Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

e que tal um pequeno enigma
Goto page Previous  1, 2, 3 ... , 18, 19, 20  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Tue May 25, 2010 3:47 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Ou eu não percebi a questão ou não vejo sequer qualquer enigma nisto. Shocked

Basta estarem viradas uma para a outra! Desde que uma esteja a norte e outra a sul, a que está a norte vê a que está a sul e vice-versa. Confused


Pois a resposta é essa... Crying or Very sad
Já percebi que o enigma não era bom... Evil or Very Mad

Passo a vez... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue May 25, 2010 5:59 pm    Post subject: Reply with quote

AnaMarota wrote:

Pois a resposta é essa... Crying or Very sad
Já percebi que o enigma não era bom... Evil or Very Mad


Também, tens estado a colocar tantos que é normal que se comecem a esgotar. Wink

Vamos então a um clássico. É natural que muita gente conheça, mas eu pedia a esses que se abstivessem, a não ser que os outros não descubram mesmo.

Então é assim:

Um caçador ia atrás de um urso.
Nessa sua perseguição, o caçador andou 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 km para Norte. Ao fim destes 3 percursos, o caçador foi parar exactamente ao ponto de partida.
De que cor era o urso? Laughing

Atenção que não basta dizer a cor, é preciso justificar. Razz
Back to top
View user's profile Send private message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Tue May 25, 2010 9:42 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:


Vamos então a um clássico. É natural que muita gente conheça, mas eu pedia a esses que se abstivessem, a não ser que os outros não descubram mesmo.


Não vou responder porque acho que sei... (mas não tenho a certeza) Confused
Back to top
View user's profile Send private message
nani76



Joined: 03 Nov 2008
Posts: 401
Location: Argoncilhe-Sta Maria da Feira

PostPosted: Wed May 26, 2010 8:06 am    Post subject: Reply with quote

Abstenho-me....
_________________
Nani
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed May 26, 2010 10:22 am    Post subject: Reply with quote

Idem idem, aspas aspas.

Na altura deu para exercitar um pouco the little grey cells... a resposta não é evidente Razz
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed May 26, 2010 5:52 pm    Post subject: Reply with quote

Também já conheço esse enigma. Creio que o li pela 1ª vez num interessante livro chamado "Curiosidades da Matemática" de Eugene P. Northrop, que recomendo a todos os que queiram exercitar um pouco the little grey cells, como diria Alguém Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu May 27, 2010 12:35 am    Post subject: Reply with quote

Eu bem disse que era um clássico, parece que toda a gente o conhece. Smile

Esperamos mais um pouquinho por alguém que não o conheça (nem google Razz) e, se não aparecer, julgo que a AnaMarota pode avançar, uma vez que ela diz que não tem a certeza. Ora, se ela soubesse mesmo a solução teria a certeza. Portanto, talvez ela saiba a cor do urso, mas vai ter de explicar porquê essa cor e não outra. Twisted Evil

Smile
Back to top
View user's profile Send private message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Thu May 27, 2010 10:01 pm    Post subject: Reply with quote

Vou esperar mais um pouco, até mandar o meu palpite. Razz
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Jun 04, 2010 5:29 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Um caçador ia atrás de um urso.
Nessa sua perseguição, o caçador andou 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 km para Norte. Ao fim destes 3 percursos, o caçador foi parar exactamente ao ponto de partida.
De que cor era o urso? Laughing

Atenção que não basta dizer a cor, é preciso justificar. Razz


O urso era branco porque só num terreno sem plantas (Pólo Norte) é que o caçador poderia caminhar de forma a ir ter ao ponto de partida.
É esta a solução ? Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jun 06, 2010 5:55 pm    Post subject: Reply with quote

Só não percebo é o que é que as plantas têm a ver com o assunto. Smile Mas, de facto, posso dizer que, como adivinhaste, a solução tem a ver com os percursos do caçador, sim.

