Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Trinta Diabos
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri May 02, 2008 8:45 pm    Post subject: A Trinta Diabos Reply with quote

Em Dezembro a Oficina do Livro lançou uma nova edição d'"A Trinta Diabos", com uma capa "pró foleiro" e com o título "Uma Rapariga Rebelde".

Agora lançaram novo livro que é a continuação daquele, "Regresso à Escola", no original "The Naughtiest Girl Again". A capa continua a dever algo ao bom gosto. Ou então sou eu que sou esquisito.

Em todo o caso comprei o livro pois não me lembro de haver uma versão anterior deste livro em português.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri May 02, 2008 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

Quando a Clássica Editora lançou o livro "A Trinta-Diabos" em finais dos anos 60, salvo erro, ficou-se só pelo 1º vol. desta trilogia, o que foi pena, pois é uma série escolar sui-generis - o colégio Whyteleafe é misto e rege-se por normas muito "progressistas" para a época em que este livro originalmente saíu (1940). Embora muito diferente das Gémeas ou das Quatro Torres acho-o engraçado.

Ainda bem que finalmente terão sido resolvidos problemas relacionados com direitos de publicação (o Paulo dirá qualquer coisa... Smile ) e o 2º livro saíu... Decerto vão publicar tb o 3º.

Esperemos que a tradução seja boa senão temos os miúdos a beber licor de ginja às canecas, como acontece nas Gémeas... Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 03, 2008 12:25 am    Post subject: Reply with quote

Na realidade é a primeira vez que o segundo livro desta série é traduzida para português, ainda não comprei mas farei em breve e depois comento.



Last edited by misterio on Mon May 12, 2008 2:43 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed May 07, 2008 8:10 pm    Post subject: Reply with quote

Com este já são três os Livros da Enid com novas edições desde Dezembro. Espero que seja para continuar, que ainda há muita coisa para publicar.
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri May 09, 2008 8:19 pm    Post subject: Reply with quote

Depois de ver este tópico fui logo bisbilhotar o site da Oficina do Livro.
O Miguel tem mesmo razão quando diz que as capas são "pró foleiras" Confused Não se comparam em nada às capas das Gémeas e das 4 Torres (que serão possivelmente as colecção mais próximas desta)
E o preço dos livros...16 € Shocked Shocked Shocked
Epá, um bocadito puxadotes...
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sun May 11, 2008 1:33 pm    Post subject: Reply with quote

A Trinta Diabos faz parte de 1 triologia ? Não sabia... Evil or Very Mad

E as capas da Oficina do Livro são tão feias... E 16€ Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon May 12, 2008 2:01 pm    Post subject: Reply with quote

Realmente para um, livro juvenil 16EUR não é um pouco é bastante puxado, vou esperar pela feira do livro para ver se o compro.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri May 16, 2008 6:54 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Realmente para um, livro juvenil 16EUR não é um pouco é bastante puxado, vou esperar pela feira do livro para ver se o compro.


Se quiserem podemos começar a "troca de livros" por este. Eu comprei mas não devo ler tão cedo. Falta de tempo ...
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 06, 2008 10:12 pm    Post subject: Reply with quote

Já vi à venda o 3º volume. Está mais barato. "Só" 15€... Mad

Já a capa continua a ser foleira.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Nov 07, 2008 3:48 am    Post subject: Reply with quote

Não sei se já vos disse mas quando começamos a falar sobre o valor exagerado deste livro contactei a editora que amavelmente me contactou para esclarecer algumas coisas, não foi o meu espanto que quem me ligou foi uma das responsáveis pela editora que me esteve a fazer um "relatório" do porquê do design do livro e o valor exagerado deste.
A explicação, sem bem me lembro, em relação à ilustração tem haver com exigências da empresa que detém os direitos da Enid Blyton a Chorion, que tem que ir de encontro aos gostos actuais da juventude, algo parecido com Mangá, winx, etc. Quanto ao preço, para além dos direitos que pagam à Chorion e porque esta exige que o livro seja publicado em determinado tamanho e papel, encarece substancialmente o seu preço final. Mas disse à sra. que percebi a explicação mas continuei a tentar explicar que nem livros para adultos, como por exemplo a Presença (salvo erro) está a reeditar os livros todos da Agatha Christie e que a empresa que detém os direitos da Agatha é a mesma da Blyton e os livros custam somente 9/10.00EUR. Não obtive resposta por falta de argumento, penso.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Nov 07, 2008 9:29 am    Post subject: Reply with quote

Acho que para já não comprarei mesmo os livros... daqui a uns anos, quando aparecerem nos alfarrabistas, quiça Wink Rolling Eyes

misterio quanto às razões que te apontaram, cheira-me mais a desculpas esfarrapadas, mas enfim... Sad

Sempre gostava de saber se essas exigências todas estão a fazer com que os livros se vendam Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Nov 07, 2008 4:42 pm    Post subject: Reply with quote

A 15EUR tenho as minhas dúvidas, mas sou menino para perguntar à editora se me pode fornecer os valores de venda dos dois outros.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sat Nov 08, 2008 11:46 pm    Post subject: Reply with quote

A Chorion também não é conhecida por ter as melhores práticas comerciais...
Mas concordo o preço é abusado...
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Jun 18, 2010 9:15 pm    Post subject: Reply with quote

Eu li "A Trinta Diabos" há uns anos porque havia na biblioteca da escola onde estava a trabalhar.
Como gostei do livro quis conhecer o resto da colecção e hoje comprei 3 volumes que me custaram cerca de 45 euros no total.No entanto, fiquei com uma dúvida : quantos livros têm esta colecção ?
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jun 18, 2010 9:49 pm    Post subject: Reply with quote

São 3 livros, Paula.

