Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Borrachas de caneta

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
blitza83



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 55

PostPosted: Mon Mar 24, 2008 1:17 pm    Post subject: Borrachas de caneta Reply with quote

Eu detestava borrachas de caneta. Eram muito duras, faziam muita porcaria e eu ficava tão frustrada por não conseguir apagar bem, que muitas vezes fazia buraco lol
Além das normais, com borracha para lápis e caneta no outro, tive umas só de caneta redondas. A única utilidade que lhes dava era pô-las a rodar Wink Quando surgiram correctores foi uma alegria Smile
Back to top
View user's profile Send private message
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 2:09 pm    Post subject: Reply with quote

oh nao sejas assim , as borrachas redondas eram altamente. Para além de altamente destruidoras de cadernos, dava para por a rolar nas mesas e fazer corridas nas aulas e tudo lol Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 3:09 pm    Post subject: Reply with quote

LOOOL!!!
Eu lembro-me dessas borrachas redondas!!!
O meu pai obrigava-me a usa-las na primária... rasgava as folhas todas e os livros com aquilo, e depois o meu pai reclamava comigo!
Lembro-me que no 3º ano o meu pai decidiu dar-me o meu primeiro corrector... era um coisa com um pincel, que parecia quase um verniz, tinha um cheiro horrivel, demorava muito tempo a secar, paecia pedra na folha, e sempre que chegava a casa, parcia que eu tinha andado nas obras! Laughing
Ainda bem que alguém inventou o corrector de fita! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
_tita_



Joined: 11 Sep 2007
Posts: 1116
Location: Almada

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 4:17 pm    Post subject: Reply with quote

xiiii... o corrector de pincel... tb tive, usei na escola e na máquina de escrever... sim sim ainda tive (e tenho ta guardada) uma maquina de escrever e não era das electricas Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 5:45 pm    Post subject: Reply with quote

Nao vejo muita diferença... ainda bem que alguem inventou a impressora, qdo me engano corrigo e imprimo outra vez! Razz


As borrachas de caneta eram lixas! mas as de lápis nao me davam muito mais... eu sempre carreguei muito ao escrever, logo tb nao se dava bem apagado. Comigo, os correctores de pincel so funcionavam bem qdo eram novos e se nao fossem mto aguados, senao ou ficava uma mancha branca ou um monte de qualquer coisa branco... os de fita nao me dou mto bem tb!...

Resumindo, sempre preferi riscar antes que outra coisa qualquer. E raramente aceitei usar o que fosse p apagar. Os meus cadernos (qdo me dei ao trabalho de os ter) eram um monte de riscos e buracos.
So melhoraram qdo dei apenas em rasurar. Ao menos é só um singelo risquinho e nao abre buraco nem de apagar, nem de tanto riscar! Cool

_tita_ wrote:
xiiii... o corrector de pincel... tb tive, usei na escola e na máquina de escrever... sim sim ainda tive (e tenho ta guardada) uma maquina de escrever e não era das electricas Laughing

Qdo me enganava na maquina de escrever, voltava a tras e tentava bater por cima varias vezes. Enfim,... e que entendessem o que tava, em ultimo caso teclava um tracinho por cima (rasurava) e escrevia a seguir...
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 6:37 pm    Post subject: Reply with quote

Para as máquinas de escreve existia um corrector próprio em que se tentava passar por cima da letra novamente colocando uma folha que libertava algo branco. Wink Funcionava Very Happy
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 11:31 am    Post subject: Reply with quote

Eu tenho uma máquina de escrever bastante antiga portátil - o meu padrinho oferceu-ma quando eu tive a mania que queria ser jornalista Embarassed

Nunca tive corrector, quando me enganava, cobria tudo com x's Laughing claro que depois acabava por passar a limpo, porque ficava terrível Sad

Foi graças a essa maquina de escrever que aprendi a "teclar" rapido Smile O teclado era parecido com estes dos pc's
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
_tita_



Joined: 11 Sep 2007
Posts: 1116
Location: Almada

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 1:45 pm    Post subject: Reply with quote

Aninhas, a tua máquina então deve ser mais recente do k a minha... a minha era dakelas q as teclas faziam mt barulho e se escrevesse-mos rápido demais corriamos o risco de ficarem várias teclas encravadas e tb tiramos que carregar com alguma força nas teclas Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 2:04 pm    Post subject: Reply with quote

_tita_, quando for buscar mais "tralhas" à outra casa, tenho que a trazer, para a fotografar e também para a "googlar"...

