Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

TERTÚLIA POLICIÁRIA
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Mar 14, 2007 6:01 pm    Post subject: TERTÚLIA POLICIÁRIA Reply with quote

Este espaço é para as vossas opiniões e sugestões acerca do nosso passatempo ou do policiário em geral.
Não o utilizem para responder às soluções dos problemas.

- Já podem investigar o Quinto enigma "Em Pleno Voo"
Para estes primeiros desafios, serão escolhidos enigmas com um grau de dificuldade mais baixo.

Também podem criar os vossos próprios enigmas e enviar para o passatempo, estes terão que ser originais e o autor, em caso de publicação, não poderá concorrer como é lógico.


Last edited by misterio on Tue Apr 17, 2007 9:23 am; edited 6 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Thu Mar 15, 2007 7:24 pm    Post subject: Reply with quote

Ena, que bela ideia Mistério! Very Happy Como superfã deste género de enigmas...ADOREI!
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Sat Mar 24, 2007 8:17 pm    Post subject: Reply with quote

Já agr seria interessante, ser a resposta do 1º classificado =)
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 25, 2007 4:18 pm    Post subject: Reply with quote

Tinha a ideia de ser valorizada a rapidez na resposta. Já não é assim?

Já agora, um esclarecimento quanto ao terceiro critério de pontuação: o que é justificação? Ou seja, neste primeiro enigma, qual seria a justificação a dar? É que a resposta certa, por si só, já compreende a justificação...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 4:00 am    Post subject: Reply with quote

A resposta tem que ser justificada a pontuação do terceiro critério tem haver com essa justificação, falar nos pontos necessários e de acordo com a resposta oficial do autor.
Neste primeiro caso era obrigatório falar:
-A Carta escrita a lápis e não haver nenhum no quarto
-A caneta encontrada sem tampa (prova que foi utilizada para as anotações)
-As anotações escritas a caneta.

Claro que são dadas pistas falsas como a cinza e a roupa, mas não há ligação entre estas duas pistas e o assassino, como o caso das anotações escritas a caneta, que se encontrava no quarto sem tampa dando a perceber que tinha sido utilizada pela vitima e a nota encontrada em vez de estar escrita com esta caneta está a lápis e que este não foi encontrado.

Todos os participantes responderam acertadamente mas houveram respostas que mais se aproximaram da solução oficial.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 2:54 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha modesta opinião as anotações escritas a caneta são irrelevantes. O enunciado não dá para concluir se essas anotações foram escritas com a caneta encontrada no quarto. E mesmo que tivessem sido escritas com essa caneta, o que é que isso tem de suspeito? As únicas coisas suspeitas, a meu ver, são a carta escrita a lápis e a inexistência dum lápis.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 3:20 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Na minha modesta opinião as anotações escritas a caneta são irrelevantes. O enunciado não dá para concluir se essas anotações foram escritas com a caneta encontrada no quarto. E mesmo que tivessem sido escritas com essa caneta, o que é que isso tem de suspeito? As únicas coisas suspeitas, a meu ver, são a carta escrita a lápis e a inexistência dum lápis.


Exactamente!!! Completamente de acordo.... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 3:33 pm    Post subject: Reply with quote

Vamos lá ver se consigo fazer entender o autor do enigma.
Quanto à nota a lápis e o não haver nenhum no quarto, estamos de acordo.
Em relação à caneta era preciso fazer referencia a ela porque esta se encontrava no compartimento e você se interrogaria porque é que a vitima não utilizou-a para escrever a nota, já que o fez nas suas outras anotações. O facto de se dizer que foi encontrada sem a tampa pressupõem-se à partida que ele a utilizou antes de morrer e como foi encontradas as anotações no bolso, dai pressupor que estas foram escritas por ele nessa altura.

