Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

TERTÚLIA POLICIÁRIA
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Mon Apr 09, 2007 9:19 pm    Post subject: Olá Reply with quote

Olá a todos
Embora já conhecesse o site, há lgum tempo que não vinha cá e perdi os 3 primeiros problemas policiários, um vício já antigo.
Espero participar em todos os outros
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 16, 2007 9:22 am    Post subject: Reply with quote

eu sugeria que se aumentasse bastante o nível de dificuldade. É assim toda a gente tem sempre a pontuação máxima.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Apr 16, 2007 1:41 pm    Post subject: Reply with quote

Sérgio,
até aqui tenho dado mini-enigmas policiários, estou a tentar contactar alguns autores para posíveis colaborações com problemas mais complexos.
Se alguém tiver jeito para a escrita, podem participar enviando os vossos textos. Podem obter algumas informações e até saber um pouco mais desta arte de pensar em www.danielfalcao.net.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Mon Apr 16, 2007 3:06 pm    Post subject: Reply with quote

Para os amantes desta modalidade, sugiro mais duas paginas que eu vou alimentando. Numa poderão encontrar problemas. Na outra sugestões de chaves para construir problemas.
http://toquedeferiado.esenviseu.net/
e
http://cantodopoliciario.no.sapo.pt/
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Não posso de modo algum concordar com a solução "oficial" do problema "Em Pleno Voo". Apenas ficou provado que o secretário trazia a caneta no voo de Londres para Lisboa. Tendo Miss Scarlett dito que a carta tinha sido escrita no voo de Lisboa para Londres, em minha opinião não se pode estabelecer qualquer relação entre a caneta e a carta, pois não há nada que diga que o secretário trazia a caneta nesse voo. Ele até podia ter comprado a caneta em Londres!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 6:52 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, o conto não é da minha autoria, o seu autor é "Pleno", no final do passatempo direi a bibliografia consultada.
A resposta, como já referi anteriormente tem que ser de acordo com a solução do autor.
Quando li pela primeira vez este enigma também não consegui desvendar, mas quando vi a solução até a achei bem conseguida.
Sendo assim de todas as respostas que recebi tenho que felicitar alguns concorrentes que conseguiram desvendar este enigma.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 7:32 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo, acho que deverias considerar a pertinácia de algumas explicações alternativas neste enigma, pois neste caso não está claramente explicitado no texto que ele teria escrito qualquer carta com essa caneta no voo para Londres (e se fosse um presente que ela lhe tivesse oferecido enquanto estiveram nessa cidade, tão presa de amores que a moçoila estava?? Nada no texto contradiz isso...).

Aliás, nem Miss Scarlett (as Scarlett são todas levadas do diabo... Wink ) registou que a carta fosse escrita a caneta. Um secretário pessoal, em viagem, até costumava fazer-se acompanhar de uma máquina de escrever portátil...

Portanto, quem acertou na solução "oficial" merece o crédito total, mas não deves descurar, no meu ponto de vista, algumas hipóteses alternativas pois, torno a referi-lo, essa solução não está claramente fundamentada no texto.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 7:49 pm    Post subject: Reply with quote

Tudo bem Paulo, aceito o regulamento! Por acaso até pensei inicialmente que a caneta era a solução, mas depois quando voltei a ler e vi que a suposta carta teria sido escrita no voo para Londres, afastei essa hipótese e considerei que a solução consistia no facto da queixosa não trazer a carta com ela o que era muito suspeito.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 8:52 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, a hipótese de solução que me saltou logo à vista foi que Scarlett denunciasse imediatamente Brown à Polícia inglesa (e a alegada carta até seria escrita em inglês, admitindo-se que eles seriam cidadãos britânicos radicados em Portugal), tendo em conta o voo Lisboa-Londres, em vez de ela estar à espera de regressar a Lisboa para formular a queixa.

