Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os vossos 5 livros favoritos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jan 19, 2007 7:57 pm    Post subject: Os vossos 5 livros favoritos Reply with quote

Se tivessem de fazer uma lista com os vossos 5 livros favoritos (de entre todas as séries ou livros isolados que tenham lido), quais seriam os vossos escolhidos e porquê?

Mais tarde também ponho a minha lista.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Jan 20, 2007 2:30 pm    Post subject: Reply with quote

O meu livro favorito dos 5 Descobridores é talvez (e escrevo talvez porque gosto muito de quase todos) o Mistério do Saco de Roupa. É talvez neste livro que a Enid Blyton mais expande o seu sentido de humor. Talvez tenha sido o livro que reli mais vezes.

Na colecção dos Cinco, voto no livro Os Cinco e os Contrabandistas. As personagens estão muito bem caracterizadas, desde o irascível Sr. Lenoir, até ao seu engenhoso filho, passando pelo misterioso Block. Também o local onde se passa a aventura é descrito de tal maneira que acentua o ambiente misterioso da história.

Toda a gente reconhece que os livros dos Sete são mais fraquinhos, pois destinavam-se a um público mais novo; no entanto há um título que me agradou particularmente - Bravo Valentes Sete. Aquela cena nocturna em que o carro do pai do Pedro e da Joaninha é roubado com os dois miúdos lá dentro, sempre me causou arrepios! Em resumo, é um livro cheio de acção, e onde até o Pedro se disfarça para poder observar os suspeitos sem dar nas vistas.

Quanto às outras séries e livros isolados, tenho a certeza que li muitos quando era novo, mas não consigo recordar os títulos. No entanto, tenciono ir comprando aos poucos as edições inglesas.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 23, 2007 8:04 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei de ler a sua opinião. É interessante conhecer quais são os livros favoritos das pessoas e principalmente porquê.

Concordo consigo no que toca aos "Cinco e os Contrabandistas". Sempre o achei diferente dos outros, pois é uma história muito bem desenvolvida, com muito suspense e um ligeiro toque de "filme negro". Um bom mistério, a que os outros "Cinco" não conseguem chegar, na minha opinião. A alguma distância colocaria "Casa em Ruínas", "Montanhas de Gales" ou "Lago Negro", por exemplo.

A minha lista orienta-se preferencialmente para a minha série de eleição - "Aventura" - e os dois primeiros lugares vão para "A Aventura no Vale" e "A Aventura no Mar". Porquê? Uma das mais valias desta série, a meu ver, é a capacidade de Enid nos fascinar com os magníficos ambientes isolados, selvagens, e de assim tirar o melhor partido da Natureza como uma personagem mais, quase sempre hostil (por aparentemente se interpor entre os miúdos e o seu objectivo).
Em "Vale" temos um vale nos Alpes austríacos desesperadamente isolado e cuja aldeia nele existente foi sujeita a uma total destruição e esvaziamento da população pela barbárie nazi (excelente ligação a um facto histórico, também). Em "Mar" temos o que actualmente se chamaria um romance com fundo ecológico. Enid centra-o nas ilhas escocesas que são um santuário para as inúmeras espécies de aves marinhas, livre (ou quase...) da influência nefasta do Homem.

Em terceiro lugar ponho a minissérie dos "6 Primos" Wink . Já muito falei dela em vários tópicos.

A seguir escolhia dois livros dos 5D. "Colar Desaparecido" (o melhor para mim), pelo seu mistério cativante, a atmosfera palpável de Verão e por dois dos melhores disfarces do "Gordo": o velhote "Quiço?" e a vendedora de balões. O outro livro seria aquele que o Tim escolheu: "Saco de Roupa", hilariante com as habilidades de ventriloquia do "Gordo" e um mistério bem excitante, com direito a excursões nocturnas e tudo Smile . Só é pena que seja um mistério em que na verdade
não são os 5D que o resolvem, mas sim a Polícia...
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sat Jan 27, 2007 12:11 pm    Post subject: Reply with quote

Só da Enid Blyton ?