Ela tem aspecto de ser dos anos 60, mas só vendo se tem alguma info gravada.

Mas olha que não era uma máquina daquelas de brincar da Fisher-Price... Era uma "à séria" Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
_tita_



Joined: 11 Sep 2007
Posts: 1116
Location: Almada

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 2:09 pm    Post subject: Reply with quote

achei q seria dakelas eletricas pq a minha não tem as letras no msm sitio do k o pc... a minha não é à anos 60, um bocadinho mais moderna, mas tive colegas q tinham maquinas electricas e até as letras pareciam as letras do pc... enfim... posso tentar tirar foto e dp ponho aki... alias, tenho é k fazer uma lista das coisas q fiquei de fotografar lololol
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 9:00 pm    Post subject: Reply with quote

O teclado do PC é QWERTY (primeiras letras da primeira linha). As máquinas de escrever eram normalmente AZERT. As clássicas portuguesas eram HCESAR. Para quem aprendeu a escrever sem olhar num teclado pode não ser fácil mudar para o PC. O que vale é que agora é mais fácil corrigir Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 9:22 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
O teclado do PC é QWERTY (primeiras letras da primeira linha). As máquinas de escrever eram normalmente AZERT. As clássicas portuguesas eram HCESAR.


O QWERTY corresponde à norma anglo-saxónica, depois tornada internacional.
O AZERT corresponde à norma francesa.
Nos tempos áureos do Estado Novo obrigaram os desgraçados dos dactilógrafos a aprender à força a trabalhar com uma suposta norma portuguesa (um exemplo de nacionalismo bacoco... Rolling Eyes ) que era um contrasenso absoluto, o famigerado HCESAR, pois só em Portugal se usava e destreinava profissionais qualificados de trabalhar com teclados universalmente aceites... Confused
HCESAR até que era um bom acrónimo... remetia para o absolutismo dos césares da antiga Roma...
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 9:58 pm    Post subject: Reply with quote

Quem sabe, sabe! (boneco a bater palmas)

Eu aprendi numa HCESAR em casa. Depois na escola tive Trabalhos Oficinais (ou coisa que o valha) e apareceu-me uma AZERT.
Back to top
View user's profile Send private message
Kelme
Guest





PostPosted: Mon Mar 31, 2008 10:42 pm    Post subject: Reply with quote

Era a disciplina de Práticas Administrativas. Tive na Aurélia de Sousa no 7º e 8º ano.
Curiosamente gostei mesmo muito dessa disciplina! Aprendi a escrever á máquina numa AZERT, a passar cheques, utilizar um vale postal, um aviso de recepção, notas de encomendas, telegramas, conta correntes, facturas, etc, etc.
Tinhamos ditados enquanto dactilografavamos...
E as máquinas com o teclado HCESAR tem muita procura e valor...
Back to top
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Apr 01, 2008 10:08 am    Post subject: Reply with quote

Bem... as coisas que vocês sabem Shocked

Tenho mesmo que ir lá baixo ver qual é o "tipo" de máquina que eu tenho Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 9:32 pm    Post subject: Reply with quote

Kelme wrote:
Era a disciplina de Práticas Administrativas. Tive na Aurélia de Sousa no 7º e 8º ano.


Isso mesmo. Estava sempre a escrever "qsdfmlkj".
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Jun 04, 2008 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

Kelme wrote:
Era a disciplina de Práticas Administrativas. Tive na Aurélia de Sousa no 7º e 8º ano.
Curiosamente gostei mesmo muito dessa disciplina! Aprendi a escrever á máquina numa AZERT, a passar cheques, utilizar um vale postal, um aviso de recepção, notas de encomendas, telegramas, conta correntes, facturas, etc, etc.
Tinhamos ditados enquanto dactilografavamos...
E as máquinas com o teclado HCESAR tem muita procura e valor...


Eu tive essa disciplina. As saudades que esse teu texto me trouxe...!
Back to top
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group