Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Bibliotecas de turma (Português - ensino básico)

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Sat Jan 06, 2007 12:31 am    Post subject: Bibliotecas de turma (Português - ensino básico) Reply with quote

Smile Tenho 30 anos de idade. Alguém se lembra de, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, do ensino básico (ensino primário, preparatório e curso unificado, até ao 9.º ano) ter feito as célebres «bibliotecas de turma»? Eu fiz, e gostei bastante de as ter feito (1987/1988/1989 - no 6.º e 7.º ano), pois sempre gostei bastante de ler. As professoras de Língua Portuguesa diziam-nos que deveriam ser feitas, pois pretendia-se com isso incrementar o gosto pelos livros e pela leitura por parte dos alunos, e que contavam para a avaliação final da disciplina. Eram uma oportunidade de os alunos, em muitas escolas sem bibliotecas dignas do nome, e longe dos centros onde haviam bibliotecas fixas ou livrarias, e muitas vezes (os alunos) com poucos recursos financeiros, poderem ter acesso à leitura de livros, de um modo económico. Lembro-me da rotina que era, uma vez por semana, dedicarmos uma aula à realização da biblioteca de turma. Havia um aluno colega que fazia de bibliotecário (controlava a entrada e a saída dos livros da turma), e outro que fazia de tesoureiro (recolhia o dinheiro que os alunos davam semanalmente para a compra de livros novos para a turma, e contabilizava o saldo da biblioteca de turma). Lembro-me de pagar 30$00 semanais no 6.º ano, e 10$00 semanais no 7.º ano, para a tesouraria da turma (para se poderem comprar livros novos). A professora orientava a aquisição dos livros para a turma, indicando quais os livros mais indicados para nós, muitas vezes seguindo as sugestões que os alunos davam. Numa das bibliotecas de turma que fiz chegou a haver uma regra em que o aluno que oferecesse um livro para a mesma ficava isento de pagar a semanalidade da turma. Era uma excitação, quando vinha o dia da actividade, e podia levar um livro para casa para ler. Apesar de haver muita variedade, os livros que mais se liam eram a colecção «Uma Aventura», e uma outra colecção de contos infanto-juvenis, que não sei se ainda se publica, que era a colecção (salvo erro, se ainda me lembro do nome) «Picapau», da Editorial Verbo. No fim do ano lectivo os livros eram sorteados pelos alunos, que ficavam com eles, para fechar a biblioteca de turma, e se sobrasse algum dinheiro na turma compravam-se 2 ou 3 livros baratos e oferecia-se à biblioteca da escola. Depois de ter abandonado a escola e a conselho de uma professora amiga tive oportunidade de frequentar um curso profissionalizante de biblioteconomia e documentalismo, pois é uma área que me interessa bastante, pois sempre gostei de bibliotecas (nomeadamente, na área das bibliotecas escolares). Descrevam aqui as vossas experiências com a leitura de livros em meio escolar (nomeadamente, nas bibliotecas escolares e nas bibliotecas de turma). Digam, por exemplo, o que é que faziam na escola para promover o livro e a leitura, o que gostavam mais e ansiavam ter na mão para ler, e o que evitavam ter que ler a todo o custo.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Jan 07, 2007 4:58 am    Post subject: Reply with quote

Tive Biblioteca de turma no 5º e 6º anos (93 - 95) a Português. Tínhamos fichas de leitura e levávamos livros de que gostássemos. Depois levava-se um para casa para ler numa semana, fazia-se a ficha de leitura:

Nome do Livro:
Autor:
Leitor:
História:
Opinião:

Assim uma coisa... e era uma forma de ler e entender os livros. Smile E depois pagava-se multa para quem levava o livro atrasado. Esse dinheiro acho que ia para comprar coisas para a turma...

Queria ler os livros de aventuras que não tinha ou os a Viagens no Tempo, dos quais só tinha alguns...
Evitava os livros grandes Laughing ou de miúdas, mas de resto gostava dos livros.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pituxap



Joined: 02 Dec 2007
Posts: 666

PostPosted: Fri Mar 09, 2012 7:18 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que foi no 6º não trazíamos os livros para casa, mas havia 1 dia por semana, que era o dia da leitura na aula de Português(em vez de darmos matéria durante os 45 minutos da aula (sim no meu tempo as aulas só duravam 45 minutos) líamos) , mas se não estou enganada também fazia-mos uma ficha, sobre o livro. Eu lembro-me que escolhia sempre os de uma aventura, pensando bem,se calhar foi aí que me habituei a ler os livros de uma aventura, e lerei até as autoras parares de fazer os livros. Falando em uma aventura , alerto para que dia 13 de Março (já li na net) que sai o próximo livro!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group