Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Grand Prix, Racing, Auto-estrada, Barbacan, etc

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Mar 03, 2008 12:25 am    Post subject: Grand Prix, Racing, Auto-estrada, Barbacan, etc Reply with quote

Mais alguns jogos em que se perderam (?) horas, vamos a ver se conhecem algum:

Grand Prix - Jogo de Fórmula 1, cada jogador comandava uma ou várias equipas de 3 carros, pelos quais tinha de distribuir, em cada ronda, avanços de 6,5 ou 4 casas.
Distribuindo eficazmente os valores 5 e 6 por dois dos carros conseguia-se sempre manter os ataques dos carros que vinham atrás porque se conquistavam as melhores entradas nas curvas e os outros tinham de ir por fora, nunca conseguindo passar, mesmo que avançassem sempre 6!

Sim, a maioria dos jogos não eram muito elaborados mas nós éramos miúdos...

Racing - Corridas no circuito de Le Mans onde os carros avançavam de acordo com regras de vectores (direcção e velocidade) que não podiam variar bruscamente de uma jogada para outra (para acelerar forte ou travar forte eram precisas 1,2 ou 3 jogadas, tal como para mudar de direcção, simulando o comportamento real dos carros).
O jogo era demasiado racional e, após se ter jogado umas 20 vezes, era sempre igual, o primeiro a sair ganhava sempre e com trajectórias quase semelhantes.

Auto - Estrada - Este encheu-me as medidas quando tinha 10 anos, era preciso lançar um dado para fazer andar um carro num circuito imitando uma estrada, era preciso responder a umas perguntas de sinais para se obter uma "carta", recolher uns familiares, comprar gasolina e mais umas coisas antes de caminhar para a meta reclamando vitória.
Gostei tanto deste jogo (na altura) que pedi para mo comprarem ainda que os meus amigos já tivessem um. O resultado foi que o jogo ficou quase novo porque eu só jogava com eles e para isso já existia o que eles tinham!

Barbacan - Este ninguém deve ter conhecido, uns defensores tentavam bloquear os pontos de entrada numa fortaleza ao centro do tabuleiro enquanto os diversos jogadores lá tentavam entrar com os seus peões.
Tinha a particularidade de se movimentar os nossos peões enquanto o adversário mexia os defensores e depois alternava no turno seguinte.

Futebol de Mesa - Normalmente pensa-se em Sbutteo, mas este era diferente: uns bonecos de plástico (vermelhos e azuis) tinham umas bases tipo botões, as quais serviam para impulsionar um disco (que fazia de bola), pressionando contra o cartão de jogo (como se pressiona um botão com outro para ele deslizar).
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Mar 04, 2008 11:14 pm    Post subject: Re: Grand Prix, Racing, Auto-estrada, Barbacan, etc Reply with quote

Old guy wrote:
Mais alguns jogos em que se perderam (?) horas, vamos a ver se conhecem algum:

Grand Prix - Jogo de Fórmula 1, cada jogador comandava uma ou várias equipas de 3 carros, pelos quais tinha de distribuir, em cada ronda, avanços de 6,5 ou 4 casas.
Distribuindo eficazmente os valores 5 e 6 por dois dos carros conseguia-se sempre manter os ataques dos carros que vinham atrás porque se conquistavam as melhores entradas nas curvas e os outros tinham de ir por fora, nunca conseguindo passar, mesmo que avançassem sempre 6!

Sim, a maioria dos jogos não eram muito elaborados mas nós éramos miúdos...


Tinha este jogo. Eu e os meus irmãos faziamos temporadas inteiras de Fórmula 1 ... só que sempre na mesma pista Razz

Old guy wrote:
Futebol de Mesa - Normalmente pensa-se em Sbutteo, mas este era diferente: uns bonecos de plástico (vermelhos e azuis) tinham umas bases tipo botões, as quais serviam para impulsionar um disco (que fazia de bola), pressionando contra o cartão de jogo (como se pressiona um botão com outro para ele deslizar).


Tive este jogo e gostei tanto que o ano passado comprei um igual para os meus filhos. Infelizmente os jogadores são algos "fracos de pernas" e alguns sofrem já de graves lesões ao nível dos tornozelos, que vão desde a simples torcidela até à amputação da base Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Mar 05, 2008 3:44 am    Post subject: Re: Grand Prix, Racing, Auto-estrada, Barbacan, etc Reply with quote

Miguel Freire wrote:

Tive este jogo e gostei tanto que o ano passado comprei um igual para os meus filhos. Infelizmente os jogadores são algos "fracos de pernas" e alguns sofrem já de graves lesões ao nível dos tornozelos, que vão desde a simples torcidela até à amputação da base Very Happy


Txiii fizeram-nos todos à imagem do Mantorras?
Ok, foi um bocado baixa, mas a esta hora também não se pode esperar nada de bom Laughing


Grand Prix deixou-me curioso pela descrição, não estou a ver como jogar com carros em jogos de tabuleiros? Ou vi mal o filme? (ai as horas)
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group