1- O mistério do saco da roupa
2- Os cinco no castelo da Bela Vista
3- Os cinco na Quinta Finniston
4- O mistério da gata desaparecida
5- Os cinco e os contrabandistas

Preciso de reler para explicar porquê...


Last edited by Manuela on Sat Mar 29, 2008 5:40 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Sat Jan 27, 2007 10:13 pm    Post subject: Reply with quote

Esta é uma questão muito difícil porque eu gosto de tantos livros que se torna complicado decidir.
Como gosto imenso dos 5D, tanto dos mistérios intrincados como dos momentos hilariantes, talvez seja levada a concordar que o Mistério do Saco da Roupa é dos melhores livros de Blyton. Não dá para esquecer o homem que quer a titi Laughing Laughing Laughing Depois desse talvez o Mistério do Colar Desaparecido e o Mistério do Gato Cómico (muito na linha da minha querida Agatha Christie).
Não posso deixar de referir duas colecções que também gosto imenso: As Gémeas e Quatro Torres. São livros muito divertidos, por isso nesta lista tenho que ter pelo menos um livro dessas colecções. É um pouco difícil escolher porque ainda não completei a colecção As Gémeas, portanto alguns livros já li há muitos anos. De qualquer modo escolho Claudina no colégio de Santa Clara.
And last but not least...Os Cinco no Lago Negro.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Oct 05, 2007 7:13 pm    Post subject: Reply with quote

Os meus preferidos da enid Blyton:
1-Os sete e o violino roubado
2-Os cinco numa nova aventura
3-Os cinco e os aviadores
4-A aventura na ilha
5-O mistério do gato preto
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Oct 06, 2007 12:06 am    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
Os meus preferidos da enid Blyton:
5-O mistério do gato preto


Rui, penso que quis dizer "Mistério do Gato Cómico", dos Cinco Descobridores e o seu Cão.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Sat Oct 06, 2007 12:56 am    Post subject: Reply with quote

hum...

1. A Aventura no Vale
2. Os Cinco no Lagro Negro
3. A Aventura no Circo
4. Claudina no colégio de Santa Clara

o 5. fica para depois que agora não me consigo decidir!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
pixeLU



Joined: 07 Oct 2009
Posts: 2
Location: Cambridge - UK

PostPosted: Fri Oct 09, 2009 5:21 pm    Post subject: 'Os vossos 5 livros favoritos' Reply with quote

Ha que dar continuacao aos topicos, mesmo passados dois anos Laughing

O meu livro favoriterrimo sem sombra de duvida alguma e por varias razoes:

1- Em busca do Tesouro

- Pq foi o primeiro livro q eu me lembro de ter literalmente 'devorado'. Da 1a a ultima pagina nao consegui parar ate ver se os tres irmaos conseguiam achar o tesouro antes que os avos assinassem a papelada p venda da propriedade da familia.
- E q refeicoes apetitosas.... ai as fatias de bolo comidas a meia-noite antes da ultima incursao em busca do tesouro
- Resultado: Consumo desenfreado da restante biblioteca dos meus dois irmaos dez anos mais velhos - Nem a coleccao Vampiro escapou...
- E claro, as minhas proprias ilustracoes (a lapis) foram incluidas no livro.. la devo ter achado q faltava qquer coisinha...- o livro ainda resiste, capa dura, e paginas amarelas, e o cheirinho caracteristico...adiante..

2 - Os Novos Amigos
-Uma historia linda linda entre duas familias tao opostas, mais uma vez os valores da amizade, obediencia, responsabilidade,etc.
- E as fatias de pao bem grossas / lanches debaixo da arvore imensa....

E sinceramente nao posso classificar mais nenhum, pois todos eles tiveram qquer coisa marcante.
O quarto secreto e as minhas experiencias c o sumo de limao e o ferro de engomar, as gargalhadas q os cinco provocavam, c as brincadeiras do Julio e do David qdo resolveram enfiarem-se dentro da fatiota do Francis
ou a ciganita mal-lavada e a sua piton de estimacao... Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group