Acontece que até aqui, só existia o 1º da série, editado pela Clássica Editora. A Oficina do Livro é que recentemente reeditou o 1º e publicou os outros 2.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 19, 2010 9:31 am    Post subject: Reply with quote

Acho que eles publicaram ainda outro livro mas já não escrito pela Enid. Só aproveitam as personagens "criadas por Enid Blyton".
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Jun 19, 2010 11:32 am    Post subject: Reply with quote

Eu comprei os seguintes :

"Vem aí a Rapariga Rebelde & Guarda um Segredo" e creio que uma parte foi escrita pela Enid Blyton e a outra foi escrita por Anne Digby

"Regresso à Escola - Uma Rapariga Rebelde"

"A Rapariga Rebelde Brilha na Escola"

E na contra capa têm anunciado outro que se chama "Aventura na Escola - Uma Rapariga Rebelde" ( parece-me que é o 1.º da colecção, aquele que se chamava "A Trinta Diabos" ).

Que confusão ! Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 19, 2010 7:07 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
E na contra capa têm anunciado outro que se chama "Aventura na Escola - Uma Rapariga Rebelde" ( parece-me que é o 1.º da colecção, aquele que se chamava "A Trinta Diabos" ).

Que confusão ! Confused


Penso que sim, mudaram-lhe o nome.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Jun 20, 2010 10:15 am    Post subject: Reply with quote

Ontem li os três livros de seguida. Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Joaninha



Joined: 31 Oct 2006
Posts: 2

PostPosted: Thu Jul 01, 2010 3:21 pm    Post subject: Reply with quote

Quando era pequena, entre os muitos livros que li da Enid, um deles foi precisamente a 30 Diabos, que adorei!

Portanto qual não foi o meu espanto quando recentemente descobri que re-editaram este livro. Contudo esta felicidade transformou-se em desilusão quando vi a capa desta nova edição: muito foleira, muito pop - muito honestamente não sei bem qual foi a ideia da editora...

Tenho irmãos com 15 anos de diferença de mim que ainda lêem (e adoram!) a versão original e velhinha da minha mãe (o meu irmão mais novo tem agora 13 anos)!

As desculpas dadas ao Misterio pela editora, parecem-me francamente fracas e desprovidas de razão... mas enfim é apenas a minha opinião!
(já agora e como sidenote, por ex. apesar de ainda não ter comprado nem lido, já vi e adorei a ilustração da capa da nova edição de 2010 das gémeas... muito fiel ao conteúdo dos livros e ao mesmo tempo actual - which begs the question- não se poderia ter feito uma coisa semelhante na colecção da 30 diabos?)

Voltando à 30 Diabos, agora conhecida com Uma Rapariga Rebelde, de destacar pela positiva o facto de pela primeira vez em Portugal (e corrigi-me Mistério se estiver errada) se estar a editar a colecção inteira o que é fantástico.

Estava a fazer uma pesquisa na editora para ver quais os livros da colecção já editados e deparei-me com um maior número de títulos do que pensava existirem:
-Uma Rapariga Rebelde
-A rapariga rebelde é uma heroína
-A rapariga rebelde ajuda uma amiga
-A Rapariga Rebelde Brilha na escola
-Vem aí a Rapariga Rebelde & Guarda um segredo
-Uma Rapariga Rebelde - Regresso à Escola

Estranhei haver tantos livros na colecção e por isso fui fazer uma pesquisa na net para saber quais são originais da Enid Blyton e quais os escritos à posteriori pela Anne Digby e por isso para tentar que este tópico fique mais esclarecido aqui no fórum aqui vai a minha contribuição:

A Enid Blyton escreveu 4 livros para a série intitulados (no original):
* The Naughtiest Girl in the School (1940)
* The Naughtiest Girl Again (1942)
* The Naughtiest Girl is a Monitor (1945)
* Here's the Naughtiest Girl! (1952)

Posteriormente (e a pedido dos detentores dos direitos de copyright da Enid Blyton) foram escritos por Anne Digby os seguintes títulos (no original):
* The Naughtiest Girl Keeps a Secret (1999)
* The Naughtiest Girl Helps a Friend (1999)
* The Naughtiest Girl Saves the Day (2000)
* Well Done, the Naughtiest Girl! (2000)
* The Naughtiest Girl Wants to Win (2001)
* The Naughtiest Girl Marches On (2001)

Agora gostava que alguém que já tivesse comprado e lido os títulos da nova edição que me fizesse a simpatia de responder às seguintes questões (pois ainda estou na dúvida se devo ou não comprar esta nova edição, devido não só às ilustrações foleiras bem como ao preço!):
1- a tradução dos livros escritos pela Enid, nomeadamente o livro que corresponde à 30 Diabos, está boa? ou a tradução antiga é definitivamente melhor e mais aproximada do original?
2- os livros escritos pela Anne Digby valem a pena?

Obrigada queridos amigos e colegas saudosistas do fórum MJ
Surprised
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Jul 01, 2010 4:58 pm    Post subject: Reply with quote

Eu gostei da tradução actual.
Quanto aos livros escritos pela outra autora, só li "A Rapariga Rebelde Guarda Um Segredo" e achei a escrita e a história parecidas com as da da Enid Blyton.
Back to top
View user's profile Send private message
Joaninha



Joined: 31 Oct 2006
Posts: 2

PostPosted: Thu Jul 01, 2010 5:58 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigada pelo feedback bonecadeporcelana! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group