Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Revistas Disney deixam de ser publicadas em Portugal
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> WALT DISNEY
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Sep 04, 2007 1:51 am    Post subject: Revistas Disney deixam de ser publicadas em Portugal Reply with quote

REVISTAS DISNEY DEIXAM DE SER PUBLICADAS EM PORTUGAL



Não sei se já repararam mas deixou de se ver as revistas Disney nas estantes das tabacarias, o que se tem visto são edições de 2005 que voltaram a encadernar e colocar a um preço mais barato. Pois é amigos a Edimpresa (http://www.edimpresa.pt) desde o ano passado que deixou de publicar as nossas tão familiares revistinhas da Disney, como poderão ler em baixo os motivos não foram divulgados, mas sabe-se que tem haver com as baixas vendas e aumento dos custos. Isto porque a empresa deixou morrer a BD tradicional colocando na linha da frente as revistas sensacionalistas que dão lucros aos milhões, sem se preocuparem com a continuidade de algo que faz sonhar muita gente e até educar e incentivar à leitura.

------------------------------------------------------------------------------------
"26 anos após o início da sua publicação - pela então Editora Morumbi -, a Edimpresa cancela as revistas Disney. Após o término da Série Ouro no ano passado e a redução do número de páginas verificado este ano em todas as revistas, as mesmas deixam de chegar às bancas.

Contactado por nós, o editor Paulo Ferreira refere que se deu cumprimento a cerca de 3/4 do plano editorial deste ano, sendo os últimos números publicados:
Álbum Disney 38
Hiper Disney 6
Disney Especial 235
Pato Donald 138
Tio Patinhas 250
Obras-Primas da BD Disney 9

A nível dos cartonados, os últimos números publicados são:
Hiper Hiper Disney 84
Disney Especialíssimo 108
Show Disney 81
Pato Donald cartonado 22
Aventuras Disney 9

Os assinantes serão contactados pela editora, a explicar o sucedido e sendo-lhes proposto títulos alternativos ou a devolução do dinheiro, como é procedimento habitual da empresa.

Os pormenores das razões do cancelamento não são dadas, estando em parte ligadas a baixas vendas e aumento dos custos.

As únicas revistas que continuarão a chegar às bancas são as W.i.t.c.h., Fairies, Princesas e Brinca e Aprende com Winnie the Pooh.

Mantendo os direitos para publicação dos personagens mais clássicos, está prevista uma reformulação editorial e reaparecimento de revistas em 2007, eventualmente no primeiro trimestre. Neste momento, encontra-se por definir que tipo de reformulação será (títulos, papel, conteúdo, número de páginas, formato...). Refere Paulo Ferreira que os nossos gostos pessoais não podem interferir com a objectividade. Já lançámos revistas com outros formatos e tipo de papel, mas não tirámos nenhum benefício dessas alterações; pelo contrário, o custo de produção aumentou consideravelmente e as vendas não subiram; paradoxalmente, em alguns casos até desceram!

Por outro lado, se se mantiverem títulos, o mais provável é fazer-se um reset e começar do número 1 para atrair novos leitores e coleccionadores. Desconheço o futuro dos cartonados; todavia, acredito que serão retomados num futuro próximo."

In Bdesenhada.com
http://www.bdesenhada.com/modules/news/article.php?storyid=667
------------------------------------------------------------------------------------


Last edited by misterio on Sat Oct 30, 2010 10:23 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
mlopo



Joined: 17 Apr 2006
Posts: 31

PostPosted: Fri Sep 07, 2007 4:19 pm    Post subject: Reply with quote

Mais uma vez a evolução dos tempos não me parece a mais justa ou a melhor.... Sad
Back to top
View user's profile Send private message
Painstruck



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 196
Location: Setúbal

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 2:33 pm    Post subject: Reply with quote

Bora lá criar a petição, tens a minha ajuda!
_________________
Lost
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 6:10 pm    Post subject: Reply with quote

