| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Wed Mar 14, 2007 6:01 pm Post subject: TERTÚLIA POLICIÁRIA |
|
|
Este espaço é para as vossas opiniões e sugestões acerca do nosso passatempo ou do policiário em geral.
Não o utilizem para responder às soluções dos problemas.
- Já podem investigar o Quinto enigma "Em Pleno Voo"
Para estes primeiros desafios, serão escolhidos enigmas com um grau de dificuldade mais baixo.
Também podem criar os vossos próprios enigmas e enviar para o passatempo, estes terão que ser originais e o autor, em caso de publicação, não poderá concorrer como é lógico.
Last edited by misterio on Tue Apr 17, 2007 9:23 am; edited 6 times in total |
|
| Back to top |
|
 |
Patsy-Nana
Joined: 04 Apr 2006 Posts: 86 Location: Aveiro
|
Posted: Thu Mar 15, 2007 7:24 pm Post subject: |
|
|
Ena, que bela ideia Mistério! Como superfã deste género de enigmas...ADOREI! _________________ Might as well face it, I'm addicted to Lost!! |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

Joined: 21 Sep 2006 Posts: 1394 Location: Carnaxide
|
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
Joined: 13 Jan 2007 Posts: 794 Location: Porto
|
Posted: Sun Mar 25, 2007 4:18 pm Post subject: |
|
|
Tinha a ideia de ser valorizada a rapidez na resposta. Já não é assim?
Já agora, um esclarecimento quanto ao terceiro critério de pontuação: o que é justificação? Ou seja, neste primeiro enigma, qual seria a justificação a dar? É que a resposta certa, por si só, já compreende a justificação... |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 4:00 am Post subject: |
|
|
A resposta tem que ser justificada a pontuação do terceiro critério tem haver com essa justificação, falar nos pontos necessários e de acordo com a resposta oficial do autor.
Neste primeiro caso era obrigatório falar:
-A Carta escrita a lápis e não haver nenhum no quarto
-A caneta encontrada sem tampa (prova que foi utilizada para as anotações)
-As anotações escritas a caneta.
Claro que são dadas pistas falsas como a cinza e a roupa, mas não há ligação entre estas duas pistas e o assassino, como o caso das anotações escritas a caneta, que se encontrava no quarto sem tampa dando a perceber que tinha sido utilizada pela vitima e a nota encontrada em vez de estar escrita com esta caneta está a lápis e que este não foi encontrado.
Todos os participantes responderam acertadamente mas houveram respostas que mais se aproximaram da solução oficial. |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

