Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

INFORMACAO

 
Post new topic   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JUVENILBASE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 01, 2008 3:16 am    Post subject: INFORMACAO Reply with quote


CATÁLOGO PORTUGUÊS DE LITERATURA JUVENIL, BANDA DESENHADA E CADERNETAS DE CROMOS

ACTUALIZADO EM 25-04-2020
3660 referências disponíveis na Juvenilbase.
845 em BD
1710 em literatura juvenil
894 em cadernetas de cromos
211 em não categorizado

2015 capas/imagens disponíveis

Em 4 de Agosto de 2008 o Mistério Juvenil lançou mais um projecto no âmbito do seu portal na internet misteriojuvenil.com , o Juvenilbase. Trata-se de uma base de dados bibliográfica onde suporta o catálogo português de literatura juvenil, banda desenhada e cadernetas de cromos. Este sitio tem como objectivo reunir num só espaço toda a informação bibliográfica relacionada com a literatura juvenil, banda desenhada e as colecções de cadernetas de cromos editadas no nosso país desde o início do século XX até ao dia de ontem.
Este espaço bibliográfico, de simples pesquisa, sem qualquer propósito comercial e gratuito permite ao visitante pesquisar obras pelo título, autor, ilustrador, tema, editora entre outros campos. A ficha individual da referência pesquisada também permite, sempre que possível, ver imagens e futuramente vídeos relacionados. Esta base tem a particularidade de fornecer uma lista das bibliotecas e a respectiva cota referentes à obra pesquisada, podendo assim saber onde a poderá consultar.

Literatura Juvenil
Integram a base de dados todas as obras com edição em Portugal cujo tema tenha como público alvo a população juvenil.
Acção, aventura, mistério, terror, são alguns exemplos do que podemos encontrar. Não se incluem obras que sejam destinadas a crianças em situação pré-escolar como publicações infantis para faixas etárias menores de 6 anos.
Nesta secção estão catalogadas obras literárias de ficção, contos, poesia, enciclopédias juvenis, livros escolares, catálogos, programas, actividades, etc.

Banda Desenhada
Pode encontrar no Juvenilbase todas as obras com edição em Portugal desde os primórdios da BD até aos nossos dias. Aqui estão registadas as edições de revistas portuguesas que em tempos fizeram as delicias dos jovens do século XX, desde o ABCezinho, passando pelo Mosquito, Cavaleiro Andante, o Papagaio, Mundo de Aventuras, o Faísca, os heróis franco-belgas, Norte Americanos, tiras seriadas e cómicas com edição em jornais ou compilações em livros e as revistas de Walt Disney editadas em Portugal desde os inícios da década de 80 até 2006, data que terminou a sua comercialização por cá.
Estão disponíveis referências a fanzines de autores portugueses, edições raras que por norma têm uma tiragem limitada e que só chegam a um público muito restrito, estamos a fazer um grande esforço de pesquisa para encontrar e referenciar estas publicações, se conhece, editou ou ainda edita fanzines, envie-nos as referencias da publicação ou um exemplar para a nossa morada. Ainda neste tema pode pesquisar revistas da especialidade, catálogos, literatura relacionada como: biografias, dicionários, etc.

Caderneta de Cromos
Porquê incluir este tema na nossa base de dados?
Normalmente é considerada uma publicação menor, de coleccionismo, hobbie ou para brincar, contudo não deixa de ser um documento de grande importância e que ainda hoje apaixona muitos adeptos, desde crianças a adultos. As colecções de cromos marcam uma época e é graças a eles que podemos ver e recordar os heróis do desporto, os artistas de cinema ou então as aventuras dos nossos heróis. Os exemplares mais valiosos entre os coleccionadores são os cromos de futebol, principalmente nas edições que acompanhavam a venda de caramelos/rebuçados. São objectos raros que hoje documentam o início de tudo, o cinema, a rádio, a televisão e o desporto com grande destaque para o futebol, ciclismo e o hóquei em patins . Na nossa base de dados vai encontrar desde as primeiras colecções até às mais recentes edições. A acompanhar a informação escrita, será apresentada, sempre que possível, uma imagem da capa e outra da primeira página com os cromos colados ou das carteirinhas e de alguns exemplares dos cromos.
O JB tem também a colaboração de alguns membros do fórum.

LOGO


www.juvenilbase.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JUVENILBASE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group