Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A vida antes do 25 de Abril

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Stracciatella

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 2:40 am    Post subject: A vida antes do 25 de Abril Reply with quote

Os membros daqui que já eram nascidos antes do 25 de Abril, contem-nos um pouco de como era a vida nessa altura. A falta de liberdade de expressão era mesmo sentida pela população em geral? Havia, de facto aquele medo dos "bufos"? o que mudou com o 25 de Abril?

Eu pergunto isto, porque vejo a série "Conta-me como foi" e gostava de saber até que ponto a série é mesmo fidedigna acerca do modo de vida da época.
Andreia

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 3:03 pm    Post subject: Reply with quote

eu não vivi nessa época, mas penso que era assim, pois em todos os filmes de época, retratam essa altura da mesma forma...

Lembro-me que quando deu na SIC o Telefilme "A Sombra dos Abutres", filmado em Miranda do Douro, a minha familia "adorou", pois, pelo que me disseram, era dessa forma que a PIDE actuava naquela zona (os meus faimiliares só conhecem aquela situação, pois era ali que viviam nessa altura), mas também me disseram que a Guarda Fiscal fazia o mesmo ou pior do que a PIDE (só não me disseram muito mais porque o meu bis-avô era guarda Fiscal na época de Salazar... Rolling Eyes )
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Old guy

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 10:23 pm    Post subject: Reply with quote

Vivi antes do 25 de Abril mas não o tempo suficiente para prestar um testemunho credível.
No entanto, por tudo o que vi e li, e pelo que ouvi contar de familiares, tudo era exactamente como retratado em "Conta-me como foi", a qual, aliás, está excelentemente produzida e realizada.
O argumento foca situações tipificadas pela sociedade da altura e centenas de milhares de pessoas terão vivido, pelo menos, uma ou outra situação muito semelhante às que ocorrem na série.

Da minha experiência pessoal posso dizer que, na casa dos meus pais e outras, existiam armários, vidros e puxadores de portas, fervedores de leite, torradores, caixas, televisões, móveis, telefones, etc, tudo tudo igualzinho ao que se vê na série Wink Smile
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 11:12 am    Post subject: Reply with quote

Eu não vivi antes do 25 de Abril, mas não se deixem "enganar" pelo "Conta-me como Foi" (série que eu adoro - diga-se de passagem). Os próprios produtores indicam que é uma versão "aligeirada"...

Segundo me contam a época propriamente dita era bem pior Sad

(claro que a série está fantástica, nos decors, guarda roupa, etc - mas é uma série de entretenimento e não um documentário)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 11:17 am    Post subject: Reply with quote

A minha mãe conta que o meu pai participava nas reuniões de trabalho do banco e lá estava o PIDE a ouvir e a apontar, logo não podiam passar os limites.
Em Angola, onde a minha família do lado materno viveu, era permitida a Coca-Cola e cá não havia, a minha mãe confirmou a ideia, corroborada por aquele jornalista que lançou o livro sobre os Retornados, de que o país era muito atrasado em comparação com aquilo a que estavam habituados.

Aconselho ouvir a música do pré-25 de Abril. Uma banda que aconselho, de muitas, é Petrus Castrus... "pátria sem água encanada, onde as mulheres vão à fonte p'ra encher a cantarinha..." (Pátria Amada).

Pessoas presas, degredadas e mortas porque expressavam a sua opinião ou direitos...
Esta é a ideia que retenho daquilo que aprendi e me contaram...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Kelme
Guest

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 5:27 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não vivi antes do 25 de Abril. Mas há muita coisa exagerada...A minha tese de final de Curso é sobre a Mocidade Portuguesa Feminina e como sempre foi um tema que me interessou muito fiz a Tese e pesquisei um ano sobre a vida antes do 25 de Abril, e como em tudo havia o bom e o mau. Mas só fazem chegar o mau...
Felizmente a mim nunca me contaram nada de bichos de 7 cabeças sobre o tempo do Estado Novo...Não gosto muito de falar de política e muito menos num forum tão intressante, mas não posso deixar de dizer que em pleno século XXI e em Portugal há presos políticos só por também expressarem a sua opinião e lá está terem uma opinião diferente...Por isso Lino não era só no antes do 25 de Abril que as pessoas eram presas por se expressarem de maneira diferente.
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Thu Apr 03, 2008 1:01 am    Post subject: Reply with quote

Kelme, quais achas que eram os pontos positivos? talvez o maior respeito não?!

Eu não tenho nenhuma fonte de informação sobre essa época, porque os meus avós foram para o Brasil por volta de 1940 e tal e os meus pais já nasceram lá...
minitrail

PostPosted: Fri Apr 11, 2008 11:07 pm    Post subject: Reply with quote

Embora tivesse 7 anos quando se deu o 25 de Abril, como é obvio, não tinha a minima noção do que efectivamente se passava, só mesmo dos relatos mais tarde;

Ando agora a coleccionar o suplemento da revista Sábado, "Os anos de Salazar", e embora ainda não tenha lido nenhum dos volumes por manifesta falta de tempo, espero, espero faze-lo a curto trecho.

Parece-me uma publicação muito completa e o objectivo é ficar a conhecer um pouco mais a História recente do nosso Portugal.
Andreia

PostPosted: Mon Apr 21, 2008 8:12 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não sou do 25 de Abril (nasci em 89), mas sempre adorei ouvir os relatos dos mais velhos sobre esse dia (ainda me lembro de tudo o que a minha professora da primária contou a toda a turma sobre o que viveu nesse dia), e sempre que tenho oportunidade de ver documentários sobre essa época, não os perco!

