Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os meus livros de leitura das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Classes
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Sun Dec 10, 2006 3:10 pm    Post subject: Os meus livros de leitura das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Classes Reply with quote

Olá.

Estes são os meus livros de leitura que usei nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Classes.
Alguém se recorda deles ?











Quem quiser rever algumas das suas páginas pode ir até ao meu Blogue:
www.santa-nostalgia.blogspot.com
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Feb 28, 2007 8:35 pm    Post subject: Reply with quote

Meu Deus!!

O meu livro da primeira classe...! Ainda bem que estou de mangas compridas para enxugar as lágrimas que me cairam...
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 4:42 am    Post subject: Reply with quote

Estes são mais antigos aos que eu usei, mas por acaso tenho um original da terceira classe em muito bom estado. Já o li algumas vezes e na realidade quando se aprendia a ler também se aprendia história, pois o livro é cheio de factos históricos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 11:06 am    Post subject: Reply with quote

Mas isso é mesmo velhinho!!

Lembro-me de 2 esses livros guardados numa mala velha... mas isso nao é do meu tempo!! Ate podem tar lá os 4, sei lá!
A mim esses livros nao me sao nada... os meus foram o beija-flor (plo menos lembro-m q essa era a imagem da capa).
Isso é do tempo da minha mae q tá quase nos 60 anos!!


Pensava q as idades dos participantes do forum nao iam em numeros tao altos!...
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 4:22 pm    Post subject: Reply with quote

stek wrote:
Isso é do tempo da minha mae q tá quase nos 60 anos!!


Olhe que não, olhe que não! Eu lembro-me que as minhas irmãs tinham esses livros, e elas têm actualmente pouco mais de 40 anos. Os meus livros da 1ª, 2ª e 4ª classe eram ainda mais antigos, e eu "só" tenho 48 anos! O da 3ª classe era igual (observando as imagens é fácil de ver que o estilo dessa capa é mais antiquado que os outros).
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 5:55 pm    Post subject: Reply with quote

Já não me lembro dos meus da primária (89-93). Se derem títulos talvez me lembre... obrigado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 6:13 pm    Post subject: Reply with quote

[quote="Tim"]
stek wrote:
Isso é do tempo da minha mae q tá quase nos 60 anos!!


Olhe que não, olhe que não! Eu lembro-me que as minhas irmãs tinham esses livros, e elas têm actualmente pouco mais de 40 anos. [quote]


Olhe q sim!! Do da 3a classe nem tenho duvidas... pq ate li um pco por curiosidade... akela malinha velha ta cheiinha de coisas da minha mae. É o cofre das suas oldest memories.

E o meu irmao mais velho deve ter feito ha pco 40 ou 39!? Question e ele ja nao teve nada disso. Alias p dizer verdade n me lembro de ter visto os livros de primaria dele, mas sei q nao foram os mesmos q os da minha mae. Alias apesar de proximidades de idades por aki quase sempre todos tivemos livros diferentes!

E mais, qd a minha mae há... (10 anos Rolling Eyes prai) mostrou andou à luta c o cadeado dakela mala p mostrar os seus sovenirs frisou bem q no tempo dela é q os livros de portugues na primaria eram bons, pq tinham conteudo interessante.
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 6:17 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Já não me lembro dos meus da primária (89-93). Se derem títulos talvez me lembre... obrigado.


Dificilmente acerto nos teus livros! P alem de seres de uma zona geografica completamente diferente. Qdo tu entraste basicamente ja eu dizia adeus à minha prof primaria... Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 7:18 pm    Post subject: Reply with quote

stek wrote:
Olhe q sim!! Do da 3a classe nem tenho duvidas... pq ate li um pco por curiosidade...


Como escrevi anteriormente, o da 3ª classe é mais antigo que os outros. Tenho a certeza que foi o meu livro da 3ª classe em 1966-67. Admito no entanto que esse livro já existisse há mais tempo, pois antigamente os livros escolares mantinham-se durante anos. Agora em relação aos outros, tenho a certeza que são mais recentes. Acabei de visitar o blogue mencionado no início deste tópico e confirmei que a 1ª edição do livro da 1ª classe é de 1967, e a 1ª edição do da 2ª classe é de 1968.
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 12:12 am    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Como escrevi anteriormente, o da 3ª classe é mais antigo que os outros. Tenho a certeza que foi o meu livro da 3ª classe em 1966-67.


Pois entao tb ja era livro da 3a classe quase 10 anos antes. Ate me lembro q a capa é dura e tá arrancada, apesar do resto tar em bom estado.

