Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros que estão a ler ou recentemente lidos
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 30, 31, 32
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Jan 14, 2014 9:14 pm    Post subject: Reply with quote

O Fim da Aventura

«O Fim da Aventura» é um clássico da literatura e uma das obras mais surpreendentes e maravilhosas de Graham Greene. Numa história de paixões, crenças e tensões, o autor explora hábil e genialmente a força do espírito humano, dissecando razões, pensamentos e justificações para a turbulência das personagens e o vaivém em que se encontram as suas vidas. E é fascinante a forma como o autor, sendo católico, consegue criar todo um rol de personagens sem ligações à religião (ou aparentes ligações) e fazer uma história tão credível e filosoficamente profunda.

Greene começou por ser comunista, mas com o passar dos anos (e também auxiliado pela influência da sua mulher), deixou a política e converteu-se ao catolicismo. Uma forte componente religiosa é notória em «O Fim da Aventura» e é isso que torna este um livro tão especial. Não há reflexões tendenciosas nem preconceituosas, mas Greene analisa a maneira como a fé, ou a falta dela, moldam as pessoas a serem quem são, boas ou más, tanto de um lado de crenças como do outro sem esse tipo de crenças.

«O Fim da Aventura» é um excelente e belíssimo romance, que vai até ao lado mais negro e profundo das relações humanas e do amor entre homens e mulheres. Sem picuinhices, sem ideias feitas, apenas repleto de humanidade e de humildade, com personagens identificáveis com o leitor e que são o exemplo do fascínio dos homens pelo que lhes é desconhecido e que os faz viver de formas tão complexas e reveladoras. É um grande livro, que agarra o leitor e que faz rir, chorar e pensar. E a escrita de Greene, carregada de ironia e sarcasmo, é verdadeiramente genial.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Jan 14, 2014 9:15 pm    Post subject: Reply with quote

1984

Dizer que «1984», de George Orwell, é uma obra que possui uma fortíssima atualidade, já todos nós sabemos (e aliás, o aumento do número de vendas do livro nos EUA depois do escândalo da NSA ainda auxilia mais esse facto). Ao afirmar que a história distópica e (apenas figuradamente) futurista sobre Poder, Opressão e Manipulação é um alerta para o lado mau de qualquer ditadura, também não estou a acrescentar nenhuma novidade opinativa sobre esta obra prima literária. E ainda, ao manifestar a minha consideração de que o valor da história e das situações de «1984» torna-o uma peça de leitura obrigatória para qualquer ser humano, também não poderei acender novas luzes sobre esta narrativa.

De tão bom que é «1984» e de tanto que já se disse e se escreveu e se debateu sobre o livro, parece impossível acrescentar-lhe alguma coisa de novo, no meio de um mar vasto e infindável de opiniões e interpretações que existem sobre a sua construção e as intenções de Orwell. E eu, um simples e ingénuo leitor/devorador de livros que me despertem a atenção como este me despertou, não poderei dizer mais nada de interessante ou relevante sobre «1984». Daí eu já ter lido a obra há uns meses e só agora é que consegui escrever alguma coisa sobre ela - mas infelizmente, não está a sair nada de jeito.

Talvez reste apenas a experiência do leitor. Sim, porque lemos as opiniões sobre um determinado objeto cultural especial e particular, mas quando o consumimos e quando o sentimos, entramos noutra dimensão interpretativa que nunca caberá em qualquer ensaio ou dissertação ou conversa que se possa ter sobre ele. «1984» é um desses livros que nos deixa perturbados e confusos, e que desperta em nós um certo desejo de querer mudar o mundo. É uma delícia ler cada página da ficção (tão verídica) inventada por Orwell, e tão bem traduzida para português pela Antígona, e percebermos que este é um dos poucos livros que nos despertam os sentidos como os "vulgares" não conseguem fazer (sensação parecida com a que nos oferecem os grandes filmes, os grandes álbuns, as grandes peças, etc).

