Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Qual é o nome do jogo - Cirumba?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 1:27 pm    Post subject: Qual é o nome do jogo - Cirumba? Reply with quote

Como é que se chamava aquele jogo que desenhavamos um rectangulo no chão, com uns corredores laterais. Havia uma equipa dentro do rectangulo e uma de fora a tentar passa-lo sem serem tocados?
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

Isso era a cirumba, não era?
Back to top
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 3:19 pm    Post subject: Reply with quote

Era a cirumba sim senhor. Obrigada Leonor.
Este jogo - tal como todos os outros, acho eu - acabava sempre em grandes discussões.
Back to top
View user's profile Send private message
vtrain



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 11
Location: Infancia: Pocariça/Cantanhede. Adolescência: Linda-a-velha/Oeiras

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 1:43 am    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
Era a cirumba sim senhor. Obrigada Leonor.
Este jogo - tal como todos os outros, acho eu - acabava sempre em grandes discussões.


Era dos jogos que era mais fan. Eu adorava correr em geral Smile

Vt.
_________________
Wolf Credo
"Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share you affections, Voice your feelings, Leave your mark."
Back to top
View user's profile Send private message
Tokitae
Guest





PostPosted: Sat Mar 25, 2006 4:50 pm    Post subject: Reply with quote

Pelos vistos o que vocês chamam "cirumba" eu chamo "Corredores". Simples o nome.
Back to top
Rpinheiro



Joined: 04 Sep 2009
Posts: 2

PostPosted: Mon Sep 07, 2009 3:42 pm    Post subject: Reply with quote

Não será o Futebol Humano???
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Sep 08, 2009 2:31 am    Post subject: Reply with quote

Futebol Humano é o Futebol sem bola, ver aqui:
http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=2792
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
gildo



Joined: 29 Mar 2009
Posts: 71

PostPosted: Tue Sep 22, 2009 6:26 pm    Post subject: Reply with quote

Julgo que o jogo da macaca não tem nada a ver com o jogo em questão. O jogo da macaca é jogado ao pé coxinho e não é um jogo de equipa. Mas os nomes dos jogos tradicionais também variam conforme a região do país onde estamos, penso eu.

Quanto ao jogo em questão, eu conheço-o por "caixinha chinesa" (ou só "caixinha"), e era um dos meus preferidos dos tempos de escola. Havia um corredor central e vários corredores laterais, perpendiculares ao corredor central. O número de corredores laterais variava conforme o número de jogadores de cada equipa (normalmente, 2 ou 3, mas às vezes eram mais...), isto porque cada corredor lateral era ocupado por um elemento da equipa que defendia. Apenas o jogador do primeiro corredor lateral podia passar para o corredor central para tentar apanhar os jogadores da outra equipa, que tinham como objectivo atravessar todo o campo de jogo, do primeiro corredor até ao último, e depois fazer o percurso inverso.

Espero que a descrição tenha sido elucidativa para quem não conhecia o jogo Smile
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Dec 06, 2009 9:19 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
Era a cirumba sim senhor. Obrigada Leonor.
Este jogo - tal como todos os outros, acho eu - acabava sempre em grandes discussões.


Por acaso, apesar das discussões serem intrínsecas a qualquer jogo desta natureza, neste até nem eram assim mto grandes as discussões. É como tudo, depende mais de com quem jogas do que o jogo. Batoteiros é sempre uma salsada e n dá piada nenhuma.

E dentro do género este é dos que mais gostava de jogar.
Um bom desenho e com medidas razoáveis era meio caminho andado p correr bem.

gildo wrote:
O número de corredores laterais variava conforme o número de jogadores de cada equipa (normalmente, 2 ou 3, mas às vezes eram mais...), isto porque cada corredor lateral era ocupado por um elemento da equipa que defendia. Apenas o jogador do primeiro corredor lateral podia passar para o corredor central para tentar apanhar os jogadores da outra equipa, que tinham como objectivo atravessar todo o campo de jogo, do primeiro corredor até ao último, e depois fazer o percurso inverso.


A descrição dá p entender mais ou menos bem o esquema.
Mas: o numero de caixas poderia ser adaptado ao numero de jogadores pq a jogares com mais de 10 pessoas por equipa a coisa complica, mas isso tb fazia parte do esquema! Ate pq por cada caixa poderi tar mais q uma pessoa! a malta tinha de ir tentando fazer zig-zag nem q fosse p os lados ate avançar!
E depois n se entende bem q qualquer elemento dos q circulavam nos corredores poderiam tentar apanhar os das caixas. N era so o fulano q andasse no corredor central. Alias o mais giro era qdo ficava so um na caixa e tinha os 3 lados tapados e ainda se sujeitava a alguem dar um salto fora e tocar-lhe.

Já agora este miudo anda perdido:
http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?p=28501#28501
Back to top
View user's profile Send private message
Gi



Joined: 01 Jun 2006
Posts: 57
Location: Vialonga

PostPosted: Mon May 03, 2010 12:26 pm    Post subject: Reply with quote

Honestamente a mim está-me a parecer que está a falar dos "policias e ladrões" Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group