Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros uma aventura
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 22, 2006 5:42 pm    Post subject: Reply with quote

Se tens até ao 40, porque não completá-la? afinal ela vai no 48...

Eu quando resolvi completá-la só tinha prai uns 8 Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Miguel R



Joined: 22 Apr 2006
Posts: 43

PostPosted: Thu Dec 28, 2006 7:52 am    Post subject: Reply with quote

Sou leitor incondicional da colecção praí desde os 8 anos. Hoje é evidente que quase não ligo, embora ainda recentemente tenha lido alguns dos livros. Tenho tb uma crítica a fazer. A orientação dos livros hoje é totalmente diferente, vejo que as autoras se esforçam por acompanhar as "modas" relativamente ao que hoje é a literatura juvenil. Assim os últimos livros (embora não tenha lido todos) são muito fantasistas, recorrendo a um universo esotérico e de magia - há poçõezinhas em todos! Muito sinceramente, embora me custe dizer isto, a colecção está a perder toda a graça Sad
Back to top
View user's profile Send private message
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Thu Dec 28, 2006 7:38 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel R wrote:
Sou leitor incondicional da colecção praí desde os 8 anos. Hoje é evidente que quase não ligo, embora ainda recentemente tenha lido alguns dos livros. Tenho tb uma crítica a fazer. A orientação dos livros hoje é totalmente diferente, vejo que as autoras se esforçam por acompanhar as "modas" relativamente ao que hoje é a literatura juvenil. Assim os últimos livros (embora não tenha lido todos) são muito fantasistas, recorrendo a um universo esotérico e de magia - há poçõezinhas em todos! Muito sinceramente, embora me custe dizer isto, a colecção está a perder toda a graça Sad


Não penso que seja negativo.
Temos que reparar que os livros são virados essencialmente para crianças e jovens o que torna imperial saber acompanhar as "modas", caso contrario o publico alvo não mostrara interesse nos livros.
É claro que eu prefiro as aventuras mais antigas, mas talvez por me identificar com o "tempo" em que são desenvolvidas. Ora certamente acontece o inverso com os mais novos, pois para eles será um pouco estranho não haver telemoveis os dvd's nessas aventuras (apenas para dar um exemplo).

Mas é apenas a minha opinião. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Wed Jan 10, 2007 10:59 pm    Post subject: Reply with quote

Recomecei a ler os livros outra vez Very Happy Estou a adorar, tanto quanto na altura em que li pela primeira vez Very Happy
Ontem fiquei a trabalhar até tarde e quando ia dormir um pouco pus-me a ler o "nas férias do Natal"...resultou numa directa e o livro praticamente todo lido de uma vez Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Jul 02, 2007 5:53 pm    Post subject: Reply with quote

O meu preferido é desde miúda, o nr 19, "Uma Aventura nas Férias da Páscoa" Smile Talvez porque sempre adorei História da Arte, e nesta aventura tive o meu 1º contacto com a "Custódia de Belém" e a sua intrigante origem!

Já alguém foi comprar o ultimo volume da colecção? É o único que me falta, tenho que o ir comprar e ler: "Uma Aventura no Labirinto Misterioso" (no verão passado li todos os outros 48 volumes, haha!)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Tue Jul 03, 2007 4:31 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo com o Humberto Morais.
Eu também tenho todos os livros, excepto o último de todos que saiu, há poucos meses atrás, e também não tenho gostado tanto das aventuras como gostava. Mas também penso que é um bocado "sinal dos tempos", e também tenho consciência de que não é fácil escrever uma coleção tão comprida e manter sempre o interesse de fãs tão antigos como nós! E eu, apesar de um pouco desconsolada com os últimos livros, ainda não desisti de continuar a coleccão! Da próxima vez que passar na FNAC vou trazer o último. Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Jul 03, 2007 4:44 pm    Post subject: Reply with quote