Os outros estranha-me q seja do final decada 60. Pq ai nao puderiam ser de ninguem de cá. E tirando o da 4a classe q nao me diz mesmo nada. Otros parecem-me conhcidos ou etao será...parecidos... Um dia lg vasculho isso se calhar!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 7:58 pm    Post subject: Reply with quote

Stek, sou também da opinião do Tim, pois tenho 44 anos e, apesar de me lembrar perfeitamente do livro da 3ª classe, que também foi o meu, não me recordo dos outros que, igualmente acho, têm um "design" e um "lettering" decididamente mais moderno - apesar de ser leigo na matéria -, o que vem de encontro à data de 1ª edição (se me perguntassem eu até "atiraria" com princípios da década de 70).
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 8:36 pm    Post subject: Reply with quote

O da 3.ª classe é de meados da decada de 50, isso certinho.

O resto... Confused Nao posso dizer mto mais ate ver a afamada mala da mamã!!! Very Happy
Wink
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 2:54 am    Post subject: Reply with quote

Olá amigos,
vou entrar no "barulho", então é assim e para tirar teimas:
O livro acima referênciado da 3ª classe é uma edição mais recente (60's) dessa publicação de livros de leitura para esse ano, isto porque pelo que dá para ver na imagem é uma encadernação mais moderna em relação às primeiras edições. O livro foi editado pela primeira vez nos inícios dos anos 50 pela Livraria Editora Figueirinhas, Lda -Porto.
Em baixo podem ver uma 4ª edição, que tenho, de 1958. deixo como prova uma imagem do frontespicio também.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 11:30 am    Post subject: Reply with quote

Acho que já estávamos todos de acordo em relação ao livro da 3ª classe. O mistério mantém-se em relação aos da 1ª e 2ª classe. Será que Stek vai encontrar esses livros na mala da sua mãe? E se encontrar, será que os livros eram mesmo da mãe? Não perca o próximo episódio de "O Mistério dos Livros de Leitura" Wink Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 11:42 am    Post subject: Reply with quote

Pergunto-me, o que é que o Júlio (Cinco, de E. Blyton) pensaria disto tudo? Wink

[Para quem não perceber, trata-se de uma piada recorrente no Blyton's Yahoogroup Smile ]
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 12:23 pm    Post subject: Reply with quote

Ok... vao ter uma decepçao cmg!
Curiosamente ontem andava ela c uma agenda de 1967 na mao... tb deve andar numa de nostalgia!! E como a mala nao me pertence nao lhe mexo...

O livro da 3.ª Classe encontrei (ja nao tá na mala! Very Happy ).
O q tenho cá é tb de 1958 - 4ª ediçao, mas nao diz "Livraria Editora Figueiras" Shocked É em tudo igual, mas diz Bertrand! Ja vou ver se consigo anexar foto praqui...
De resto nao achei mais livros nenhuns de lingua portuguesa de primária...lgo Embarassed Vamos ficar na mesma!
Tlz tenham razao vocês!...
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 12:48 pm    Post subject: Reply with quote

bem scanner nao tá a dar...

Enfim, antigamente as editoras deveriam funcionar de forma diferente!
So assim se explica q ambos tenhamos a 4ª ediçao datada do mesmo ano e c livrarias distintas. Ja agora na contracapa tb confirma q esse volume foi impresso pla Livraria Figueiras?

Na contracapa deste, vem que, p alem do mais, custava a avultada quantia de 27$50 e editado pela Bertrand e impresso na Bertrand, oficinas de Almada.
No frontespicio tb tem o carimbo da assinatura do autor e da numeração (só q a vermelho...deve ser um caso clubistíco Twisted Evil Lisboa/Benfica - Porto/Boavista Wink )...só q mais uma vez vem a Bertrand.

Ja agora, um dos problemas q encontro nos livros antigos (n é o caso deste, mas é o caso de livros ate meados decada 80) é q têm o numero de ediçao, mas nao o ano de ediçao. E p complicar, mtos destes livros q andam por aki têm a capa coberta por um resguardo qq...q nem p ver o titulo!...
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 12:57 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Já não me lembro dos meus da primária (89-93). Se derem títulos talvez me lembre... obrigado.


