Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A minha escola
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 2:55 pm    Post subject: Reply with quote

no colegio militar e no instituto de odivelas ainda se utlizam as velhas carteitas!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Santos
Guest





PostPosted: Thu Mar 23, 2006 8:17 pm    Post subject: Reply with quote

Quando entrei para a Primária tive a sorte ir para uma escola "novinha em folha" - são duas escolas que, se posicionar-mos entre elas, eram (são?) um autêntico "espelho" - iguais em tudo!
São os edifícios ,de um piso, juntos ao "palácio" da (ainda ?) Escola Superior do Ministério Primário - ao lado e mais visível ( da 2ª Circular ), está a Escola Superior de Comunicação Social.
O serem escolas "gémeas" não foi por acaso - a da esquerda era para as raparigas e a da direita para os rapazes. Durante o recreio, no meio do amplo espaço entres as duas escolas, lá estava a "contínua" para evitar as misturas!...

- Uma das mais "fortes" recordações que tenho desse tempo é sobre dois colegas da 1ª classe. Eram dois gémeos terríveis em que um dia, não me lembro do motivo, fugiram da sala de aulas para o corredor com a professora atrás deles. Os dois lá conseguiram "fintá-la" e voltar para a sala com a senhora a correr para os apanhar. Quando ela está quase a chegar à porta... o que é que os dois fazem? FECHAM A PORTA!
Edifício novo com chão de "pedra" a brilhar resulta que... a mulher fica sem "travões" e vai de encontro à porta de uma tal maneira que ficou com um "galo" do tamanho duma bola de ténis!!
Isto ficou "gravado" na memória porque, para miúdos de seis anos, deve fazer impressão ver uma professora deitada no chão aos gritos e a chorar!...

Outra recordação é o do muito comentado "leitinho" escolar: o que era dado no recreio era leite achocolatado ( em garrafa de vidro ) da Ucal - tenho quase a certeza que era este, mas, depois de ler algumas participações ( neste fórum ) sobre o leite escolar ( mesmo sendo de tempos mais recentes ) já não sei se será uma "partida" da minha memória - leite com chocolate...viva o luxo!
Era acompanhado com uma sandes ( pão de forma tipo Bimbo ) de queijo ou mortadela - "hoje", só de sentir o cheiro de mortadela com pão Bimbo, dispara-me "automática" a recordação desse tempo!

Para a altura, iniciar a Primária com estas ( e outras boas ) condições deve ter sido um caso à parte... - agora, desconfio que aquelas condições não passaram de um qualquer "projecto piloto"!...
E eu tive azar com esses tais "projectos pilotos"... Quando iniciei a "vida" escolar, a Ditadura estava a realizar algumas "mudanças" e também "vi" a Revolução que com mais (outras) mudanças. Para uma criança que era ( demasiada) tímida, dei-me mal... - "chumbei" duas vezes na Primária!! Embarassed ( na 1ª e na 2ª).
Durante esse periodo, foram feitas várias "experiências":
- juntar meninos e meninas na mesma sala ( foi a altura dos "casais" - cada carteira tinha de ser ocupada por uma menina e um menino. As batas desapareceram ou eram facultativas(?))
- experimentaram juntar duas classes (1ª+2ª e 3ª+ 4ª) na mesma sala e lecionadas por um(a) professor(a) ( carteiras em formação U)
- depois, voltaram a separar as classes e os alunos podiam escolher o seu companheiro(a) de carteira e a própria carteira ( geralmente Wink , as meninas iam para a frente e os "arruaceiros" iam para o "mais longe" da prof. Wink ...

... e foi quando apareceram as famosas escolas "provisórias" pré-fabricadas ( diga-se, provisórias de "longa duração" - MAIS DE 20 ANOS Laughing ).
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 24, 2006 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

Amigo Santos,
que idade é que tem?
Para poder identificar o ano em que descreve a sua escola.
Ainda em relação ao leite, eu tenho 33 anos, e o meu irmão que agora tem 39 na mesma escola davam leite por vezes iogurte, que ele trazia para comer em casa e metade era partilhada comigo e úm pequeno pão com uma salsicha. Isto após o 25 Abril. No meu caso como já disse eram pacotes de 1l de leite despejados numa panela enorme, que depois de aquecido era distribuído em copos coloridos de plástico. Actualmente o leite distribuído são pacotes pequenos com um pouco de chocolate.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
sandra
Guest





PostPosted: Fri Mar 24, 2006 4:24 pm    Post subject: Reply with quote

Enviaram-me este link por mail e estou há horas a vasculhar cada cantinho! Estou a adorar esta viagem e vou-me lembrando dos pormenores.