É uma tristeza, esses livros são uma importante parte do nosso imaginário infantil. Cá em casa era simplesmente chamados de "patos", memso que fossem do Mickey ou da Florbela Laughing e faziam parte das suspresas que às vezes a minha mãe me trazia dquando ia comprar o jornal. Razz
Agora depois de crescidinha, já não tenho comprado tanto, mas às vezes no quiosque dá-me um ataque de nostalgia. Na semana passado comprei uma reedição de um Hiper Disney, mas claro, é de 2005. É pena, se de facto esta tradição que tanta alegria me trouxe vier mesmo a terminar! Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Sep 09, 2007 2:23 am    Post subject: Reply with quote

Já enviei por fax um pedido à Edimpresa para uma entrevista, mas até ao momento não me responderam, o responsável tem o mesmo nome que eu, chama-se Paulo Ferreira, quem estiver interessado em enviar para lá uns "bitaites", eu já comecei.

Em tempos (em 1996/97) fiz uma grande campanha para que o eléctrico no Porto, que estava para acabar definitivamente, não morresse e enchi a cidade com cartazes, autocolantes, panfletos, faxes e cheguei a escrever no Jornal de Noticias, não sei se fui um dos "culpados" mas o facto é que o eléctrico não só continuou a circular, como este mês, passados 10 anos, vai ser inaugurada uma nova linha.

Isto para dizer que se fizermos "barulho" podemos conseguir o que queremos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
VeraC



Joined: 31 Oct 2006
Posts: 511

PostPosted: Wed Dec 05, 2007 12:05 pm    Post subject: Reply with quote

Tens razão, Paulo.

Eu também sou fã... Aliás era assinante de duas revistas quando pararam de as editar - o Tio Patinhas e a Hiper.

Também reclamei com a Edimpresa mas...

Confesso que não sei muito bem o que fazer a seguir... Idéias?
Back to top
View user's profile Send private message
Recruta Zero



Joined: 04 Oct 2007
Posts: 18
Location: Guimarães

PostPosted: Fri Dec 14, 2007 9:06 am    Post subject: Está a fazer 1 ano Reply with quote

E o que é certo é que continua sem haver novidades, além das reedições. O certo é que esta nova Banda Desenhada da Disney Pós 1990 sempre pecou por ser 1 pouquinho...fraca, nada que se compare á saudosa BD do inicio dos anos 80 finais de 70 que nos chegava via Brasil. O grafismo era mau, as histórias não eram tão cativantes e isto nao tem a ver só com o saudosimo da infância porque a BD é eterna... é como ler Eça de Queiroz e tenta depois encontrar alguma semelhança na Margarida Rebelo Pinto. Quem como eu é colecionador de BD e leitor assiduo e viciado, resta a consolação de a Mythos editora estar a apostar no mercado português com os lançamentos do tex, conan e zagor entre outros, assim como os novos lançamentos da Panini da Turma da mónica. Agora quem gosta de BD também reconhece que a perda do universo Disney não é saravél. Boas festas a todos voces
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sat May 10, 2008 12:23 pm    Post subject: Reply with quote

eu sou mega fã disney, principalmente dos autores carl barks, don rosa, paul murry, tony strobl e os italianos massimo de vita, giorgio cavazzano, romano scarpa e bruno sarda. quando soube que era o editor vim logo pedir-lhe: POR FAVOR, QUE AS REVISTAS DISNEY VOLTEM ÀS BANCAS!! E COM O NÚMERO DE PAGINAS ORIGINAL (Hiper disney - 250 páginas, disney especial 180 páginas, série ouro 100 páginas e tio patinhas e pato donald a 112 páginas!) E QUE VOLTASSE A EXISTIR A REVISTA DO MICKEY E AS OBRAS PRIMAS DE BD CONTINUASSEM A EDITAR POR QUE SÃO CLÁSSICOS!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri May 16, 2008 7:01 pm    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
eu sou mega fã disney, principalmente dos autores carl barks, don rosa, paul murry, tony strobl e os italianos massimo de vita, giorgio cavazzano, romano scarpa e bruno sarda. quando soube que era o editor vim logo pedir-lhe: POR FAVOR, QUE AS REVISTAS DISNEY VOLTEM ÀS BANCAS!! E COM O NÚMERO DE PAGINAS ORIGINAL (Hiper disney - 250 páginas, disney especial 180 páginas, série ouro 100 páginas e tio patinhas e pato donald a 112 páginas!) E QUE VOLTASSE A EXISTIR A REVISTA DO MICKEY E AS OBRAS PRIMAS DE BD CONTINUASSEM A EDITAR POR QUE SÃO CLÁSSICOS!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad


Ou muito me engano ou o "nosso" Paulo Ferreira não é o Paulo Ferreira da Morumbi, digo Edimpresa.

