Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

TERTÚLIA POLICIÁRIA
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 05, 2007 12:26 am    Post subject: Reply with quote

O Ponto perdido, como aconteceu com outros membros, teve haver com a comparação da sua resposta com a de outros concorrentes. Como chegaram respostas mais completas, como os nomes exactos de todas as partes do barco e que o falso marinheiro desconhecia, houve necessidade de pontuar de formas diferentes. No caso do Tim também deu duas respostas ao mesmo problema, uma delas não é a solução.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat May 05, 2007 7:44 am    Post subject: Reply with quote

A utilização de termos como lado direito ou lado esquerdo de um navio é também corrente e perfeitamente aceitável entre gente ligada ao mar.

Mas suponho que o ponto que perdi foi por ter referido igualmente a questão da correspondência...
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat May 05, 2007 10:45 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
O Ponto perdido, como aconteceu com outros membros, teve haver com a comparação da sua resposta com a de outros concorrentes. Como chegaram respostas mais completas, como os nomes exactos de todas as partes do barco e que o falso marinheiro desconhecia, houve necessidade de pontuar de formas diferentes.


Eu por acaso até tenho carta de marinheiro amador e por isso podia ter escrito os nomes exactos de todas as partes do barco, mas considerei e continuo a considerar que bastava apontar o facto do suspeito não ter usado uma linguagem de homem do mar.

Quote:
No caso do Tim também deu duas respostas ao mesmo problema, uma delas não é a solução.


Suponho que a resposta que eu dei que não é a solução foi a questão da correspondência. Há uma evidente contradição quando o suspeito diz que "Os telegramas e as cartas têm o habito de nos escapar" e o Víctor Gil afirma que "o tio conseguiu sempre manter contacto com ele por meio de correspondência". Ora, se isto não faz parte da solução, então é um erro do autor. Nesse caso, já é pelo menos a segunda vez que sou prejudicado por erros dos autores dos textos. Que possa haver erros, tudo bem, agora que os participantes sejam prejudicados devido aos erros, acho injusto.
Back to top
View user's profile Send private message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Sat May 05, 2007 12:13 pm    Post subject: Reply with quote

A questão da linguagem parece-me secundária e muito subjectiva. Aliás, os termos direito e esquerdo são recorrentes, e até os mais adequados quando usados na comunicação com alguém que não é perito em barcos, como seriam os interlocutores do falso primo.
Mais estranho é que num navio de dimenões consideráveis, como são os navios mercantes intercontinentais, um indivíduo vá de um lado ao outro da coberta, arrastado por uma onda, sem sofrer qualquer rotação no movimento, de modo a bater com a tempora, paralelamente à amurada.
Ao caminhar para a traseira do navio do lado direito é a sua tempora esquerda que está mais próxima da amurada. Para ter um ferimento na tempora direita teve que ser arrastado de um lado ao outro do navio, numa posição tal que não sofreu qualquer rotação. Se a vaga tivesse vindo do lado esquerodo do navio, fazia-o bater na parede mais próxima, ( lado direito do navio, e o ferimento seria na tempora esquerda.
Para mim este é o único facto estranho da história.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun May 06, 2007 12:00 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que se pode presumir que uma tempestade desse calibre fosse em pleno oceano Atlântico e não no Mediterrâneo, rumando pois o navio para Sul.

Portanto, o navio possivelmente seria atingido de estibordo e o alegado imediato iria contra a amurada de bombordo, apresentando ferimentos múltiplos e não apenas uma escoriação ligeira na têmpora direita (e o que é que fazia um marinheiro experimentado a passear pela coberta, no auge de uma tempestade violenta??? Quaisquer averiguações ou procedimentos a tomar eram feitos logo que a tempestade se prenunciasse ou que se recebessem as previsões meteorológicas...).

E a questão da correspondência é bastante pertinente, no meu entender, pois como referi numa mensagem anterior, fiz menção a esse facto na minha resposta, pensando que a incoerência maior estaria justamente aí!


Last edited by Alguem on Thu Jan 21, 2010 2:50 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue May 08, 2007 3:37 am    Post subject: Reply with quote

Caros amigos,
chegou ao fim o passatempo policiário. No meio de alguns erros, injustiças e coisas mais, penso que foi divertido e deu para gerar aqui alguns "conflitos".
Vou agora apurar as pontuações e ver os resultados, em caso de empate tenho por cá outro exclusivo para o concorrentes a desempatar.
Até Já.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Tue May 08, 2007 9:20 am    Post subject: mistérios Reply with quote

Não posso deixar de agradecer ao Paulo por estes pequenos mas intensos momentos.

Obrigada.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Tue May 08, 2007 10:00 am    Post subject: Reply with quote

foi divertido e mesmo tendo ficado em primeiro lugar (fora das medalhas), ou seja, em 4º, gostei.
Acho, no entanto, que se a iniciativa for para continuar (espero que sim), se corrijam alguns pequenos erros que, sem faltas modéstias, me impediram de ter mais pontos.


Last edited by Sérgio on Tue May 08, 2007 11:21 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue May 08, 2007 10:43 am    Post subject: Reply with quote

Sérgio wrote:
foi divertido e mesmo tendo ficado em primeiro lugar (fora das medalhas), ou seja, em 4º, achei divertido.

Acho, no entanto, que se a iniciativa for para continuar (espero que sim), se corrijam alguns pequenos erros que, sem faltas modéstias, me impediram de ter mais pontos.


Faço minhas as palavras do Sérgio. Curiosamente tivemos exactamente a mesma pontuação em todos os enigmas.

