Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A minha escola
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Guest






PostPosted: Fri Feb 03, 2006 4:07 pm    Post subject: A minha escola Reply with quote

A minha escola primária tinha a tipica arquitectura do estado novo, salas grandes, frias, com carteiras de tampo verde.
As classes eram na ordem dos 30 alunos...
No recreio obrigavam-me a beber leite, que era distribuído gratuitamente pelo estado.Como eu não gostava muito de beber leite simples, metade do pacotinho deitava fora quando nenhuma funcionária estava de olho em mim.
Brincava ao elástico, saltava à corda, brincava ao peão, à "vizinha dá-me lume", apanhadas e escondidas, e à Bota Butilde( não sei se é assim se se escreve) que era um sucesso na altura ...
Quando as aulas terminavam acabava sempre por ficar mais um pouco no patio da escola a brincar, às vezes a coisa corria mal porque a minha avó ia-me buscar...
Tita
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Feb 08, 2006 6:27 pm    Post subject: O Leite Reply with quote

O leite! Eu também não gostava e obrigavam-nos a beber, a minha mãe solucionou o problema, mandava-me na pasta uma pequena caixa com Toddy ou Nesquik e na hora de beber lá fazia o meu chocolate quente, e quantas vezes eu reparti o "pó mágico" pelos meus colegas. Recordo-me também que os pacotes eram de 1 litro e aquecidos em grandes panelas, depois distribuídos em copos de plástico. Estou a falar entre os anos de 1978 a 1983, pois reprovei um ano na segunda classe, frequentei a Escola Primária do Cerco do Porto.

Last edited by misterio on Sat Nov 08, 2008 2:01 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Guest






PostPosted: Fri Mar 03, 2006 11:19 am    Post subject: Reply with quote

entao e o limão? quem se lembra? era do genero da bota botilde.
Back to top
g0lden
Guest





PostPosted: Fri Mar 03, 2006 11:37 pm    Post subject: Reply with quote

A minha escola era daquelas antigas onde ainda tinha escrito o lado masculino e o feminino nas portadas principais.Se bem que já era mista,mas lembro-me de sermos bastante curiosos a esse respeito e tanto os nossos pais como "continas"(como chamávamos na altura),nos explicarem que não havia muito tempo que as escolas eram mistas.O que para nós já nos parecia um absurdo separarem os rapazes das raparigas,e afinal não tinha sido assim á tanto tempo.
Quanto ás carteiras,as minhas ainda eram daquelas de madeira castanhas escuro que se levantava o tampo e guardavamos as coisas lá dentro.Tinha o rebordo para colocar os lápis e o buraco para o titnteiro(mas já não usavamos nada disso,usavamos as canetas bic ("BIC laranja bic cristal...bic laranja para escrita fina Bic cristal para escrita normal")
E a régua de madierra para as famosas réguadas,quem se lembra???Por certo sem grandes nostalgias,mas que eram de grande eficácia....,bem escondidinhas lá no fundo da gaveta da professora,não fosse haver inspecção....(eu por acaso levei 4 em 4 anos,nada mau!E apenas por ser molenga).

Em resposta ao Limão em vez da bota botilde(isto já no 5º ano),eu tb tive o limão...era mais baratinho,na epoca da bota,e afinal fazia o mesmo.

Um aparte....é nisto que acho que os meus filhos não vão ter muito para recordar,a nivel de brincadeiras,como nós "trintões" temos.Até porque quando observo os miudos brincarem nos recreios e com os amigos, chego á conclusão que não sabem brincar,pois só os vejo em lutas.Já não se vêm josgos de roda,jogar ás escondidas,á apanhada,ao eixo,ao elástico,etc etc..
Ahhh e já agora será que a nivel de ciclo,será que fazem ideia dos jogos ao "bate pé" por trás dos pavilhões???

Aii trintasssss que nostalgicos....será que apenas gostariamos de ser crianças apenas?Ou será mesmo que a nossa época foi mesmo mágica?
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Mar 04, 2006 3:02 am    Post subject: Reply with quote

Foi Mágica sem dúvida
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Guest






PostPosted: Tue Mar 07, 2006 2:40 pm    Post subject: foi magica Reply with quote

foi magica sem duvida.
que saudades de jogar á macaca, ao elastico, ao sapato-sapato,á cirumba (acho que é assim que se escreve) ao mata. bem que saudades.
os nossos filhos só sabem jogar jogos de pc, game-boy etc etc.
quando eles tiverem a nossa idade, não vão ter estar recordações fantasticas de como era tão bom brincar com os amigos/as ao ar livre.
Back to top
Guest






PostPosted: Tue Mar 07, 2006 6:25 pm    Post subject: Reply with quote

Anonymous wrote:
entao e o limão? quem se lembra? era do genero da bota botilde.