A prova que a caneta faz, cingindo-nos exclusivamente ao que o texto nos diz, é insuficiente.

misterio wrote:
o conto não é da minha autoria, o seu autor é "Pleno"


Por isso é que seria bom poder discutir sempre a solução com o autor, o que nem sempre é possível Smile


Last edited by Alguem on Mon Apr 23, 2007 9:16 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 9:15 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora, a minha solução baseou-se no comportamento suspeito de Miss Scarlett, ao dizer que não sabia ao certo em que mala vinha a carta. Sendo a alegada carta a prova do "crime", é muito suspeito que a queixosa a tivesse posto numa mala que se poderia extraviar no voo de Londres para Lisboa, e ainda mais suspeito que não se lembrasse de qual seria a mala. Como ela tinha telefonado ao inspector a partir de Londres, combinando o encontro no aeroporto de Lisboa com o fim de apresentar queixa, seria lógico que trouxesse a carta com ela para mostrar ao inspector no momento da queixa.
Back to top
View user's profile Send private message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 9:22 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha opinião não há provas suficientes para tirar a conclusão, mas apenas suspeitas.
Digamos que há dois indícios que seria preciso investigar:
a) o desleixo em relação à carta
b) a impossibilidade de a carta ser escrita com a caneta de tinta permanente no avião.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 23, 2007 10:53 pm    Post subject: Reply with quote

eu também não concordo com a solução "oficial", pelas razões já apontadas pelo Tim. Aliás, a minha resposta foi no mesmo sentido que a dele.

Acho que nada, mas mesmo nada, no texto pode levar à solução "correcta". Somente a especulação pode levar a tal.
Back to top
View user's profile Send private message
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Tue Apr 24, 2007 9:00 am    Post subject: em pleno voo Reply with quote

Bons dias
Na minha opinião essa não poderia ser a solução, ponto final!

Só mesmo um tiro no escuro para acertar neste enigma!

Mesmo sabendo que a caneta de tinta permanente não escreve a grandes altitudes (parabéns aos que sabiam, eu não cheguei lá!) não há nada que refira que o Sr. a levaria no võo para Londres.
E além disso como é possivel uma pessoa conseguir entrar num avião com uma caneta em ouro. E as medidas de segurança?

É realmente muita suspeita para nenhuma certeza...

Bem, vou agora ler o próximo enigma Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Tue Apr 24, 2007 1:05 pm    Post subject: Reply with quote

Eheheheh! Este enigma deu cabo de nós Mistério! Eu bem me pus a inventar mas... de nada valeu, pelos vistos! Também acabei por me focar no ridículo da situação: a senhora liga de propósito de Londres para a polícia e não traz a carta com ela?! Confused
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 24, 2007 5:32 pm    Post subject: Reply with quote

Agradeço a todos a vossa opinião, mas como foi regulamentado, a reposta tem que ir de encontro à solução final idealizada pelo autor.
Enigmas com um grau de dificuldade maior pode conter pistas que denunciam a solução mais difíceis. Dou-vos dois exemplos:

1) "O Sr. Gonzaga morador na rua da Alegria no Porto alega ter recebido no passado dia 24 Junho, da mão do carteiro, uma carta a si endereçada."
Porque é que ele está a mentir?
Solução: Porque no Porto dia 24 de Junho é feriado no Porto (S.João), logo não há distribuição de correio."

Uma pessoa do sul poderá não saber que dia 24 de Junho é feriado no Porto, ou então nós das grandes cidades saber que em certa cidade ou até freguesia é feriado, mas a pista para solucionar o problema pode ser esta.

Mais difícil ainda e a título de exemplo pois o facto é inventado:

2) "...João Ferreira morador na freguesia de Pardelhas- Mondim de Bastos alega que na hora do crime (17h30) viajava na camioneta da Mondinense e chegou à paragem da sua freguesia pelas 18h00, meia hora após o crime ter sido cometido..."

