Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Revistas de antigamente
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 7:46 am    Post subject: Revistas de antigamente Reply with quote

E as revistas que líamos quando crianças? Quem se lembra da " Crónica Feminina" , aquela revista editada em tons sépia que trazia reportagens , resumos da novelas " Dancin Days " e outras assim antigas? Não era nada má , trouxe uma vez um trabalho sobre o sol que acabei por aproveitar para a escola. Laughing E outra que era a revista " Juvenil" editada mensalmente se não estou em erro e trazia passatempos , letras de canções ( lembro de trazer a letra da Lambada- Kaoma e da canção de José Cid - Cai neve em Nova Iorque) e outras coisas . E da revista católica " Cruzada Eucarística" quem lia? Eu gostava principalmente das anedotas que trazia no fim e dos passatempos mas também li muitas das histórias que lá trazia tanto que algumas ainda recordo! E as revistas de fotonovelas a preto e branco que eram "protagonizadas" por actores brasileiros. Lembro-me de uma que era com uma Regina Duarte bem nova que fazia de Maria e com um bebé à mistura. Se alguém se lembrar de mais alguma coloque cá. Não vale as " Bravo" nem as " Super Jovem" Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 11:11 am    Post subject: Reply with quote

Ainda no outro dia uma senhora minha amiga ofereceu-me uma "crónica feminina" pra eu ver a programaçãop da tv em 1985 Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 1:17 pm    Post subject: Reply with quote

Lia a Super Jovem e leio ainda a Audácia. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 2:27 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém se lembra da Flama? Lembro-me que trazia uma secção chamada salvo erro "O gosto do mistério" com textos policiais para os leitores descobrirem a solução. Creio que ainda tenho alguns recortes desses artigos guardados algures...
Das revistas já mencionadas, também fui assinante do Juvenil e da Audácia nos anos 70, e tinha familiares que assinavam a Cruzada e a Crónica. Já nos anos 80 assinei as Selecções de Rádio.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 2:51 pm    Post subject: Reply with quote

E ainda recebemos as Selecções do Reader's Digest aqui em casa. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Feb 12, 2007 3:06 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
E ainda recebemos as Selecções do Reader's Digest aqui em casa. Smile


Aqui também! Ainda me lembro que antigamente a edição que recebíamos era em português do Brasil, ou seja chamava-se "Seleções" Smile
Back to top
View user's profile Send private message
danimira



Joined: 11 Aug 2006
Posts: 85
Location: Ermesinde / Porto

PostPosted: Tue Feb 13, 2007 10:16 pm    Post subject: Reply with quote

Eu lia a revista "Amiguinho" (acho que era isto...) que era católica, se não me engano dos Missionários Comboianos.... Tinha experiências mt engraçadas, e anedotas...
_________________
Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros três dedos teus apontam para ti.
Back to top
View user's profile Send private message
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Tue Feb 13, 2007 10:27 pm    Post subject: Reply with quote

danimira wrote:
Eu lia a revista "Amiguinho" (acho que era isto...) que era católica, se não me engano dos Missionários Comboianos.... Tinha experiências mt engraçadas, e anedotas...


Ainda hoje recebo a revista "Amiguinho", ensina mta coisa e traz tb muitas curiosidades.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Feb 14, 2007 4:18 am    Post subject: Reply with quote

Ainda há o Amiguinho? Recebia isso, tinha sempre coisas para montar e gostava dos bonecos, um era ruivo e outro negro se não me engano. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Wed Feb 14, 2007 10:29 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Ainda há o Amiguinho? Recebia isso, tinha sempre coisas para montar e gostava dos bonecos, um era ruivo e outro negro se não me engano. Smile



São o Nuno, a Luisa, o Sabidinho, o Quico, o Carlitos e o Farrusco que é o cão.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
minitrail



Joined: 06 Dec 2006
Posts: 143
Location: Ericeira

PostPosted: Wed Feb 14, 2007 10:23 pm    Post subject: Reply with quote

Eu lia mensalmente a Nova Imagem, uma revista dos anos 80 sobre fotografia, com muita qualidade. Li até ao fim da edição.
Uma verdadeira pérola...
_________________
Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Feb 15, 2007 11:03 am    Post subject: Reply with quote

Havia uma revista sobre cinema muito razoável (chamar-se-ia "Plateia" Question ) cujo desaparecimento só foi reparado recentemente com a edição portuguesa da "Première".

E quantos jovens não coleccionaram avidamente a revista "Tintim", reveladora de tanto autor de BD...