Mas apesar de «1984» ser o livro mais famoso de Orwell, convém não esquecer que há outra obra prima, mais curta e mais incisiva, mas que é igualmente recomendável: «O Triunfo dos Porcos» («A Quinta dos Animais», numa tradução mais recente e que segue literalmente o título original). Ambos os livros lidam com a sociedade e os jogos de poder que se criam entre classes e "chico-espertezas" políticas e institucionais. Duas peças literárias que são um murro no estômago para o leitor, e que devem, ou melhor dizendo, têm de ser lidas. Depois de descobertas estas duas obras, talvez fiquemos a perceber um pouco melhor os grandes males que atravessarão para sempre este nosso mundo...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Jan 14, 2014 10:27 pm    Post subject: Reply with quote

A Lenda do Santo Bebedor

Uma pequena novela de Joseph Roth, que vive do seu protagonista e dos símbolos (alguns com um certo toque divino) e significados que a ele ficam associados, e que fascinam o leitor porque, nas primeiras impressões que tiramos do bebedor Andreas, não nos parece ser uma figura que tenha muito para dizer, ou coisas tão relevantes para serem exploradas na sua personalidade. Da sua boca ouvimos proferir regularmente: "Que Deus nos dê a todos nós, a nós os bebedores, uma morte tão suave e tão bela!”. Andreas é um personagem único, que deambula pelas ruas de Veneza, revelando a sua tragédia que é, em parte, a que toca a todos os seres humanos. Livro curto, mas cuja pequenez não se traduz pela quantidade de material de reflexão que deixa no leitor.

Foi feito um filme, de Ermanno Olmi, que conta com Rutger Hauer no papel principal. Para o ator, esta é a performance pela qual gostaria de ser recordado. Espero ver o filme em breve (foi por causa disso que me lembrei de escrever uma pequena opinação sobre o livro), porque o artista teve mesmo, com este material de "pesquisa", muitas potencialidades para se sobressair com uma grande prestação...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Jan 16, 2014 1:08 pm    Post subject: Reply with quote

Khadji-Murat

Para Harold Bloom (numa citação que preenche a parte superior da capa da edição de «Khadji-Murat» da Cavalo de Ferro), esta é "a melhor história do mundo, ou pelo menos a melhor que eu li até hoje". Opiniões à parte, há coisas para serem elogiadas nesta narrativa minuciosa que, com tanta minúcia, perde-se no essencial e nos valores das situações descritas para dar mais importância aos pormenores. Lev Tolstoi conta, neste pequeno livro, as peripécias do guerreiro chécheno homónimo, uma figura com um grande poder de liderança. Amado pelo seu povo, que nele confia cegamente, Khadji-Murat aventura-se entre inimigos e possíveis aliados enquanto a guerra perdura, um conflito que foi causado pelo desejo de mais poder e pelos excessos de controlo e de domínio dos mais fortes nos mais fracos. Último romance de Tolstoi, «Khadji-Murat» não será, no entanto, um dos títulos mais notáveis da sua bibliografia. Mas é uma delícia ler a inteligência do autor e o cuidado que mostra em contar ao leitor todos os esquemas militares e políticos que foram postos em prática no combate, e nas amizades e traições que descobrimos e que desvendam as maiores fragilidades da espécie humana. Contudo, acima disto, está a história de um povo e da sua sobrevivência, representado pelo seu líder, que apenas pretende salvar a sua pequena comunidade da destruição perpetuada pelas maiores forças que a ela se opõem.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sun Feb 16, 2014 3:47 pm    Post subject: Reply with quote

A Oeste Nada de Novo

É talvez um dos mais fortes retratos literários dos horrores da guerra e da pressão psicológica e física exercida sobre quem nelas combate, movido por ingénuas convicções pessoais, por avisos de alguém superior, ou porque vêem no conflito uma oportunidade bizarra para mudarem para melhor as suas vidas. «A Oeste Nada de Novo» é Erich Maria Remarque a contar a sua experiência na I Guerra Mundial através das suas personagens ficcionais, que se tornam mais próximas de nós do que qualquer visão histórica e factual do que acontecia nas trincheiras. É impressionante também como uma obra com tantos anos e que está situada numa época específica e num conflito específico, consiga ainda ser uma autêntica bomba, emocional e arrasadora, para os leitores da contemporaneidade. Talvez haja mais realismo em «A Oeste Nada de Novo», e nos diferentes costumes e hábitos dos seus personagens, sobre a guerra na atualidade do que qualquer livro da nossa era. Porque Remarque não escreveu um livro a criticar uma só guerra, mas a inutilidade de qualquer combate, e da perda da ingenuidade de um grupo de jovens rapazes que, de tão habituados estão aos dramas, às mortes e às tragédias que vivem nas trincheiras e noutros locais, apercebem-se que dali já fazem parte e que nunca conseguirão livrar-se daquelas marcas.

