Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Comentadores e narradores RTP
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Mar 05, 2008 1:19 am    Post subject: Comentadores e narradores RTP Reply with quote

Num país com um grau de iliteracia ainda muito mais alarmante do que o de hoje, um grupo de colaboradores e comentadores da RTP de enorme capacidade de comunicação e competência (embora alguns não tivessem "canudos"), abria horizontes mais amplos em programas memoráveis, transmitindo conhecimentos com raízes e bases bem sólidas.

Que saudades do verdadeiro serviço público...

-Os programas com experências de física brilhantes com o Prof. António Manuel Batista;

- Os comentários aos lançamentos de sondas espaciais e às viagens do Space Shuttle com Eurico da Fonseca;

- Os debates e os esclarecimentos criminais prestados por Artur Varatojo;

- Os comentários aos jogos de Rugbi de Cordeiro do Vale;

- Os comentários às transmissões de ginástica (não me lembro do nome mas decerto reconhecem - "Li Ning, da China, na barra fixa: Ele foi 5º no campeonato do mundo, 3º nos Jogos Olímpicos... vamos ver como lhe corre a prova...um Dkachev seguido de um mortal à rectaguarda, muito bem, inicia os gigantes, prepara-se para sair...")

- Adriano Cerqueira e Domingos Piedade com os comentários sóbrios mas emocionantes na Fórmula 1: " A Ferrari deu um chega prá la na Williams..."

- O basquete NBA de João Coutinho e Carlos Barroca: "Equipas em preseeeeeença, La Lakers e Chicago Bulls, com Abdul-Jabar e Hakim Oulajouannnnnnnn...."- " É verdade João, Oulajouan é o rookie selecionado este ano no draft e está com a mão quente esta semana!..."

- António Victorino de Almeida a falar-nos de Viena e de outras partes, sobre música, sobre silêncio e sobre tudo o que fica no meio...

- A voz nasalada na narração de António Gomes Ferreira;

Etc, Etc, Etc


Last edited by Old guy on Tue Mar 11, 2008 12:35 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
sonne



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 6
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Mar 09, 2008 12:33 am    Post subject: Reply with quote

E que tal a figura incontornável do Eng. Sousa Veloso e o seu Mundo Rural ?
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Mar 09, 2008 12:55 am    Post subject: Reply with quote

sonne wrote:
E que tal a figura incontornável do Eng. Sousa Veloso e o seu Mundo Rural ?


Sim, é verdade, mas há um tópico próprio, por isso... Wink Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Mar 10, 2008 11:57 pm    Post subject: Reply with quote

O do futebol da RTP... Gabriel Alves com o seu estilo inconfundível, mas que é ultrapassado pelo grande Jorge Perestrelo! "Portugal, Portugaaaaaal..." aquele comentário festejado do penalty do Ricardo arrepiou-me tanto... Sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Mar 11, 2008 12:32 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
O do futebol da RTP... Gabriel Alves com o seu estilo inconfundível, mas que é ultrapassado pelo grande Jorge Perestrelo! "Portugal, Portugaaaaaal..." aquele comentário festejado do penalty do Ricardo arrepiou-me tanto... Sad


Jorge Perestrelo desenvolveu, ao longo da sua carreira na rádio, uma alma própria para comentar futebol:

"Ripa na rapakeka"! , "Zoing: Fez-lhe a revienga..." ou "O que é que é isso, ó meu?" são expressões muito, digamos, subjectivas, mas de que temos saudades e que, infelizmente, não voltaremos a ouvir Crying or Very sad

Um jornal publicou em tempos um disco de homenagem a Perestrelo mas esgotou rapidamente. Alguém tem ou sabe como obter?
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Mar 11, 2008 6:52 pm    Post subject: Reply with quote

Saquei algumas coisas da net... o relato do "Sporteeeng" - AZ Alkmaar, os jogos de Portugal no Euro...
E quando ele punha música? Laughing "Até eu com a minha barriguinha chegava lá..." Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
MoonlightShadow



Joined: 25 Jan 2007
Posts: 59
Location: Vila Nova de Gaia, Porto

PostPosted: Wed Mar 12, 2008 12:32 pm    Post subject: Reply with quote

José Hermano Saraiva com o mítico "Meus amigos! foi aqui, precisamente neste lugar!!"
Back to top
View user's profile Send private message
Pituxap



Joined: 02 Dec 2007
Posts: 666

PostPosted: Wed Mar 12, 2008 9:53 pm    Post subject: Reply with quote

e o Artur Albarran no Kuwait(Não sei se é assim que se escreve)
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Mar 12, 2008 11:46 pm    Post subject: Reply with quote

MoonlightShadow wrote:
José Hermano Saraiva com o mítico "Meus amigos! foi aqui, precisamente neste lugar!!"