Joined: 05 Jan 2007 Posts: 346
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 2:54 pm Post subject: |
|
|
| Na minha modesta opinião as anotações escritas a caneta são irrelevantes. O enunciado não dá para concluir se essas anotações foram escritas com a caneta encontrada no quarto. E mesmo que tivessem sido escritas com essa caneta, o que é que isso tem de suspeito? As únicas coisas suspeitas, a meu ver, são a carta escrita a lápis e a inexistência dum lápis. |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
Joined: 13 Jan 2007 Posts: 794 Location: Porto
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 3:20 pm Post subject: |
|
|
| Tim wrote: | | Na minha modesta opinião as anotações escritas a caneta são irrelevantes. O enunciado não dá para concluir se essas anotações foram escritas com a caneta encontrada no quarto. E mesmo que tivessem sido escritas com essa caneta, o que é que isso tem de suspeito? As únicas coisas suspeitas, a meu ver, são a carta escrita a lápis e a inexistência dum lápis. |
Exactamente!!! Completamente de acordo....  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 3:33 pm Post subject: |
|
|
Vamos lá ver se consigo fazer entender o autor do enigma.
Quanto à nota a lápis e o não haver nenhum no quarto, estamos de acordo.
Em relação à caneta era preciso fazer referencia a ela porque esta se encontrava no compartimento e você se interrogaria porque é que a vitima não utilizou-a para escrever a nota, já que o fez nas suas outras anotações. O facto de se dizer que foi encontrada sem a tampa pressupõem-se à partida que ele a utilizou antes de morrer e como foi encontradas as anotações no bolso, dai pressupor que estas foram escritas por ele nessa altura.
A solução dada é a que o autor idealizou e é a partir dela que tenho que avaliar as vossas respostas.
Mas continuem a enviar os vossos pontos de vista, pois é sempre interessante debate-los.
Obrigado pela colaboração. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
Joined: 11 Apr 2006 Posts: 2137 Location: Porto
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 6:19 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | Quanto à nota a lápis e o não haver nenhum no quarto, estamos de acordo.
Em relação à caneta era preciso fazer referencia a ela porque esta se encontrava no compartimento e você se interrogaria porque é que a vitima não utilizou-a para escrever a nota, já que o fez nas suas outras anotações. O facto de se dizer que foi encontrada sem a tampa pressupõem-se à partida que ele a utilizou antes de morrer e como foi encontradas as anotações no bolso, dai pressupor que estas foram escritas por ele nessa altura. |
Se o bilhete está escrito a lápis, é minha opinião que o raciocínio tem de partir do lápis e não da existência da caneta, e nisso dou razão ao Tim e ao Sérgio.
Segundo o que tenho em mente da minha resposta, o que eu disse foi que se poderia presumir que não fosse o Joe a escrever o bilhete, pois este estava escrito a lápis e ele TERIA o hábito de escrever a caneta, pois as anotações que foram encontradas nos seus papéis estavam escritas assim.
Acho que o que não se deve seguir é o tal raciocínio falacioso feito a partir da existência de uma caneta sem tampa para fundamentar a tese de que ele escreve sempre a caneta (e com essa caneta em particular).
A menção à inexistência de uma tampa só teria significado para o desvendar da solução pois, segundo creio, o Paulo tirou estes textos de revistas antigas e daí a tal caneta ser "de tinta permanente" (de aparo) e não uma caneta "tipo Bic". Hoje em dia, quantas pessoas eu vejo a andar no bolso com "canetas" sem tampa, "tipo Bic", e a não serem usadas... |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 6:34 pm Post subject: |
|
|
O António falou de uma coisa que eu pesoalmente tenho o hábito de dizer, caneta são de tinta permanente e de feltro, as tipo bic eu chamo esferógráficas, devido à esfera que têm.
Foi só um aparte. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
Joined: 11 Apr 2006 Posts: 2137 Location: Porto
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 7:05 pm Post subject: |
|
|
Mas pode haver lugar a confusão, pois "caneta" é um termo que se banalizou e generalizou, perdendo, para muita gente, o seu significado inicial.
Foi só um aparte também.  |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

Joined: 05 Jan 2007 Posts: 346
|
Posted: Mon Mar 26, 2007 7:52 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | | Mas pode haver lugar a confusão, pois "caneta" é um termo que se banalizou e generalizou, perdendo, para muita gente, o seu significado inicial. |
Generalizou-se a tal ponto que a primeira definição de caneta no dicionário on-line da Porto Editora é simplesmente "utensílio que serve para escrever ou desenhar com tinta". |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

Joined: 21 Sep 2006 Posts: 1394 Location: Carnaxide
|
Posted: Tue Mar 27, 2007 11:52 pm Post subject: |
|
|
Enigma anterior:
Relativamente à roupa tenho ideia de ter posto um post que desapareceu... =( relativamente à roupa não estou de acordo com o se supor que estava dentro dos armários uma vez que quando se investiga o local do crime, se investiga tudo e não apenas o visível, logo se ele estava no quarto era suposto que se verificassem os armários!
Relativamente ao enigma actual... a que informador se referem ao meu sendo eu polícia ou ao informador a quem daddy teria supostamente pago? _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Wed Mar 28, 2007 12:55 am Post subject: |
|
|
| O informador que se pede é o do "Big Daddy", já que você não tinha um informador mas sim "informadores secretos". As pistas dadas são sempre referentes ao informador do Watkins. |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Thu Mar 29, 2007 12:40 pm Post subject: |
|
|
Boa ideia!  |
|
| Back to top |
|
 |
Pinana
Joined: 15 Mar 2006 Posts: 27 Location: Albufeira
|
Posted: Wed Apr 04, 2007 1:53 pm Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA |
|
|
| misterio wrote: | Este espaço é para as vossas opiniões e sugestões acerca do nosso passatempo ou do policiário em geral.
Não o utilizem para responder às soluções dos problemas.
- Já podem investigar o segundo enigma "O Bando dos 9"
Para estes primeiros desafios, serão escolhidos enigmas com um grau de dificuldade mais baixo. |
Estou curiosa relativamente à solução do segundo enigma. Para mim foi fácil identificar o assassino (Cliff Jones - cheguei lá por exclusão de partes), mas dei voltas e voltas e não consegui chegar a nenhuma conclusão relativamente ao informador. Não respondi logo ao enigma (queria mais tempo para pensar) e infelizmente acabei por não participar, pois tive de me ausentar por motivos profissionais. Daí a minha ansiedade em saber qual a solução. |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

