Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Brincadeiras de Carnaval
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 6:16 am    Post subject: Brincadeiras de Carnaval Reply with quote



Chamavam-lhe ampolas de cheiro, eu simplesmente chamo "peidinhos engarrafados", nem mais, descobri por cá uma colheita com pelo menos 12 anos. Dentro de uma caixinha numa gaveta em casa guardei estas duas preciosidades, que não sei porque razão nunca os utilizei. Estes "peidinhos", quem não se lembra deles ou melhor do cheiro deles, na época carnavalesca eram um mimo num dia de aulas, dava sempre jeito por a profesora a chamar a empregada para limpar o chão ou por vezes eramos mesmo nós que de vassoura e pano limpavamos o liquidozinho amarelo, em último caso, como me aconteceu, "mufavamos" 50 minutos dentro da sala com as janelas fechadas a respirar aquele ar nauseabundo.
Brincadeiras, não passava disso, era partidas de carnaval época ideal para um alibi perfeito - "É Carnaval ninguém leva a mal", o problema é que muita gente não pensava assim e lá vinham os problemas.
Desta época recordo-me também das bisnagas e as guerras de água entre entradas, genial. Quanto a máscaras nunca fui de grandes mascaradas uma simples de Zorro era o trivial.
E vocês lembram-se destes "peidinhos"? Bisnagas, bombinhas, estaladinhos, etc,etc?
Sabem se ainda se vende? Eu pelo menos já não vejo há uns anos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 9:13 am    Post subject: Reply with quote

Claro que me lembro, valeram-me 2 dias de suspensão!!!


Wink
_________________
Beijinhos !!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Kelme
Guest





PostPosted: Sun Feb 03, 2008 7:07 pm    Post subject: Reply with quote

Se me lembro!
Adorava os estalinhos...Ia-se á papelaria e comprava-se uma mão cheia de estalinhos embalados em papéis ás cores.
Eu ainda tenho duas bisnagas que guardei, uma é da PEPE amarela transparente a outra não sei a marca mas deve também ser também da PEPE e é o Popey.
Também me lembro de ir para a rua com os meus vizinhos e cada um ir para um lado do passeio segurar numa fita (confeti) esticado e quando passava um carro levava a fita na antena...Era uma alegria para nós lá ver o carro com a nossa fita...
Back to top
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 9:58 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me perfeitamente do cheiro desses "peidinhos"... que coisa mais arrepiante *argh*

Eu também comprara era tirinhas de "estalinhos", faziam lembrar pingos de lacre numa tira de papel Smile

Não faço ideia se essas coisas ainda se vendem... mas talvez tenham passado a ser proibidas... agora proibem tudo :p Laughing
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Kelme
Guest





PostPosted: Sun Feb 03, 2008 10:37 pm    Post subject: Reply with quote

Ai essas tiras ja nem me lembrava...Raspava-se nas paredes pela rua fora!
Back to top
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 10:52 pm    Post subject: Re: Brincadeiras de Carnaval Reply with quote

misterio wrote:
"mufavamos" 50 minutos dentro da sala com as janelas fechadas a respirar aquele ar nauseabundo.


Foi o que me aconteceu (a mim e à minha turma) na Sexta passada antes das férias (e era a última aula) Levamos todos um processo disciplinar por ninguém confessar o "crime" Evil or Very Mad

E eu ainda estava quase para levar com balões d' água no caminho para casa, porque estava a ser seguida por 4 colegas da minha turma. Ainda por cima deram-me com 3 balões, mas a falta de pontaria fez com que eu me safasse desta Laughing

Eu odeio vir para casa molhada xP
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Mon Feb 04, 2008 10:57 am    Post subject: Reply with quote

Na minha escola em Almada, também era costume haver guerra de ovos entre escolas, ou seja ia uma escola ia desafiar a outra para a guerra. Nem se podia passar em frente da escola que estava a ser atacada valia tudo, ovos, farinha, balões de água. Metia policiamento e tudo.
Mas era giro!!!
_________________
Beijinhos !!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue Feb 05, 2008 8:29 pm    Post subject: Reply with quote

