Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Chocolates A Vianense
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Wed Oct 03, 2007 6:57 pm    Post subject: Chocolates A Vianense Reply with quote

Very Happy Alguém aqui se lembra de uma marca de chocolates, que se fabricavam em Viana do Castelo, que eram os «Chocolates A Vianense»? Falo disto pois sou natural do concelho de Viana do Castelo. É a marca de chocolates mais antiga do país ainda em produção, pois foram fundados em 1914 (são quase centenários). A opinião generalizada era de que eles fabricavam excelentes chocolates. Há poucos anos a fábrica original entrou em processo de falência, tendo posteriormente a marca sido adquirida por um empresário de Barcelos, poucos meses depois, que retomou a produção dos chocolates, mas já em Barcelos (fora de Viana do Castelo), mantendo o nome original da marca. Lembro-me de comer sanduiches feitas com quadrados das excelentes tabletes de chocolate que eles fabricavam. O melhor que eles tinham (e ainda é fabricado) era o famoso bombom Imperador, que era uma coroa de bom chocolate a envolver uma amêndoa torrada no meio. Lembro-me de no Natal comprar as suas fantasias de chocolate (normalmente figuras de animais, e outras figuras diversas), que normalmente comprava em duplicado (uma para mim, outra para a minha irmã mais nova), usava para decorar a árvore de Natal (inseria um fio no chocolate, com uma agulha, e pendurava na árvore), e findo o Natal, comia-as juntamente com a minha irmã mais nova. Uma vez, no Natal de 1994, tive oportunidade de ganhar o primeiro prémio de um concurso comercial que a fábrica organizou, intitulado «Feliz Natal», cujo primeiro prémio era uma moto «scooter», de 50 centímetros cúbicos, que, por necesidades pessoais, tive necessidade de vender posteriormente. Digam neste forum se conhecem a marca e quais são as vossas experiências com os chocolates da marca.
Back to top
View user's profile Send private message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Wed Oct 03, 2007 7:24 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho 1 calendário que recebi há pouco tempo de uma colecção, que é da Vianense...é de 1987

Tive de reduzir a imagem porque no scan ficava "gigante"


_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 4:20 am    Post subject: Reply with quote

Quem não se recorda dos chocolates Avianense e principalmente do seu bombom "Imperador"? Apesar de ser do Porto, em pequeno e com as idas mensais a Espanha na companhia dos meus pais, no tempo em que o escudo era mais caro que a peseta e todos iam comprar mais barato ao outro lado da fronteira, estavamos entre as décadas de 70 e 80. Viana do Castelo era ponto de paragem tanto na ida como na volta e sem dúvida a marca de chocolates estava presente nos cafés e restaurantes onde se tomava o pequeno almoço ou o jantar. Mas o meu contacto com a marca Avianense e que ainda hoje recordo com carinho, foi que morava nesta belíssima cidade, que muito estimo, um professor natural de ilhavo mas que tinha sido destacado para leccionar nesta cidade, era muito amigo da nossa família e por vezes deslocavamos a Viana para o visitar e foi numa destas visitas que o "Pai Reinaldo" (assim o chamava-mos) levou-me à loja da fábrica Avianense e comprou uma caixa grande (tipo expositor de confeitaria) de bombons "Imperador" que me ofereceu, era normal oferecer-nos livros mas naquele dia foi esta a minha prenda, ainda hoje e quando falo nesta passagem recordo como me senti ao pegar naquela caixa recheada de bombons verdadeiramente deliciosos. Recordo que nesse dia ao regressar estavamos à espera da camioneta na paragem e a minha mãe ofereceu a uma senhora um dos meus preciosos bombons, não me recordo se aceitou, mas durante dias deliciei-me com tal tesouro negro.
Infelizmente a fábrica foi à falência mas um empresário de Barcelos adquiriu a empresa e nem tudo se perdeu pois continua a laborar e de viva saúde, pena é que não é fácil encontrar os seus produtos, tenho procurado aqui no Porto mas não encontro à venda..
Há uns 2 anos fiz um levantamento em vídeo e fotográfico da antiga fábrica no centro de Viana. Depois deixo aqui duas ou três imagens.
Tenho um outro calendário de 1988 que deixo aqui uma imagem.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 11:55 am    Post subject: Reply with quote

Essa marca fabrica os bombons do Preço Certo em Euros. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 1:31 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei do slogan do calendário de 1988

"Com A Vianense, é Natal todo o ano" Cool

Eu não sou de Viana de Castelo...mas não me importava nada de comer um desses bombomzitos ^_^
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 4:55 pm    Post subject: Reply with quote

Eles não tinham também daqueles guarda-chuvas de chocolate? Ou já me estou a confundir toda"? Rolling Eyes

Tirando isso, tenho ideia do logotipo sim, mas não dos chocolates... infelizmente, porque eu sou uma gulosa de todo o tamanho!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 4:59 pm    Post subject: Re: Chocolates A Vianense Reply with quote

Devo também dizer que quando andava no ensino secundário, no curso unificado, do 7.º ao 9.º ano (na escola da minha freguesia natal, Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo), haviam as festas de Natal na minha escola, era uma oportunidade de comer melhor na cantina escolar, e havia conjuntamente distribuição de chocolates pelos alunos. Não é necessário dizer que eram frequentemente chocolates da «A Vianense»!!!...

anabreu wrote:
Eles não tinham também daqueles guarda-chuvas de chocolate? Ou já me estou a confundir toda"? Rolling Eyes

Tirando isso, tenho ideia do logotipo sim, mas não dos chocolates... infelizmente, porque eu sou uma gulosa de todo o tamanho!


As sombrinhas de chocolate continuam a ser um dos produtos fabricados pela actual fábrica, sucessora da antiga. Outro dia tive oportunidade de ver as sombrinhas no supermercado no meu bairro, comprei duas (uma para mim, outra para a minha irmã mais nova), comi, e achei que eles ainda estão a conseguir fabricar chocolate de boa qualidade. Acho que a produção da actual fábrica não desmerece a qualidade que a antiga fábrica nos vinha a habituar ao longo dos anos.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 6:25 pm    Post subject: Reply with quote

Ana, aqui no Porto era comum ver-se à venda os guarda-chuvas da Fábrica de Chocolates "La Española" que ainda labora à força toda. Como costumo fazer bombons na época de Natal ou quando sou convidado para uma festa, vou por vezes à fábrica na Rua do Heroísmo aqui no Porto comprar a cobertura.

E têm alguns chocolates recheados muito bons, lembras-te dos cigarros de chocolate Porto e outros? Eram e são fabricados pela La Española. Nas mercearias finas e algumas pastelarias ainda se vendem uns quadradinhos e cigarrinhos com prata colorida. Também podes comprar no supermercado Vilares (pertence ao grupo) em frente à entrada Sul do Bolhão. Também produzem o chocolate 2000.

---------------------------
NA
O supermercado Villares encerrou em 2008, assim como a Fábrica de Chocolates La Española do mesmo grupo (Socigomes).
Mais informações acerca da Fábrica aqui:
La Española
(Nota redigida em 30-7-2009)


Last edited by misterio on Thu Jul 30, 2009 4:07 pm; edited 4 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Oct 04, 2007 7:19 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo, já estou a salivar...

.... eu julgava que "La Española" eram espanholices Embarassed , nunca pensei que tivessem fábrica aqui tão à mão!

Mas os guarda-chuvas de que me lembro eram mesmo os da vienense de antigamente... ultimamente não tenho andado com muita atenção a isso, mas se andasse provavelmente seriam os tais de "La Española" que iria encontrar Confused
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Sat Oct 06, 2007 6:10 pm    Post subject: Site da fábrica de chocolates «A Vianense» Reply with quote

Very Happy Quem quiser conhecer a marca de chocolates «A Vianense», e o que ela representa na actualidade, nesta sua segunda vida, depois do seu regresso ao mercado, após a falência da sua fábrica original, deve consultar o seu site oficial, em www.chocolatesavianense.com
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Oct 07, 2007 1:52 am    Post subject: Reply with quote

De recheados só se for mesmo aqueles com doce ou geleia no meio... ou os After Eight. Razz
Quando for ao Porto tenho que ver essas marcas. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Aug 13, 2009 3:09 pm    Post subject: Reply with quote

O que ainda consegui registar da antiga fábrica em Agosto de 2005





Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Aug 13, 2009 3:49 pm    Post subject: Reply with quote

No outro dia deu no Porto Canal uma entrevista com o sujeito que comprou a marca Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Mon Aug 19, 2013 9:28 pm    Post subject: Reply with quote