Pois Paula... mas também é normal que não gostemos tanto dos livros agora... afinal já não somos o público-alvo (*snif* estamos a ficar v-e-l-h-a-s! Sad )

Ainda assim hei-de continuar a comprar os livros enquanto forem editados Smile (e a lê-los claro!)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
pauloAlex



Joined: 23 Mar 2006
Posts: 13
Location: Lousada

PostPosted: Sat Jul 07, 2007 6:05 pm    Post subject: Reply with quote

tenho ate 46.... e hei-de compra-los todos, mesmo ja não os lendo.
Há uns dias tentei ler o último que comprei... mas ja não consigo SadSad
_________________
..." Dartacão, Dartação... " ...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Jul 07, 2007 8:39 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo, ainda que não consigas lê-los, acho que fazes muito bem em completar a colecção!

Pessoalmente estou como alguns dos outros membros deste fórum em relação a este assunto: acho que deviam dar um final à colecção. Tudo tem que ter um início e um fim, e acho que começa a deixar de fazer sentido continuar a esticar esta colecção, sempre com o mesmos personagens, que se nos pusermos a fazer contas, já seriam mais velhos do que nós hoje em dia Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Jorgito



Joined: 02 Aug 2007
Posts: 3

PostPosted: Fri Aug 03, 2007 9:13 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Paulo, ainda que não consigas lê-los, acho que fazes muito bem em completar a colecção!

Pessoalmente estou como alguns dos outros membros deste fórum em relação a este assunto: acho que deviam dar um final à colecção. Tudo tem que ter um início e um fim, e acho que começa a deixar de fazer sentido continuar a esticar esta colecção, sempre com o mesmos personagens, que se nos pusermos a fazer contas, já seriam mais velhos do que nós hoje em dia Smile


Pois! E depois teriamos gente a reclamar pelo facto de acabarem a colecção!

As autoras estiveram para acabar a colecção no nº25. E por pressão dos leitores, não a acabaram. E se os livros ainda vendem, é porque há leitores... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Fri Feb 08, 2008 10:54 pm    Post subject: Reply with quote

Creio que li até ao 15.
Comprar só comprei o "48 - Uma Aventura no comboio" porque sou doido por comboios Smile
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Feb 08, 2008 11:53 pm    Post subject: Reply with quote

Eu li tudinho até ao 48, tenho o 49 para ler...

Quanto ao que disse o Jorgito, continuo na minha de que a colecção devia acabar. Nem que comecem uma parecida mais adaptada aos dias de hoje. Mas acho que não tem lógica prolongar uma colecção por tanto tempo, em que os personagens pouco envelhecem... e enfim... enquanto a colecção não acabar, não se pode ter saudades nem criar um ambiente verdadeiramente nostálgico em volta dela Smile Smile (como o que rodeia os livros de Enid Blyton, ou a colecção da Patrícia a uma escala menor Wink)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Feb 10, 2008 10:52 pm    Post subject: Reply with quote

Rolling Eyes Bem podemos sempre descobrir que as personagens têm um habilidades de magia e possuem poçoes magicas anti-envelhecimento, nomeadamente porque sao de uma realidade paralela... etc. Twisted Evil

anabreu wrote:
Mas acho que não tem lógica prolongar uma colecção por tanto tempo, em que os personagens pouco envelhecem... e enfim... enquanto a colecção não acabar, não se pode ter saudades nem criar um ambiente verdadeiramente nostálgico em volta dela


Eu nao sou apreciadora, mas claro que ja devia ter acabado!
As pessoas poderiam ter-se dedicado a um novo projecto ainda que tivesse traços de semelhança, mas imagino que isto de herdar um nome com sucesso nacional de 'uma aventura' é uma mais valia/mais seguro pras autoras e editora!
Porem, hoje ja nada acaba...
Se antes o pessoal nao via muito sentido no prolongar de algumas series e filmes I, II, III, o regresso/revolta/resuscitar, IV, V, especial,...
Hoje entao nao ha serie, filme, ou livro que nao tenha uma qualquer sequela e para isso basta que tenha sucesso!... e o pessoal parece que prefere mesmo assim, qdo nao está prevista continuaçao bora lá pedir pra continuar!!!!... Imagino que pra algumas pessoas seja heresia 'pedir', ou considerar que será melhor, uma série (de livros ou que seja) ter um final.
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Mon Feb 11, 2008 10:47 am    Post subject: Reply with quote

