Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

jogo do elastico

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Mon Dec 03, 2007 12:28 pm    Post subject: jogo do elastico Reply with quote

Olá . Sou nova neste forum e esta é a minha primeira participação.
Smile

Além se lembra do jogo do elastico? Já não sei bem como se jogava mas era uma coisa muito em voga na minha meninice.

Um abraço
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Dec 03, 2007 8:44 pm    Post subject: Reply with quote

Lembras-te das lengalengas que usavam?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
VeraC



Joined: 31 Oct 2006
Posts: 511

PostPosted: Wed Dec 05, 2007 12:27 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me perfeitamente do jogo do elástico!!!

Mas nós não jogávamos com lengalengas. Só a saltar à vez, de um lado para o outro, do elástico.

Eram necessárias, no mínimo, três pessoas: duas seguravam o elástico e a terceira jogava.

O n.º 1 era a saltar de um lado do elástico para o outro mas pisando-o do lado mais afastado;

O n.º 2 era pisando o elástico em ambos os lados.

O n.º 3 era pisando no lado mais próximo de nós, saltando para o meio e pisando depois no lado mais afastado.

Descrever o 4 é que vai ser uma trabalheira:
Estamos de um lado do elástico, pomos o pé de lado no centro do elástico, levantamos o pé por debaixo da parte mais afastada trazendo o elástico junto ao calcanhar até o cruzar por cima do outro. Pomos esse pé no chão e prendemos o elástico debaixo dos pés, depois damos um saltinho para largar esse e caimos em cima do outro Embarassed

Ai! Que confusão...

O 5 acho que era da mesma maneira, mas passavamos para o outro lado.
O 6 e o 7 não me lembro, o oito (o meu preferido) era saltar 8 vezes de um lado para o outro com o elástico entrelaçado por cima de um pé e ao mesmo tempo por baixo do outro... O 9 e o 10 tb não me lembro...

Very Happy

Bem... Que saudades...
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Wed Dec 05, 2007 10:40 pm    Post subject: Reply with quote

tenho a vaga ideia q ja existia um topico sobre isto... Rolling Eyes

mas ja agora, nao há 'um jogo do elástico' nessa optica, há varios jogos com elastico. O jogo descrito acima é só um dos jogos com elastico, nem sequer é o q eu consideraria o mais 'clássico'... esse cá na minha seria o "1,2,3" com regras um pco variaveis de zona p zona consoante a imaginaçao. Mas bem q eu ate gostava do q tá aí descrito. E de outros tb...
Back to top
View user's profile Send private message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Sat Dec 08, 2007 12:30 am    Post subject: Reply with quote

stek wrote:
tenho a vaga ideia q ja existia um topico sobre isto... Rolling Eyes

mas ja agora, nao há 'um jogo do elástico' nessa optica, há varios jogos com elastico. O jogo descrito acima é só um dos jogos com elastico, nem sequer é o q eu consideraria o mais 'clássico'... esse cá na minha seria o "1,2,3" com regras um pco variaveis de zona p zona consoante a imaginaçao. Mas bem q eu ate gostava do q tá aí descrito. E de outros tb...




o 1 2 3 ???????

Não me lembro nada dos vários tipos.

Sei que havia mas já não me lembro. . .
Back to top
View user's profile Send private message
MoonlightShadow



Joined: 25 Jan 2007
Posts: 59
Location: Vila Nova de Gaia, Porto

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 12:04 pm    Post subject: Reply with quote

eheh joguei elastico ate aos 12 anos...k saudades!!!!!!!!

1 dos jogos era mais ou menos assim:

mete mete
tira tira
mete e vai ao meio
e sai pra fora

alguem s lembra? Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Dec 15, 2007 4:46 pm    Post subject: Reply with quote

...nao me lembro de catilenas assim à 1a ate pq na maioria dos jogos nao se usavam cantilenas...
Essa conversa parece 'talvez' do enrola... mas por aki q me lembre nao se usava qualquer cantilana como em mtos outros contava-se em tres tempos. Q o q valia p haver perdas e trocas de jogadoras era o acelerar do ritmo e aumento da altura.

Qto a cantilenas...
O zig-zag seria uma das pcas excepçoes q se me ocorre. Mas tb era pco mais de 'zig-zag sim ou nao stop' ou qualuer coisa similar, cujo ojectivo era fazer um obstaculo o mais dificil possivel de transpor sem tocar.
Mas este tb nao seria o jogo do elastico mais comum. Pq era frequentemente jogado por qualquer criança/jovem.... enquanto q o mais usual eram os jogos de meninas/raparigas.


Mas ha mtos mais jogos... e imagino q desde q uma criança se lembra-se de introduzir novas variantes e fossem bem aceites plos colegas de brincadeiras surgissem mtos e mtos mais jogos locais/regionais... etc.
Back to top
View user's profile Send private message
carla



Joined: 18 Mar 2008
Posts: 8
Location: Portugal- Sintra

PostPosted: Tue Mar 25, 2008 2:39 pm    Post subject: Reply with quote

ola!tambem sou nova aki no forum... Embarassed tenho 33 anos!mas parece k foi ontem k jogava ao elástico...eu até amarrava o elástico nas cadeiras quando não tinha ninguem para jogar!
joguei mtas vezes...era o 1,2,3! 1º com as pernas abertas,depois eram os pés juntos e era ao pé cochinho;mas todos os promenores ja não me lembro!
Que saudades!...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Pirulito



Joined: 09 Jan 2008
Posts: 114
Location: Lisboa/Bruxelas

PostPosted: Tue Mar 25, 2008 8:05 pm    Post subject: Reply with quote

carla wrote:
eu até amarrava o elástico nas cadeiras quando não tinha ninguem para jogar!


Eu também e o vizinho debaixo, um mal humurado de 1a, resmugava tanto que eu nunca mais pude jogar em casa...

Na escola era quase imbativel, era o meu jogo favorito. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
anabiasa



Joined: 26 Oct 2009
Posts: 3

PostPosted: Mon Nov 02, 2009 9:45 am    Post subject: jogo do elastico Reply with quote

Lembro-me perfeitamente quando era miuda do jogo do elastico adorava decerto era por isso que não engordava pois no enrtevalo la estava eu a bombar era o maximo Razz Surprised Razz Surprised
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Apr 02, 2010 7:40 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também jogava muito ao elástico nos intervalos, principalmente ao 1,2,3, mas já não me lembro das regras...
É pena as crianças terem deixado de lado esses jogos inofensivos porque estavam entretidas, faziam exercício e acima de tudo não faziam mal umas às outras.
Será que eu descobri a solução para o bulliyng ?
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Apr 03, 2010 10:19 pm    Post subject: Reply with quote

Este era por excelencia um jogo de meninas, passavam a maior parte do tempo a jogar. Realmente é uma pena esta tradição tendo vindo a perder-se. Depois do 9º ano nunca mais vi a jogarem, nem mesmo no meu bairro onde ainda hoje moro.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 18, 2010 6:16 pm    Post subject: Reply with quote

Como os miúdos são hoje em dia ainda enforcavam algum com o elástico. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group