Smile Paulo Ferreira, obrigado por teres colocado as fotografias do antigo edifício-sede da fábrica dos «Chocolates A Vianense» em Viana do Castelo no forum do misteriojuvenil.com. Vão ser uma memória do que foi a fábrica de chocolate nos seus tempos áureos em Viana do Castelo. De facto a sua fachada era muito bonita. Infelizmente o edifício já não existe mais como era antigamente. Pelo que ouvi recentemente nas notícias, o antigo edifício foi adquirido recentemente por um grupo económico, que pretendia edificar um hotel de luxo no mesmo sítio, dedicado à temática do chocolate, a Câmara Municipal de Viana do Castelo já emitiu a respectiva licença para esta obra, o edifício foi demolido, só mantiveram a antiga fachada de pé, e o enpreendimento da construção do referido hotel de luxo já está em andamento. Pretendem manter a fachada integrada na nova construção. Também ouvi dizer que os donos da nova «A Vianense», em Barcelos, em tempos pretendiam fazer uma loja da marca nas antigas instalações da fábrica, em Viana do Castelo, mas parece que isto não andou para a frente. De qualquer forma, fica a memória arqueológica industrial, com as fotografias do forum.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Aug 20, 2013 4:07 pm    Post subject: Reply with quote

Olá Paulo, nessa altura também fiz uma reportagem em vídeo que um di destes também poderei disponibilizar. Recordo-me que fui propositadamente a Viana para o fazer.
Felizmente a marca ficou e continua no mercado, apesar de agora ser em Braga.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Sat Aug 24, 2013 8:24 pm    Post subject: Chocolates A Vianense Reply with quote

Smile Paulo Ferreira, por acaso o que vieste fazer a Viana do Castelo, quando vieste à fábrica da «A Vianense», foi colaborar no inventário da massa falida da empresa, na altura já em dissolução? Gostaria de saber, só por curiosidade.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Aug 25, 2013 2:25 pm    Post subject: Reply with quote

Não Paulo, fui a título particular propositadamente para registar imagens do que ainda restava da fábrica.
O mesmo fiz aqui no Porto à Fábrica de Chocolates La Española
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Sun Aug 25, 2013 2:49 pm    Post subject: Chocolates A Vianense Reply with quote

Smile Paulo Ferreira, obrigado pelas informações que prestaste. Depois do que fizeste, ficamos com uma memória arqueológica industrial do que foi a fábrica nos seus tempos mais áureos. Ficamos à espera de ver o vídeo da fábrica.

Last edited by Paulo Alexandre Silva on Tue Aug 27, 2013 8:14 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Aug 27, 2013 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

"... sanduiches de chocolate..."


As coisas que comíamos noutros tempos seriam um pesadelo para os nutricionistas de hoje em dia. Mas mesmo assim crescemos e estamos aqui. Hoje, somos um bocado alarmistas em relação a quase tudo. Digo eu...
Back to top
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Tue Aug 27, 2013 8:12 pm    Post subject: Chocolates A Vianense Reply with quote

Smile Tens toda a razão, Luisinho, tens toda a razão. Como eu te compreendo...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Aug 28, 2013 1:29 pm    Post subject: Reply with quote

E a maioria era magrinha, pois até havia a curiosidade de haver sempre o gordinho da turma ou do grupo de amigos. Agora é o contrário, o magrinho da turma.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Sat Oct 24, 2015 7:28 pm    Post subject: Reply with quote

Smile A fábrica de chocolates de Vila do Conde «Imperial» relançou há algum tempo as suas célebres «máquinas de furos», onde se sorteiam chocolates da marca, para os apostadores, a troco de um pequeno montante em dinheiro, para poder pagar a aposta, poderem fazer um furo nas mesmas, e conforme a cor da bolinha que sair, recebem um chocolate da marca, diferente conforme a cor da bolinha que sair. Mais recentemente a fábrica de chocolates d'«A Vianense», de Barcelos, também fez o mesmo e relançou as suas «máquinas de furos», do mesmo estilo da fábrica de chocolates «Imperial». Já tive oportunidade de jogar nas máquinas das duas fábricas de chocolate. A aposta na máquina da «Imperial» custa 0,80€ e a aposta na máquina d'«A Vianense» custa 1€. Já vi três «máquinas de furos» d'«A Vianense» aqui em Ponte de Lima, em três lojas diferentes, que vendiam produtos d'«A Vianense». Digam aqui se conhecem a «máquina de furos» d'«A Vianense», se já nela jogaram e qual foi a vossa experiência com os chocolates d'«A Vianense».
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group