Era o "limão twist"... andei a fazer umas mudanças este fim de semana e descobri o meu limão twist num armário. adorava aquilo e lembro-me de em festas de anos se fazerem competições que levavam horas, pois com a prática conseguiamos estar horas sem falhar uma unica vez. A Bota Botilde veio mais tarde já com o 123 na televisão.
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Mar 09, 2006 3:58 pm    Post subject: Reply with quote

Andei na primária (agora 1º Ciclo) desde 1989 a 1993. É uma escola algo diferente das normais, num bairro construído de raíz no Estado Novo mas com qualidade de vida, com vivendas, alguns prédios, diversos serviços, etc. O pátio tinha terra batida (foi recentemente alcatroado, que falta de gosto...), e jogávamos na terra, fazíamos lá o magusto onde sujávamos a cara e as mãos com as cinzas das fogueiras (depois em casa tinha que me lavar), jogávamos à bola, corríamos, caíamos, fazíamos trinta por uma linha. Quanto ao leite, eu não gostava pois tinha pouco chocolate e eu nunca fui grande adepto de leite simples. Há um par de anos voltei lá e a funcionário levou-me a dar uma volta pela escola e deu-me 2 pacotes de recordação. Laughing Ah e nas aulas, quando se tratava de trabalhos manuais, chegávamos a usar os pacotes para fazer construções. Isto quando não enchia o pacote vazio com ar e o esborrachava com o pé para fazer barulho. Ah e brincávamos com estalinhos no carnaval e eu vestia-me de Zorro, Cowboy, Coelho da Páscoa ou Batman.
E fiz de Menino Jesus nos dois primeiros anos. Depois já era muito alto para a mangedoura. Laughing E a minha sala coreografou as Bolinhas Amarelas numa festa da escola. Eu fazia de figurante. Rolling Eyes
E fomos aos Picos da Europa por 5 dias num intercâmbio com um colégio de León. Belos dias!! Cool
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Mónica Alexandre
Guest





PostPosted: Sat Mar 11, 2006 8:06 pm    Post subject: a minha escola Reply with quote

A minha escola primária também é do estilo arquitectónico do Estado Novo. Lembro-me que os pacotes de leite (que não bebia porque o leite não era quente) tinham fábulas que, despois, a minha professora recortava e utilizava para as aulas de português. Outro aspecto, também original, era a máquina de reproduzir os testes: máquina manual com tinta e álcool.
Tempos que recordo com muito carinho.
Back to top
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Thu Mar 16, 2006 6:20 pm    Post subject: Reply with quote

Quem se lembra da inspecção da directora aos (piolhos)?
Geralmente era a segunda-feira lá vinha a mulher com a esferográfica espreitar as nossas cabeças.
Também me recordo de na escola nos darem umas pastilhas encarnadas para a higiene oral . Eram boassssssssssssss

_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Leo
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 2:26 am    Post subject: Reply with quote

Eu por acaso gostava do leite *abaixa-se para não levar com pacotes* Laughing
Nem sabia que era obrigado! Que cena!

Eu adorei a minha escola primária, as carteiras eram das modernas que os miúdos se sentam dois a dois e eu estava sempre a ser separada dos colegas por falar muito. Very Happy O recreio tinha árvores, baloiços, um chafariz e dava a volta à escola. Havia sempre um monte enorme de folhas velhas para saltar. Fartava-me de fazer desenhos nas aulas.

O ciclo também foi fixe, muito brinquei à cirumba e ao elástico e aquele jogo de bater a bola com a mão... ai como se chama!
Back to top
Vtrain
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 2:44 am    Post subject: Reply with quote

Entrei para a primeira classe em 1982. Foi o meu primeiro contacto com escola pois até então vivia numa pequena quinta e não sabia o que era estar entre quatro paredes.

Lembro-me do primeiro dia de escola como se fosse hoje. Entrei... ouvi tudo o que a professora tinha para dizer e como tinha relógio e me achava muito crescido chegando a hora de acabar a aula levantei-me. Dirigi-me para a porta reparando que todos os outros continuavam sentados. Quando estava a chegar a porta... ouvi um gripo pelo meu nome. Parei. Voltei-me. E a Professora explicou-me que não podia levantar-me do meu lugar sem sua autorização. Ainda tentei argumentar com a hora.. mas definitivamente eu não estava habituado aquelas lides Smile

A minha escola eram 3 pequenos edificios tipo vivenda num espaço protegido por muros brancos baixos. No interior deste espaço havia baloiços e ferros para nos pendurarmos. As aulas, devido a poucos alunos, eram dadas 1a e 2a classe em conjunto e 3a e 4a noutro conjunto.
As secretárias eram individuais de madeira. Naquele estilo de secretária/mesa inclinada (tirando uma pequena tira no topo para os lapis e canetas) ... quase como as secretárias de arquitectos.

Ui o leite. Eu também detestava o leite. Não por ser simples em si mas porque estava habituado ao UCAL do dia, Vigor e afins. Aqueles pacotinhos de leite obrigados na escola... não iam com nada.