Solução: Sr. João estava a mentir porque a A Mondinense,a única empresa de transportes que vai a esta freguesia, somente faz 3 viagens diárias para esta freguesia, às 7h00, 16h30 e às 20h00.

Esta provavelmente seria difícil, mas são assim os verdadeiros policiários, já indiquei algumas páginas na net para os interessados, onde encontrarão enigmas que requerem alguma pesquisa física.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Thu Apr 26, 2007 5:42 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Não posso de modo algum concordar com a solução "oficial" do problema "Em Pleno Voo". Apenas ficou provado que o secretário trazia a caneta no voo de Londres para Lisboa. Tendo Miss Scarlett dito que a carta tinha sido escrita no voo de Lisboa para Londres, em minha opinião não se pode estabelecer qualquer relação entre a caneta e a carta, pois não há nada que diga que o secretário trazia a caneta nesse voo. Ele até podia ter comprado a caneta em Londres!


Concordo "pleno-mente" Very Happy As canetas de tinta permanente até podem não funcionar a grandes altitudes (esta eu não sabia! Pelo menos já aprendi alguma coisa com este enigma! Eu até ando imenso de avião mas utilizo lapiseiras e esferográficas Very Happy ), mas em momento algum do enigma se faz referência a que o secretário tivesse a dita caneta consigo no vôo Lisboa-Londres, onde supostamente teria sido escrita a carta.
Já é a segunda vez que as canetas originam discussões neste passatempo. Oooops! Afinal a culpa é mesmo da caneta Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Thu Apr 26, 2007 6:47 pm    Post subject: Reply with quote

Julgo que foi um erro do autor do texto. Ele poderia por exemplo ter acrescentado este pequeno diálogo, quando o inspector pediu a caneta ao secretário:

- "Bela caneta!" - exclamou o inspector.
- "Tenho-a há muitos anos," - respondeu o secretário - "Trago-a sempre comigo."

Isto já seria suficiente para deduzir que ele trazia a caneta no voo de Lisboa para Londres. Embora ele também pudesse trazer uma esferográfica de reserva, como qualquer secretário/a que se preze, e aí a caneta voltava a não servir de prova Wink
Back to top
View user's profile Send private message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Thu Apr 26, 2007 7:30 pm    Post subject: Reply with quote

As falhas nos problemas ocorrem com facilidade. O autor tem uma ideia , parece tudo certinho, mas....às vezes lá falha qualquer coisa.
Um problema tem que ser feito pelo autor, esquecido, e antes da publicação ser resolvido.
É a única maneira de o autor detectar erros, caso contrário, resolve-o segundo a ideia que tem em mente e não segundo aquilo que está no papel.
Back to top
View user's profile Send private message
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Wed May 02, 2007 10:39 pm    Post subject: Reply with quote

Passa-se alguma coisa que eu não saiba?

Ainda não temos enigma pois não? Ou este silêncio é um enigma também? Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu May 03, 2007 3:04 am    Post subject: Reply with quote

O novo enigma será colocado hoje, peço desculpa mas por motivos profissionais e dada à minha ausência não foi possível colocar o último enigma desta série.
Aproveito a oportunidade para solicitar aos interessados que tenham participado pelo menos em 3 enigmas o envio da morada (por PM) para poderem receber o certificado de participação.
Os troféus dos primeiros classificados, caso não sejam da cidade do Porto, serão enviado via CTT.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri May 04, 2007 2:25 pm    Post subject: Reply with quote

Por favor não se esqueça de colocar também a solução do enigma anterior. Estou "morto" por saber onde é que perdi 1 ponto.
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri May 04, 2007 3:06 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Por favor não se esqueça de colocar também a solução do enigma anterior. Estou "morto" por saber onde é que perdi 1 ponto.


Humm Rolling Eyes estás morto Rolling Eyes
Quem será o assassino Confused

Laughing Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 2 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group