Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros que estão a ler ou recentemente lidos
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 29, 30, 31, 32  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Mar 02, 2012 11:56 pm    Post subject: Reply with quote

Ultimamente, e por causa da escola, tenho-me debruçado sobre os clássicos portugueses. No princípio de Janeiro tinha terminado «Amor de perdição» (esqueci-me de notificar aqui Razz) e hoje terminei «A Cidade e as Serras». Quis ler este livro com a maior calma possível, porque, na minha opinião, Eça de Queirós tem de ser lido sem pressa, o que me tirou muito tempo de outras possíveis leituras. Mas agora, vou voltar em força: vou ler quatro livros:

«Escuta Zé-ninguém!» (sugestão do meu Professor de Filosofia)
«O Grande Gatsby»
«Chance»
«Por favor não matem a cotovia»
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sun Mar 04, 2012 1:07 am    Post subject: Reply with quote

Humberto Morais wrote:

Paulex, realmente esse não é o melhor livro para açguém se iniciar na leitura do Peixoto. É um livro muito forte, com um ambiente pesado e algo diferente dos livros que se seguiram.
(...)


Que pontaria a minha! Vou recolocar entao o senhor Peixoto na minha wishlist, e o primeiro livro a adquirir vai ser esse Abraço!

Obrigada. Razz
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Mar 06, 2012 5:26 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:
- Nesta semana peguei n' O Voo da Águia, de Simon Scarrow. Embora goste do género romance histórico, e sempre tenha ouvido falar muito bem do autor, a Civilização Romana não faz muito o meu género, muito menos o ramo militar. Mas aproveitei para o encomendar graças à promoção 2 = 3 do site da editora Saída de Emergência, que de vez em quando agracia os seus leitores com umas boas ofertas. Continuo a achar que não faz o meu género, mas a verdade é que até estou a gostar. Não sei quantos dessa série vão consegui manter o meu interesse, mas para já está empolgante o suficiente para me incentivar a continuar a ler. Smile


Já não sei exactamente qual deles é o Voo da Águia (os títulos iniciais confundem-se um pouco) mas posso-te adiantar que em todos eles há muitas manobras militares e bastante carnificina. Eu gostei da série que continuo a comprar (pelo menos enquanto não mudarem para o maldito NAO, ao qual digo NÃO).

Para além disso, há a parte histórica que é interessante para quem gosta daquele período.
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Wed Mar 14, 2012 12:11 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei muito d' O Voo da Águia. Tenho mesmo de me dominar para não continuar a ler a série, pelo menos por enquanto, porque além do dinheiro não esticar, estou já "pendurada" em demasiadas séries.
Mas fica a nota para, de futuro, sempre que me faltar o que ler, regressar às aventuras de Macro e Cato. Muito bem narrado, de leitura fácil e cativante, apesar da violência e da tendência a uma certa repetição: estratégia, batalha, reflexões, estratégia, batalha, conspirações.

Li entretanto O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë.
Com personagens demasiados loucas (quase diabólicas) para que eu me importasse verdadeiramente com elas, foi suficientemente marcante para eu de vez em quando lá "regressar", no meu dia-a-dia. Normalmente só os bons livros me causam esses "regressos" a ambientes alheios. Very Happy

E comecei agora o Orgulho Asteca, do Gary Jenings, por culpa do Sérgio. Very Happy
(Não pude perder mais uma boa promoção da SdE, com um pack de dois volumes com 40% de desconto. Com a quantidade de livros que leio, só dá par investir assim Wink ).
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 16, 2012 3:32 pm    Post subject: Reply with quote

Então? Já ninguém lê?

Eu, pela parte que me toca, desatei a ler os livros do Daniel Silva que cá tinha em espera.

Comecei e terminei:

    "O Desertor";
    "O Caso Rembrandt";
    "O Espião Improvável"

Vou começar agora o último que me falta: "A Marcha".

Gostei de todos, particularmente de "O Espião Improvável", primeiro livro escrito pelo Daniel Silva.
Back to top
View user's profile Send private message
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Tue Apr 17, 2012 8:33 pm    Post subject: Reply with quote

Sérgio wrote:
Então? Já ninguém lê?

Eu, pela parte que me toca, desatei a ler os livros do Daniel Silva que cá tinha em espera.

