|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Bardamene
Joined: 19 Mar 2006 Posts: 168 Location: Corno ocidental da Lusitânia
|
Posted: Tue Mar 21, 2006 12:16 pm Post subject: O que será... |
|
|
O que será que faz com que haja tantos maduros, trintões ou quase, a lembrar com tanta saudade as personagens heróicas da sua infância?
Quando aos vinte e oito anos comecei, de repente, a sentir uma estranha atracção pelas figuras imaginárias que me inspiravam na infância e na adolescência, pareceu-me que devia estar com qualquer problema na mona; talvez me encontrasse em regressão, sabe-se lá. Mas como sou fiel ao que me apetece em cada momento, continuei na senda das recordações, borrifando-me para saber se era bom ou se era mau.
Mais recentemente, constatei que o mesmo se passa com outras pessoas da minha geração. Conheço por exemplo um professor de Filosofia do ensino complementar, indivíduo inteligentíssimo, que anda todo contente porque a RTP voltou a transmitir Vickie o Vicking.
O que é que provoca isto? Já tinha acontecido antes, nas gerações anteriores? Alguma vez os actuais quarentões, ou cinquentões, se puseram a recordar (ao ponto de escreverem num fórum sobre isso) os seus ídolos do imaginário infantil?
Seremos uma geração infantilizada? Ou de maturidade incompleta?
Ou será que isto é alguma busca da identidade pessoal por meio de um retorno às raizes do seu próprio pensamento no qual se analisa, já por um prisma adulto, os arquétipos que, em termos de personalidade, ajudaram a fazer de nós o que somos hoje?
Last edited by Bardamene on Tue Mar 21, 2006 1:42 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Bomboca
|
Posted: Tue Mar 21, 2006 12:31 pm Post subject: Re: O que será... |
|
|
[quote="Bardamene"]
Mais recentemente, constatei que o mesmo se passa com outras pessoas da minha geração. Conheço por exemplo um professor de Filosofia do ensino complementar, indivíduo inteligentíssimo, que anda todo contente porque a RTP voltou a transmitir Vickie o Vicking.
quote]
Quando? A que horas?  _________________ Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta... |
|
| Back to top |
|
 |
Bomboca
|
Posted: Tue Mar 21, 2006 12:35 pm Post subject: |
|
|
Lamento... mas acho que é mesmo só a idade!
Sempre ouvi os mais velhos (pais e avós) falarem com saudosismo do antigamente e do "Ah, no nosso tempo é que era!", e eu com ar desconfiado lá ouvia as histórias. Agora chegou a nossa vez.
Ah, no meu tempo é que era!  _________________ Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Mar 21, 2006 12:45 pm Post subject: |
|
|
Costuma dar nos dias da semana, antes do telejornal da hora do almoço. Na 2.
Epá, acho que é o facto de agora a tv dar muita coisa irritante e o facto de as crianças desta geração terem coisas muito diferentes. As pessoas mais velhas lembram-se das coisas mais antigas, além de terem saudades da infância inocente em que faziam trinta por uma linha em comparação com a vida actual complicada e burocrática. |
|
| Back to top |
|
 |
raquel_madeira
Joined: 03 Mar 2006 Posts: 28 Location: Mem Martins - Sintra
|
Posted: Tue Mar 21, 2006 4:50 pm Post subject: |
|
|
Acho que as coisas passam tao depressa que nao temos tempo para nos apercebermos que estao a mudar, principalmente na adolescencia em que se está mais preocupado a ganhar o nosso espaço e a nos afirmarmos como individuos. Quando toda esta fase conturbada passa, apercebemo-nos que tudo à nossa volta mudou e fica aquela sensação esquisita de que envelheci/cresci e nao dei por isso. E todas estas conversas saudosistas e rever spots e desenhos animados antigos, ouvir musicas do nosso tempo....nao é mais que um reapreciar com calma o que tinhamos e o que vivemos. Pelo menos eu acho que comigo é isso que acontece, tenho 29 anos e ha um ano para ca é que sinto esta vontade de voltar a ver e a ouvir coisas da minha infancia e fico muito contente (e descançada) por nao estar sozinha  |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
|
Posted: Wed Mar 22, 2006 12:14 pm Post subject: |
|
|
| raquel_madeira wrote: | | Acho que as coisas passam tao depressa que nao temos tempo para nos apercebermos que estao a mudar, principalmente na adolescencia em que se está mais preocupado a ganhar o nosso espaço e a nos afirmarmos como individuos. Quando toda esta fase conturbada passa, apercebemo-nos que tudo à nossa volta mudou e fica aquela sensação esquisita de que envelheci/cresci e nao dei por isso. E todas estas conversas saudosistas e rever spots e desenhos animados antigos, ouvir musicas do nosso tempo....nao é mais que um reapreciar com calma o que tinhamos e o que vivemos. |
Está bem visto, ainda não tinha abordado a questão por esse prisma.