Vejamos, em circunstâncias normais, é possível uma pessoa andar 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 Km para Norte e, ao fim destes três percursos ir dar ao ponto de partida? Se desenhares os percursos num papel vais ver que parece impossível. No entanto, é possível, e isso dá-nos a cor do urso. Very Happy

E, para já, não digo mais...
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Jun 06, 2010 10:33 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Só não percebo é o que é que as plantas têm a ver com o assunto. Smile Mas, de facto, posso dizer que, como adivinhaste, a solução tem a ver com os percursos do caçador, sim.

Vejamos, em circunstâncias normais, é possível uma pessoa andar 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 Km para Norte e, ao fim destes três percursos ir dar ao ponto de partida? Se desenhares os percursos num papel vais ver que parece impossível. No entanto, é possível, e isso dá-nos a cor do urso. Very Happy

E, para já, não digo mais...


Quando falei de plantas queria dizer árvores e arbustos. Repara que numa floresta não se consegue andar sempre a direito porque é necessário contornar os obstáculos naturais. Assim, só num terreno plano e desprovido de vegetação a solução faria sentido e como no deserto não há ursos...
Quanto ao percurso metricamente exacto de 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 km para Norte também não me parece complicado pois ele perfaz um triângulo equilátero.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jun 06, 2010 11:42 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:

Quanto ao percurso metricamente exacto de 1 km para Sul, 1 km para Leste e 1 km para Norte também não me parece complicado pois ele perfaz um triângulo equilátero.


Exactamente! Julgo que estás lá. No entanto, penso que tens noção de que só há um único ponto no planeta de onde o caçador pode ter partido e chegado em que descrevesse um triângulo equilátero.
Se ele partisse do equador, por exemplo, e andasse 1 km para sul, outro para leste e finalmente outro para norte, nunca descreveria um triângulo equilátero, mas apenas três lados de um quadrado (ou aproximadamente quadrado). E será sempre isso que obterás num planisfério - o segredo da solução é que, como sabemos a Terra não é plana, mas um objecto a três dimensões.

Julgo que já acertaste, contudo, falta dizeres de que ponto exacto saiu ( e chegou) o caçador para eu considerar o enigma resolvido. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 2:14 pm    Post subject: Reply with quote

O que me estás a pedir é que já é mais complicado. Acho que não sei assim tanto de Geografia que consiga saber exactamente em que local do Pólo Norte é que estão o caçador e o urso. Mas pode ser que outra pessoa consiga.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 3:57 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
O que me estás a pedir é que já é mais complicado. Acho que não sei assim tanto de Geografia que consiga saber exactamente em que local do Pólo Norte é que estão o caçador e o urso. Mas pode ser que outra pessoa consiga.


Bem, eu acho que tu já acertaste, mas, por outro lado, não me parece que tenhas ainda entendido na totalidade. Smile

Em circunstâncias normais, alguém ao fazer 3 percursos como descrito (1km para sul, 1 km para este e 1 km para norte), faz o seguinte:




Ou seja, como se pode ver, alguém saindo do ponto A nunca irá (normalmente, repito) voltar ao ponto A após os 3 percursos descritos, mas sim, como se vê na figura, ao ponto D.

Só existe um único ponto exacto do qual o caçador pode ter saído para tal ter acontecido.

De algum modo já respondeste, mas como eu sou chato, quero realmente o ponto exacto. Razz

Talvez ainda te vá baralhar mais, mas existe um outro enunciado para o mesmo problema, que eu considero mais fácil:

Um homem está numa casa com quatro paredes, cada parede tem uma janela e todas estão viradas a Sul. Um urso espreita pela janela. De que cor é o urso?




Mais uma vez o problema é o mesmo: é possível estar numa casa que tem janelas em paredes opostas e todas estarem viradas a sul? Normalmente não, a não ser que a hipotética casa estivesse construída num único ponto geográfico, mas só mesmo nesse ponto preciso! E não é preciso saber muita geografia. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 6:50 pm    Post subject: Reply with quote

Não estou mesmo nada a ver. Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 11:25 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, uma vez que o enigma se pode considerar decifrado, e porque vou estar ausente nos próximos dias e sem possibilidades de escrever no fórum, resta-me explicar cabalmente a solução.

