Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O Firix que os alunos da Escola Veiga Beirão jogavam

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jan 08, 2008 4:34 am    Post subject: O Firix que os alunos da Escola Veiga Beirão jogavam Reply with quote

Recebi por mail do amigo Luís Gaspar uma explicação de um jogo que os alunos da antiga escola Veiga Beirão (década de 40), situada no Largo do Carmo em Lisboa, tinham o habito jogar.

"Firix era um jogo que os alunos da velha e desaparecida escola Veiga Beirão (largo do Carmo) jogavam nos bancos de pedra que desapareceram mas parece que voltaram. O banco era o campo. A cada ponta marcavam-se duas balizas. Não havia banco que as não tivesse marcadas tal era a fúria de jogar. E como era? Um jogador de cada lado manipulava uma moeda grande usando meia mola de roupa que era o stick. Uma moedinha pequenina era a bola! Batendo com a grande na “bola”, o objectivo era enfiar esta na baliza do adversário. O jogo era proibido e os guardas republicanos do Quartel do Carmo corriam com os putos e de vez em quando levavam alguns presos. Só saíam depois de levarem uns bons estalos. Dessa safei-me embora estivesse perto de ser apanhado. Fugíamos para dentro da escola onde eles, curiosamente, não entravam. Agora, porquê firix? Ora, também eu gostava de saber.
É um jogo simples de reproduzir. Qualquer mesa de cozinha serve! Já não há molas de roupa de madeira mas as de plástico devem servir."


Last edited by misterio on Wed Jan 09, 2008 6:29 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue Jan 08, 2008 9:12 pm    Post subject: Reply with quote

Há de madeira sim senhor!
E não são dificeis de encontrar!
Wink
Com um pouco de uso, ficam com aquele aspecto antigo!
Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Jan 13, 2008 11:39 am    Post subject: Reply with quote

...de madeira mas c molas de -----...
O aspecto pode-se reproduzir, a qualidade nem por isso.
Mas bem, molas sao molas, madeira é madeira,... o resto sao detalhes.
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Tue Jan 15, 2008 7:28 pm    Post subject: Reply with quote

Pela descrição, penso que se trata dos primórdios de um jogo chamado "butão", muito famoso no brasil, ou pelo menos era até eu ter vindo para Portugal. Agora os jogadores são de um plástico rijo, pintados com várias cores, conforme as equipas. Tinham vários tamanhos também, e espessuras, alguns eram melhores para ficar à defesa outros para "rematar" (ou pelo menos nós acreditávamos que sim Rolling Eyes ). A bola é um pequenino cubo, o guarda redes é um bloco de madeira, em forma de paralelepípedo. Os jogadores são manipulados com uma espécie de moeda, mas bem maior (uns 5 cm de diâmetro), que se chama palheta.

Penso que este jogo não era muito conhecido cá em Portugal, pelo menos as pessoas com quem já falei disso, não conheciam...




Eu ainda me lembro, no ano de 1993 ou 94, eu tinha à volta de 5 anos, o meu pai foi me buscar à escola, coisa que não era habitual. Pelo caminho parámos na loja que vendia as equipas de butão e ele diz-me para escolher uma Very Happy Finalmente ia ter a minha própria equipa! Acabava-se ter que jogar com os do meu irmão que iam ficando velhos, partidos nas bordas e que já não deslizavam bem. Escolhi um que era amarelo canário por baixo e nas bordas, vermelho em cima, com a palheta amarela, e guarda redes com a parte da frene metade amarela e metade vermelha (a parte de trás era madeira à mostra).


Ainda tenho algumas peças em casa outras entretanto já perdi pois iam facilmente parar debaixo de armários Laughing e alguém deve ter deitado fora quando mudámos para Portugal, ou quando mudámos a 1ª vez de casa cá em Portugal.

Very Happy Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group