A solução dada é a que o autor idealizou e é a partir dela que tenho que avaliar as vossas respostas.
Mas continuem a enviar os vossos pontos de vista, pois é sempre interessante debate-los.
Obrigado pela colaboração.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 6:19 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Quanto à nota a lápis e o não haver nenhum no quarto, estamos de acordo.
Em relação à caneta era preciso fazer referencia a ela porque esta se encontrava no compartimento e você se interrogaria porque é que a vitima não utilizou-a para escrever a nota, já que o fez nas suas outras anotações. O facto de se dizer que foi encontrada sem a tampa pressupõem-se à partida que ele a utilizou antes de morrer e como foi encontradas as anotações no bolso, dai pressupor que estas foram escritas por ele nessa altura.


Se o bilhete está escrito a lápis, é minha opinião que o raciocínio tem de partir do lápis e não da existência da caneta, e nisso dou razão ao Tim e ao Sérgio.
Segundo o que tenho em mente da minha resposta, o que eu disse foi que se poderia presumir que não fosse o Joe a escrever o bilhete, pois este estava escrito a lápis e ele TERIA o hábito de escrever a caneta, pois as anotações que foram encontradas nos seus papéis estavam escritas assim.
Acho que o que não se deve seguir é o tal raciocínio falacioso feito a partir da existência de uma caneta sem tampa para fundamentar a tese de que ele escreve sempre a caneta (e com essa caneta em particular).
A menção à inexistência de uma tampa só teria significado para o desvendar da solução pois, segundo creio, o Paulo tirou estes textos de revistas antigas e daí a tal caneta ser "de tinta permanente" (de aparo) e não uma caneta "tipo Bic". Hoje em dia, quantas pessoas eu vejo a andar no bolso com "canetas" sem tampa, "tipo Bic", e a não serem usadas...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 6:34 pm    Post subject: Reply with quote

O António falou de uma coisa que eu pesoalmente tenho o hábito de dizer, caneta são de tinta permanente e de feltro, as tipo bic eu chamo esferógráficas, devido à esfera que têm.
Foi só um aparte.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 7:05 pm    Post subject: Reply with quote

Mas pode haver lugar a confusão, pois "caneta" é um termo que se banalizou e generalizou, perdendo, para muita gente, o seu significado inicial.
Foi só um aparte também. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 7:52 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Mas pode haver lugar a confusão, pois "caneta" é um termo que se banalizou e generalizou, perdendo, para muita gente, o seu significado inicial.


Generalizou-se a tal ponto que a primeira definição de caneta no dicionário on-line da Porto Editora é simplesmente "utensílio que serve para escrever ou desenhar com tinta".
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Tue Mar 27, 2007 11:52 pm    Post subject: Reply with quote

Enigma anterior:

Relativamente à roupa tenho ideia de ter posto um post que desapareceu... =( relativamente à roupa não estou de acordo com o se supor que estava dentro dos armários uma vez que quando se investiga o local do crime, se investiga tudo e não apenas o visível, logo se ele estava no quarto era suposto que se verificassem os armários!


Relativamente ao enigma actual... a que informador se referem ao meu sendo eu polícia ou ao informador a quem daddy teria supostamente pago?
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Mar 28, 2007 12:55 am    Post subject: Reply with quote

O informador que se pede é o do "Big Daddy", já que você não tinha um informador mas sim "informadores secretos". As pistas dadas são sempre referentes ao informador do Watkins.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Mar 29, 2007 12:40 pm    Post subject: Reply with quote

Boa ideia! Very Happy
Back to top
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Wed Apr 04, 2007 1:53 pm    Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA Reply with quote

misterio wrote:
Este espaço é para as vossas opiniões e sugestões acerca do nosso passatempo ou do policiário em geral.
Não o utilizem para responder às soluções dos problemas.

- Já podem investigar o segundo enigma "O Bando dos 9"
Para estes primeiros desafios, serão escolhidos enigmas com um grau de dificuldade mais baixo.