Claro, claro, só não o incluí porque o critério foi de exemplos que já não estavam nos ecrâns (Victorino d´ Almeida apresentou um programa há cerca de um ano atrás mas passava entre a 1.00h e as 3.00h da manhã e já não foi tão bem conseguido como os outros mais antigos ou mesmo como "Encontros Imprevistos".)

Hermano Saraiva é um verdadeiro fenómeno de competência, divulgação e longevidade e a frase "foi aqui, exactamente aqui" é muito mais importante do que possa parecer!...

Se nos habituarmos a ir visitar um local onde aconteceu determinado acontecimento, veremos que esse facto fica muito mais consolidado na nossa mente por essa razão, por outro lado, se num local que visitarmos procurarmos determinado monumento que seja evocativo de um acontecimento, veremos que esse local ganha um novo significado para nós Smile Cool
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Mar 16, 2008 1:54 am    Post subject: Reply with quote

MoonlightShadow wrote:
José Hermano Saraiva com o mítico "Meus amigos! foi aqui, precisamente neste lugar!!"
´

"Esta pedra..." Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Kikinha



Joined: 20 Feb 2008
Posts: 145

PostPosted: Tue Apr 01, 2008 2:48 pm    Post subject: Reply with quote

Em Londres era o Pedro Oliveira.

Recordo-me que ele era cá um pedaço.....

Ele tambem entrou num filme que na altura fez furor - O lugar do morto- porque continha cenas ditas picantes.

Nunca mais soube notícias desse comentador.
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 10:29 pm    Post subject: Reply with quote

Kikinha wrote:
Em Londres era o Pedro Oliveira.

Recordo-me que ele era cá um pedaço.....

Ele tambem entrou num filme que na altura fez furor - O lugar do morto- porque continha cenas ditas picantes.

Nunca mais soube notícias desse comentador.


Exactamente, era mesmo o Pedro Oliveira que estava em Londres!

Não sei se deixou de trabalhar na comunicação social, o que se sabe é que, pelo menos, perdeu visibilidade. Desconheço qual a sua actividade actual.
No entanto, há uns anos, foi convidado a fazer uns comentários sobre um assunto que não recordo e, fisicamente, estava bastante diferente, dificilmente reconhecível (tinham passado cerca de 20 anos...).

Quanto a "O Lugar do Morto" , foi o maior êxito do cinema português desde os anos de 1940.
A realização e a montagem eram aceitáveis, o argumento tinha um mínimo de interesse e acção, a fotografia não era má e os actores principais (Pedro Oliveira e Ana Zanatti) cumpriam (o mesmo não se poderia dizer de alguns dos secundários).

Tudo isto eram argumentos suficientes para cativar um público até então completamente alheado das nossas fitas, o qual foi também aliciado com 1 ou 2 das tais "cenas" que hoje passariam em qualquer programa de TV de entertenimento das 19.00h Confused

Por essas e outras, muitas vozes se levantaram contra o estilo comercial do filme mas talvez não tantas como agora se levantam contra "crimes do padre amaro", "callgirls" e outros que tais, que repetem a receita até à saturação Mad Confused

Contudo, hoje em dia o filme seria também politicamente incorrecto por uma razão muito prosaica: Devido à falta de experiência cinematográfica dos actores portugueses, os mesmos recorriam a todas as muletas que podiam ao desempenhar os seus papéis, de modo que, em praticamente todas as cenas do filme, existem personagens a fumar compulsivamente Rolling Eyes Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 11:20 pm    Post subject: Reply with quote

Old guy wrote:
Não sei se deixou de trabalhar na comunicação social, o que se sabe é que, pelo menos, perdeu visibilidade. Desconheço qual a sua actividade


Tenho a impressão que o vi a entrevistar o Rudolph Giuliani, à altura Mayor de Nova Iorque, num programa que teria como tema o 11 de Setembro, provavelmente um ano ou dois depois dos atentados!!! Ou então teria a ver com a saída do Giuliani da Câmara de Nova Iorque em 2002, mas não tenho a certeza absoluta.
Back to top
View user's profile Send private message
almachev



Joined: 31 Jul 2007
Posts: 33
Location: Paivas-Amora

PostPosted: Thu Jul 24, 2008 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

consigo arranjar esse relato do dito penalty do ricardo , relatado pelo famigerado Jorge Perestrelo Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Aug 13, 2008 12:44 am    Post subject: Reply with quote

Ele voltou a apresentar na sic...
Ah e eu tenho o tal penalty.... até arrepia... mas prefiro ver no youtube com as imagens...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 6:55 pm    Post subject: Reply with quote

Qual é o nome daquela narradora da RTP2 que AOS ANOS que narra programas sobretudo relacionados com a Natureza e documentários??? Ela tem uma voz assim meia Confused ....não sei explicar... Eu e os meus irmãos nascemos e crescemos a ouvi-la, e temos tipo um trauma com a voz dela que nos causa assim um sentimento meio estranho, e no outro dia apanhamos um programa recente com ela a narrar e ficamos do tipo "ui, esta mulher ainda é viva?". Laughing