Espero que em futuros enigmas, caso algum participante detecte que a solução fornecida pelo autor do texto contém algum erro de lógica, esse enigma seja anulado.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue May 08, 2007 11:13 am    Post subject: Reply with quote

A iniciativa foi boa, despertou o interesse de muita gente (é ver o número de visitas que obtiveram estes tópicos), mas foi pena que apenas uma percentagem diminuta de membros participasse activamente no passatempo.

Relativamente aos "casos" surgidos face às soluções propostas pelos autores dos enigmas, só tenho a dizer que uma discussão saudável nunca fez mal a ninguém, mas concordo com opiniões anteriores acerca da necessidade de "afinar" alguns critérios de pontuação.

Em todo o caso há que saudar a tua iniciativa, Paulo, e "afiar os dentes" para a próxima ronda.

Como diria o mestre Hitchcock, "Bang! You're dead..."
Back to top
View user's profile Send private message
Raquel Inacio



Joined: 27 Apr 2006
Posts: 66

PostPosted: Wed May 09, 2007 8:54 am    Post subject: Reply with quote

quando é que havera novos misterios?
Back to top
View user's profile Send private message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Wed May 09, 2007 9:47 pm    Post subject: Reply with quote

Parabéns pela iniciativa e que venha a próxima série.
Back to top
View user's profile Send private message
MariaM



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 27
Location: Portugal

PostPosted: Thu May 10, 2007 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

Boas...
Como falhei no último enigma estou com uma certa curiosidade em saber a solução...
Cool
Quem me dá uma dica?

Aguardo os próximos enigmas com um certo suspense!

Fiquem bem.

Wink
_________________
Continuar a sorrir mesmo quando se torna dificil fazê-lo
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Fri May 11, 2007 9:35 am    Post subject: Reply with quote

Obrigada Mistério, graças a ti concretizei o meu sonho de ficar em primeiro lugar em alguma coisa! Very Happy
Espero que a segunda série cative mais concorrentes mas se apenas se mantiver o pessoal do costume... poucos mas bons! Wink

MariaM: uma pista... papel químico Wink
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
MariaM



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 27
Location: Portugal

PostPosted: Fri May 11, 2007 1:46 pm    Post subject: Reply with quote

Laughing
Obrigada Patsy-Ana...
Usei muita vez o papel químico dos boletins mas sinceramente não me ocorreu para o enigma. Só me lembrei o prémio era levantado com o recibo, mas esqueci o pormenor que devia ser a cópia a papel químico.

Wink
_________________
Continuar a sorrir mesmo quando se torna dificil fazê-lo
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon May 14, 2007 6:25 pm    Post subject: Reply with quote

Olá amigos,
estou de volta e aproveitei a oportunidade para trazer os troféus para os três primeiros classificados.
A particularidade dos troféus é que foram adquiridos no Museu do Sherlock Holmes em Baker Street, aos vencedores espero que gostem.
Falta a divulgação do enigma para o desempate, esta semana será colocado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Mon May 14, 2007 9:44 pm    Post subject: mistérios Reply with quote

Depois disto só mesmo subir os 17 degraus pessoalmente e sentar-me no cadeirão junto á lareira a fumar (ou fingir que fumo) cachimbo.

Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Mon May 21, 2007 6:48 pm    Post subject: Reply with quote

Então e novidades sobre o enigma do desempate? Estou a morrer de curiosidade, para alé de já ter saudades de desvendar um mistério!
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Tue May 22, 2007 6:32 pm    Post subject: Reply with quote

=) Mistério acabei de receber o envelope FANTÁSTICOOOOOO deu pra alegrar muitooo o dia =)


descubram vocês do que estou a falar hehe não quero estragar a surpresa a ninguém ;p
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed May 23, 2007 3:17 am    Post subject: Reply with quote

Pinana, estou só à espera de uma colaboração preciosa para vos dar um enigma mais complexo.
Peço um pouco de paciencia.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
danielfalcao



Joined: 22 May 2007
Posts: 1
Location: Braga - Portugal

PostPosted: Thu May 24, 2007 8:22 pm    Post subject: Reply with quote

É com imensa satisfação que tenho o privilégio de participar neste Fórum e partilhar convosco o meu interesse pelos passatempos policiários. Procurarei, dentro da minha disponibilidade, ser uma visita assídua deste espaço.

Já agora, em resposta a algumas solicitações de novos passatempos policiários para decifrar, convido-vos a visitar o sítio "Clube de Detectives" (URL: http://danielfalcao.net) onde poderão desfrutar de um vasto conjunto de enigmas policiários e treinar as vossas célulazinhas cinzentas (desde que resistam a espreitar a solução).

No sítio indicado, está actualmente disponível para decifração a última prova de um torneio dedicado a um GRANDE AMIGO - "SETE DE ESPADAS" -, produzida por um Autor considerado como o melhor produtor de enigmas policiais da actualidade - "M. CONSTANTINO".
Fica aqui o desafio, mas também a oferta de um prémio muito especial ao participante deste Fórum que, estreando-se nestas lides, apresente a melhor solução.

...e porque este escrito já vai longo, despeço-me com um até breve.

Daniel Falcão
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
miga



Joined: 16 Oct 2006
Posts: 179
Location: Faro

PostPosted: Mon Jun 18, 2007 9:40 am    Post subject: Reply with quote

OLÁ

Finalmente (desculpem o desabafo) já temos soluções....

E como estamos de desempate?

Será que houve desempate?

Confesso que nos últimos tempos o entusiasmo foi-se um pouco abaixo devido ao tempo que tem demorado a sair as novidades.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 3 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group