Estou curiosa relativamente à solução do segundo enigma. Para mim foi fácil identificar o assassino (Cliff Jones - cheguei lá por exclusão de partes), mas dei voltas e voltas e não consegui chegar a nenhuma conclusão relativamente ao informador. Não respondi logo ao enigma (queria mais tempo para pensar) e infelizmente acabei por não participar, pois tive de me ausentar por motivos profissionais. Daí a minha ansiedade em saber qual a solução.
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Wed Apr 04, 2007 4:28 pm    Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA Reply with quote

Pinana wrote:
[

Estou curiosa relativamente à solução do segundo enigma. Para mim foi fácil identificar o assassino (Cliff Jones - cheguei lá por exclusão de partes), mas dei voltas e voltas e não consegui chegar a nenhuma conclusão relativamente ao informador. (...) Daí a minha ansiedade em saber qual a solução.


Assassino: Cliff Jones
Informador: Tony Houghton
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Thu Apr 05, 2007 12:01 pm    Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA Reply with quote

Strawberryzinha wrote:



Assassino: Cliff Jones
Informador: Tony Houghton


Obrigada por satisfazeres a minha curiosidade, mas acho que preciso de uma explicação tipo "como se tivesse 4 anos". Fui ao arquivo rever o enigma e parece-me que o texto não está completo, porque tenho a certeza absoluta que quando tentei resolver o enigma, havia uma informação que excluia o Tony enquanto informador (tenho mesmo a certeza absoluta, pois li e reli o texto vezes sem conta, fiz esquemas por escrito, etc). Ao reler o texto agora, realmente é fácil concluir quem era o informador, mas não tenho dúvidas que o texto está diferente. Podes então explicar-me, baseada no texto original, como descobriste o informador? Obrigada!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Apr 06, 2007 4:38 am    Post subject: Reply with quote

Como é sabido, houve uma troca nos nomes do enigma "Bando dos 9". Apesar de a correcção ter sido feita em 24horas houve quem tentasse resolver o enigma pela primeira versão, o que levou alguns a errarem na resposta ou simplesmente por não conseguir decifrar, não participaram, o que não aconselho já que a simples participação tem direito a 6 pontos.
Para corrigir este facto este enigma fica válido para a contagem e todos os participantes têm a pontuação máxima. Peço desculpa aos que enviaram as respostas certas, mas penso que foi a solução mais adequada.
Obrigado a todos.
Paulo Ferreira
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 08, 2007 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo, percebo perfeitamente a tua intenção de brindar com pontuação máxima, no Enigma 2, todos aqueles membros que já tinham participado no Enigma 1.

Simplesmente, e no que me diz respeito, acho que é injusto para com os demais participantes eu ter a pontuação máxima num enigma para o qual nem sequer olhei de verdade, quanto mais tentar participar...

Admito que tenha havido pessoas que não responderam por terem ficado confusas com a tal "gralha" que, pelos vistos, o texto tinha. Mas, no meu caso, como disse, isso nem chegou a acontecer!!!

Seria interessante tentares saber quais dos restantes 7 membros tentaram efectivamente participar (como o "Tim" fez notar, dos 16 que participaram no Enigma 1, oito não participaram no Enigma 2), e então dares a esses a pontuação que entendesses... e aos outros, como eu, zero pontos.
Back to top
View user's profile Send private message
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Mon Apr 09, 2007 12:58 pm    Post subject: bando dos 9 Reply with quote

No meu caso foi justo, dei voltas e voltas ao texto e não consegui chegar ao informador.

Como imprimi a primeira versão não cheguei a perceber a alteração.

Mas com pontos ou sem pontos iría continuar a concorrer Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Mon Apr 09, 2007 7:10 pm    Post subject: Reply with quote

Compreendo que é injusto para quem participou e respondeu correctamente mas para quem, como eu, não teve acesso ao texto corrigido também seria injusto não ter qualquer benefício. Eu sugeri inclusivé que, ou se atribuiam pelo menos os 6 pontos de participação, ou se criava um enigma extra para dar oportunidade aos que não participaram (afinal o erro foi do administrador). Atribuir a pontuação máxima foi a solução que o Paulo achou mais justa. Da minha parte só tenho a agradecer, mas indepentemente de qual fosse o veredicto, iria continuar a participar.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO All times are GMT
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
Page 1 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group