Não sei porquê agora deu-me uma curiosidade enorme pra saber ao fim destes anos todos quem é a mulher que me "atormenta" com aquela voz tão peculiar; qual será o aspecto dela?? Se alguém souber o nome da mulher de que falo diga por favor, não consigo encontrá-lo na net.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Sep 07, 2010 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

carla1983 wrote:
Qual é o nome daquela narradora da RTP2 que AOS ANOS que narra programas sobretudo relacionados com a Natureza e documentários??? Ela tem uma voz assim meia Confused ....não sei explicar... Eu e os meus irmãos nascemos e crescemos a ouvi-la, e temos tipo um trauma com a voz dela que nos causa assim um sentimento meio estranho, e no outro dia apanhamos um programa recente com ela a narrar e ficamos do tipo "ui, esta mulher ainda é viva?". Laughing

Não sei porquê agora deu-me uma curiosidade enorme pra saber ao fim destes anos todos quem é a mulher que me "atormenta" com aquela voz tão peculiar; qual será o aspecto dela?? Se alguém souber o nome da mulher de que falo diga por favor, não consigo encontrá-lo na net.


Eu por acaso tenho quase a certeza absoluta que estou a pensar na mesma pessoa. Logo que me lembre do nome posto aqui.

EDIT: Foi mais rápido do que supunha; Maria Margarida. Link do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=SriVvb2MrH0
Back to top
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 8:54 pm    Post subject: Reply with quote

Luisinho és um génio!!! É essa mesma!!!

Last edited by carla1983 on Sat Nov 16, 2019 10:35 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Tue Oct 19, 2010 1:16 pm    Post subject: Reply with quote

Essa Senhora tem uma das vozes mais míticas de Portugal!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Nelzon



Joined: 06 Oct 2010
Posts: 43

PostPosted: Tue Oct 19, 2010 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

Sim senhora! Sempre me faz lembrar de quando eu era puqueninu! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
ricardo calado



Joined: 16 Aug 2006
Posts: 237
Location: setúbal

PostPosted: Wed Oct 20, 2010 12:04 pm    Post subject: Reply with quote

Esssa senhora é uma voz bem viva na minha(e na de muitos) memória.

Como o tema também fala de narradores ou oradores deixo aqui uma crítica aos nossos comentadores de futebol.
Preferia de longe o Rui Tovar e o Gabriel Alves!

Os de hoje são facciosos,tendenciosos e parece que querem incutir na mente dos telespectadores que são os donos da verdade, que mesmo com toda a gente a ver a repetição dos lances conseguem descacaradamente levantar a podridão no noso futebol, que está só feito para os alcunhados de grandes.
Além de nem saberem o nome dos Clubes Twisted Evil dá-me a impressão que estão a comentar um jogo de arena em que os vencedores têem de ser sempre os mesmos...se um dos gladiadores ganha dizem, sim senhor foi justo.Se perdem procuram analisar o que é que correu mal e é mais demérito dos 3 estarolas(slb,scp,fcp) do que mérito das outras equipas.

Mais um desabafo...já agora aproveitando o embalo piso ainda mais nos programas desportivos que estão cada vez mais nojentos.Refiro-me àqueles tipo "trio de ataque"...Mas toda a gente tem de gostar do mesmo?
O melhorzinho ainda é "a liga dos últimos"e o desporto em geral divulgado na RTP2...por que de resto...Saíu tudo na farinha Amparo Razz

Que saudades do Domingo desportivo!
Back to top
View user's profile Send private message
pedro ferreira



Joined: 04 Nov 2010
Posts: 6
Location: coselhas,coimbra. a viver em vila do conde

PostPosted: Sat Nov 06, 2010 5:17 pm    Post subject: comentadores e locutores desportivos Reply with quote

decerto que o gabriel alves sera o mais recordado,pelo seu geito unico de numa so frase utilisar varios adjectivos.nao me esqueço do rui tovar,exelente a narrar jogos.
mas a minha preferencia vai para o grande ribeiro cristovao,adorava o ver a apresentar o domingo desportivo.hoje esta na radio renscença,julgo ser director desportivo,e tambem assina a rubrica ponto final,diariamente na ultima edicçao da bola branca.
actualmente estamos um pouco mal de comentadores desportivos.
da actualidade a minha preferencia vai para o carlos daniel,sem duvida o jornalista que mais entende de futebol em portugal, e que fazia exelentes relatos na tsf.
nao podia deixar de falar no grande e inigualavel jorge perestrelo,e aquele eu te amo portugal,portugal... foi e sera sempre de arrepiar
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group