Ja agora aki vai a lista dos meus livros língua portuguesa (bem mais recentes q os da minha mae claro!! Cool ainda vou c uma modesta contagem de aniversários e por mim ja puderiam começar a contar ao inverso):

- Beija-Flor 1, 2
- ABC do Sabichao
- Mundo Novo
- Aos 4 Ventos
Back to top
View user's profile Send private message
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 11:33 am    Post subject: Livros escolares Reply with quote

Olá, malta.
Alguns dados sobre os livros que aí colei:

* Livro de leitura da 1ª Classe
* Editora: Educação Nacional, de Adolfo Machado - Porto
* Autores: Maria Luisa Torres Pires, Francisca Laura Baptista e Glória N.Gusmão Morais
* Ilustradores: Maria Keil e Luis Filipe de Abreu
* Formato: 150 x 214 mm - 128 páginas
* 1ª Edição: 1967 - Ano da edição reproduzida: 1974

* Livro de leitura da 2ª Classe
* Editora: Livraria Popular, de Francisco Franco
* Autores: Judite Vieira, Manuel Ferreira Patrício e Silva Graça
* Ilustradores: Maria Keil e Luis Filipe de Abreu
* Formato: 185 x 230 mm - 144 páginas
* Ano da edição reproduzida: 1968 (1ª edição)

* Livro de leitura da 3ª classe
* Editora: Editora Educação Nacional, de Adolfo Machado
* Autores:(não indicado)
* Ilustrador: Emmerico
* Formato: 173 x 223 mm
* 214 páginas
* Ano da edição reproduzida: 1969
* Ano da 1ª edição: 1958 (?)

O livro da 4ª classe é mais recente mas mesmo assim foi o meu livro no ano de 1973, se a memória me não atraiçoa.
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 11:46 am    Post subject: Livros de leitura Reply with quote

Está à venda o Livro de leitura da 1ª classe, o da capa vermelho-alaranjado. Já o tenho e aconselho pois é um belíssimo livro com ilustrações inesquecíveis dos dois grandes ilustradores, Luis Filipe de Abreu e Maria Keil.

Já agora lanço um repto: A Maria Keil ainda é viva, com 90 e tantos anos e podem saber um pouco mais sobra a sua vida e obra neste link.

http://www.geocities.com/mariakeil06/
e ainda aqui:
http://purl.pt/708/1/

Quanto ao Luis Filipe de Abreu, que para mim é um dos melhores ilustradores de sempre, na Net não se encontra muita coisa sobre a sua vida e obra. Alguém saberá acrescentar mais sobre este artista ?
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Mar 17, 2007 7:10 pm    Post subject: Reply with quote

Bem tá confirmado...

P situar, a ver se nao me engano... Wink
O Tim começou por mencionar q os livros de 1.ª e 2ª teriam sido os das suas irmãs q têm pco mais de 40. O q colocava de fora a minha mae c cerca de 60 e os meus irmãos mais velhos c menos de 40.

Sendo a data desses livros 67 e 68... n dava p ninguem.

Qdo MJ disse que

* Livro de leitura da 1ª Classe era a 1ª Edição: 1967, mas o ano da edição reproduzida: 1974

Comecei a ponderar a hipotese de a versao q eu tivesse visto fosse uma edição mais recente, q o livro tivesse sido adoptado como manual p alem do ate entao mencionado finais da decada de 60 (plo Tim) e fosse ate mais de 74 (p alem da edição reproduzida).

E efectivamente o livro ate é do meu irmao mais velho e nao da minha mae. Embarassed Antes tavam juntos pq calhou nalguma arrumaçao mais há pressa... mas o nome assinado no frontispicio é (sem duvida) do meu irmao. Isto no q concerne ao da 1a classe. O da 2a n me é nada estranho plo q é provavel q tb o tenha visto, mas nao o achei agora.
Por esta ordem de ideias, atendendo à informação facultada nos ultimos post. Ate o da 4ª classe pudia ter sido desse meu irmao, mas a capa desse nada me diz.

Enfim...

Ja agora, engano meu ou segundo entendi cda um de nós tem o livro da 3.ª classe de uma editora diferente?!... Nao sabia q isso era possivel! Ate pq no mesmo ano duas editoras produzirem o mesmo manual autorizadas plo autor Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
frini



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 22
Location: Porto / Londres

PostPosted: Sat Mar 31, 2007 7:07 pm    Post subject: Novas edições Reply with quote

Olá, pessoal!

Qual não foi a minha surpresa quando, ao passar pela Porto Editora na ultima ida ao Porto, vi uma caixa com os livros do post inicial, remodelado e reeditados para coleccionadores!!

Estava com pressa mas a etiqueta pareceu-me que indicava 94€ pelo pack completo.

Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group