Joined: 21 Sep 2006 Posts: 1394 Location: Carnaxide
|
Posted: Wed Apr 04, 2007 4:28 pm Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA |
|
|
| Pinana wrote: | [
Estou curiosa relativamente à solução do segundo enigma. Para mim foi fácil identificar o assassino (Cliff Jones - cheguei lá por exclusão de partes), mas dei voltas e voltas e não consegui chegar a nenhuma conclusão relativamente ao informador. (...) Daí a minha ansiedade em saber qual a solução. |
Assassino: Cliff Jones
Informador: Tony Houghton _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
Pinana
Joined: 15 Mar 2006 Posts: 27 Location: Albufeira
|
Posted: Thu Apr 05, 2007 12:01 pm Post subject: Re: TERTÚLIA POLICIÁRIA |
|
|
| Strawberryzinha wrote: |
Assassino: Cliff Jones
Informador: Tony Houghton |
Obrigada por satisfazeres a minha curiosidade, mas acho que preciso de uma explicação tipo "como se tivesse 4 anos". Fui ao arquivo rever o enigma e parece-me que o texto não está completo, porque tenho a certeza absoluta que quando tentei resolver o enigma, havia uma informação que excluia o Tony enquanto informador (tenho mesmo a certeza absoluta, pois li e reli o texto vezes sem conta, fiz esquemas por escrito, etc). Ao reler o texto agora, realmente é fácil concluir quem era o informador, mas não tenho dúvidas que o texto está diferente. Podes então explicar-me, baseada no texto original, como descobriste o informador? Obrigada! |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Fri Apr 06, 2007 4:38 am Post subject: |
|
|
Como é sabido, houve uma troca nos nomes do enigma "Bando dos 9". Apesar de a correcção ter sido feita em 24horas houve quem tentasse resolver o enigma pela primeira versão, o que levou alguns a errarem na resposta ou simplesmente por não conseguir decifrar, não participaram, o que não aconselho já que a simples participação tem direito a 6 pontos.
Para corrigir este facto este enigma fica válido para a contagem e todos os participantes têm a pontuação máxima. Peço desculpa aos que enviaram as respostas certas, mas penso que foi a solução mais adequada.
Obrigado a todos.
Paulo Ferreira |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
Joined: 11 Apr 2006 Posts: 2137 Location: Porto
|
Posted: Sun Apr 08, 2007 9:18 pm Post subject: |
|
|
Paulo, percebo perfeitamente a tua intenção de brindar com pontuação máxima, no Enigma 2, todos aqueles membros que já tinham participado no Enigma 1.
Simplesmente, e no que me diz respeito, acho que é injusto para com os demais participantes eu ter a pontuação máxima num enigma para o qual nem sequer olhei de verdade, quanto mais tentar participar...
Admito que tenha havido pessoas que não responderam por terem ficado confusas com a tal "gralha" que, pelos vistos, o texto tinha. Mas, no meu caso, como disse, isso nem chegou a acontecer!!!
Seria interessante tentares saber quais dos restantes 7 membros tentaram efectivamente participar (como o "Tim" fez notar, dos 16 que participaram no Enigma 1, oito não participaram no Enigma 2), e então dares a esses a pontuação que entendesses... e aos outros, como eu, zero pontos. |
|
| Back to top |
|
 |
miga