LOOOL!!
Actualmente chamam-se "Bombinhas de Mau Cheiro", e são HORRIVEIS!!!
Na sexta-feira rebentaram umas quantas na minha escola!! Mad
No meu colegio era proibido usa-las... mas lembro-me que uma colega minha não aguentou e rebentou uma... tivemos que passar 90 minutos a aguentar aquele cheiro e a disfarçar, para que a nossa stora não descobrisse que era uma bombinha e não fosse fazer queixa à direcção!
Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Alpha



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 158
Location: Lisboa/Coimbra

PostPosted: Tue Feb 05, 2008 10:11 pm    Post subject: Reply with quote

eu e amigos meus costumava-mos ir a lojas e deixavamos cair essas bombinhas de mau cheiro enquanto faziamos de conta que só estavamos a ver os produtos e tambem nos autocarros no momento em que saiamos.

tambem adorava bombinhas chinesas, bombas inglesas, borboletas e foguetes.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 12:28 am    Post subject: Reply with quote

No liceu onde estudei, no Porto, havia uma árvore que dava as "ervilhas de mau cheiro"...
Era certo e sabido que por alturas do Carnaval havia sempre quem esmagasse algumas dessas "ervilhas" nas aulas... era um fedor, que nem vos digo nem vos conto! Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 1:12 am    Post subject: Reply with quote

Uma das brincadeiras um pouco parvas que nós fazíamos na altura, era ir comprar bombinhas de mau-cheiro a uma tabacaria, que ficava mm em frente à nossa escola, em que a dona era extremamente antipática, e em grupos de dois, entrávamos pra comprar as ditas-cujas, e na altura em que ela nos dava as bombinhas pras mãos mm antes de pagar, nós deixávamos cair as bombinhas em cima do balcão ou no chão, e depois díziamos, que nos tinha escapado das mãos!!! Claro que depois éramos corridos à vassourada, e durante esse carnaval nunca mais lá podíamos pôr os pés, mas tb tínhamos outras lojas pra nos abastecermos, onde não havia necessidade de nos vingarmos da dona da loja Wink !! Agora imaginem o que era prai uns 20 ou 30 marmanjos a entrarem aos pares em intervalos de 5 ou 10 minutos (pra n ser demasiado óbvio), a fazer essa brincadeira!!!!! Era um pivete que se sentia do outro lado da rua Laughing !!
Outra brincadeira clássica de Carnaval eram os balões de água, em que nos juntávamos em 3, ou 4 grupos de 20 rapazes e tb algumas raparigas, e depois andávamos pelas ruas durante a noite a atirar balões uns os outros em autênticas guerras de rua!! Lembro-me que uma vez, durante uma dessas "guerras", enquanto esperávamos escondidos debaixo de umas varandas de um prédio, por um grupo "inimigo", há uma velhota que atira um garrafão de 5 litros cheio de água!!!!!!!!!!!!!! de um 3º andar pra nos afugentar, pq supostamente estaríamos a fazer mto barulho!! Felizmente a pontaria era má, pq se tivesse acertado em alguém podia ter sido bem complicado Confused !!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 3:52 am    Post subject: Reply with quote

António também tinha uma dessas árvores perto da escola que andei (Leonardo Coimbra, Fº) ficava dentro de uma fábrica aqui em Lordelo do Ouro, era a Carbion Portuguesa (transformava papel em papel cartonado), iamos ao asalto e lá traziamos umas quantas ervilhas que depois de esmagadas na aula era um cheiro que até dava vómitos. Em que liceu andaste?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 3:58 am    Post subject: Reply with quote

Estou a ver que independentemente das gerações as traquinices são as mesmas Razz

Para variar, também nós abusávamos destas brincadeiras de Carnaval Laughing
A nossa técnica era andar em bando (para vigiar as costas) e quando se visse uma sala aberta onde uma turma rival tivesse aulas toca a bombardear Smile

Sim, porque já sabíamos que os professores davam as aulas à mesma Razz
Para não termos aulas enchíamos as fechaduras das portas com palitos através de um buraquito que elas tinham Razz
A porta assim não abria e era a paródia.