Mas estou de acordo: deixar morrer estas revistas é um crime. Embora as histórias ultimamente fossem muito fraquinhas.


Last edited by Miguel Freire on Fri May 16, 2008 7:19 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 16, 2008 7:12 pm    Post subject: Reply with quote

Pois na realidade temos que dar algum valor aos brasileiros porque quando as histórias eram importadas de lá e depois adaptados ao nosso português eram bem conseguidas no que se refere ao argumento, mas nos íltimos anos elas vinham da Itália ou Espanha o que se notou uma perca de qualidade nas histórias, mas também temos que compreender que há mais de 50 anos que se editam estes livros e milhares de histórias foram escritas e desenhadas o que leva a uma saturação verificando-se a falta de qualidade e uma repetição das ideias.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon May 19, 2008 6:38 pm    Post subject: Reply with quote

pois... e quando pegava nas revistas disney, lia sempre as histórias brasileiras, porque também são muito boas... e as histórias antigas dos italianos também, como a saga «Em busca da pedra zodiacal» e também os americanos com a «saga do tio patinhas»
mas uma coisa....
PK (nova versão do superpato) É UMA PORCARIA!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Não tem nada a ver com o superpato que é muito melhor pois tinha humor.Passo a citar a edição especial «Pato Donald 65 anos» que encontrei numa feira do livro e tem a história do nascimento do donald.
Para acabar, para o caro Paulo Ferreira...
Porque é que algumas histórias de barks que vocês publicavam faltavam quadradinhos? é que nesta edição especial que falei faltavam muuitos quadradinhos e depois fui ver a oputro livro e tinha a história completa. PORQUÊ?!! Crying or Very sad Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue May 20, 2008 2:54 am    Post subject: Reply with quote

Olhem o que o nosso António arranjou, agora confundem-me com o Paulo Ferrira da Edimpresa.
Rui deve haver uma pequena confusão.

Nas revistas da Disney as personagens que mais gostava (e gosto) é o Mickey nas suas aventuras detectivescas com o Sir. Lock, Tio Patinhas nas suas aventuras com os sobrinhos e também nas aventuras dos Ducktails, o Morcego Vermelho e o Mancha Negra


Last edited by misterio on Fri Jan 27, 2012 5:42 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue May 20, 2008 1:25 pm    Post subject: Reply with quote

pois... as minhas personagens preferidas são:
-Sir Lock holmes e Berloque Gomes
-Pateta e Mickey nas histórias do paul Murry de mistério
-Tio Patinhas, Donald e sobrinhos de Barks, Don Rosa, Paul Murry e Tony Strobl
-Professor pardal e lampadinha Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed May 21, 2008 1:50 am    Post subject: Reply with quote

Fui assinante durante uns tempos da Hiper Disney...
E tenho alguns livros antigos que os meus irmãos compravam. Eram geniais Smile

Mesmo na H. Disney a qualidade ia-se degradando ao longo dos tempos...
Cada vez era só histórias do Zé Carioca, ou daquelas histórias inconsistentes passadas no espaço...

Longas histórias lembro-me da Pedra Filosofal que é sem dúvida um grande livro.
Assim como alguns Pateta faz história...
Disney Especiais em capas duras.
Histórias do mancha negra Smile Lembro-me de uma em que ele atrai os inimigos dele até uma ilha), nessa história é mostrada a cara do mancha que eu nunca tinha visto (penso que não é comum aparecer)
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed May 21, 2008 4:11 am    Post subject: Reply with quote

Não sei se sabem, para quem gosta das histórias da Disney, existe uma aventura onde o Mancha Negra mostra a cara.
Um amigo, meu vizinho, em pequeno orgulhava-se de ser o único de nós que tinha essa história. Recordo-me que era uma edição Brasileira mas não tinha capa.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed May 21, 2008 3:34 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Não sei se sabem, para quem gosta das histórias da Disney, existe uma aventura onde o Mancha Negra mostra a cara.
Um amigo, meu vizinho, em pequeno orgulhava-se de ser o único de nós que tinha essa história. Recordo-me que era uma edição Brasileira mas não tinha capa.


