Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Anos Setenta

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Bardamene

PostPosted: Thu Jan 29, 2009 3:26 pm    Post subject: Anos Setenta Reply with quote

Quando se ouve alguém falar das décadas nostálgicas vividas, a maior parte dos nostálgicos só recorda a de sessenta e a de oitenta. Dá-me ideia que a de setenta é geralmente considerada como uma época de passagem, sem identidade própria, ou de natureza medíocre.

Trata-se de uma injustiça. Na verdade, os anos entre 1970 e 1980 têm um brilho muito especial, marcado pelo psicadelismo, pelo futurismo, também pela promessa de algo mais. Comparada com esta, a de sessenta afigura-se-me seca, e a de oitenta, insípida.

Claro que o facto de eu nela ter nascido influencia esta apreciação - vivi a parte da maior intensidade e deslumbramento da vida (dos 0 aos 6 anos) nesta década. Por isso mesmo também não deixo de estranhar que o pessoal da minha idade pense apenas na de oitenta como ponto de referência infanto-juvenil.

A década de setenta é, como disse, a do psicadelismo,
- do monumento cinematográfico «Guerra das Estrelas»,
- do psicadélico «I Feel Love»,
- do brilho frequentemente kitsch, até pimba, mas sempre luminoso, da «disco», (quem não se lembra do esfuziante «That's they way I like it»?),
- do festival da Eurovisão (a melhor música portuguesa de sempre no concurso foi a de Tonicha, «Menina do Alto da Serra»),
- do «Vejam bem» de Zeca Afonso,
- do «Verde vinho», de Paulo Alexandre,
- do Espaço 1999,
- do Pirolito,
- dos melhores chocolates da Regina,
- do «Sr. Feliz, Sr. Contente» e associado lançamento de Herman José e de Nicolau Breyner,
- de uma porrada de gelados «Olá» de referência - SuperMaxi, Perna de Pau, Drácula, Skate, etc.,
- do Sandokan,
- da Pantera cor de rosa,
- dos «cinco»,
- dos ABBA,
- dos desenhos animados do Homem-Aranha,
- da revista «Tintin»,
- dos Novos Vingadores,

e de mais umas quantas coisas que marcaram a década de oitenta de muita gente, porque só na década de oitenta chegaram a Portugal, mas que, de facto, foram realmente feitas na década anterior:
- Blake's 7 (pronto, esta é só minha),
- Galactica,
- «Born do be alive» (Patrick Hernandez),
- Orzowei...

Uma memória para ficar.

Last edited by Bardamene on Fri Jan 30, 2009 1:51 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy

PostPosted: Thu Jan 29, 2009 11:42 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo e partilho em grande parte com o que dizes sobre a década de 70 mas discordo na parte que diz respeito ao fórum.

Se reparares nos temas existentes nos vários tópicos de discussão, verás que quase todos os de que falas lá estão (sim, mesmo o Blake 7) e alguns até iniciados por mim Wink
Back to top
Tim

PostPosted: Fri Jan 30, 2009 11:35 am    Post subject: Reply with quote

Também concordo com quase tudo o que o Bardamene escreveu, menos com o primeiro parágrafo. Nunca fiquei com a ideia de que a década de 70 fosse considerada uma época de passagem. Aliás, como nasci em 1958, passei pelas décadas de 60, 70 e 80, e por isso julgo que posso afirmar com imparcialidade que a década mais marcante foi a de 70.
Back to top
Jacplo79

PostPosted: Fri Jan 30, 2009 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

Pessoalmente tb acho que não há nenhum tipo de "preconceito" relativamente à década de 70, bem pelo contrário, é uma época de grande inspiração e desenvolvimento, talvez ainda mais que os 60s e os 80s!!! Eu, por exemplo, identifico-me mto com essa época, embora tenha nascido em 1979 (ainda fui a tempo de nascer na gloriosa década de 70 Wink ), e por isso, obviamente não vivi esses tempos, mas hoje grande parte da música que ouço é dessa década, como os Led Zeppelin, Rush, Pink Floyd, Frank Zappa, Deep Purple, etc!
Back to top
Pirulito

PostPosted: Tue Feb 03, 2009 1:19 pm    Post subject: Re: Anos Setenta Reply with quote

Bardamene wrote:
- do Pirolito,

E verdade, nasci na época de 70 Cool Laughing
Back to top
Old guy

PostPosted: Thu Feb 19, 2009 12:24 am    Post subject: Reply with quote

Ora então vamos lá para algo que não podia ser mais anos 70, eles próprios se identificam como "Flamboyants" Wink Smile

http://www.youtube.com/watch?v=jZu1-ACrw4E

Durante 30 anos apenas me lembrava do nome desta música, não fazendo ideia de quem seriam os intérpretes, nem conseguindo descobrir nada de nada acerca dela Confused Rolling Eyes

Mas, mais tarde ou mais cedo, a internet (e o youtube) tudo esclarecem Smile
Back to top
jpg

PostPosted: Mon Mar 02, 2009 9:43 am    Post subject: Reply with quote

Jacplo79 wrote:
Pessoalmente tb acho que não há nenhum tipo de "preconceito" relativamente à década de 70, bem pelo contrário, é uma época de grande inspiração e desenvolvimento, talvez ainda mais que os 60s e os 80s!!! Eu, por exemplo, identifico-me mto com essa época, embora tenha nascido em 1979 (ainda fui a tempo de nascer na gloriosa década de 70 Wink ), e por isso, obviamente não vivi esses tempos, mas hoje grande parte da música que ouço é dessa década, como os Led Zeppelin, Rush, Pink Floyd, Frank Zappa, Deep Purple, etc!

^Também sou dessa opinião, nasci em 77 e acho que a "geração" dos meus primos (5 anos mais velhos do que eu) foi a que melhor aproveitou a vida, havia mais liberdade no geral talvez por não haver tanta consciencia dos perigos, talvez fossem uns anos de maior inocencia, claro que isto teve um preço, quer me parecer que foi a "geração" que mais membros perdeu pra as drogas...
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum