Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros que estão a ler ou recentemente lidos
Goto page 1, 2, 3 ... 30, 31, 32  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Oct 30, 2007 10:48 pm    Post subject: Livros que estão a ler ou recentemente lidos Reply with quote

Para além de "Eça Agora - os herdeiros de Os Maias", terceiro livro da associação, em principio desconcertante mas afinal bastante concertada, entre sete escritores portugueses bem conhecidos e provenientes de campos diversos (Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, J.J. Letria, Luísa Beltrão, M. Zambujal e Rosa Lobato Faria), que estou a acabar e de que já se falou noutro tópico (Patrícia), estou a ler um livro de um autor pouco conhecido, Guillermo Arriaga, "O Búfalo da Noite", que aconselho, por abordar, no fundo, a vertiginosa catadupa de sentimentos, relacionamentos, vivências, que caracterizam a vida a 200% de hoje, reflexo de um desejo frenético de experiências e maneiras de estar e sentir, que o info-mundo de hoje já não é capaz de satisfazer no seu acelerado obsoletismo.
Os protagonistas, propositadamente, são jovens adultos, actuais, movendo-se numa esbatida fronteira entre cumplicidades partilhadas, no típico ambiente "sem ligações - sem limites" a que mesmo nós, já um pouco mais velhos, temos tendência para nos deixar enfeitiçar, por vezes.
Por tudo isto, é um livro estranho, indefinível, perigosamente sedutor e que me cativou por completo. Está escrito num registo bem cinematográfico, ou não fosse o autor responsável pelos argumentos de "Amor Cão", "21 gramas" ou "Babel".

Acabei há pouco "Ilhas contadas", colectânea de contos da madeirense Helena Marques. Gosto imenso dos livros dela. O seu imaginário preenche-se com o mar, as ilhas, as relações familiares. Tem quatro romances anteriores.

Li também, do espanhol León Lasa, "Por el oeste de Irlanda". Que dizer deste?... Prende-se com uma das minhas grandes paixões que, por o serem, geralmente são indefiníveis... Fruto, sem dúvida, de algum misterioso sortilégio céltico que certa cailín ruadh, jovem ruiva com artes e manhas de feiticeira, me terá lançado, por certo, num recôndito bosque de carvalhos, ao luar...

Aproveito igualmente para dizer que tive a agradável surpresa de ver hoje numa FNAC (Coimbra), uma nova edição do "Platero e Eu", de Juan Ramón Jiménez (falei dele há uns tempos, num dos tópicos de livros infantis/juvenis). O livro, escrito por este Nobel da Literatura, acaba por ser dirigido mais para adultos, pois é autêntica prosa poética de uma beleza incrível (narra a convivência do autor com um burrito, nos campos de Moguer (Huelva)). Seguramente um bom livro para quem goste de ler e para todos aqueles que sabem descobrir a poesia existente nas nossas actividades mais simples.

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Tue Oct 30, 2007 11:54 pm    Post subject: Reply with quote

Para o meu projecto de Português no meu Curso de 10º ano estou a ler: "O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald.
Escolhi este porque me fez lembrar um filme de 1986 chamado "Regresso à Escola" onde os estudantes da universidade tinham que ler este livro e resumir. O meu projecto é semelhante: tenho de resumir, compreender, eleger a personagem preferida do conto e tirar frases que achei interessante na história.

Vou entrar agora no 2º capítulo, os capítulos são muito grandes Shocked

P.S.-Não estou na Universidade, estou na Secundária. A minha prof. já estava para rejeitar o livro. E devo dizer aqui para os fãs da Enid Blyton...a minha prof. rejeitou o livro das Gémeas que ia ler por ser "infantil" Shocked Shocked
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 10:56 am    Post subject: Reply with quote

Estou a ler Agatha Christie - An English Mystery (biografia) de Laura Thompson. Das minhas leituras dos últimos tempos destaco The Dead Place e Scared to Live de Stephen Booth, Os Náufragos do Autocarro (The Wayward Bus , no original) de John Steinbeck e Um Crime na Exposição de Francisco José Viegas.
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!


Last edited by Patsy-Nana on Wed Oct 31, 2007 2:58 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 11:08 am    Post subject: Reply with quote

Blue Angie wrote:
...a minha prof. rejeitou o livro das Gémeas que ia ler por ser "infantil" Shocked Shocked


Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Blue, mais vale reter o fascínio de tornar aos nossos livros da infância/juventude durante toda a vida...

Se te tiram a possibilidade de "sonhar", a vida não vale um "chavo"... Rolling Eyes


Last edited by Alguem on Wed Oct 31, 2007 7:14 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Comecei hoje a ler o livro sw Paulo Cristovão "A Estrela de Joana", acerca da menina desaparecida em Portimão e que após a investigação se provou ter sido assassinada.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 3:51 pm    Post subject: Reply with quote

O que li no início do verão:
- A profecia Romanov (Steve Berry)
- A Ordem Negra (James Rollins)
- O Mapa do Criador (Emilio Calderon)
- A ameaça (Ken Follet)

O que estou a ler agora:
Depois dos vossos posts, sinto-me um pouco ridícula Embarassed mas estou a ler o nr 3 dos Inquéritos de Nancy Very Happy depois ainda vou ler os nrs 14, 15, 16 e 17 desta colecção, para dar como concluída a época de literatura juvenil (que coincide com o tempo bom).

O que acumulei no verão, para ler no inverno:
- A fórmula de Deus (José Rodrigues dos Santos)
- O legado dos templários (Steve Berry)
- O pecado de Darwin (John Darnton)
- O perfume (Patrick Süskind)
- O Príncipe de Fogo (Daniel Silva)
- Morte em Viena (Daniel Silva)
- A Mensageira (Daniel Silva)
- A Equação Dante (Jane Jensen)
- A Invenção de Leonardo (Paul J. McAuley)
- A Irmandade do Santo Sudário (Julia Navarro)
- Os 36 Homens Justos (Sam Bourne)

Dois livros que li e não gostei lá muito, apesar de terem títulos sugestivos, e boas sinopses:
- O Inquisidor (Valerio Evangelisti)
- A Biblioteca do geógrafo (Jon Fasman)
(coincidência ou não, ambos contam histórias paralelas em tempos distintos Confused)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 7:39 pm    Post subject: Reply with quote

Já referi noutro tópico (Patrícia), mas aqui vai:

acabei hoje de ler "O Código D'Avintes", livro escrito pelo bando dos sete já nomeado por Alguém (epá, António, o teu nick é o máximo. Só em trocadilhos fáceis... Very Happy).

Comecei agora a ler o "Codex 632" do José Rodrigues dos Santos.

Na ala infanto-juvenil, está em curso a leitura da colecção (faltam-me ainda os 2 últimos) "Colégio das Quatro Torres". E também as Patrícias.

Iniciados antes do Verão mas a aguardar noites mais frias estão "A Lua e as Fogueiras", de Cesare Pavese e "Retrato do Artista Enquanto Jovem" de James Joyce.

No "monte" à espera de vez estão "O Afinador de Pianos" de Daniel Mason, "Os Indiferentes" de Alberto Moravia e (à espera de coragem para começar) "O Império" de Gore Vidal.

Por comprar (e ler), o último Harry Potter e "O Rio das Flores" de Miguel Sousa Tavares.

Para já não me vai faltar companhia...


Last edited by Sérgio on Wed Oct 31, 2007 7:52 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 7:46 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:

O que estou a ler agora:
Depois dos vossos posts, sinto-me um pouco ridícula Embarassed mas estou a ler o nr 3 dos Inquéritos de Nancy Very Happy depois ainda vou ler os nrs 14, 15, 16 e 17 desta colecção, para dar como concluída a época de literatura juvenil (que coincide com o tempo bom).


Ana, nem penses nisso... Surprised Shocked
Só quer dizer que ainda acreditas na magia que transportam estes tesouros da nossa infância/juventude... Smile Smile (como todos os membros do fórum, aliás!)

anabreu wrote:
O que acumulei no verão, para ler no inverno:
- A fórmula de Deus (José Rodrigues dos Santos)
[...]
- O perfume (Patrick Süskind)


Dois bons livros. "O Perfume" é um pouco violento (mais que o "RsE"... Wink Wink ) e o filme é soberbo! Smile

Sérgio wrote:

O teu nick é o máximo...


Quem quer bons, arranja-os... Laughing Laughing Laughing

Por outro lado, nunca me esqueço que és Sérgio... mas já me tenho esquecido que sou António... Laughing Laughing Laughing Laughing


Last edited by Alguem on Wed Oct 31, 2007 7:56 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 7:53 pm    Post subject: Reply with quote

Sérgio depois diz o que achaste do "Código" e não te esqueças que ainda vais receber o "Mistério do papagaio Gago" dos 3 Investigadores para leres, lembras-te desse post?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
minitrail



Joined: 06 Dec 2006
Posts: 143
Location: Ericeira

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 9:39 pm    Post subject: Reply with quote

O que estou a ler:

Os Marcianos divertem-se de: Frederic Brown.

Os melhores Contos de FC "De Júlio Verne aos Astronautas"

Colecção Argonauta, respectivamente o nº46 e 100; umas autênticas raridades!
_________________
Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum!
Back to top
View user's profile Send private message
_tita_



Joined: 11 Sep 2007
Posts: 1116
Location: Almada

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 10:04 pm    Post subject: Reply with quote

Um dos últimos livros que li foi "Os Corvos de Avalon" da Marion Zimmer Bradley... isto sem contar com os vários livros da Patrícia que tenho andando a ler e ainda faltam cerca de 15 Razz

Para já, sem os Patrícia, tenho apenas 2 em lista de espera: "O Herdeiro de Oz" do Gregory Maguire e "A Bíblia de Barro" da Julia Navarro. Mas como ando a fazer a minha lista de aniversário e natal (q na sua maioria vai ser livros eheheh) em Dezembro a lista vai aumentar... e isto se eu me controlar até lá e não começar eu a comprar Very Happy