Mesmo assim tenho uma particulariedade (talvez tenha sido isso que despertou o meu interesse pela época), mas acredito ter sido uma das priviligiadas que chegou a "conhecer" o Spinola!
Laughing

Podem não acreditar, mas eu lembro-me de uma das vezes em que estava a brincar com o meu rmao na rua (ainda não andava na escola peimária e nessa altura ainda não havia os problemas que há hoje em dia por as crianças brincarem sozinhas na rua), e lembro-me de passar um velhinho, de bengala e monóculo num olho, e o meu irmão dizer-me baixinho "Olha Andreia, esse senhor é famoso!"... não sei se foi pelo fascínio de ter visto o 1º famoso da minha vida (acho eu), ou se foi pelo sorriso que o velho me fez... que nunca mais me esqueci da cara dele... mais tarde encontrei essa mesma cara nos livros! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
recordar

PostPosted: Wed Jul 23, 2008 1:50 pm    Post subject: vida antes do 25 de abril Reply with quote

eu tinha 12 anos quando se deu o 25 de abril e lembro-me de muita coisa que se passava pois a minha família tinha idéias de esquerda e alguns eram mesmo militantes e defensores desses ideais.Lembro-me muito bem de que quando entrávamos num taxi termos cuidado com o que diziamos ou falavamos com o taxista pois a maior parte deles era encarado como bufos por nós, lembro-me da minha mãe fechar todas as janelas de casa quando vinha a nossa casa um amigo nosso que era comunista e de que estavam sempre a sussurrar e acima de tudo lembro-me de me contarem que a pide andou atras do meu pai pois ele deu "o salto" para françaquando cumpria o serviço militar e porque onde estava a trabalhar na altura nas oficinas de material aeronautico de alverca ter tido comportamentos designados por revolucionários só porque falou mal de um superior...
Quando fiz nove anos pude ir ver pela primeira vez o meu pai a frança , com a minha avó mas fui interrogada por um agente policial na esquadra do martim moniz em lisboa , agente esse que presumo ser da pide que falou com a minha av+o e depois comigo , a sós, e eu fiz porcaria pois quando ele me perguntou se eu queria ficar com o meu pai em frança eu respondi prontamente que sim uppppsss o que eu fui fazer.... ele chamou a minha avó e só a custo nos deu permissão para abandonarmos o país ....depois quando voltámos a portugal a minha avó ofereceu a esse agente uma garrafa de Marie Brizar (acho que é assim que se escreve) por ter feito o favor de nos deixar ir...Eu não podia sair do país sem autorização dos meus pais que estavam em França...quando ia para a escola todos me avisavam para não contar nada do que se falava em nossa casa, nem estar muito tempo com mais de 3 coleguinhas meus e ainda fui fazer exercícios de ginática para o estadio nacional no dia 10 de Junho com uma camisola da socidel vestida .... mas o que é certo é que podíamos estar a brincar fora de casa até altas horas da noite em segurança, uma mulher podia sair de noite para ir a uma farmácia de serviço sem perigo de ser assaltada e havia aquilo a que se chamava cavalheirismo..ajuda mutua ou solidariedade palavra desde há muito arredada do nosso quotidiano.Não se podia sacudir o pano do pó para a frente das casas. atravessar as ruas fora das passadeiras, usar isqueiros sem licença( e os que tinham os desenhos de mulheres nuas muito menos)pois eramos multados =)) HAVIA RESPEITO PELOS AGENTES DA AUTORIDADE e eu tenho uma história engraçada...eu morava em benfica e com 4 anos já sabia dizer o meu nome , o dos meus avós e onde morava,mas a minha avó para me fazer comer metia-me medo com a célebre frase de que :"se não comes chamo a polícia" pois o truque da colher de pau não resultava.Pois um dia deu-me para sair de perto de casa e começar a andar..andar e perdi-me.
Uma patrulha encontrou-me e levou-me para a esquadra de benfica onde fui sujeita a um interrogatorio para saberem quem eu era ...não é que fiquei lá cerca de 5 horas e nem uma palavra disse tal não era o meu medo deles?Por sorte entrou lá o meu porteiro que era polícia e disse aos colegas quem eu era senão ainda lá estava =).è verdade a maior parte dos porteiros de lisboa eram polícias ou bombeiros=)
Lino

PostPosted: Wed Aug 13, 2008 12:42 am    Post subject: Reply with quote

Que relato fantástico! Obrigado! Smile
Back to top
Al_Tereg

PostPosted: Sun Jun 21, 2009 6:28 pm    Post subject: Re: A vida antes do 25 de Abril Reply with quote

Stracciatella wrote:
Os membros daqui que já eram nascidos antes do 25 de Abril, contem-nos um pouco de como era a vida nessa altura. A falta de liberdade de expressão era mesmo sentida pela população em geral? Havia, de facto aquele medo dos "bufos"? o que mudou com o 25 de Abril?

Eu pergunto isto, porque vejo a série "Conta-me como foi" e gostava de saber até que ponto a série é mesmo fidedigna acerca do modo de vida da época.

Eu tenho exactamente a idade do Carlitos do "Conta-me como Foi", era portanto uma criança na época, mas, daquilo que eu me lembro, a série é extraordinariamente fidedigna. Portanto, se queres mesmo saber como era, vê o "Conta-me como Foi". Wink
Se a RTP voltar a dar Confused
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin

PostPosted: Mon Jun 22, 2009 12:53 am    Post subject: Reply with quote

Pelo menos há promessas.
Quando se deu o 25 ABril eu tinha 2 anos, quase nada me lembro, mas mesmo após esta data tinha eu os meus 8 anos mais ou menos, recordo-me que ainda não podiamos andar descalços na via pública, constava-se que eramos presos.
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum