem pensar por si nem desenvencilhar-se...
Mas pronto perdoem o desabafo!


Essa "protecção" que alguns pais fazem só faz mal porque é preferível as crianças apanharem certas doenças enquanto são pequenas do que em adultas.
Quanto ao não saberem a tabuada é verdade. Eu que sou prof. do 1.º Ciclo bem vejo a realidade. Recordo-me que passei um aluno para o 5.º Ano que não sabia uma única tabuada. Sei que isto pode parecer estranho, mas teve a ver com as circunstâncias. Tratava-se de um miúdo com problemas de saúde (física), mas que tinha também problemas familiares : uma das irmãs tinha SIDA, o pai recusava-se a acreditar que o filho era doente e a mãe andava de hospital em hospital à espera de um diagnóstico. Às tantas um médico lá descobriu que o miúdo precisava de ser operado ao coração...
A juntar a tudo isto o miúdo portava-se bem, esforçava-se, fazia sempre os TPC e mais importante : tinha positiva nos testes. Eram positivas rés-vés Campo de Ourique, mas eram positivas.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Sep 12, 2010 11:40 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
... "Os Quatro Aventureiros" (2 vols., somente o 1º foi editado entre nós). Série de aventura, com referências explícitas à 2ª G.M....


Nunca tinha ouvido falar dessa série de livros. É interessante ?
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Sep 13, 2010 6:23 pm    Post subject: Reply with quote

Lembrei-me...será uma história em que os miúdos vão para casa dos primos na Escócia ?
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 10:36 am    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Lembrei-me...será uma história em que os miúdos vão para casa dos primos na Escócia ?

Escócia sim, primos não! Existe um resumo do livro (em inglês) nesta página:
http://www.enidblyton.net/others/the-adventurous-four.html

Lembrava-me vagamente de ter lido o livro na minha adolescência e de ter gostado. O ano passado encontrei por acaso no ebay a versão inglesa (The Adventurous Four) juntamente com o 2º livro (The Adventurous Four Again) e acabei por comprá-los pelo preço ridículo de £0,99 mais portes. Pessoalmente, acho que estes livros não ficam nada a dever a outros livros de aventuras de Enid Blyton, antes pelo contrário, considero que são bem mais interessantes que por exemplo a série "Secret".
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 11:13 am    Post subject: Reply with quote

Acho que nunca li...
Seria óptimo que os publicassem em Portugal. Razz
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 2:39 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Lembrei-me...será uma história em que os miúdos vão para casa dos primos na Escócia ?


Deves estar a fazer confusão com O Rio Misterioso (The Children of Kidillin), história assinada por Mary Pollock, pseudónimo algumas vezes utilizado por EB.

Existem referências explícitas a um cenário de guerra, e os miúdos conseguem sabotar (!!!) uma base secreta de submarinos alemã, salvo erro, que torpedeavam navios da Armada britânica.

Tens aqui uma análise do livro, onde também podes ver as capas originais:
http://www.enidblytonsociety.co.uk/book-details.php?id=252&title=The+Children+of+Kidillin


EDIT - Esta história foi editada originalmente entre nós pela Meridiano, juntamente com outro "Pollock" (Aventuras na Escola/Mischief at St. Rollo's) num 2-em-1, seguindo o formato original inglês.

Quanto aos Quatro Aventureiros, li só o 1º, que foi o único publicado em Portugal. Concordo com a opinião do Tim, é um livro fértil em aventuras, de leitura bastante entusiasmante para um jovem e que "mete num chinelo" livros de colecções bem mais conhecidas... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3
Page 3 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group