Nos finais dos anos 70/início dos 80 apareceu o "Pão com Manteiga" (revista com os textos do programa de rádio), que surpreendeu muita gente pelo seu estilo irónico e satírico, prenunciando programas como a "Contra-Informação", suplementos como o "Inimigo Público" (do jornal "Público") ou os números dos Gatos Fedorentos.
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Thu Feb 15, 2007 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

Tinha a Audácia... se não deitei fora ainds andam aí por casa... assim como as revistas da Rua Sésamo =) a super jovem a bravo a super pop =) algumas destas a 1ª edição foi no meu tempo de criança hehe hoje acho uma piroseira... é que nem sequer revistas cor de rosa compro...
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
minitrail



Joined: 06 Dec 2006
Posts: 143
Location: Ericeira

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 11:07 pm    Post subject: Reply with quote

Pois,
A revista Tintim, também a coleccionei durante muitos anos quase até à sua extinção. Mas como eramos 4 irmãos, não sobreviveu grande coisa...

Agora tenho a colecção em volumes encadernados, e posso dizer que custa uma pipa de massa...
_________________
Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum!
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 3:28 am    Post subject: Reply with quote

na feira da ladra vi umas quantas revistas... engraçado que nunca tinha visto montes delas à venda.

De criança só me lembrava mesmo das da Rua Sésamo =(
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Sun Mar 11, 2007 7:43 am    Post subject: Reply with quote

Desviando um pouco mas não radicalmente do tema, quem se recorda de um pasquim miserável de nome " Jornal do Insólito" em que as notícias eram "encontrado ser estranho metade homem metade crocodilo" com uma foto ilustrativa tipo fotomontagem de má qualidade (ainda não havia o Photoshop Laughing )... Havia cada notícia: Uma era assim: Homem que viveu experiência de quase-morte encontrou Hitler no inferno que por sinal é gelado. Depois havia outras relacionadas com fantasmas da II Guerra Mundial que tinham aparecido a familiares e muitas outras ,ou seja um rol de mentiras que nunca mais acabava. Alguém se lembra disto?
Back to top
View user's profile Send private message
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 1:48 pm    Post subject: Reply with quote

danimira wrote:
Eu lia a revista "Amiguinho" (acho que era isto...) que era católica, se não me engano dos Missionários Comboianos.... Tinha experiências mt engraçadas, e anedotas...

Lamento informar, mas os Combonianos nunca publicaram nenhuma revista com este título. Os Combonianos publicam duas revistas: Audácia, para os mais jovens, e Além-Mar, para os mais adultos. A revista Amiguinho, salvo erro (são os dados de que disponho), é uma revista infanto-juvenil protestante, publicada pela CAPU (Casa Publicadora das Assembleias de Deus, em Portugal). Foram estas as informações que os Combonianos me facultaram, uma vez que entrei em contacto com eles.
Back to top
View user's profile Send private message
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Thu Mar 15, 2007 1:05 am    Post subject: Reply with quote

Paulo Alexandre Silva wrote:
Foram estas as informações que os Combonianos me facultaram, uma vez que entrei em contacto com eles.



Parece que o Paulo fez o seu trabalho de casa! Laughing Eu lembro da revista Além Mar que falava das missões em África ,aliás ainda tenho umas algures. Quando puder coloco a foto cá.
Back to top
View user's profile Send private message
danimira



Joined: 11 Aug 2006
Posts: 85
Location: Ermesinde / Porto

PostPosted: Fri Mar 16, 2007 3:03 am    Post subject: Reply with quote

Sem querer ofender ninguém ("religiões" à parte), era a minha avó quem pagava a revista, e acho que ela jamais pagaria a anuidade de uma revista publicada por uma editora protestante (a revista "Amiguinho")! ehehe Não é por nada... mas ela era muito convicta nestas coisas..! Smile

A revista que recebia era dos Missionários Comboianos quase de certeza, porque ainda hoje recebo cartas em meu nome (como a revista também era em meu nome) a pedir donativos... Bem, a verdade é que não posso assegurar que a revista se chamava "Amiguinho", porque já nao tenho nenhuma, mas fiquei com essa sensação...

E aparentemente também era conhecida por mais pessoas aqui... Bem, istou um pouco confusa...! lol
_________________
Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros três dedos teus apontam para ti.
Back to top
View user's profile Send private message
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Fri Mar 16, 2007 11:23 am    Post subject: Reply with quote

danimira wrote:
Sem querer ofender ninguém ("religiões" à parte), era a minha avó quem pagava a revista, e acho que ela jamais pagaria a anuidade de uma revista publicada por uma editora protestante (a revista "Amiguinho")! ehehe Não é por nada... mas ela era muito convicta nestas coisas..! Smile

A revista que recebia era dos Missionários Comboianos quase de certeza, porque ainda hoje recebo cartas em meu nome (como a revista também era em meu nome) a pedir donativos... Bem, a verdade é que não posso assegurar que a revista se chamava "Amiguinho", porque já nao tenho nenhuma, mas fiquei com essa sensação...