A minha escola primária era das antiguinhas, ainda hoje existe com o mesmo formato e até algumas professoras se mantêm. As carteiras eram de madeira, daquelas com tampa e o sítio dos lápis. Ninguém se preocupava muito com a roupa que cada um vestia, era uma escola de aldeia, as pessoas eram humildes e verdadeiras (esta é a imagem mais bonita que tenho desses tempos). Jogávamos ao elástico, ao berlinde, à corda, ao pião, sei lá mais o quê!
Lembro-me das sessões de fotografia e das vacinas. Do leite em copos de plástico, ao qual juntava chocolate em pacote de plástico (não me lembro sequer do nome). Ficava enjoada quando vinha com natas. Chamávamos "minha senhora" à professora.

E agora chega, já estou com uma lagrimita no olho...
Back to top
Guest






PostPosted: Fri Mar 24, 2006 6:55 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Amigo Santos,
que idade é que tem?
Para poder identificar o ano em que descreve a sua escola.


Entrei recentemente para a classe dos "cotas"...
Iniciei a Primária com 6 anos em 1972.
... E já ia sozinho para a escola (!) - percurso que adorava fazer - apesar de a Estrada de Benfica ser uma das entradas para Lisboa, o trânsito até que não era muito...
O meu caminho favorito e mais perto, começava "cá em baixo" ao lado do Quartel dos Bombeiros e era sempre a subir o "monte" ... Laughing Tenho a ideia de que esse caminho era um atalho ( as viaturas entravam pelo lado da Estação da CP ) que era ladeado por pequenas quintas e uma delas, tinha burros e touros ( que impressionava pela sua cor preta e tamanho ). Presumo que eram mansos porque não nos "ligava nenhuma" quando passávamos perto deles, pelo lado de fora da cerca - claro!!!! Very Happy
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Mar 27, 2006 2:04 am    Post subject: Reply with quote

Grandes recordações!! Sobre a forma de tratamento, eu chamava "Senhora Professora" à minha professora. Depois ela reformou-se quando eu andava na 3ª classe e depois tive outra na 4ª. Foi de 1989 a 1993.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Mar 28, 2006 3:35 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me de várias coisas dos meus tempos de escola primária...

Sim, o leite, dáva cá um jeitão pra quem não o tinha em casa naquela altura... e então acompanhado de uma carcaça com marmelada...

Eu tinha cá uma "sorte danada" nas salas de aula... como era alta demais para a minha idade, lá ía para as últimas carteiras, perto dos "terroristas" ehehe

E o dia em que lá ía o fotógrafo tirar a foto da turma??
Ehehehe... parto-me a rir quando revejo essas fotos... a oupa toda desarrumada as pulseiras de plástico, uma gola pra cima e outra pra baixo... aquele cortes radicais que as nossas mães teimavam em fazer Mad

No recreio jogava muito ao "Mamã dá licença? Quantos passos?"... "Que linda barquinha, que lá, lá, lá vem? É uma barquinha que vem de Belém..."

Depois que acabei a primária lá fiquei danada por ter de ir para a telé-escola!!! Fiquei danada!!! naquela altura eu queria aprender o inglês e lá pk os meus irmãos andaram na telé-escola, eu tb teria de passar essa (terrível) experiência... tive lá uma "stôra" (hehe... fazia tempos k não escrevia esta palavra Very Happy ) que era uma peste!! Chumbou-me a duas disciplinas dela... Mad Era daquelas k faziam diferenças entre os alunos Crying or Very sad

Foram tempos fixes, acima de tudo... os coleguinhas k nos acompanhavam na ida pra casa... os trabalhos de grupo em casa deles... as idas ao café nos "furos"...
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 29, 2006 2:15 am    Post subject: Reply with quote

Escorregar pelos postes da iluminação, brincar nos portões do prédio da minha avô como se fosse um cavalo... Razz
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
amfonseca2006



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 87
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 29, 2006 4:12 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém daqui estudou no Jardim Escola João de Deus de Coimbra? Nas outras cidades também existem Jardins Escola João de Deus? Eu adorei lá andar. Passei pelo bibe amarelo, vermelho, verde, castanho... e acho que fiquei por aí. No meu tempo o Jardim Escola que fica perto do Botânico só tinha até à segunda classe. Depois tive de mudar de escola. Ainda hoje quando lá passo, fico com uma certa nostalgia do tempo que eu passava a brincar no recreio. No tempo em que os baloiços eram feitos de pneus... Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 29, 2006 4:23 pm    Post subject: Reply with quote

