| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Lino

|
|
| Back to top |
|
 |
ricardo calado

|
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Sat Mar 10, 2007 5:21 pm Post subject: |
|
|
Também costumava não perder - mesmo antes de ter televisão no início dos anos 70 ouvia na rádio. A partir dos anos 90 fui perdendo o interesse, talvez devido à qualidade cada vez pior das músicas.
Quanto a não cantar em inglês, a minha opinião é diferente do Ricardo Calado. Se o(s) compositor(es) achar(em) que a letra é importante, então esta terá de ser entendida pelo maior número possível de telespectadores, e nesse caso acho que não há alternativa ao inglês. Se a música for mais importante que a letra, então pode ser cantada em qualquer língua. Dou um exemplo concreto: a canção vencedora da Eurovisão em 1995 - Nocturne - é quase um instrumental. Nos 3 minutos da canção apenas existe uma parte cantada de 20 segundos no início e outros 20 segundos no fim. É evidente que neste caso eles apostaram na música e não na letra, tendo cantado em norueguês. Podem ouvir essa canção aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=z-2qcawdYCw
Já os suecos ABBA preferiram fazer-se entender pelo maior número possível de telespectadores no festival de 1974, e cantaram em inglês, tendo obtido o sucesso que todos conhecemos. Podem ouvi-los aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=5woqCVd0NEY |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Sun Mar 11, 2007 2:16 am Post subject: |
|
|
Epá, foi a pior ***** de festival que vi... espectáculo muito mau, com tentativa de humor, as músicas então, só uma se salvava... o povo votou na música pimba.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sun Mar 11, 2007 2:17 am Post subject: |
|
|
Perdi o interesse pelo nosso Festival há uns dez anos porque a qualidade das músicas, das letras, e em muitos casos dos intérpretes, diminuiu substancialmente.
Apoio a ideia de cada país enviar à Eurovisão canções cantadas na língua nacional (ou diferentes línguas nacionais) desse país, e tenho pena que o regulamento do Eurofestival tenha novamente voltado a permitir a escolha da língua, dentro dos idiomas no âmbito da Eurovisão (claro que o inglês é muito útil e deveria ser ensinado logo na primária, mas não nos tirem na prática a oportunidade de mostrarmos uma das coisas que ainda nos diferencia e nos faz vibrar como nação). Percebo perfeitamente que quisessem introduzir uma "igualdade" de oportunidades para todos os países concorrentes, pois o que sucedia era que, invariavelmente, aqueles que tivessem o inglês ou o francês como idioma nacional é que arrebatavam o troféu. No fundo, sempre foi o produto de uma gigantesca operação de "marketing" e o idioma vende e muito (vejam que depois, extra-concurso, todos se apressam a lançar as versões internacionais, maioritariamente cantadas em... inglês!).
Mas há sempre excepções que furaram o esquema do "inglês é que é bom" , seja pela conjuntura política internacional ou por qualquer outra razão: temos as israelitas "Hallelujah" e "A-Ba-Ni-Bi"; a suíça "Viver senza tei" (cantada em romanche, língua alpina minoritária); a alemã - Lino, ajuda-me... - "Ein bisschen qq coisa" ; esse monumento dos "Secret Garden" (duo de que gosto muito) que foi o "Nocturne", quase-instrumental de que o Tim falou; outro quase-instrumental, curiosamente vencedor no ano a seguir, pela Irlanda, cheio de sonoridades célticas, etc.
Last edited by Alguem on Thu Jul 09, 2009 1:31 am; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Sun Mar 11, 2007 2:46 am Post subject: |
|
|
Segundo a Wikipedia:
Ein bißchen Frieden Nicole (Alemanha)
Em Português, Um pouco de paz.
Gostei do Hard Rock Hallelujah, da Dana Internation, Abba e de resto já foi melhor... os Dschinghis Khan com uma música com o mesmo nome.
http://youtube.com/watch?v=KhqQcYYyY7I |
|
| Back to top |
|
 |
ricardo calado

|
Posted: Mon Mar 12, 2007 11:38 pm Post subject: |
|
|
do piorio este ano
vamos lá a ver se a estrangeirada gosta da musica tradicional portuguesa
A L UCIA MONIZ consguiu o 6º lugar e melhor classificação para PORTUGAL com aquela musica que parecia não servir para festival e foi o que foi
vamos a ver se esta SETUBALENSE (mais uma) consegue por os camons a dançar |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Mar 13, 2007 2:28 am Post subject: |
|
|
Parece música da Cláudisabel ou assim.... foi feita pelo Emanuel...
Preferia a última, feita pelo Zé Cid...
Até o programa propriamente dito foi muito mau... humor seco, apresentação demasiado formal... e estava lá o White Castle e a mulher mumificada.
A Lúcia Moniz não ficou em 3º? |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
Joined: 19 Mar 2006 Posts: 168 Location: Corno ocidental da Lusitânia
|
Posted: Tue Mar 13, 2007 4:50 am Post subject: |
|
|
Também penso que os representantes de cada país devem cantar na sua língua nacional, não em Inglês - e afirmo até que o próprio género musical deveria ser prioritariamente de índole tradicional, «folk», digamos. Pois se o festival é de música europeia, perde o seu valor na medida em que se torne num mero concurso internacional de cançonetismo pop, de música uniformizada. Para isso, bem bastam as tabelas dos tops de vendas...
E, de facto, algumas das melhores prestações da Eurovisão (de entre as que vi, pelo menos) foram baseadas na música folclórica de cada país. |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
Joined: 19 Mar 2006 Posts: 168 Location: Corno ocidental da Lusitânia
|
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Mar 13, 2007 8:09 pm Post subject: |
|
|
Prefiro esta:
http://www.youtube.com/watch?v=Ao8rQYxQ0WI
Concordo que se cante a língua original e com pessoas desse país (a Suíça concorreu com a Celine Dion que é canadiana), mas agora o folclore de cada país não... tem que ser algo na língua e que seja original...
E o Carlos Paião cantava a sociedade portuguesa muito ao seu próprio estilo. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Wed Mar 14, 2007 1:59 am Post subject: |
|
|
Desgraçado do Mónaco se o regulamento obrigasse a um cantor/grupo dessa nacionalidade... Não tinha ganho nem um, dos vários Festivais que conseguiu...
[Já agora, danke, Lino, für die Informationen Desculpa o alemanguês] |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Wed Mar 14, 2007 11:15 am Post subject: |
|
|
Ah bitte schön. Es ist richtig!  |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Thu May 10, 2007 9:15 pm Post subject: |
|
|
Epá... das músicas da Eurovisão venha o diabo e escolha...  |
|
| Back to top |
|
 |
stek
|
Posted: Sat May 12, 2007 8:49 pm Post subject: |
|
|
Se olharem p o q era a oferta de entretimento de otro tempo e de agora é natural q sendo a oferta mais reduzida, e sendo novidade, o encanto de determinados programas agregava multidões.
Hoje temos música e festivais e concursos e mais concursos e mais e mais a toda a hora em mil um sitios...
Foi a troca da qualidade, pela quantidade em diversos dominios, por isso...
Qto ao 'festival da cançao' torna-se obviamente mais complexo escolher temáticas, indmentárias e composições musicais originais. Nao me parece q seja só uma ---- as representantes portuguesas dos ultimos tempos, olhem p os outros e honestamente qtas músicas se aproveitam?
Mesmo entre os vencedores da Eurovisao nos ultims anos é de ficar perplexo como é possível!?
A meu ver Portugal já teve boas representações q nada ganharam e q tiveram destaques menores, e n deixaram por iso de ser boas, tal como teve ao longo do tempo representações q a mim me agradam menos, independentemente de resultados obtidos.
A deste ano era a tipica musica popular portuguesa. Nao sabia q era do Emanuel! Mas n me admira, é a sua cara chapada...
Nao vi o festival pq há mt mt q o deixei de ver. Mas passei de vez em qd pela sala onde tavam vendo a eliminatória do otro dia e acabei por ouvir a musica q representava o nosso país (e mais umas salteadas de outros países...cda qual pior q a anterior!). |
|
| Back to top |
|
 |
Blue Angie

|
Posted: Fri Jul 13, 2007 8:29 pm Post subject: |
|
|
Olá malta amiga...eu fui grande fã do Festival da Eurovisão...e queria pedir-vos um grade favor.
Ando por aqui a ouvir a música de 1988 da Dora que se chama "Voltarei" e estou a cantar um bocadinho...o que queria pedir era que alguém arranjasse a letra desta música tão bonita se faz favor.
Encontrei este lindo video onde ela canta...  _________________
25 anos de Vitinho
1986 - 2011 |
|
| Back to top |
|
 |
josearaujo
|
Posted: Tue Oct 30, 2007 6:14 am Post subject: Deixei de ver |
|
|
deixei de ver o festival a partir de 1988.
Não me levem a mal, mas não gosto do que se faz
já por exemplo dos anos anteriores, comprei no Ebay todas as Eurovisões dos anos que gostava desde que começamos a ir la representar Portugal, bem deixei de fora o Ano da Simone de Oliveira que acredito seja muito boa senhora mas não gosto da voz dela.
 |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Fri Aug 15, 2008 10:46 pm Post subject: |
|
|
Ontem à noite esteve a dar na RTP Memória o Festival de 1967!
"E o vento mudou e ela não voltou...."  _________________ http://oprojectodoroberto.blogspot.com/ |
|
| Back to top |
|
 |
|