Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Trinta Diabos
Goto page Previous  1, 2
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Joaninha wrote:

[...]Estava a fazer uma pesquisa na editora para ver quais os livros da colecção já editados e deparei-me com um maior número de títulos do que pensava existirem:
-Uma Rapariga Rebelde
-A rapariga rebelde é uma heroína
-A rapariga rebelde ajuda uma amiga
-A Rapariga Rebelde Brilha na escola
-Vem aí a Rapariga Rebelde & Guarda um segredo
-Uma Rapariga Rebelde - Regresso à Escola

Estranhei haver tantos livros na colecção e por isso fui fazer uma pesquisa na net para saber quais são originais da Enid Blyton e quais os escritos à posteriori pela Anne Digby e por isso para tentar que este tópico fique mais esclarecido aqui no fórum aqui vai a minha contribuição:

A Enid Blyton escreveu 4 livros para a série intitulados (no original):
* The Naughtiest Girl in the School (1940)
* The Naughtiest Girl Again (1942)
* The Naughtiest Girl is a Monitor (1945)
* Here's the Naughtiest Girl! (1952)

Posteriormente (e a pedido dos detentores dos direitos de copyright da Enid Blyton) foram escritos por Anne Digby os seguintes títulos (no original):
* The Naughtiest Girl Keeps a Secret (1999)
* The Naughtiest Girl Helps a Friend (1999)
* The Naughtiest Girl Saves the Day (2000)
* Well Done, the Naughtiest Girl! (2000)
* The Naughtiest Girl Wants to Win (2001)
* The Naughtiest Girl Marches On (2001)


Segundo aquilo que estive a investigar:
- A Trinta Diabos corresponde ao The Naughtiest Girl in the School e foi reeditado, com nova tradução, julgo, com o título Uma Rapariga Rebelde.
- Uma Rapariga Rebelde - Regresso à Escola corresponderá ao The Naughtiest Girl Again
- A Rapariga Rebelde Brilha na Escola corresponderá ao The Naughtiest Girl is a Monitor
- Quanto ao Here's the Naughtiest Girl! corresponderá ao Vem aí a Rapariga Rebelde. Uma vez que este título não será propriamente um livro, mas uma história mais pequena, a editora portuguesa acrescentou-lhe outra história, desta vez da autoria da referida Anne Digby: Guarda um Segredo (The Naughtiest Girl Keeps a Secret)
- Todos os restantes títulos agora editados em Portugal não são da autoria da Enid Blyton, mas sim de Anne Digby.

Gostava que alguém, nomeadamente a bonecadeporcelana que parece que tem os livros, confirmasse se é como eu digo (julgo que os títulos em inglês deverão estar indicados nos livros em português).

Se assim é, de notar a falta de critério ao colocar no mesmo livro duas histórias de autoras diferentes. Para não falar na mania de colocar a assinatura da Enid Blyton em livros que não foram escritos por ela, embora isso já não seja novo, porque já se passou com "Os Cinco" e "Os Sete", mas considero sempre reprovável porque induz as pessoas em erro.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 3:59 pm    Post subject: Reply with quote

Dessa colecção só tenho o "Regresso à escola" que corresponde ao título original "Nauhtiest Girl Again" editado em 1942 pela George Newnes. Os livros são muito caros dai ainda não os ter.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 4:40 pm    Post subject: Reply with quote

A capa antiga é 1000 vezes mais interessante que a moderna.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 9:12 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
A capa antiga é 1000 vezes mais interessante que a moderna.


para nós, claro!

para a malta nova de hoje a moderna é mais atractiva.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 9:57 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que tens razão, mas eu, mesmo quando era criança, sentia-me mais atraida pelas capas com imagens antigas. Sentia mais curiosidade por realidades diferentes da minha.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group