Não andei mas conheço quem lá tenha andado. Andei na escola nº 16 de Coimbra. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Thu Mar 30, 2006 1:50 pm    Post subject: escola Reply with quote

Na minha escola na Cova da Piedade, quando alguém entrava na nossa sala, tinhamos que nos levantar como forma de cumprimento.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Botilde



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 31
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 6:52 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha altura havia a esponja e o pico, que servia para picotar as figuras. Alguem daqui que tenha usado isso? Toda a gente adorava quando chegava a hora de "picotar" hahah
_________________
O boca doce é bom é bom é.....Diz o avô e diz o bébéé...
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 8:02 pm    Post subject: Reply with quote

Eu gostava de picotar, depois fazíamos altos recortes com aquilo. Agora não se usa disso por causa das doenças que podem de lá advir ou assim...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Apr 03, 2006 10:19 am    Post subject: Reply with quote

doenças?... realmente... naquela altura fazia-mos tudo e mais alguma coisa e era raríssimo ficarmos doentes! Smile
Back to top
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Wed Apr 05, 2006 12:18 am    Post subject: Reply with quote

Então e a varicela?
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Wed Apr 05, 2006 8:41 am    Post subject: Reply with quote

Pois era, a VARICELA!
Eu tive quando andava na 3ª classe e tive que ficar 3 semanas inteirinhas em casa.
Que horror, parecia um bicho, nem me atrevia a olhar ao espelho Mad
Ainda tenho uma marquita ou outra, pois não conseguia evitar coçar-me.
Back to top
View user's profile Send private message
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Thu Apr 06, 2006 2:06 pm    Post subject: sarampo Reply with quote

E o sarampo, que a minha mãe forrou tudo quanto era possivel com papel celofan vermelho. Embarassed Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 30, 2006 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

eu fui uma felizarda, tive as doenças todas durante as ferias Mad
tive papeira na 4ª classe nas ferias da Pascoa Sad
tive saranpo no 5º ano nas ferias do carnaval Crying or Very sad
tive varicela no 8º anos nas ferias da pascoa Shocked
digam lá se eu não fui uma felizarda!!! Mad
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Tue May 30, 2006 4:15 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me perfeitamente de estar com varicela e com papeira.
A papeira devo ter tido por volta dos 3 anos. Estava em casa dos meus avós e lembro-me de a minha avó telefonar a avisar os meus pais e de ir depois com eles para o hospital de madrugada. Lembro-me de estar deitada com um holofote direccionado para mim que me encadeava e de ter imensos médicos à minha volta (eu só lhes via os vultos). E de ter imensas dores no pescoço. Foi horrível! Sad
Da varicela as recordações são melhores: só me lembro de me estarem a pintalgar as babas, uma a uma, com um remédio côr-de-rosa. Actualmente já não se usa. O meu filho teve recentemente e não usou nenhum medicamento na pele (só um óleo para substituir o gel de banho, que se torna muito agressivo para peles com lesões). Especificamente para a varicela não tomou nada.
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 30, 2006 4:27 pm    Post subject: Reply with quote

bomboca, esse medicamento cor de rosa ainda existe e ainda se usa muito. Chama-se Calandril loção e tambem existe em pomada (que é fantastica para as picadas de insectos).
os meus filhos já tiveram varicela e o pediatra receitou-lhes o famoso Calandril que já é muito antigo pois eu lembro-me da minha mãe pintar as minha babas quando eu tive varicela.
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Tue May 30, 2006 4:34 pm    Post subject: Reply with quote

Engraçado porque ainda hoje (a propósito da vaga de mosquitos africanos que andam por aí) uma colega minha falou disso, das saudades que tinha do cheiro típico. Wink Ele há coisas do arco da velha... Very Happy
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
tita josé



Joined: 10 Jul 2006
Posts: 3
Location: lisboa

PostPosted: Wed Jul 12, 2006 11:20 am    Post subject: Reply with quote

Eu recordo-me de andar na primária e todos os anos visitarem a escola médicos ou enfermeiros,não sei exactamente, para verificarem se todos os alunos tinham as vacinas em dia.
Os que nao as tinham em dia, levavam as vacinas ali mesmo na sala de aula, junto de todos os outros meninos.
Era uma vergonha para os que tinham de levar alguma vacina, puxavam-lhes a calcitas e as cuecas para baixo indeferentes aos olhares dos restantes meninos.
Não sei se ainda hoje fazem essas visitas às escolas primárias.
Ah, eu via numa pequena vila, provavelmente nos meios urbanos isto não acontecia, não sei , digo eu.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 2 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group