| Quote: | Pelo menos eu acho que comigo é isso que acontece, tenho 29 anos e ha um ano para ca é que sinto esta vontade de voltar a ver e a ouvir coisas da minha infancia e fico muito contente (e descançada) por nao estar sozinha  |
Porque será que é aos 28? ... |
|
| Back to top |
|
 |
raquel_madeira
Joined: 03 Mar 2006 Posts: 28 Location: Mem Martins - Sintra
|
Posted: Wed Mar 22, 2006 4:13 pm Post subject: |
|
|
Pois é, porque será? Curioso!  |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Wed Mar 22, 2006 5:09 pm Post subject: |
|
|
| Eu estou a passar por essa fase aos 22... |
|
| Back to top |
|
 |
amfonseca2006
|
Posted: Wed Mar 22, 2006 5:25 pm Post subject: |
|
|
| Eu também tenho 28 anos, feitos no dia 25 de Fevereiro deste ano. Também me sinto um bocado nostálgica. Gostava de rever desenhos animados, séries de televisão, etc que marcaram a minha infância e adolescência. |
|
| Back to top |
|
 |
Guest
|
Posted: Thu Mar 23, 2006 1:17 pm Post subject: |
|
|
| Em parte acho que a nossa geração talvez esteja a tornar-se ainda um pouco mais nostálgica do que as anteriores simplesmente porque tem métodos, para além da memória, de recordar algumas das músicas ou imagens que marcaram a sua infância e adolescência. Como é o caso deste site... É natural que seja mais difícil recuperar sons e imagens da TV ou da rádio dos anos 40, 50 ou 60 do que das décadas de 70 e 80, portanto nesse sentido somos privilegiados em relação às gerações anteriores. |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
|
Posted: Thu Mar 23, 2006 5:49 pm Post subject: |
|
|
| Anonymous wrote: | | Em parte acho que a nossa geração talvez esteja a tornar-se ainda um pouco mais nostálgica do que as anteriores simplesmente porque tem métodos, para além da memória, de recordar algumas das músicas ou imagens que marcaram a sua infância e adolescência. |
Sim. E porque, devido ao enaltecimento da Criança e do Jovem, já se tem menos vergonha de, sendo adulto, gostar das coisas da sua infância. |
|
| Back to top |
|
 |
minitrail

|
Posted: Sun Jan 07, 2007 12:01 am Post subject: |
|
|
Eu acho que também tem um pouco a ver com o Coração e o espirito. Aquela criança dentro de alguns de nós ( felizmente) nunca morre!
É normal, que com o passar dos anos, depois da nossa vida entrar numa velocidade de cruzeiro, nos permitamos procurar satisfazer essa criança que existe cá dentro, podendo ser por meio de canções ou filmes da nossa infancia, coleccçionismo de outrora, ect.
Eu pessoalmente, tenho 39 anos e nunca deixei morrer a criança dentro de mim. Adoro Banda desenhada, faço colecção de Brinquedos antigos e vejo juntamente com a minha filha de 3 anos, as series de antigamente, nomeadamente a Heidi, o Marco, O Vikie, a abelha Maia, ect.  _________________ Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum! |
|
| Back to top |
|
 |
ricardo calado

|
Posted: Fri Jan 19, 2007 10:58 am Post subject: |
|
|
eu tambem tenho a doença de nostalzeimer  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|