Remarque não se preocupa com censuras, nem atenua a sua linguagem e as situações que tão habilmente narra, com subtileza e, ao mesmo tempo, um choque demolidor. O autor atira todos os pormenores das tragédias dos combates ao leitor, como uma autêntica metralhadora que reage não para destruir mas, ao contrário de todas as fracas mentalidades que vêem no conflito armado a infalível solução para as diferenças da Humanidade, dar a entender que nada do que ali se passa tem qualquer coisa de agradável ou de patriótico, ou de poético, ou de refrescante. O livro foi publicado em 1929, onze anos depois do final da I Guerra Mundial. Adolf Hitler, pouco tempo depois, proibiria a sua circulação para não ser questionado em relação à ideologia que começava a impôr na Alemanha, não encontrando forças de oposição à sua política irracional e desumana.

«A Oeste Nada de Novo» é um alerta para o passado, para o presente e para o futuro. Um livro perturbante e uma experiência aterrorizante e palpável sobre as ilusões da noção da guerra e as desilusões trazidas pela guerra real. Obra de linguagem simples, mas repleta de significado e de assombro, que joga com o leitor, que se apercebe não estar perante um simples livro de guerra como tantos outros o são. Sem prever que iria haver uma II Guerra Mundial, Erich Maria Remarque dá-nos apenas uma pequena amostra, mas absolutamente espantosa, sobre todos os males que giram à volta da destruição, do caos e da desorganização social, familiar e política trazidos pelo conflito. Nesta guerra e em todas as outras. Talvez se possam evitar mais desastres humanos como este se os grandes líderes que por aí andam pegarem neste livrinho, e deixarem-se levar pelas suas palavras, pelos sentimentos de Paul, Kat, Tjaden e companhia, e pelas memórias que Remarque reconta em livro, atribuindo um pequeno toque ficcional, obviamente, mas que não retira nenhum pingo de credibilidade, e de realidade, a esta narrativa. Um livro precioso, e um dos melhores que já li até hoje.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Mon Feb 17, 2014 5:10 pm    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
1984
(...)
De tão bom que é «1984» e de tanto que já se disse e se escreveu e se debateu sobre o livro, parece impossível acrescentar-lhe alguma coisa de novo, no meio de um mar vasto e infindável de opiniões e interpretações que existem sobre a sua construção e as intenções de Orwell. E eu, um simples e ingénuo leitor/devorador de livros que me despertem a atenção como este me despertou, não poderei dizer mais nada de interessante ou relevante sobre «1984». Daí eu já ter lido a obra há uns meses e só agora é que consegui escrever alguma coisa sobre ela - mas infelizmente, não está a sair nada de jeito.

Talvez reste apenas a experiência do leitor. Sim, porque lemos as opiniões sobre um determinado objeto cultural especial e particular, mas quando o consumimos e quando o sentimos, entramos noutra dimensão interpretativa que nunca caberá em qualquer ensaio ou dissertação ou conversa que se possa ter sobre ele. «1984» é um desses livros que nos deixa perturbados e confusos, e que desperta em nós um certo desejo de querer mudar o mundo. É uma delícia ler cada página da ficção (tão verídica) inventada por Orwell, e tão bem traduzida para português pela Antígona, e percebermos que este é um dos poucos livros que nos despertam os sentidos como os "vulgares" não conseguem fazer (sensação parecida com a que nos oferecem os grandes filmes, os grandes álbuns, as grandes peças, etc).

Mas apesar de «1984» ser o livro mais famoso de Orwell, convém não esquecer que há outra obra prima, mais curta e mais incisiva, mas que é igualmente recomendável: «O Triunfo dos Porcos» («A Quinta dos Animais», numa tradução mais recente e que segue literalmente o título original). Ambos os livros lidam com a sociedade e os jogos de poder que se criam entre classes e "chico-espertezas" políticas e institucionais. Duas peças literárias que são um murro no estômago para o leitor, e que devem, ou melhor dizendo, têm de ser lidas. Depois de descobertas estas duas obras, talvez fiquemos a perceber um pouco melhor os grandes males que atravessarão para sempre este nosso mundo...