Lembro-me também das sessões/visitas que funcionarios, julgo eu da câmara, faziam à escola com o famoso Quitoso para os piolhos. Vivia numa vilória pobre e tinha bem a noçâo na altura que muitas vezes aquela era a lavagem semanal do cabelo de muitos.

E as visitas para as vacinas? Lembro-me que a professora avisava que no dia seguinte era para trazer o boletim de vacinas... ui... era o mote para eu fazer uma grande birra no dia seguinte e tentar faltar à escola. Não sei como as vezes conseguia convencer a minha mãe... e isso resultou algumas falhas no programa nacional de vacinação lol.

Cirumba, elastico e "apanhadas" foram jogos que brinquei mais no ciclo. Principalmente porque apesar de rapaz nunca me dei bem com jogar a bola ou as outras brincadeiras tipicas dos rapazes. Claro que isto não me deu grande fama na altura... mas quem estava junto das raparigas quem? Smile

Vt.
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 3:00 am    Post subject: Reply with quote

Sempre detestei vacinas, lá íamos ao BCG apanhar as picas e era uma berraria. Shocked
Mais tarde a que doeu mais foi a 3ª dose da hepatite B, fiquei com o braço em gelo durante uns dias!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 11:03 am    Post subject: Reply with quote

E as fotografias, ficava sempre horrível, e como os meus pais eram de origem humilde também era sempre das mais mal vestidas, enquanto os outros iam sempre pipis.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 11:54 am    Post subject: Reply with quote

Por falarem em fotografias gostaria de partilhar convosco um episódio actual referente ás célebres fotos de turma.
Na primária todos os anos ia um fotógrafo às salas fotografar a classe (como lhe chamava-mos) individual e em grupo, infelizmente nunca fiquei com a do grupo. Anos mais tarde a minha vida profissional direccionou-se para os audiovisuais, sou repórter de imagem (operador de camera) e por obra do destino certo dia fui filmar um casamento para um cliente fotógrafo, o sr. Ernesto, na conversa surgiu as célebres fotos de "família" da escola e disse-lhe que tinha andado na Escola Primária do Cerco do Porto, ao que ele prontamente me pediu para abrir o porta luvas do carro e retirar a fotografia que lá estava, imaginem, era uma imagem da minha antiga escola e ele acrescentou:
-"as fotos que tem fui eu quem as tirou, sou fotógrafo dessa escola à mais de 20 anos".
Imaginem como fiquei todo arrepiado.
A minha pergunta foi logo - ainda conserva os negativos?
Na esperança de conseguir as tais fotos de grupo. Mas infelizmente uma inundação estragou todo o arquivo.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

Eu acho piada aquelas fotografias em k aparecemos todos desdentados. Laughing Eu também estudei no cerco do Porto mas no preparatório e secundário.
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 5:54 pm    Post subject: Reply with quote

Tive um irmão que também lá estudou.
Seria interessante os amigos começarem a colocar as vossas fotos de grupo.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 9:11 pm    Post subject: Reply with quote

Então eu com o dente incisivo partido, dava para assobiar e tudo. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 5:02 pm    Post subject: Reply with quote

bem... uma das recordações mais tristes mas também mais engraçadas que tenho, é que quano tinha 7 anos, perdi os 4 dentes da frente quase ao mesmo tempo, e parecia uma vampira, porque so e viam akeles dois k os vampiros têm grandes, então no recreio, quando era para jogar à apanhada, e ninguém queria ficar a apanhar, um colega meu berrava "Fica a Andreia que agora é uma vampira!" e eu nunca gostava porque corriam todos mais do que eu! Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Paulo V.
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 12:17 am    Post subject: Uma recordação má. Reply with quote

Entre as boas recordações, vai uma muito má. Obrigarem-me a tomar óleo de figado de bacalhau.
No mínimo, aquilo era horrível.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 5:28 am    Post subject: Reply with quote

Num dos meus trabalhos, estava a fazer um levantamento fotográfico de uma obra pública e dei por mim em cima de um banco tipo de jardim para fazer um plano mais picado da obra e para surpresa minha olho para trás e o que eu vejo, a janela aberta de uma sala de aula, ainda com a tão falada cruz de cristo a meio do quadro.
Sem pensar aproveitei para tirar uma meia dúzia de fotos, aqui está uma.
Já não tem as velhinhas carteiras, mas o quadro e a cruz são ainda originais.


Last edited by misterio on Fri Mar 24, 2006 2:59 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Guest






PostPosted: Wed Mar 22, 2006 2:21 pm    Post subject: Reply with quote

Até já me tinha esquecido da cruz de cristo nas salas de aulas. E eu que estava na convicção que o Estado era laico...
Mistério obrigado pela fotografia.
Tita
Back to top
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
Page 1 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group