Além disto, ando a ler 2 livros técnicos... mas, esses, demoro uma eternidade a ler-los... como as crianças fazem... não gosto, não gosto, não gosto Sad
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

_tita_ wrote:
Além disto, ando a ler 2 livros técnicos... mas, esses, demoro uma eternidade a ler-los... como as crianças fazem... não gosto, não gosto, não gosto Sad


Bem-vinda _tita_ Very Happy

Nada de livros técnicos aqui... Smile A gente vem cá tomar um "copo" e dar duas de treta, apenas! Very Happy
Se fosse com esses, então... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Nov 01, 2007 3:06 am    Post subject: Reply with quote

li O Último Papa, de Luís Miguel Rocha
O Segredo de D. Afonso Henriques, de Jorge Laiginhas

E o Livro da Selva, que é fantástico!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 07, 2007 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Estou a meio da releitura da Patrícia (por culpa dos CBV portugueses, que me provocaram uma intensa nostalgia Laughing )

Li recentemente o 1º volume de "Os Pilares da Terra", do Ken Follet e gostei muito. Tenho já o 2º volume à espera.

Também li o "Código D'Avintes" a que achei piada. Tem as virtudes e os defeitos próprios de livros escritos "a várias mãos": a história desenvolve-se a correr mas às vezes há uma certa falta de coerência. No global é um bom livro. Fiquei com vontade de ler os outros dois livros dos autores.

Em relação aos que aguardam, tenho alguma espectativa quanto ao "A Fúria das Vinhas", do Francisco Moita Flores. Ah, e ainda os Contos de HP Lovecraft para ler à noite, à lareira, de preferência numa casa com ruído ambiente.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Nov 07, 2007 11:10 pm    Post subject: Reply with quote

Isso lembrou-me dois clássicos do Steinbeck: As Vinhas da Ira e A um Deus Desconhecido. Fantásticos!
Tom Sawyer, de Mark Twain. Princepezinho, de Saint-Exupéry. Livro da Selva de Rudyard Kipling. Lindos!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Fri Nov 09, 2007 10:03 pm    Post subject: Reply with quote

o Código é um bom livro. Como diz o Miguel, tem os defeitos (alguma incoerência) próprios de ser escrito a 7 mãos, mas tem, por outro lado, a virtude de ser algo imprevisível o rumo do livro.

Já acabei o Codex 632. Gostei. É bastante descritivo mas a história é bem interessante e gostaria bem que a História fosse mesmo assim.

Estou agora a ler o Afinador de Pianos. Depois digo qualquer coisa...
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 10, 2007 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

Sérgio wrote:
Estou agora a ler o Afinador de Pianos. Depois digo qualquer coisa...


O nome é sugestivo... vou ler a sinopse algures, a ver se coloco na minha lista de natal Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
_tita_



Joined: 11 Sep 2007
Posts: 1116
Location: Almada

PostPosted: Sat Nov 10, 2007 10:02 pm    Post subject: Reply with quote

Já li o Afinador de pianos há uns 3 anos... Gostei e o final surpreendeu-me Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Nov 12, 2007 12:35 am    Post subject: Reply with quote

Gostei do Último Papa. Aprende-se alguma coisa. Acabei de ler O Segredo de D. Afonso Henriques de Jorge Laiginhas, que fala da verdadeira identidade de el-rei D. Afonso I.
Faz pensar no que aprendemos na escola sobre ele e Portugal e dá para rir nalgumas partes. E é interessante para ver como se vivia na altura.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Nov 12, 2007 1:09 am    Post subject: Reply with quote

Acabei há dias de ler o livro "Eça agora", com que abri este tópico.
Para quem gosta d'Os Maias e de Eça de Queiroz, sem ser purista, este livro (de que se falou já várias vezes) é um livro delicioso pois recria todos os trechos mais significativos da obra transpondo-os para os nossos dias, envolvidos por doses q.b. de simplicidade e bom-humor.
Claro que comparar o desenrolar "anarquizante" mas bastante conseguido de uma escrita livre a sete mãos (de estilos bem variados) com o estilo inconfundível e genial do Eça, é um exercício que não se deve nem pode fazer, "essa é que é essa" Laughing. De qualquer modo, acho que é o livro mais conseguido deste "septeto", que tem vindo a afinar de obra para obra a ligação entre os vários capítulos e o interesse da narrativa em si (devo dizer-vos que me decepcionou um pouco o livro inicial, recriando o "Mistério da Estrada de Sintra").
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Nov 13, 2007 12:49 pm    Post subject: Reply with quote

Festival de Literatura Irlandesa, de 14 a 16, em Lisboa (Casa F. Pessoa e Fac. Letras).

Estou a ver que vamos passar o resto da semana em Lisboa... hehehe....

Zuuuuut... chauzinho, bye, slán agaibh, adiós.... Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Nov 13, 2007 1:49 pm    Post subject: Reply with quote

Sláinte. Wink Tenho que ler Oscar Wilde...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page 1, 2, 3 ... 30, 31, 32  Next
Page 1 of 32

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group