Só para dizer... concordo plenamente com tudo! Very Happy
Um dos meus livros favoritos de sempre, que me marcou imenso. Já viste os filmes? O que achaste?
(provavelmente já viste, já deixaste crítica aqui no forum e eu até já respondi... Embarassed... se sim, sorry.... isto de andar em vários sítios da net a falar de filmes e livros, e de trabalhar por turnos, com o passar dos anos, deixa-me um bocadinho xexé ....Rolling Eyes)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Feb 17, 2014 8:27 pm    Post subject: Reply with quote

Paulex wrote:
rui sousa wrote:
1984
(...)
De tão bom que é «1984» e de tanto que já se disse e se escreveu e se debateu sobre o livro, parece impossível acrescentar-lhe alguma coisa de novo, no meio de um mar vasto e infindável de opiniões e interpretações que existem sobre a sua construção e as intenções de Orwell. E eu, um simples e ingénuo leitor/devorador de livros que me despertem a atenção como este me despertou, não poderei dizer mais nada de interessante ou relevante sobre «1984». Daí eu já ter lido a obra há uns meses e só agora é que consegui escrever alguma coisa sobre ela - mas infelizmente, não está a sair nada de jeito.

Talvez reste apenas a experiência do leitor. Sim, porque lemos as opiniões sobre um determinado objeto cultural especial e particular, mas quando o consumimos e quando o sentimos, entramos noutra dimensão interpretativa que nunca caberá em qualquer ensaio ou dissertação ou conversa que se possa ter sobre ele. «1984» é um desses livros que nos deixa perturbados e confusos, e que desperta em nós um certo desejo de querer mudar o mundo. É uma delícia ler cada página da ficção (tão verídica) inventada por Orwell, e tão bem traduzida para português pela Antígona, e percebermos que este é um dos poucos livros que nos despertam os sentidos como os "vulgares" não conseguem fazer (sensação parecida com a que nos oferecem os grandes filmes, os grandes álbuns, as grandes peças, etc).

Mas apesar de «1984» ser o livro mais famoso de Orwell, convém não esquecer que há outra obra prima, mais curta e mais incisiva, mas que é igualmente recomendável: «O Triunfo dos Porcos» («A Quinta dos Animais», numa tradução mais recente e que segue literalmente o título original). Ambos os livros lidam com a sociedade e os jogos de poder que se criam entre classes e "chico-espertezas" políticas e institucionais. Duas peças literárias que são um murro no estômago para o leitor, e que devem, ou melhor dizendo, têm de ser lidas. Depois de descobertas estas duas obras, talvez fiquemos a perceber um pouco melhor os grandes males que atravessarão para sempre este nosso mundo...


Só para dizer... concordo plenamente com tudo! Very Happy
Um dos meus livros favoritos de sempre, que me marcou imenso. Já viste os filmes? O que achaste?
(provavelmente já viste, já deixaste crítica aqui no forum e eu até já respondi... Embarassed... se sim, sorry.... isto de andar em vários sítios da net a falar de filmes e livros, e de trabalhar por turnos, com o passar dos anos, deixa-me um bocadinho xexé ....Rolling Eyes)


Por acaso ainda não vi nenhuma das adaptações Very Happy Alguma recomendação?
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Wed Feb 26, 2014 6:15 pm    Post subject: Reply with quote

Epa, e eu que contava com os teus conhecimentos do ramo para me dizeres qual é o melhor... Cool

É que não resisti e comprei os dois na FNAC, uma daquelas promoções que às vezes fazem, de 5 euros e tal cada, mas não consigo decidir de qual dos filmes gosto mais.
O livro é muito, muito melhor do que qualquer um deles, muito mais marcante e expressivo, mas gostei que tivessem adaptado ao cinema.
Acho é que qualquer dia adaptam outra vez, porque mesmo o filme mais recente, apesar de já ser a cores, já tem uns anitos.
Hoje e amanhã tenho folgas e estou em casa dos meus pais, não tenho os filmes aqui. Na 6ª feira quando chegar a casa vou buscá-los para te deixar aqui os nomes/ realizadores/ anos etc. Smile

Curiosamente, comprei este livro proque era um dos favoritos do vocalista/ compositor principal da banda britânica Muse, uma das minhas favoritas. Parte do universo deles vai buscar inspiração a este livro, sendo que duas das músicas, Citizen Erased e Resistance são mesmo sobre o 1984, a primeira sobre as questões políticas/ sociais/ psoicológicas, a segunda inspirada na história de amor. Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Fri Feb 28, 2014 6:20 pm    Post subject: Reply with quote

Ora cá vão as datas e realizadores dos filmes:

» "1984", de Michael Anderson - 1956, com Edmond O'Brien, Michael Redgrave e Jan Sterling


» "1984", de Michael Radford - 1984 , com John Hurt, Richard Burton e Suzanna Hamilton
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon May 05, 2014 3:46 pm    Post subject: Reply with quote