E aparentemente também era conhecida por mais pessoas aqui... Bem, istou um pouco confusa...! lol

Confused Devo-lhe dizer que não ofendeu religião nenhuma. Eu não sou protestante, sou católico. Acho que devia tentar encontrar alguma das suas revistas antigas e ler com atenção a respectiva ficha técnica, para poder esclarecer as suas dúvidas. Eu continuo com a minha opinião, pois foi exactamente isto que os Combonianos me disseram, quando entrei em contacto com os mesmos. Se a revista Amiguinho é do CAPU não tenho a certeza, pois não vem mencionada no seu site (www.capu.pt), mas que é um título protestante disso tenho a certeza, apesar de nunca ter tido contacto com alguma dessas revistas. Se continua com a propaganda dos Combonianos, então é porque você ou alguém a si relacionado pode ter recebido em alguma altura as suas revistas: Audácia, ou Além-Mar, ou então de outra forma alguém entrou em contacto com os mesmos.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 16, 2007 3:41 pm    Post subject: Reply with quote

Foi a partir da década de 20 que em Portugal surgem alguns meios de entretenimento alternativo ao cinema, que até ai estava a dar os primeiros passos e ao teatro, muito frequentado nesta época.
São as emissões experimentais da Telefonia com as estações CT1 AA-Rádio Voz de Lisboa ou o CT1 BO-Rádio Hertziana, também na capital, que levam até as casas algumas horas de distracção onde as famílias podem agora passar os seus serões ouvindo música e saber as últimas noticias locais ou nacionais.
Para a pequenada são editadas as primeiras revistas de Banda Desenhada, como o “ABCzinho” em 1922 da responsabilidade de Cottinelli Telmo, que mais tarde viria a realizar alguns filmes portugueses. O “Tic-tac” já na década de 30 de João Vicente Sampaio, o “Sr. Doutor”, ambas com um programa na rádio, assim como “O Papagaio” e o “Mosquito”, este último publicado ao longo de 17 anos, chegou a ter tiragens semanais de 60 mil exemplares, foi distribuído por todo o País, em Angola e Moçambique. Era a própria editora que fazia a impressão da revista o que para a época não era normal.
Ainda nos anos 30 são lançados para o mercado mais alguns títulos como o “Jornal do Mickey”1935, “Joaninha”1936, “Pirilau” 1939, entre outros.
Mais tarde surgem as revistas; “Diabrete “, ”Cavaleiro Andante”, “Mundo de Aventuras”, “Tintin” e muitos outros.
As revistas eram publicadas com histórias seriadas, passatempos e curiosidades. Estas revistas foram as responsáveis por dar a conhecer grandes mestres da Banda Desenhada portuguesa e mundial.



Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Sun Aug 19, 2007 7:57 pm    Post subject: Reply with quote

Ok hoje quando fui ao meu baú encontrei esta pequena revista do "Pais & Filhos" edição de 1974, ao qual só tem metade (rasgou a primeira parte e ainda tem só a contra-capa) No entanto decidi fazer alguns scans de partes que achei interessantes e/ou engraçadas da minha parte.

Ainda se vende estas revistas, mas esta de 1974 era brasileira, que se comercializava cá em Portugal
(peço desculpa pelo modo como está o scan)

Página da "Escolinha de Arte" a ensinar como se faz um coelho de papel e um porta-lápis




Material Escolar (bom para este ano que vem Laughing)




"Encontro" (a página onde mostrava novidades como brinquedos, livros e comida)





Anúncios dos anos 70 na revista
Leite "Moça" (ainda existe mas no Brasil)




"Oggi Móveis" (quartos à 70's Razz)




Cozinha "Fiel" (fogões bem 'belhinhos' Razz)





Em algumas edições lançavam suplementos com conselhos ou "corte&costura" Encontrei 2 de cada.
(à esquerda Vol. 1 dos "Conselhos do Dr. de Lamare"
à direita Vol. 1 do Corte & Costura)




Tinha edições bem fixes da revista. Houve um "Especial Natal" de 1975 em que havia 3 páginas seguidas só com brinquedos ideias para presentes de Natal...enfim...tenho pena de ter deitado fora as revistas Crying or Very sad Crying or Very sad (mas não era minha intenção)
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group