Como muito bem intuiu a bonecadeporcelana, a cena passa-se no Pólo Norte, pelo que o urso teria de ser branco. Smile

Porquê no Pólo Norte? Porque só saindo do ponto exacto do polo seria possível, ao fim dos três percursos referidos de 1 km cada, ele voltar exactamente ao ponto de partida. Em qualquer outro lugar da Terra, ele sairia de um ponto A e, ao fim dos três percursos, conforme eu representei na primeira imagem do meu post anterior, iria parar a um ponto D, distinto do inicial.

Na verdade, quando o caçador sai do pólo norte em direcção a sul, ele tem de se dirigir perpendicularmente ao equador, seguindo um meridiano. Ao dirigir-se a Leste ele tem de fazer um trajecto paralelo ao equador (por isso se chamam paralelos a essas linhas). Finalmente, ao dirigir-se a norte, ele vai seguir outro meridiano em direcção ao pólo (por isso, aos meridianos não se chamam paralelos, é que, na verdade, eles só aparecem como paralelos num planisfério, que distorce a realidade, no globo terrestre todos os meridianos se cruzam nos pólos.

Isto, que pode parecer complicado lendo, é muito fácil de ver assim:



Como é evidente, os trajectos aqui apresentados, terão uns milhares de quilómetros, mas se eu tentasse representar trajectos com 1 km não seria visível a esta escala. Smile

No caso do enigma apresentado com o outro enunciado, a solução é a mesma: só numa hipotética casa construída exactamente no pólo, é que seria possível todas as janelas estarem viradas a sul, pela simples razão de que, em relação ao pólo norte, tudo fica a sul, uma vez que é o ponto mais a norte que existe. Julgo que com este enunciado a solução se torna mais óbvia. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Johnny



Joined: 25 May 2010
Posts: 5

PostPosted: Thu Jun 17, 2010 6:40 pm    Post subject: Novo enigma Reply with quote

aprecio enigmas e costumo vir ao vosso forum. mas isto agora está com pouca actividade.
como estreanto deixo um enigma

1º Um individuo cego.
2º toda a vida foi cego
3º faz uma operação e fica a ver
4º decide ir numa viagem de comboio e suicida-se.
5º porquê?
_________
_________________
João Carlos
Back to top
View user's profile Send private message
Johnny



Joined: 25 May 2010
Posts: 5

PostPosted: Thu Jun 17, 2010 6:40 pm    Post subject: Novo enigma Reply with quote

aprecio enigmas e costumo vir ao vosso forum. mas isto agora está com pouca actividade.
como estreanto deixo um enigma

1º Um individuo cego.
2º toda a vida foi cego
3º faz uma operação e fica a ver
4º decide ir numa viagem de comboio e suicida-se.
5º porquê?
_________________
João Carlos
Back to top
View user's profile Send private message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Fri Jun 18, 2010 10:28 pm    Post subject: Reply with quote

Como nunca tinha visto um comboio. caiu à linha! Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Jun 19, 2010 11:59 am    Post subject: Reply with quote

Voltou a ficar cego porque era um comboio a vapor e entraram-lhe fagulhas para a vista ?
Back to top
View user's profile Send private message
AnaMarota



Joined: 12 May 2010
Posts: 42
Location: Beja

PostPosted: Sun Jun 20, 2010 3:50 pm    Post subject: Reply with quote

O homem ficou a ver passar os combóios... e desistiu! Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Johnny



Joined: 25 May 2010
Posts: 5

PostPosted: Mon Jun 21, 2010 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

podia ser, mas não, ele ñ caiu á linha, nem ficou a ver comboios passar.

ele entrou no comboio e foi DURANTE a viajem nocomboio que se suissidou
_________________
João Carlos
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> POLICIÁRIO All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3 ... , 18, 19, 20  Next
Page 19 of 20

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group