Joined: 16 Oct 2006 Posts: 179 Location: Faro
|
Posted: Mon Apr 09, 2007 12:58 pm Post subject: bando dos 9 |
|
|
No meu caso foi justo, dei voltas e voltas ao texto e não consegui chegar ao informador.
Como imprimi a primeira versão não cheguei a perceber a alteração.
Mas com pontos ou sem pontos iría continuar a concorrer  |
|
| Back to top |
|
 |
Pinana
Joined: 15 Mar 2006 Posts: 27 Location: Albufeira
|
Posted: Mon Apr 09, 2007 7:10 pm Post subject: |
|
|
| Compreendo que é injusto para quem participou e respondeu correctamente mas para quem, como eu, não teve acesso ao texto corrigido também seria injusto não ter qualquer benefício. Eu sugeri inclusivé que, ou se atribuiam pelo menos os 6 pontos de participação, ou se criava um enigma extra para dar oportunidade aos que não participaram (afinal o erro foi do administrador). Atribuir a pontuação máxima foi a solução que o Paulo achou mais justa. Da minha parte só tenho a agradecer, mas indepentemente de qual fosse o veredicto, iria continuar a participar. |
|
| Back to top |
|
 |
oluap
Joined: 06 Apr 2007 Posts: 19 Location: Viseu
|
Posted: Mon Apr 09, 2007 9:19 pm Post subject: Olá |
|
|
Olá a todos
Embora já conhecesse o site, há lgum tempo que não vinha cá e perdi os 3 primeiros problemas policiários, um vício já antigo.
Espero participar em todos os outros |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
Joined: 13 Jan 2007 Posts: 794 Location: Porto
|
Posted: Mon Apr 16, 2007 9:22 am Post subject: |
|
|
| eu sugeria que se aumentasse bastante o nível de dificuldade. É assim toda a gente tem sempre a pontuação máxima. |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Mon Apr 16, 2007 1:41 pm Post subject: |
|
|
Sérgio,
até aqui tenho dado mini-enigmas policiários, estou a tentar contactar alguns autores para posíveis colaborações com problemas mais complexos.
Se alguém tiver jeito para a escrita, podem participar enviando os vossos textos. Podem obter algumas informações e até saber um pouco mais desta arte de pensar em www.danielfalcao.net. |
|
| Back to top |
|
 |
oluap
Joined: 06 Apr 2007 Posts: 19 Location: Viseu
|
|
| Back to top |
|
 |
Tim

Joined: 05 Jan 2007 Posts: 346
|
Posted: Mon Apr 23, 2007 6:03 pm Post subject: |
|
|
| Não posso de modo algum concordar com a solução "oficial" do problema "Em Pleno Voo". Apenas ficou provado que o secretário trazia a caneta no voo de Londres para Lisboa. Tendo Miss Scarlett dito que a carta tinha sido escrita no voo de Lisboa para Londres, em minha opinião não se pode estabelecer qualquer relação entre a caneta e a carta, pois não há nada que diga que o secretário trazia a caneta nesse voo. Ele até podia ter comprado a caneta em Londres! |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

Joined: 17 Oct 2005 Posts: 2799 Location: Porto - Portugal
|
Posted: Mon Apr 23, 2007 6:52 pm Post subject: |
|
|
Tim, o conto não é da minha autoria, o seu autor é "Pleno", no final do passatempo direi a bibliografia consultada.
A resposta, como já referi anteriormente tem que ser de acordo com a solução do autor.
Quando li pela primeira vez este enigma também não consegui desvendar, mas quando vi a solução até a achei bem conseguida.
Sendo assim de todas as respostas que recebi tenho que felicitar alguns concorrentes que conseguiram desvendar este enigma. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
Joined: 11 Apr 2006 Posts: 2137 Location: Porto
|
Posted: Mon Apr 23, 2007 7:32 pm Post subject: |
|
|
Paulo, acho que deverias considerar a pertinácia de algumas explicações alternativas neste enigma, pois neste caso não está claramente explicitado no texto que ele teria escrito qualquer carta com essa caneta no voo para Londres (e se fosse um presente que ela lhe tivesse oferecido enquanto estiveram nessa cidade, tão presa de amores que a moçoila estava?? Nada no texto contradiz isso...).
Aliás, nem Miss Scarlett (as Scarlett são todas levadas do diabo... ) registou que a carta fosse escrita a caneta. Um secretário pessoal, em viagem, até costumava fazer-se acompanhar de uma máquina de escrever portátil...
Portanto, quem acertou na solução "oficial" merece o crédito total, mas não deves descurar, no meu ponto de vista, algumas hipóteses alternativas pois, torno a referi-lo, essa solução não está claramente fundamentada no texto. |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

Joined: 05 Jan 2007 Posts: 346
|
Posted: Mon Apr 23, 2007 7:49 pm Post subject: |
|
|
| Tudo bem Paulo, aceito o regulamento! Por acaso até pensei inicialmente que a caneta era a solução, mas depois quando voltei a ler e vi que a suposta carta teria sido escrita no voo para Londres, afastei essa hipótese e considerei que a solução consistia no facto da queixosa não trazer a carta com ela o que era muito suspeito. |
|
| Back to top |
|
 |
|