Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

As minhas leituras
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Alguem

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Nov 22, 2007 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Há um erro com uma ilustração nas primeiras edições deste livro, a que o "Tim" chamou a atenção.

Ora dá uma olhadela aqui:

http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=1731
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Manuela

MensagemColocada: Sáb Nov 24, 2007 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Na minha edição essa imagem está muito mais pequena e já não se vê o Tim.

Quanto ao nº 7 - adoro a personagem do professor distraído mas com quem se pode contar quando as coisas dão para o torto Laughing

Manuela

MensagemColocada: Qua Dez 05, 2007 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

Gosto da Adozinda Laughing

E mais uma vez temos casas com esconderijos Cool

Já não me lembro a página e não é o texto original só a ideia: "O David está lá em cima prisioneiro" - diz o David. Twisted Evil

Manuela

MensagemColocada: Ter Dez 11, 2007 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

A ciganita Laughing

Achei um piadão ao pai da Zé a ser arrastado para as férias Laughing

Alguem

MensagemColocada: Ter Dez 11, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Tem piada que a João é uma personagem adicional, que depois aparece mais vezes, com quem simpatizei logo de início. Talvez porque o tema "circo" era bastante apelativo para mim e EB soube doseá-lo inteligentemente ao longo de várias séries, ou porque a João *é* de facto uma personagem cheia de interesse - uma boa contrapartida ao carácter rebelde da Zé.

Na série Mistério-5D (que não sei se leste) surge o Ern Goon também como personagem adicional, embora aqui a empatia se desenvolva mais lentamente, a meu ver, e a personagem valha sob o ponto de vista cómico (a tentativa de ser um émulo do Gordo... Laughing ).

Manuela

MensagemColocada: Seg Dez 17, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Por acaso, Alguém, também gosto bastante do Ern Goon Laughing

Só agora comecei o Lago Negro - e parabéns à editora que muito apropriadamente escolheu o preto para esta capa Laughing

Alguem

MensagemColocada: Ter Dez 18, 2007 1:07 am    Assunto: Responder com Citação

Manuela escreveu:
Só agora comecei o Lago Negro - e parabéns à editora que muito apropriadamente escolheu o preto para esta capa Laughing

Um dos meus "Cinco" preferidos - as cenas, no lago, de conjugação dos quatro pontos de referência... Laughing

Duas Árvores - Lago Negro (Gloomy Water) - Joana Vaidosa (Saucy Jane Laughing ) - a Magda sabe. Laughing Laughing

Muito misterioso, este livro. E a cor da capa bem como o nome do próprio lago acentuam esse lado de mistério...

Agora, "escolher o preto para esta capa" não será um pouquinho politicamente incorrecto??? Laughing Laughing Laughing Laughing

Manuela

MensagemColocada: Ter Dez 18, 2007 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Tonto Laughing Laughing Laughing

Mas tens razão - é um dos mais misteriosos... gostei bastante apesar de não ser uma das minhas referências de infância Surprised

E agora: vou começar a ler aquele que eu amava enquanto miúda - Os Cinco no Castelo da Bela-Vista Laughing Wink Espero não me desiludir...

Manuela

MensagemColocada: Dom Dez 30, 2007 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

Os Cinco no Castelo da Bela-Vista - espectacular Exclamation Laughing - tem tudo o que me fascina em Enid Blyton: castelo em ruínas, passagens secretas, aventuras à meia-noite, a João, os saltimbancos (adoro o Buflo), animais exóticos (a inesquecível Beleza Laughing )...

Continua a ser o meu favorito Wink

Entretanto comecei a ler a Torre do Farol - apesar de não me lembrar desta história nem do Jano, lembrava-me perfeitamente do Sr. Peney Laughing (as características da personagem, não o nome...)

E o Francis também é engraçado Very Happy Só não explicaram quem eram os dois homens no Caminho dos Afundadores Evil or Very Mad

Manuela

MensagemColocada: Qua Jan 09, 2008 3:34 pm    Assunto: Responder com Citação

O Fungão Laughing Realmente a Enid Blyton tinha uma fixação pelos ciganos Surprised

Bem, até agora, Os Cinco na Planície Misteriosa foi o que menos gostei... apesar do tradicional nevoeiro Wink

Manuela

MensagemColocada: Qua Jan 23, 2008 9:48 am    Assunto: Responder com Citação

Olhem, não me lembrava da João n'Os Cinco e os Raptores... E o Júlio (ou David ?) tem razão - quando ela aparece parece que passou um furacão pela história Laughing

E mais uma vez um ciganito - Remoinho

Não é incrível como nestes livros os ciganos adultos são sempre vilões mas os miúdos são sempre honestos, amigos e humildes ?