Tinha começado a ler o livro Anticancro de autoria do Dr. David Servan-Schreiber quando soube que o António (Alguém) tinha sido internado por lhe ter sido diagnosticada uma leucemia. Em circunstâncias normais não faria aqui este "post" por achar ser "off-topic", mas o recente falecimento do António leva-me a aconselhar a leitura deste livro a todos os membros do MJ. Infelizmente já não vou a tempo de recomendá-lo ao António Sad

Sinopse:

David Servan-Schreiber tinha 31 anos e era uma estrela em ascensão da neuropediatria quando descobriu que tinha um tumor maligno no cérebro. Jovem e ambicioso, não acreditou que fosse o princípio do fim. Começou a perguntar a outros médicos: O que posso fazer, para além da medicina tradicional? A resposta foi sempre a mesma: nada. David não acreditou, e começou a investigar por si próprio. Ao longo de 15 anos coligiu tudo o que a ciência tinha produzido sobre a doença, no campo da oncologia, do nutricionismo, da psicologia. Foi juntando as pontas soltas, criando um sistema, todo um novo estilo de vida. Venceu o cancro por duas vezes, combinando a medicina tradicional com uma nova maneira de viver. E nesta obra pioneira revela o método usado, os alimentos certos, os exercícios e o ajuste emocional necessários. Obra científica mas também um livro de memórias, Anticancro expressa uma vibrante crença no ser humano e nas suas extraordinárias capacidades para vencer qualquer desafio. A última edição, publicada em 2012, foi meticulosamente revista pelo autor em função das muitas dúvidas e questões que os seus pacientes lhe colocaram ao longo dos anos.
Back to top
View user's profile Send private message
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Mon May 05, 2014 4:01 pm    Post subject: Reply with quote

Tim,

Já tivemos oportunidade de "falar sobre o assunto" mas quero dizer-te que acho muito bem que divulgues este livro, num tópico sobre livros...

Tudo o que possa ajudar-nos a conhecer a forma de manter ou readquirir a saúde e o bem estar é muito importante!Afinal,o que é que há de mais valioso que a saúde?

Obrigada pela tua partilha e pela minha parte, tenho a intenção de adquirir o livro.

Um abraço
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon May 05, 2014 5:53 pm    Post subject: Reply with quote

Fizeste muito bem Tim. Eu própria já tive para adquirir esse livro, mas como tenho outros que também abordam essa temática, acabei por adiar a compra.
Tive uma amiga que se curou recentemente de um cancro da mama e eu fiz questão de a ajudar o máximo possível. A forma como as pessoas doentes são tratadas influencia o curso da doença e, pode até, fazer com que recuperem totalmente.
O acompanhamento do meu jantar hoje vão ser 6 couves de Bruxelas. Detesto, mas como previne o Cancro, faço o sacrifício.
Back to top
View user's profile Send private message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 26, 2020 9:27 am    Post subject: Reply with quote

Que lindo que é o Alfie! Recomendo vivamente este livro simples, bonito e muito enriquecedor.


_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
fernandocouto



Joined: 20 Aug 2020
Posts: 20
Location: Mealhada

PostPosted: Wed Sep 16, 2020 8:46 pm    Post subject: Reply with quote

A sibila, de Bessa-Luís

Retrata a vida duma solteira com dons (sibila) que conhece e tem influência no seu meio rural. A trama depois será o seu acolhimento dum órfão "delinquente" pelo qual ela desenvolve grande afeição, nunca o assumindo pois teme que esta não seja correspondida com a mesma força.

A autora esmiuça esmiuça as ideias, as falas, as descrições com umas comparações surreais e que não têm nada a ver, uma imaginação doutro mundo.

A história é para gente apinhada de emoções (como eu) desde a alegria até à tristeza, violência, paixão..
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 02, 2020 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Comprei há pouco tempo este maravilhoso livro. É uma edição de elevada qualidade a todos os níveis! Aos interessados, ele está em promoção de 40% no Continente, até fim deste mês, penso eu:


_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon Dec 28, 2020 12:34 pm    Post subject: Reply with quote

carla1983 wrote:
Comprei há pouco tempo este maravilhoso livro. É uma edição de elevada qualidade a todos os níveis! Aos interessados, ele está em promoção de 40% no Continente, até fim deste mês, penso eu:



Boa dica Wink
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 30, 31, 32
Page 32 of 32

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group