Hehe, Paulo deve ser a mesma história que eu tenho.

A história é basicamente esta:
O Mancha foge da prisão e quer-se vingar de quem o meteu na prisão (O Juiz, Coronel Cintra, o ajudante Joca, o Mickey e o Pateta).
E atrai-os a uma ilha Razz

Quanto à capa também não tenho, a página de apresentação é o mancha num fundo amarelo Smile
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed May 21, 2008 6:25 pm    Post subject: Reply with quote

Deve ser isso já não me recordo bem da história.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue May 27, 2008 8:22 pm    Post subject: Reply with quote

Graças a esse livros é que passei a ler aquilo a que antes chamava "Biblias" (livros com pelomenos mais de 200 páginas... )
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 06, 2010 4:13 pm    Post subject: Reply with quote

Apareceu um grupo no facebook que está a pedir o regresso das revistas Disney no nosso país.
Para quem desejar inscrever-se pode ir a:
http://www.facebook.com/pages/Queremos-Revistas-de-Banda-Desenhada-da-Disney-em-Portugal/131265340257795
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 07, 2010 2:49 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
misterio wrote:
Não sei se sabem, para quem gosta das histórias da Disney, existe uma aventura onde o Mancha Negra mostra a cara.
Um amigo, meu vizinho, em pequeno orgulhava-se de ser o único de nós que tinha essa história. Recordo-me que era uma edição Brasileira mas não tinha capa.

Hehe, Paulo deve ser a mesma história que eu tenho.
A história é basicamente esta:
O Mancha foge da prisão e quer-se vingar de quem o meteu na prisão (O Juiz, Coronel Cintra, o ajudante Joca, o Mickey e o Pateta).
E atrai-os a uma ilha Razz
Quanto à capa também não tenho, a página de apresentação é o mancha num fundo amarelo Smile


Passados este anos voltei a encontrar esta história. Foi editada somente uma vez no Brasil, na revista Edição Extra Nº 117 - Mancha Negra de 1981, a história chama-se "O Caso do Misterioso Mancha Negra". Originalmente foi editada nos Estados Unidos em Fevereiro de 1949 na revista Walt Disney's Comics and Stories do Nº 101 ao 106. A história é composta por 48 pranchas e até ao momento e de acordo com o meu incompleto inventário não apurei se foi publicado em Portugal. O enredo é sobre o roubo das máquinas fotográficas Kojaques em que o Mancha está envolvido.

Mas esta história é um pouco mais antiga, originalmente escrita por Merrill De Maris tinha um desenho diferente foi criada em 97 tiras e publicado diariamente nos jornais americanos entre 20 de Maio de1939 a 9 de Setembro do mesmo ano. A história tinha como título Outwits the Phantom Blot e de acordo com a pesquisa efectuada só em 1951 é editado no Brasil na revista O Pato Donald nº18 com o título O Fantasma. Até ao momento não consegui apurar se teve alguma edição por cá.


Edição Brasileira Março 1981



No final da história o Mancha é desmascarado e é das raras vezes que conseguimos ver a sua cara.



As tiras diárias de 1939


Last edited by misterio on Thu Feb 02, 2012 8:14 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Nelzon



Joined: 06 Oct 2010
Posts: 43

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 11:31 am    Post subject: Reply with quote

Bom dia!

Fui eu quem criei o grupo no facebook.

Não tenho muita esperanca que isto dê em algo,mas não custa nada tentar. Só espero que muitos se juntem.
Back to top
View user's profile Send private message
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 12:10 pm    Post subject: Reply with quote

Como se convidam as outras pessoas a aderir ao grupo?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> WALT DISNEY All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group