Chama-se "fazer render o peixe"... Rolling Eyes


Po acaso concordo que podiam fazer uma série mais adaptada aos dias de hoje...ou arranjavam novos personagens, ou faziiam com as mesmas mas mais velhas, se calhar...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Feb 11, 2008 1:47 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que os devem por um pouco mais velhos, tipo estudantes universitários... mas nota-se uma evolução neles e uma actualidade nas histórias...
Acho que devem continuar!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Feb 11, 2008 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Acho que os devem por um pouco mais velhos, tipo estudantes universitários... mas nota-se uma evolução neles e uma actualidade nas histórias...
Acho que devem continuar!


Só não sei quem ía comprar os livros se eles fossem estudantes universitários Lino Confused

Continuo com o meu voto de que tudo tem que ter um fim! Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Feb 11, 2008 8:41 pm    Post subject: Reply with quote

Universitários ou do ensino secundário... pelo menos ligeiramente mais velhos...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Tue Feb 12, 2008 12:50 pm    Post subject: Reply with quote

Esta coleção já deve ter mais de 20 anos!
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Feb 12, 2008 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

Encarnado wrote:
Esta coleção já deve ter mais de 20 anos!


Encarnado, o 1º livro foi editado em 1984, por isso já lá vão 24 anos... os personagens no início andavam no "ciclo" e agora estão no "secundário" Confused
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Tue Feb 12, 2008 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Lino wrote:
Acho que os devem por um pouco mais velhos, tipo estudantes universitários... mas nota-se uma evolução neles e uma actualidade nas histórias...
Acho que devem continuar!


Só não sei quem ía comprar os livros se eles fossem estudantes universitários Lino Confused

Continuo com o meu voto de que tudo tem que ter um fim! Smile

Eu também sou um grande fã da colecção "Uma Aventura", mas concordo com a anabreu de que as autoras já deviam ter colocado um fim!! Uma vez que os livros têm como público alvo uma faixa etária mais jovem, talvez até ao ensino secundário, não faz mto sentido colocar os personagens principais como estudantes universitários!! Eu deixei de ler os livros de "Uma Aventura" a partir dos 16, 17 anos, e depois qd entrei pra faculdade, praticamente nunca mais peguei neles, e sinceramente não me lembro de algum colega meu da altura na faculdade ainda ler os livros!! E depois já lá vão 24 anos, acho que deviam começar a pensar noutras histórias, dentro do género, claro Very Happy !!
Back to top
View user's profile Send private message
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Wed Feb 13, 2008 8:13 am    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Encarnado wrote:
Esta coleção já deve ter mais de 20 anos!


Encarnado, o 1º livro foi editado em 1984, por isso já lá vão 24 anos... os personagens no início andavam no "ciclo" e agora estão no "secundário" Confused


Não deviam estar na universidade? Laughing
Ou então a trabalhar já que maior parte deles não era estudioso.
Laughing
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Tue Mar 18, 2008 2:38 am    Post subject: Reply with quote

Por muitos defeitos que tenham, e por muito que eu ache que se calhar a colecção já deu o que tinha a dar, a verdade é que eu não resisti e comprei o último que saiu, Uma Aventura em Alto Mar.... Embarassed Até estou a achar piada, apesar de no geral ser um pouco "mais do mesmo", é uma boa leitura para se ler no metro. Wink
Ah, é verdade, esta aventura é já o nº 50! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5  Next
Page 3 of 5

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group