Comecei e terminei:

    "O Desertor";
    "O Caso Rembrandt";
    "O Espião Improvável"

Vou começar agora o último que me falta: "A Marcha".

Gostei de todos, particularmente de "O Espião Improvável", primeiro livro escrito pelo Daniel Silva.


Eu já os li todos.

Neste momento estou a ler "Vingança em Paris" de Steve Berry.

Penso que quem gosta de Daniel Silva talvez goste de Steve Berry.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 18, 2012 9:21 am    Post subject: Reply with quote

Humberto Morais wrote:
Sérgio wrote:
Então? Já ninguém lê?

Eu, pela parte que me toca, desatei a ler os livros do Daniel Silva que cá tinha em espera.

Comecei e terminei:

    "O Desertor";
    "O Caso Rembrandt";
    "O Espião Improvável"

Vou começar agora o último que me falta: "A Marcha".

Gostei de todos, particularmente de "O Espião Improvável", primeiro livro escrito pelo Daniel Silva.


Eu já os li todos.

Neste momento estou a ler "Vingança em Paris" de Steve Berry.

Penso que quem gosta de Daniel Silva talvez goste de Steve Berry.


O Steve Berry é o senhor que se segue. Vou começar por "O Legado dos Templários", que já está em espera há bastante tempo e é o primeiro da série Cotton Malone, se não estou em erro...
Back to top
View user's profile Send private message
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Wed Apr 18, 2012 11:08 pm    Post subject: Reply with quote

É isso mesmo Sérgio, é o primeiro da série Cotton Malone.
Eu já li todos os que foram editados em Portugal e confesso que fácilmente fiquei "preso" às estórias.

Como já referi, neste momento estou a lêr "Vingança em Paris" e estou a gostar bestante da trama.

Para mais informação podes consultar http://www.steveberry.org/berry-books.htm

Abraço
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Apr 27, 2012 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

Li «Uma Abelha na Chuva» de Carlos de Oliveira, para Literatura Portuguesa. E gostei muito do livro! Recomendo!
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Tue May 01, 2012 4:53 pm    Post subject: Reply with quote

Sonho Febril, de George R. R. Martin:

Parti para a leitura com alguma expetativa, visto que só conhecia este escritor pela famosa série As Crónicas de Gelo e Fogo, e tive medo de sair defraudada. Mas a verdade é que adorei o livro!
Desde logo pelo lugar onde se passam alguns dos momentos decisivos, Nova Orleães. Clássica pela mistura de culturas, sociedades e religiões, e as coisas que me saltam à memória quando penso na vida dessa cidade ao longo da História: as plantações, a escravatura, o voodoo, o jazz e os blues… E, é claro, o rio Mississipi, personagem clássica da literatura e da História da América, com os seus românticos e inesquecíveis barcos a vapor.

Fui totalmente conquistada pelas personagens, em que o trio óbvio de protagonistas Aber-York-Julian se interliga constantemente com outro trio mais subtil mas tão, tão significativo: o rio Mississipi, o Fevre Dream e a poesia! Sem o rio e o vapor não havia verdadeira história, e sem os apontamentos de poesia, a história não teria a mesma alma.

Adorei a admiração, quase reverência, que George Martin demonstra pelos antigos vapores, pelos “homens do rio”, de tal modo, que quase dá a entender que ele gostaria de ter vivido nesse tempo, e participado nas famosas corridas! Daí que não tenha conseguido deixar de, constantemente, identificar o Abner com o próprio Martin, o que também deu alguma “cor” à leitura.
E adorei o sobrenatural, o indómito, o intemporal, personificados naquelas duas bestas tão aterrorizadoras e, ao mesmo tempo, tão irresistíveis. Adorei toda a mitologia vampírica que o Martin criou, as suas relações e hierarquias, a sua natureza e evolução, e o modo como tudo isto marca a sua originalidade e intemporalidade.

Resumindo, foi uma leitura gratificante. E, no final, aquele epílogo! Magistral, balançando entre o sentimento de perda e a paz de espírito, fechando com chave de ouro um livro já de si fantástico. Em suma, o talento de Martin transpira por todos os poros.


Asteca, de Gary Jennings:

Por um lado, posso afirmar que gostei de ler este livro (falando dos dois volumes como um todo, porque os li de seguida) e que foi um ótimo investimento. Por outro, não posso deixar de me sentir um pouco desiludida, pois estava à espera de me render totalmente a esta história e isso não aconteceu.

Começando pelos aspetos menos positivos, tive, desde o início, uma grande dificuldade em fixar os compridos e estranhos nomes (dos locais, das pessoas, das tradições), e detesto quando isso me acontece. Também não ajudou o facto de haver diferentes nomes e títulos para a mesma pessoa, nem as trocas de de letras que iam aparecendo…

Mas o principal entrave à entrada direta deste Asteca para a minha lista de favoritos de sempre, foi uma certa de falta de entusiasmo da minha parte.
Desde logo, faltou, para os meus gostos, uma coisa muito importante: a empatia em relação ao protagonista, ou a alguma das outras personagens. Até os achei bem caracterizados, mas a minha "ligação" ficou-se por aí.

E depois, há o facto de o livro ir mantendo o meu interesse de forma inconstante. Às vezes lia cheia de entusiasmo, outras suspirava pelo fim de alguma parte da narrativa em particular. Por um lado, a vida Mixtli foi tão variada e tão repleta de indicações históricas, que me entusiasmava o querer saber mais sobre a cultura e sociedade astecas.
No entanto, por vezes fiquei com a sensação de que o autor tanto se alongava demasiado na recordação de certos episódios da vida do protagonista, como, ao pretender mostrar tantos povos e culturas diferentes, me pareceu ser informação a mais.

Finalmente, uma nota menos boa também para a tradução/ revisão. Além da já referida troca de letras, foram aparecendo muitas frases pouco agradáveis. No início pensei se não seria para salientar que o índio narrador não sabia falar corretamente, mas depois vi que, a ser um artifício, não era usado de forma contante nem lógica.
Sei que este é um livro grande, mas não é costume a editora Saída de Emergência presentear-nos com estas coisas.

Defeitos e contrariedades à parte, o livro é, em si, é um documento valioso, obrigatório para quem gosta do género e conhece pouco acerca das civilizações pré-colombianas, que era o meu caso.

Neste campo, o aspeto mais positivo do livro, para mim, é mesmo o dom do autor. É que, graças a tantos anos de pesquisas e, suspeito, um grande respeito, admiração e, até amor pela cultura Asteca, ele conseguiu transformar os sangrentos e, à luz da nossa cultura, retrógrados e inúteis sacrifícios humanos em algo pleno de mistério e de significado. Nunca a violência e a crueldade destes rituais me pareceu gratuita ou forçada. Muitas vezes fiquei impressionada, e até chocada perante certas cenas (sobretudo com crianças), mas naquele contexto, elas fizeram sentido, e os Astecas para mim passaram a ser muito mais do que aqueles índios cruéis e atrasados que foram quase extintos com a chegada dos invasores, os evoluídos mas arrogantes espanhóis.

Alem disso, como seria de prever perante a estrutura do livro - por entre o relato de Mixtli, temos cartas do Bispo no México ao Rei de Espanha – a narrativa da vida do índio e daquele período da História teve um formato bastante original. Foi muito boa, esta ideia do Jennings, a de evocar duas “vozes” distintas, o que resultou, muitas vezes, em notas humorísticas causadas pelo choque cultural e, sobretudo religioso, já que os ouvintes de Mixtli eram todos frades. Estes momentos, com comentários mordazes por parte do índio e com retiradas estratégicas por parte de alguns membros do clero nas partes mais embaraçosas do relato, deu mais cor a um livro já de si bastante colorido.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Thu May 03, 2012 1:34 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:
Asteca, de Gary Jennings:

Por um lado, posso afirmar que gostei de ler este livro (falando dos dois volumes como um todo, porque os li de seguida) e que foi um ótimo investimento. Por outro, não posso deixar de me sentir um pouco desiludida, pois estava à espera de me render totalmente a esta história e isso não aconteceu.

Começando pelos aspetos menos positivos, tive, desde o início, uma grande dificuldade em fixar os compridos e estranhos nomes (dos locais, das pessoas, das tradições), e detesto quando isso me acontece. Também não ajudou o facto de haver diferentes nomes e títulos para a mesma pessoa, nem as trocas de de letras que iam aparecendo…

Mas o principal entrave à entrada direta deste Asteca para a minha lista de favoritos de sempre, foi uma certa de falta de entusiasmo da minha parte.
Desde logo, faltou, para os meus gostos, uma coisa muito importante: a empatia em relação ao protagonista, ou a alguma das outras personagens. Até os achei bem caracterizados, mas a minha "ligação" ficou-se por aí.

E depois, há o facto de o livro ir mantendo o meu interesse de forma inconstante. Às vezes lia cheia de entusiasmo, outras suspirava pelo fim de alguma parte da narrativa em particular. Por um lado, a vida Mixtli foi tão variada e tão repleta de indicações históricas, que me entusiasmava o querer saber mais sobre a cultura e sociedade astecas.
No entanto, por vezes fiquei com a sensação de que o autor tanto se alongava demasiado na recordação de certos episódios da vida do protagonista, como, ao pretender mostrar tantos povos e culturas diferentes, me pareceu ser informação a mais.

Finalmente, uma nota menos boa também para a tradução/ revisão. Além da já referida troca de letras, foram aparecendo muitas frases pouco agradáveis. No início pensei se não seria para salientar que o índio narrador não sabia falar corretamente, mas depois vi que, a ser um artifício, não era usado de forma contante nem lógica.
Sei que este é um livro grande, mas não é costume a editora Saída de Emergência presentear-nos com estas coisas.

Defeitos e contrariedades à parte, o livro é, em si, é um documento valioso, obrigatório para quem gosta do género e conhece pouco acerca das civilizações pré-colombianas, que era o meu caso.

Neste campo, o aspeto mais positivo do livro, para mim, é mesmo o dom do autor. É que, graças a tantos anos de pesquisas e, suspeito, um grande respeito, admiração e, até amor pela cultura Asteca, ele conseguiu transformar os sangrentos e, à luz da nossa cultura, retrógrados e inúteis sacrifícios humanos em algo pleno de mistério e de significado. Nunca a violência e a crueldade destes rituais me pareceu gratuita ou forçada. Muitas vezes fiquei impressionada, e até chocada perante certas cenas (sobretudo com crianças), mas naquele contexto, elas fizeram sentido, e os Astecas para mim passaram a ser muito mais do que aqueles índios cruéis e atrasados que foram quase extintos com a chegada dos invasores, os evoluídos mas arrogantes espanhóis.

Alem disso, como seria de prever perante a estrutura do livro - por entre o relato de Mixtli, temos cartas do Bispo no México ao Rei de Espanha – a narrativa da vida do índio e daquele período da História teve um formato bastante original. Foi muito boa, esta ideia do Jennings, a de evocar duas “vozes” distintas, o que resultou, muitas vezes, em notas humorísticas causadas pelo choque cultural e, sobretudo religioso, já que os ouvintes de Mixtli eram todos frades. Estes momentos, com comentários mordazes por parte do índio e com retiradas estratégicas por parte de alguns membros do clero nas partes mais embaraçosas do relato, deu mais cor a um livro já de si bastante colorido.


Concordo em absoluto com a tua análise.

Mas as partes positivas são, para mim, tão superiores às negativas, que o livro entra diretamente para a lista dos meus preferidos de sempre.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Wed May 23, 2012 1:17 pm    Post subject: Reply with quote

Entretanto, terminei "A Marcha" de Daniel Silva e, para não variar, gostei.

O estilo é o habitual, o tema é, desta vez, o conflito na Irlanda da Norte. Continuo fã do autor e... venham mais livros.

Depois, atirei-me ao Steve Berry: "O Legado dos Templários" e "O Elo de Alexandria", que eram os únicos que tinha cá por casa.

Gostei imenso. Mais do primeiro do que do segundo (que terminei ontem à noite), mas gostei de ambos. Confesso que gosto da temática e o autor não me desiludiu.

Agora, acho que vou para o Mario Reading. Tenho "As Profecias de Nostradamus" e "O Código Maia" vou ver no que dá
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 11, 2012 12:48 pm    Post subject: Reply with quote

Já ninguém lê? Ou comenta o que lê?

Pois eu tenho andado entretido.

"Assassini", Thomas Gifford;
"Sangue Romano", Steven Saylor;
"O Abraço de Némesis", Steven Saylor;
"As Profecias de Nostradamus", Mario Reading;
"O Código Maia", Mario Reading;

Estou presentemente a ler "Contas à Morte", Simon Kernick.

E ando a reler o Petzi...
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Sep 11, 2012 10:47 pm    Post subject: Reply with quote

-Ninguém escreve ao Coronel
Uma pequena obra de Gabriel Garcia Marquez que li num instante, mas que se não tivesse lido também passava bem sem ela, sinceramente. A sério, como é que, com uma premissa tão interessante, se acaba a ter uma história tão... tão... banal? Mas pronto, deste autor recomendo «Crónica de uma morte anunciada», que li no Verão passado e gostei muito, mesmo.

-Blackpot
Um texto completamente surreal da autoria de Dinis Machado a.k.a Dennis McShade (autor do classicíssimo «O Que Diz Molero», uma obra de referência para a minha pessoa), com pessoas que matam outras pessoas e nomes esquisitos e o camandro. Até que dava um bom filme! Gostei desta história, e gosto cada vez mais do estilo de Dinis Machado. Este livro pouco tem a ver com a sua "magnum opus", mas lê-se de uma assentada, e fiquei com uma impressão esquisita de que me tinha passado algo muito bom pela vista.

-O Som e a Fúria
Decididamente, dos melhores livros que alguma vez li, e o melhor livro deste Verão. Descobrir este clássico mudou a minha vida. O livro é fantástico, está muito bem escrito e idealizado. É a história de uma família, suas personagens, seus problemas, ao longo de vários anos e circunstâncias diferentes que são mostrados de uma maneira totalmente arrebatadora. Não é um livro fácil, mas é altamente recomendado. Estava a gostar tanto do livro, que demorei cerca de um mês a lê-lo. Ia relendo algumas partes e pensando mais em todos os pormenores do universo de William Faulkner. Fantástico!

Uma Noite Não São Dias
Um livro hilariante e bem construído, da autoria do Grande Mário Zambujal. Está cheio de referências a uma atualidade muito recente (até se fala no aeroporto da Ota), mas passa-se no "esquisito ano de 2044". É uma história repleta de intrigas, conversas futuristas (pouco reais, mas que têm uma data de piadas muito inteligentes ao tempo que vivemos) e que contém vários recuos e avanços no tempo, que nos dão para conhecer melhor todas as personagens. Recomendo muito - foi o segundo melhor livro que li do Senhor Zambujal (melhor mesmo só a «Crónica dos Bons Malandros»!)

Um sem-número de clássicos da banda desenhada
Regressei aos livros do Tintin, do Spirou, do Lucky Luke e tantos outros. Soube bem para recordar memórias e piadas que tinham estado bem guardadinhas na minha mente. Uma revisitação a todas estas personagens nunca é demais!
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Wed Sep 12, 2012 1:51 am    Post subject: Reply with quote

Sérgio wrote:
Já ninguém lê? Ou comenta o que lê?
(...)

Very Happy

Eu tenho lido bastante, como sempre, mas tirando um livro, tudo o resto em que peguei nos últimos meses me desiludiu, de uma maneira ou outra:

- As Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne - perdoem-me os milhentos fãs dele que sei existirem, mas não me entusiasmou por aí além. Li, até, com algum sacrifício, sobretudo a saga do Nautilus (curiosamente aquele que eu pensava que me ia agradar mais), e só não desisti por respeito ao autor e à sua importância.

- A Queda da Babilónia, de Montserrat Rico Góngora - já tinha saudades do romance histórico, mas este, sobre o Saque de Roma (1527), conseguiu mesmo aborrecer-me. Nem personagens, nem enredo me entusiasmaram minimamente. Tinha esta autora debaixo de olho há algum tempo, e este foi o primeiro que li dela, mas não fiquei fã.

- A Tapeçaria de Fionnavar (3 volumes), de Guy Gavriel Kay (tinha adorado outro livro dele, Os Leões de Al-Rassan, mas este é demasiado parecido com o mundo de Tolkien (que adoro) para eu lhe dar o devido valor. E ainda por cima Kay mistura esse mundo com personagens do mito arturiano e com personagens humanas, da Terra (talvez por isso o livro seja considerado Ficção Científica, mas para mim é Fantasia). Teve bons momentos, principalmente de escrita e a nível da humanização das personagens, mas de um modo geral, achei-o demasiado ambicioso, e não resultou.

- A Vingança do Lobo, de Vítor Frazão - o que, surpreendentemente me agradou mais, de todos eles. Entretenimento garantido e despretensioso. Uma história bem "esgalhada", escrita de forma entusiasra, que transformou o já muito batido e muitas vezes insuportável tema de vampiros e lobisomens em algo interessante e muito humano. Uma boa surpresa. Very Happy
Nota negativa para a edição, cheia de erros ortográficos, que me tiraram do sério. O culpado: a Chiado Editora. Evil or Very Mad

Entretanto, regressei a um velho favorito, Carlos Ruiz Zafón, e o seu mais recente O Prisioneiro do Céu.
Li e adorei todos os outros livros dele, embora tenha demorado algum tempo a pegar neste: é que depois de A Sombra do Vento e d' O Jogo do Anjo, não sei até que ponto valerá a pena regressar, de novo, à Barcelona mágica do Cemitério dos Livros Esquecidos...
Estou com algum receio de me desiludir, de já não ter o mesmo entusiasmo... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 12, 2012 12:04 pm    Post subject: Reply with quote

Estou a ler o mais recente livro de Robert Wilson, "Pena Capital".

Curiosamente RW é um inglês que passa grande parte do ano no Alentejo, o que lhe dá boas bases para melhor imergir na cultura meridional de raiz mourisca. A sua série ambientada em Sevilha, protagonizada pelo inspector Javier Falcón, é fenomenal, pois a cidade é, ela própria, mais uma personagem, dando azo a enredos densos, tortuosos, povoados pelos nossos fantamas mais profundos. Delicioso... Smile

(Alguns livros da série Falcón: "O Cego de Sevilha", "As Mãos Desaparecidas", "A Ignorância do Sangue", ...)

O que estou a ler agora é um livro isolado, o que à partida, para quem se habitua à série Falcón, deixa alguma estranheza... A ver vamos... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 12, 2012 2:12 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:
Sérgio wrote:
Já ninguém lê? Ou comenta o que lê?
(...)

Very Happy

Eu tenho lido bastante, como sempre, mas tirando um livro, tudo o resto em que peguei nos últimos meses me desiludiu, de uma maneira ou outra:

- As Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne - perdoem-me os milhentos fãs dele que sei existirem, mas não me entusiasmou por aí além. Li, até, com algum sacrifício, sobretudo a saga do Nautilus (curiosamente aquele que eu pensava que me ia agradar mais), e só não desisti por respeito ao autor e à sua importância.


Ainda vou pensar a ver se te perdoo!! Wink

Embora seja fã do Júlio confesso que tive alguma dificuldade em ler as 20.000 Léguas Submarinas, já há uns anitos. Lembro-me que na altura encravava muito nas descrições da fauna marinha Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 12, 2012 4:06 pm    Post subject: Reply with quote

A Paulex acabou de entrar para a lista cinzenta (pelo menos...) do JVerne Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Sep 13, 2012 10:19 am    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:
- As Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne - perdoem-me os milhentos fãs dele que sei existirem, mas não me entusiasmou por aí além. Li, até, com algum sacrifício, sobretudo a saga do Nautilus (curiosamente aquele que eu pensava que me ia agradar mais), e só não desisti por respeito ao autor e à sua importância.


Lol.
Eu quando gosto de um livro tenho imensa dificuldade em parar de lê-lo. É uma tortura cada vez que interrompo a leitura, mas quando não gosto, nada me convence.
Atualmente, ando numa de Ken Follett. Já li Noite Sobre As Águas, Triple,Os Pilares da Terra, A Queda dos Gigantes, O Preço do Dinheiro, O Vale dos Cinco Leões, O Terceiro Gémeo, Nome de Código Leoparda e ando a ler O Homem de Sampetersburgo. Entretanto, encomendei A Chave Para Rebecca, A Ameaça e O Inverno do Mundo ( que é a continuação d ' A Queda dos Gigantes ).
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Thu Sep 13, 2012 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, já sabia que me iam "matar" por não gostar do Sr Verne... Very Happy

Eu li até ao fim, porque não desgostei "totalmente".
Em certas alturas até senti interesse pelo desenrolar da respetivas histórias, em especial a aventura de Fogg, mas depressa me deixava cair na monotonia, principalmente no caso do Nautilus, onde acabei por ler algumas passagens em diagonal. Embarassed
Senti algum desencanto perante a escrita, e pouca ou nenhuma empatia pelas personagens, o que, num livro é, para mim, um mal sem remédio.
Deixei o “Vinte Mil Léguas Submarinas” para último porque pensei que ia gostar mais (adoro mar, barcos, “coisas náuticas”), mas foi o que custou mais a ler, com todas as descrições de seres subaquáticos, que noutra altura me teriam regalado os sentidos.

Resumindo, teoricamente tinha tudo para gostar de Júlio Verne (sempre me foi muito bem recomendado), mas ainda não foi desta que fiquei fã.
Compreendo perfeitamente a importância extraordinária da sua obra, e admiro a sua genialidade de visionário. Também compreendo o fascínio de um miúdo a descobrir nos mistérios de Verne as suas primeiras leituras. Mas, para os meus gostos, o seu talento como escritor não me encantou. Tem, inesquecivelmente, cativado gerações de leitores ao longo do tempo em todo o mundo, mas infelizmente, não pertenço a esse clube. Wink

Do Ken Follet só li "Os Pilares da Terra", e gostei, mas não o suficiente para ler mais coisas dele, pelo menos para já. Ele tem tantos livros, quase todos tão grandes, e tenho tanta coisa que quero ler... a minha lista de "desejos" é sempre maior do que aquilo que posso "despachar". Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu Sep 13, 2012 10:17 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:

- As Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne - perdoem-me os milhentos fãs dele que sei existirem, mas não me entusiasmou por aí além. Li, até, com algum sacrifício, sobretudo a saga do Nautilus (curiosamente aquele que eu pensava que me ia agradar mais), e só não desisti por respeito ao autor e à sua importância.


Já agora, não a minha opinião, mas a opinião de um jovem de 13 ou 14 anos que foi quando li esses dois livros. Smile

(É fantástico como me lembro não apenas do enredo dos livros - mais um do que outro . e do que achei deles, quando hoje, uma semana depois de ter lido um livro já não me lembro do que li. Rai's parta a idade! Razz)

Voltando aos livros, tenho ideia de a leitura das 20 Mil Léguas Submarinas ter sido um bocado penosa e não ter apreciado particularmente. Já em relação à Volta ao Mundo em 80 Dias, lembro-me de ter adorado da primeira à última página. E o final foi particularmente entusiasmante, já que não conhecia o enredo (ainda não havia os desenhos animados de Willy Fog Laughing) e foi surpresa para mim. Smile

Um outro livro dele que li por esses anos e de que gostei particularmente, embora não seja um dos principais clássicos do Verne, foi o Atribulações de um Chinês na China.

Em adulto ainda não li nem reli nada, embora tenha ali na prateleira todos os que foram editados pela Europa América, já adquiridos na sequência deste meu hobby relativamente à literatura juvenil. Quando tiver oportunidade de o fazer, logo direi.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Sep 14, 2012 2:34 am    Post subject: Reply with quote

É preciso contextualizar as 20.000 Léguas no seu tempo: estamos em pleno furor das grandes expedições de reconhecimento geográfico do nosso planeta e ciências como a Oceanogafia, Geologia, Zoologia, Botânica, Química, Física, etc., traziam a todo o momento novos conhecimentos, novas descobertas no terreno, que eram seguidas com extraordinário interesse pelo público em geral, fazendo do séc. XIX o século "naturalista" por excelência.

Obras de divulgação como esta e outras de Verne (curiosamente, ou talvez não, a sua série mais conhecida tem por título "Viagens Extraordinárias") seriam bem aceites pelos leitores da época, ávidos da novidade, do levantar o véu sobre o desconhecido.

Claro que Verne se socorria de relatos e confidências feitos por outrem, daí as fantasias introduzidas por ele quando se deparava com falta de informação ou em muitos casos induzidas por informações pouco fidedignas.

No entanto o pendor visionário e os ambientes misteriosos e exóticos levaram a que o sucesso dos seus livros tenha sobrevivido até hoje (ao que o homem não fugia era à tentação de dar quase sempre uma "catanadazita" nos ingleses... Razz ).

Ainda relativamente às 20.000 Léguas, esta obra consiste numa trilogia (junto com "Os Filhos do Capitão Grant" e "A Ilha Misteriosa"), que é, a meu ver, o "peso pesado" das "Viagens Extraordinárias"

(Paulo, quanto é que andas a pagar ao carácter, pá?)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 29, 30, 31, 32  Next
Page 30 of 32

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group