Também utilizávamos dessas ervilhas, outra técnica era quando andei no "ciclo" agitar com força as "sardinheiras" que existiam nas salas junto às janelas. Era mau cheiro na certa também Smile
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 11:21 am    Post subject: Reply with quote

Ao pé da igreja da minha zona há uma árvore que tem uns frutos tipo feijões (casca de feijão) e que cheirava muito mal.
Lembro-me que por volta do carnaval, quando eu e o meu irmão andavamos na catequese, o meu irmão lembou-se de esmagar um desses frutos... com os ténis!
Foi horrivel!
Por onde ele andasse, era um cheiro horrivel!!!
Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Feb 06, 2008 4:37 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
António também tinha uma dessas árvores perto da escola que andei (Leonardo Coimbra, Fº) ficava dentro de uma fábrica aqui em Lordelo do Ouro, era a Carbion Portuguesa (transformava papel em papel cartonado), iamos ao asalto e lá traziamos umas quantas ervilhas que depois de esmagadas na aula era um cheiro que até dava vómitos. Em que liceu andaste?


Paulo, tb fiz o "ciclo" na Leonardo Coimbra, na altura ainda com pré-fabricados, e depois fiz o "liceu" no Garcia de Orta.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 12:08 am    Post subject: Reply with quote

Eu fiz o "ciclo" na Irene Lisboa, que já não existe... agora é uma faculdade privada qualquer nesse local parece-me... em plena Rua de Cedofeita Sad

Depois 7º e 8º fiz na também extinta Irene Lisboa (antes tinha sido Fontes Pereira de Melo, ou qualquer nome conhecido do género Embarassed), na Rua do Breyner...

9º, 10º e 11º no Rodrigues de Freitas

12º no Carolina Michaelis... (onde conheci a minha cara-metade Embarassed) Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 12:42 am    Post subject: Reply with quote

No Rodrigues não tinham a área que querias no 12º?

Last edited by Alguem on Sat Feb 09, 2008 2:18 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 1:52 am    Post subject: Reply with quote

António, andaste na Leonardo Coimbra Filho ali em Lordelo? Onde agora tem o Bairro da Mouteira? Em que ano?

--
Esqueci-me de ir ai, Sorry.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 2:23 am    Post subject: Reply with quote

72/73 - 1º ano do Ciclo
73/74 - 2º ano do Ciclo

A escola tinha deixado de ser uma dependência do Garcia de Orta.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 8:28 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
No Rodrigues não tinham a área que querias no 12º?


Não Sad

No 9º mudei para o Rodrigues pela mesma razão, mas quando cheguei ao 12º também não iam ter nenhuma turma de artes, então fui para o Carolina, onde só tiveram uma única turma de artes, e de noite... Então durante o dia tirei um curso daqueles subsidiado (coisa que já pouco ou nada há), que durou cerca de 1 ano, onde aprendi a trabalhar com computadores, e vários softwares... foi aí que tive as minhas primeiras bases de informática Smile (acabei por ficar com o "bichinho" e depois na faculdade fiz um brilharete Laughing)

É como diz o ditado... há males que vêm por bem Wink

E olha lá... no teu tempo o Garcia da Orta já era de "betinhos"?? Wink no meu tempo era!! hihihihi Smile (andaste numa escola de betinhos, la la la la laaaaaaaa Wink)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 12:06 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
E olha lá... no teu tempo o Garcia da Orta já era de "betinhos"?? Wink no meu tempo era!! hihihihi Smile (andaste numa escola de betinhos, la la la la laaaaaaaa Wink)


Foi sempre... apanha aqueles queques da Foz, todos "pecebes, com ceteza..." Laughing Laughing Laughing

Mas como apanhei em cheio os anos pós-25/A, de vez em qdo era "porrada" de meia-noite entre as facções de esquerda e de direita.

E as célebres RGAs (reuniões gerais de alunos) para deliberar sobre tudo e mais alguma coisa... qtas vezes o MFA tb lá estava... (sabes... os militares sempre, sempre ao lado do povo... Wink )
Back to top
View user's profile Send private message
minitrail



Joined: 06 Dec 2006
Posts: 143
Location: Ericeira

PostPosted: Fri Feb 29, 2008 10:29 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui por Lisboa, a dose era a mesma:

Bombinhas de mau cheiro, estalinhos, bisnagas, bombinhas de rastilho pequeninas e umas grandes que davam um estouro enorme, que se riscava a cabeça da bomba na lixa de uma caixa de fosforos.
Também havia esse tal papel com "lacre" para se riscar na parede e na escola, era o belo do papel higiénico encharcado a servir de arma de arremesso...

Quanto às bombas e afins, já há muitos anos que por aqui é proibida a sua comercialização...
_________________
Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group