Alguem

MensagemColocada: Qua Jan 23, 2008 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

E a Berta?? A Enid facilmente inundava grande parte dos protagonistas britânicos de qualidades positivas mas os estrangeiros... senhores... carregados de estereótipos negativos.

Mas, segundo dizem os ingleses que viveram essa época da II G.M. ou o pós-guerra, a desconfiança era tremenda no que toca ao contacto com estrangeiros...

Manuela

MensagemColocada: Qua Jan 23, 2008 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação

É verdade a Berta/Manuel/Luísa ( Very Happy ) e o seu pai também são retratados de uma forma negativa...

anabreu

MensagemColocada: Qui Jan 24, 2008 10:17 am    Assunto: Responder com Citação

Manuela escreveu:
Bem, até agora, Os Cinco na Planície Misteriosa foi o que menos gostei... apesar do tradicional nevoeiro Wink

Oooohhhhhhh!!! Para mim "Os Cinco e o Lagro Negro", e Os "Cinco na Planícia Misteriosa", são os melhores... em suspense são imbatíveis Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Manuela

MensagemColocada: Qui Jan 24, 2008 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que é a primeira vez que discordamos... já começava a pensar que éramos almas gémeas ou mesmo siamesas... Laughing

Alexandra

Local/Origem: Seixal

MensagemColocada: Qui Jan 24, 2008 7:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai os Cinco e o Lago Negro Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes o que eu gosto desse livro.
Ainda me lembro, mas muito vagamente, de ver esse episódio na televisão (xiii pá, lembro-me de coisas de há quase 30 anos, devo estar a ganhar bolor... Laughing Laughing Laughing )

Alguem

MensagemColocada: Qui Jan 24, 2008 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação

----------------------

Editado pela última vez por Alguem em Ter Set 07, 2010 1:27 am, num total de 2 vezes

Manuela

MensagemColocada: Qui Jan 31, 2008 8:57 am    Assunto: Responder com Citação

Os Cinco na Casa em Ruínas - sempre achei piada aos cães com uma coleira de cartão para não se coçarem Laughing

O "duplo" Rui também é engraçado Wink

Tim

MensagemColocada: Qui Jan 31, 2008 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Os Cinco na Casa em Ruínas - o primeiro livro dos Cinco que li. Ainda me lembro que adivinhei logo que havia gémeos na história, e que achei os Cinco muito estúpidos por não adivinharem.

Alguem

MensagemColocada: Qui Jan 31, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação

É um dos meus preferidos - a "camponesa", que é atraiçoada pelo sotaque citadino e pelas mãos bem cuidadas (como a "vendedora" de balões no "Mistério do Colar Desaparecido" (5D)), o episódio dos fogos de artifício destinados a afugentar os pequenos, a confusão de AGRA com ÁGUA no acesso secreto, e a coleira de cartão do pobre Tim (mais estética do que os "funis" actuais...), são alguns pormenores de que me recordo sempre.

Miguel Freire

MensagemColocada: Sex Fev 01, 2008 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Sempre que vejo um cão com uma coleira daquelas lembro-me do Tim em estilo "Isabel I".

Este livro recorda-me as férias. Foi-me oferecido umas semanas antes de começarem as férias de Verão, já não sei de ano, mas era na altura em que as férias de Verão eram Férias a sério.

Meti na cabeça que só ia começar a ler o livro no primeiro dia de férias. Bem ... foram duas ou três semanas de tormento. Lia o resumo da contra-capa várias vezes por dia e ia imaginando a história.

Consegui aguentar e só li o livro em férias. Quer dizer, li-o todo no primeiro dia. E gostei muito. Por isso, ainda hoje associo este livro a férias e naqueles dias antes de férias, que parecem passar a 10 à hora, lembro-me muitas vezes dos Cinco na Casa em Ruínas.

Popeye

Local/Origem: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

MensagemColocada: Sex Fev 01, 2008 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Para mim o melhor livro dos Cinco é os Cinco e o Lago Negro Smile E está com as lombadas "nas lonas" de tanto ter sido lido quer por mim quer pelos meus irmãos Smile
Outro é a "Casa em Ruínas" porque fez-me sonhar quando era miúdo (ainda hoje sou Razz) numa casarão que existe aqui perto de mim em ruínas e curiosamente com um curso de água perto Smile

Estes e outros foram lidos e relidos vezes sem conta.
Outros números não gostei tanto, principalmente porque arranjei-os mais tarde, pelo que não os li tantas vezes.
O pior livro é capaz de ser os Cinco no Circo (e o recente nº22, que comprei quando saiu que são só mini-histórias)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OS CINCO e O CLUBE DOS SETE Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 2 de 4

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens